1001 fantasmas

Heloisa Prieto

Resenhas - 1001 fantasmas

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 27/03/2022

Resenha: 1001 Fantasmas Nova Edição # 1 | Heloisa Prieto
1001 Fantasmas é um livro é um livro infantil de fantasia indicado para leitores a partir de 8 anos que foi escrito pela autora Helois Prieto, corresponde a Companhia das Letras no selo da Editora Seguinte sendo de literatura nacional. Eu consegui o ebook com a parceria da editora na plataforma Netgalley. Quem me indicou o livro foi a Kaly do bookstagram @tiakahresenha

"Leia O conde de Monte Cristo. Você vai ver como o herói conseguiu se safar mesmo preso e detonado." posição 578

O livro contém: Carta ao leitor, capítulos nomeados, sobre a autora e créditos. Capa: Ale Kallko, Ilustrações de capa e miolo: Veridiana Scarpelli, Projeto gráfico: Raul Loureiro, Preparação: Renato Potenza Rodrigues, Versão digital: Rafael Atl, Revisão: Maysa Monção, Claúdia Cantarin e Adriana Bairrada.

"Meu avô tinha os mais lindos livros de contos de fadas que eu já tinha visto." posição 692

Em forma de cartas esse livro nessa nova edição numa narrativa epistolar, tio Ademar chega na casa de Vitor quando os pais deixam o tio na casa só com o sobrinho ele percebe o comportamento estranho dele, e Vitor vê um anúncio no jornal dos 1001 fantasmas e se comunica através de cartas e descobre que os fantasmas não são perigosos mas sim os humanos.

"Estou com uma vontade danada de chorar." posição 808

Eu gostei muito desse livro e pretendo ler o próximo 1002 fantasmas já peguei na Netgalley. Foi uma leitura bem fluída, com ótima escrita e bem divertida. Recomendo para todos a partir de 8 anos de idade. Está disponível na Amazon e no site da editora. Leia também e descubra a sociedade secreta milenar dos 1001 fantasmas!

"Pela primeira vez, em muitos dias, eu lembrei que estava em casa." posição 813

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/03/resenha-1001-fantasmas-nova-edicao-1.html
DAbora277 21/03/2024minha estante
Foi meu primeiro livro que li eu ja li ele umas 4 vezes

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 21/03/2024minha estante
que legal

juliaememo 08/12/2022

1001 fantasmas - uma história em formato de cartas
Esse é um livro infantil escrito de um jeito diferente: em forma de cartas.

Vemos todo o enredo e conhecemos todos os personagens através de cartas trocadas por ele. Ao mesmo tempo que achei esse formato muito legal, senti que não consegui me conectar 100% com os personagens.

O que mais me cativou aqui foi a tão famosa sociedade 1001 fantasmas e toda sua história. Você sente como se ela realmente existisse e você pudesse contatá-la, como o protagonista fez.

O livro é bem curtinho e rápido, uma leitura ótima para se fazer em uma tarde só.

Classificação indicativa: +8

qudakness 09/03/2023

Com tanta carta
Eu acho de extrema importância saber quando uma obra é indicada para você e quando não é. Essa eu sei bem que não sou o público alvo.

Por eu não ser criança, achei a história bem bobinha mesmo. Porém, como eu disse, não sou o público alvo. Creio que se lesse isso quando tivesse 8 anos, amaria cada pedacinho.

Dito isso, recomendo demais dar um exemplar e incentivar a leitura de uma criança.

Thefllyn 29/05/2022

Esperava mais...
Quando eu tinha por volta dos quatorze anos, conheci a escrita de Heloisa Prieto. Para ser sincera, pouco me lembro de algumas leituras que tive naquela época. Mas a história de Lenora e a banda Triaprima sempre esteve presente em minha memória.

A impressão que tive na época é que Heloisa Prieto tinha uma escrita misteriosa, mas muito envolvente.

