O Massacre da Serra Elétrica

O Massacre da Serra Elétrica Stefan Jaworzyn

Resenhas - O Massacre da Serra Elétrica

Fabricio~Raito 01/10/2013

Destroçando a série, com estilo.
Inicialmente, deixo registrado que é a primeira vez que farei uma resenha de um livro-documentário, e a princípio, a idéia soa com certa dificuldade. O Massacre da Serra Elétrica - Arquivos Sangrentos é um compendium de entrevistas, informações, documentos e fotos sobre todos os filmes da série Serra Elétrica, um belo trabalho da editora DarkSide.
Stefan Jaworzyn reuniu em 320 páginas um emaranhado de curiosidades e fatos que muitos desconhecem, inseridos no universo criado lá em 1974 por Tobe Hooper, com o primeiro filme da série, filme este que é considerado clássico e pioneiro do gênero de slash-movies. Apesar do filme não trabalhar explicitamente com a serra (o próprio título insinua uma derradeira matança banhada a litros de sangue), The Texas Chainsaw Massacre passou por várias complicações no que se refere à censura e exibições no cinema. Tudo no filme é muito implícito, a atmosfera de tensão e suspense, somado à agonia que Leatherface (o psicótico assassino com problemas mentais e máscara de pele humana) exibe com a serra nas suas mãos. A frase nos créditos iniciais que levava o espectador crer que era uma história real, conciliado à forma que o filme foi filmado, no viés cinema-verité (que deixava tudo muito real, parecido com um documentário) fez dele um dos filmes mais aterrorizantes e controverso já criado. E o mais curioso: o filme quase não saiu do projeto, foi filmado com um orçamento vergonhoso e em condições tão precárias que os atores viviam passando mal durante as gravações. Provavelmente, tudo isto fomentou a impressão de que o filme realmente fosse verdade.
Ler os Arquivos Sangrentos te deixa a par de como um filme é realizado: bastidores, pré-produção, as gravações, termos, burocracias de contrato com produtoras e distribuidoras, formação do casting, fotografia, da edição e da venda dos direitos autorais. É um livro rico em informações técnicas, que situa o leitor no mundo cinematográfico, por trás daquilo que costumamos ter contato: o filme em si.
As fotos, pôsters, comentários dos atores enriquecem mais ainda a leitura, transportando o leitor para o set de filmagens. Eu, fã declarado da série, percebi os Arquivos Sangrentos como uma jóia rara, um trabalho árduo de Stefan Jaworzyn de reunir tantas informações importantes e interessantes, para os fãs mais viciados no gênero. A leitura te permite comparar o mercado cinematográfico ao longo do tempo, de 1974 até 2013, quando o último filme da série saiu nos cinemas. As críticas e documentos de conselhos de alguns estados proibindo a exibição do filme, muitas vezes injustas ou inúteis, ajudaram a tornar a lenda que O Massacre da Serra Elétrica é hoje, e o será enquanto houver gerações que buscam o verdadeiro terror.
Jonatha.Carvalho 27/03/2021minha estante
O livro é fantástico!

Jhenifer 25/06/2014

O livro foi lançado pela editora DarkSide e é o primeiro livro da Coleção Dissecando, no qual apresenta os bastidores das principais obras dos clássicos do terror.

O Massacre da Serra Elétrica é um filme de terror independente, de baixo orçamento, dirigido por Tobe Hooper em 1974.
Apresentado como se fosse baseado em uma história real, o filme chocou os censores na época, que proibiram a exibição em diversos lugares.

Escrito por Stefan Jaworzyn, que reúne curiosidades e fatos dos bastidores dos filmes que até então, muitos desconhecem.
O que mais me deixou fascinada com o livro, foi a história contada de Ed Gein, o assassino que inspirou a criação de Leatherface (vilão do filme).
Ed Gein criava coleções com diversas partes dos corpos das suas vítimas, e de corpos que ele roubava nos cemitérios. Coleções como: narizes humanos, máscaras feitos com rostos conservados, cabeças com as partes acima das sobrancelhas retiradas com serra, cadeiras revestidas e forradas com pele humana, uma lata de lixo feita de pele humana, uma caixa de sapatos feita com nove vulvas conservadas, uma cabeça humana, dois crânios montados na cabeceira da cama, dentre outras diversas estranhezas.
Ed Gein não só inspirou Leatherface, como também Norman Bates (Psicose), e Hannibal.