Então quando recebi a oportunidade de ler "1001 Fantasmas", fiquei animada em poder ler algo de uma autora que marcou minha adolescência.

Acontece que os gostos mudam, as impressões de leitura se tornam mais "apuradas" e o que cativava anos atrás pode não ter o mesmo efeito hoje.

"1001 Fantasmas" é escrito em formato epistolar e nos apresenta Vítor, um garoto que está lidando com um impostor infiltrado em sua casa em busca de fantasmas. Então ele começa a se corresponder com membros de uma sociedade secreta a fim de buscar ajuda.

A premissa é interessante, e a autora apresenta um mistério legal. Mas infelizmente, o final não me pegou. Achei uma resolução fraca, para um enredo que apostava em um mistério bem promissor.

O livro é mais ideal para jovens leitores, acredito eu. Nas mãos de uma criança ou adolescente, esse livro é um bom estímulo para criatividade e imaginação do leitor. Sua faixa etária é de +8 anos, e eu recomendo muito para esse público mais jovem.

É um bom livro também para quem quer começar a ler. A escrita é simples e acessível, sem enfeites ou palavras difíceis e nada cansativa.

Para mim talvez não tenha funcionado por conta da bagagem de anos de leitura que carrego. Tenho certeza que meu eu de quatorze anos que amou conhecer Lenora, teria amado conhecer Vítor também.

Fabio Pedreira 19/03/2023

Todo mundo quer um amigo fantasma
Certo dia, Vítor recebe a visita de um tio desconhecido do interior. O tio Ademar é um cara super legal, divertido, que deixa o garoto dormir mais tarde vendo filmes e tudo mais.⁣

Certa vez, Ademar recomenda para os pais de Vítor que eles viagem para tirar umas férias. Até aí tudo bem, mas logo que os pais vão embora, a coisa muda, e o garoto descobre que Ademar, de tio não tem é nada.⁣

Sem saber como proceder, o rapaz resolve enviar uma carta para um anúncio dos 1001 Fantasmas, pedindo ajuda como proceder nessa situação. É aí que ele descobre histórias bem impressionantes e que o mundo está repleto de fantasmas, apesar de eles serem bem bonzinhos, ao contrário do que alguns acreditam.⁣

1001 Fantasmas é um livro bem curto e divertido, que dá para ler em 1 dia. Ele é todo no formato de cartas, onde a gente passa a conhecer personagens de todo o mundo e histórias surpreendentes onde eles descobrem que o mundo tem muito mais mistério do que pensavam.⁣

Como a própria autora fala no início, grande inspiração veio das histórias do Poe. Apesar de ser infantil, dá pra notar essas inspirações, através dos contos de mistério e da escrita.⁣

O livro realmente prende e é como se você estivesse lendo alguns contos, apesar de no fim, formar uma única coisa.⁣

Não tem muito o que dizer além disso, pois, por ser pequeno, qualquer coisa vira spoiler, então, quem tiver a oportunidade, leia sem medo.

tai_ubne 10/03/2023minha estante
fiquei curiosa em relação ao caos.

Yssamayb 22/12/2022

Maravilhoso
Uma comunidade secreta em que se comunicam por cartas para falar de fantasmas? Parece interessante, e é mesmo. Coisas estranhas começam a acontecer na casa do nosso protagonista e ele resolve escrever para a 1001 Fantasmas, era sua única esperança no momento, e quem diria que lá ele faria amigos de verdade? E que sua vida poderia ficar tão movimentada da noite pro dia?

Mariâ 15/04/2021

Perfeito
Tenho que falar q realmente fiquei muito curiosa para saber o final. Cada capítulo é feito por cartas o que faz com que a leitura fiquei mais rápida, mas eu acho q deveria ter mais emoção no final, porém continua sendo meu livro favorito ?

Dhiego Morais 30/03/2022

Leve e divertido
? BOO! Eu li "1001 Fantasmas!", de Heloisa Prieto, um relançamento da @editoraseguinteoficial! | #liemderryresenhas

Por alguma razão do destino, acabei descobrindo esse livrinho, de pouco mais de 90p lá no IG do @fabiopedreira1. Já faz um tempinho que o meu ritmo de leitura reduziu, então tento não ler muito mais do que dois livros ao mesmo tempo, a fim de conseguir terminar tudo e não me atrapalhar. Acabei me interessando por "1001 Fantasmas" justamente pela proposta suave, divertida, de um livro curtinho e aconchegante.

Em "1001 Fantasmas", Heloisa Prieto pega a mão do leitor e o apresenta ao curioso Vitor, uma criança de espírito aventureiro, corajoso e de coração puro. Vivendo em São Paulo, nosso protagonista tem a rotina mudada com a chegada de um misterioso e desconhecido tio Ademar. Aparentando ser uma boa pessoa e aspirando se hospedar ali, em casa, por poucos dias, Ademar ganha a confiança e a admiração tanto dos pais quanto do próprio Vitor. Entretanto, é quando os pais decidem embarcar em uma viagem, deixando o pequeno sob os cuidados ~ai, ai, ai~ do tio Ademar, que tudo realmente se transforma e desperta um alarme em Vitor: quem realmente é Ademar?

O livro, indicado para crianças a partir de 8 anos, segue narrado como um romance epistolar, ou seja, sob a forma de cartas. E é isso que torna a leitura super ágil, instigante e divertida!

Fantasmas! Fantasmas por todo lado! Bons, maus, o que eles querem?

Uma sociedade secular, a 1001 Fantasmas, espalhada pelo mundo tem muito a dividir conosco e com aqueles que têm o dom. Seria Vitor um deles?

A troca de cartas entre Vitor e várias outras personagens resgata toda a boniteza dos romances infantis, trazendo à tona aspectos da amizade, de união e empatia, de que o bem sempre vale a pena.

BOOO! ?
Se junte à 1001 Fantasmas e abra a sua mente para um universo de possibilidades!

Ackson Matos 04/03/2015

Fascinante e único
" ATENÇÃO!!!
Você vê coisas que ninguém vê?
Você percebe um mundo cheio de mistérios ao seu redor?
Você não tem com quem conversar sobre os segredos do além?
Se algo de estranho estiver acontecendo em sua casa, se as coisas estiverem fugindo ao seu controle e você estiver muito, mas muito assustado, escreva para:

1001 Fantasma "

Confiança. Foi o que a família Aligueri demostrou para o Tio Ademar.

Tio Ademar, um homem que apareceu falando que era parente do avô de Vítor, se demostrou-se um cara calmo, bondoso, educado e que inspirava confiança, desde o começo. Ele que chegou só de passagem e foi conquistando aos poucos, até por fim ficar de vez, deixou Vítor fora de dúvidas se era um estranho em sua casa. Até que as coisas começaram a mudar.

O confiante homem apresentou uma negável proposta aos pais de Vítor. Perguntou se eles não queriam tirar umas férias para sossegarem um pouco e se ofereceu a ficar cuidando de Vítor, enquanto não voltavam. Seus pais até queriam, mas pensaram em Vítor, se ele se importaria. Ele não ligava. Confiava muito no Tio Ademar. Um grande erro.

Depois que os pais de Vítor viajaram, Tio Ademar deixou a máscara cair. E mostrou seu eu verdadeiro.

Nesse drama, Vítor descobre não só que o Tio Ademar é um farsante, mas também que em sua casa mora um fantasma, o velho Guimarães. Um fantasma bom, que diferente do Tio Ademar, sabe ser um verdadeiro amigo.

Agora, Vítor tem duas alternativas: pedir a ajuda ao velho fantasma Guimarães e se ocorrer aos seus novos e médiuns amigos do 1001 Fantasmas. Uma sociedade milenar que ensina que os perigosos não são os fantasmas, mas sim os seres humanos.

1001 Fantasma foi um dos livros mais rápidos e gostosos de ler, que já vi até então. E também o primeiro livro de terror que li. Digamos que não seja um terror de quase não dormir, mas há alguns momentos que você arrepia.

O livro é contado através de cartas, que são trocados pelos os personagens. Esse foi o problema que eu achei antes de lê-lo. Achei que o livro ia ficar enjoado e sem ação, desta forma. Mas me enganei por total. Foi tipo um tapa na cara que a autora me deu. " Fica esperto, garoto! Aqui é BR, é nós que 'avoa'. "

Sobre o personagem principal, o Vítor: Meu deus, que garoto é aquele! Haviam momentos que ele fazia algumas piadas, que eu ria como louco.

"Mas agora eu preciso confessar uma coisa. A tal da Anne Marie me deu um pouco de medo. [...] Na hora que ela resolve entrar na casa abandonada enquanto a mulher cantava com vozinha esquisita e tudo mais, eu pensei: 'Puxa, que coisa, se fosse comigo eu saía correndo'. Quase parei de ler a carta, mas depois pensei no óbvio, quer dizer, ela não tinha morrido, se não como é que tinha escrito a carta?" -Pág. entre 50 e 51.

E sobre as cenas tensas de terror: No momento, eu lia em uma tarde chuvosa e que trovoava '----' Eu estava deitado na cama e com o pé esticado que ia até o chão. Quando chegava nessas partes eu voltava o pé para cima da cama, por frustração kkkkkk

Sério, o livro não chega a ser assustador, mas havia cenas que tipo: "Ô mãe! Coloca um pouco de Galinha Pintadinha aí para eu me acalmar!"

Bom, é isso! Li o livro em um dia, e apesar de ser pequeno, se transformou em um dos meus preferidos. Vou dar 4 estrelas, porque achei o clímax muito rápido para o encontro dos jovens que trocavam as cartas.

Giovanna 30/03/2021

Leitura agradável
Fiz a leitura desse livro junto com minha irmã e meu primo com o intuito de incentivar o hábito da leitura e fiquei muito feliz com o resultado, ambos mergulharam dentro da história fazendo comentários, criando teorias e dando boas risadas.

O livro é dividido em pequenos capítulos. Cada capítulo trás a carta de um personagem. Achei isso super interessante, pois é uma coisa que deixa a leitura fluida. Com essa divisão eu intercalei a leitura entre eu e meus leitores mirins, cada um lia um capítulo, e foi ótimo.

Recomendo esse livro para todas as crianças e principalmente para todos os pais e irmãos que, assim como eu, quer incentivar o hábito da leitura.

C. Aguiar 26/03/2022

Um belo dia Vítor e seus pais recebem a visita de um tio desconhecido que mora no interior e logo de cara todo mundo gosta do Tio Ademar. Então quando ele recomenda que os pais de Vítor façam uma viagem de férias ninguém desconfia quais são as reais intenções do homem, mas assim que os pais do menino viajam, Tio Ademar muda completamente com ele e Vítor descobre a verdade sobre o homem que está em sua casa.

Vítor não sabe ao certo o que fazer nessa situação, por isso quando ele vê o anuncio dos 1001 Fantasmas ele corre para escrever uma carta afim de conseguir ajuda nessa situação inusitada (visto que ele não consegue se comunicar com os pais ou com os amigos mais próximos), afinal o que o "tio Ademar" quer? Por que ele está naquela casa?
A narrativa do livro se dá através das cartas que Vítor troca com os integrantes da 100 fantasmas, ele acaba descobrindo um pouco mais sobre essa sociedade secreta e ao decorrer do tempo vai fazendo muitos amigos. Vítor também aprende que as vezes os vivos podem ser mais perigosos do que os mortos.

Com capítulos curtos, uma escrita leve e divertida, a autora vem trazendo uma trama que me prendeu em boa parte da leitura. Por ter capítulos curtos é bastante fácil de acompanhar a história e não irá cansar os pequenos leitores, mas confesso que achei a trama um pouco chata em alguns momentos.
A autora cita bem no começo que sua inspiração foram as histórias de Poe e isso é bem visível no modo como ela coloca o mistério e as situações em que Vítor e os outros personagens se encontram.

Esse primeiro livro deixa um gancho para a continuação e espero gostar um pouco mais da próxima leitura. Não me entenda mal, não foi uma leitura ruim, mas achei que seria muito mais envolvente.
Gostei muito da diagramação do formato digital, a obra possui algumas ilustrações e tem uma capa adorável.

hagabrielah 30/03/2022

1001 Fantasmas
Li este livro graças à Companhia das Letras e ao NetGalley que me disponibilizaram um exemplar digital desta obra.
1001 Fantasmas é um livro infantil que foi relançado em 2022 e é narrado de forma epistolar, ou seja, por meio de cartas, artigos de jornais e até e-mail.
A história se passa em 2001 e o protagonista é o Vítor, um menino que se vê ameaçado quando um impostor passa a viver em sua casa.
Quem pensa que os fantasmas são os vilões da história está muito enganado! Aqui eles te fazem ter mais medo dos vivos haha
No geral, a história é simples, dinâmica e bem escrita. Aquele tipo de narrativa que te instiga a ler por horas a fio.
Recomendo muito, principalmente para quem tem ou teve medo do escuro e de assombração.

#Companhiadasletras #NetGalley.

MãeLiteratura 20/04/2022

Adorei!
Eu estava de olho neste livro há tempos e agora que saiu sua nova edição, não perdi a oportunidade.

Que delícia de leitura!

No prefácio, Heloisa conta que sempre adorou ler e que quando leu os livros de Edgard Allan Poe, aprendeu o que é ler sem parar. Este livro é a sua homenagem ao seu autor predileto.

1001 fantasmas é uma sociedade secreta milenar, que ajuda crianças e jovens em situações arriscadas. Eles só se comunicam por cartas, mesmo nos dias de hoje.

Estes jovens estão em perigo, porque caçadores de fantasmas apertam o cerco, para capturar estes seres, que ajudam e permanecem ao lado dos seus protegidos.

Vitor é um menino que ficou em casa com o tio, enquanto seus pais estão viajando. Só depois descobre que o tio não é tio de verdade e que ele quer prender o Guimarães, um fantasma que mora na casa do Vitor e que o protege.

A narrativa é toda através de cartas, só este formato já teria ganho meu coração, eu amo livros epistolares.

A primeira carta enviada por Vitor para os 1001 Fantasmas foi em 26 de junho de 2001. Ele mora em São Paulo.

Outro ponto que achei muito interessante são as reflexões, aparentemente simples, mas profundas que a autora traz. Por exemplo, quando morre a mãe ou o pai, muitas vezes é explicado para a criança, que o ente querido virou uma espécie de anjo da guarda e que o protegerá do céu. Se esta criança disser que viu um fantasma, já saem dizendo que é assombração.

"A Morte não mata a vida. A morte é só uma transformação. A morte só mata a memória. Este é o grande perigo.

Um livro que aborda o poder das amizades. Vitor, que se julgava sozinho, conhece uma turma muito especial e diferente de amigos, todos dispostos a ajudá-lo.

A escrita da Heloisa é muito boa! Fluida, leve, divertida e interessante, prendeu minha atenção e me fez viajar na leitura.

Achei a capa linda. A edição da Seguinte é muito caprichada.

Li de uma vez e foi uma experiência tão boa, que em seguida li o outro livro da autora, 1002 fantasmas. Ah, mas isso é história para a próxima postagem!

Adorei! Apesar de ser indicado para leitores a partir de 8 anos eu recomendo para leitores de todas as idades.

site: https://www.maeliteratura.com/2022/04/resenha-1001-fantasmas-heloisa-prieto.html