O livro reúne depoimentos de atores, diretores, fotógrafos, e todo tipo de profissionais que tiveram algum envolvimento com os filmes.

Livro bem detalhado e maravilhosamente ilustrado.

Janaína Calmet 31/07/2014

Genial!!!!
Descobri que existem mais filmes do que eu suspeitava.
Um prato cheio para quem quer descobrir o que se passou nos bastidores de todas as películas da "série"!
;)

Isabella 03/03/2015

O Massacre da Serra Elétrica [Arquivos Sangrentos] foi escrito pelo Stefan Jaworzyn e publicado no Brasil pela editora DarkSide Books em duas edições. Uma é a de luxo, com capa dura e com alguns materiais extras e a outra, a que eu tenho, é em paperback, mas não deixa a desejar de forma alguma. Como todos os outros que eu tenho da editora, o trabalho gráfico é incrível!

Quando comprei o livro, eu imaginava outra coisa. Comprei pensando que seria o enredo, a história do filme, assim como é Psicose, mas na verdade é um livro documentário e isso atrasou minha leitura um pouco. Eu queria ler o livro antes de ver o filme para me surpreender, mas tive que fazer o contrário.

Para quem não conhece o enredo, o filme conta sobre um grupo de jovens que para para pedir ajuda. É bem clichê, na verdade, mas o jeito que foi mostrado revolucionou o cinema. Então, eles encontram essa casa, onde uma família canibal e assassina mora. Assim como Psicose, a história também é baseada no Ed Gein, um dos serial killers mais famosos de todos os tempos.

Em Arquivos Sangrentos, nós ficamos por dentro de como foi todo o processo de criação do filme e de tudo que ele significou para a história do terror. Eu conheci várias curiosidades e achei incrível.

Por causa do baixo orçamento, eles não tinham como refrigerar o set e, no calor do Texas, toda aquela carne estava apodrecendo. A atriz Marilyn Burns foi uma das que mais sofreu, tendo até mesmo desmaiado no set após uma filmagem. Em uma das cenas finais, ela manca pois realmente havia se machucado.

As cenas do filme são tão realísticas pois os atores realmente sofriam com elas. As expressões de dor e nojo eram reais.

"Já que não lavaram nossas roupas por seis semanas, ficou cada vez mais fácil, nos apropriamos do ambiente da família e viramos a família... - Ed Neal"

No entanto, nem tudo que aconteceu com eles foi completamente horrível. Houveram histórias engraçadas também, como a vez que colocaram maconha nos brownies que o elenco, sem saber, comeu. Imagina uma pessoa chapada correndo com uma serra elétrica nas mãos.

Eu adorei conhecer mais sobre o filme, que também adorei depois de ter assistido e recomendo para os fãs de cinema e terror. O livro não fala só sobre o primeiro filme, mas sobre as continuações também. Classifico com quatro estrelas.

site: http://www.entreparagrafos.com.br/2015/02/o-massacre-da-serra-eletrica-stefan.html

Walter 22/10/2015

Uma ótima leitura pra quem curtiu o filme.Aborda obviamente com maior ênfase o filme original,todavia faz um paralelo com as sequências e refilmagens,apontando detalhes interessantes envolvendo os atores e envolvidos.Você mergulha dentro do universo e descobre coisas deveras sinistras sobre as gravações e curiosidades relacionadas às distribuidoras.Muitos fatos que poderiam inclusive acarretar o fracasso do filme.Muito bom para aficcionados pela película e no mínimo bom,pra quem não o for tanto.

Maísa Andreoli 18/01/2016

"O Massacre da Serra Elétrica" é o primeiro título da coleção "Dissecando", da Editora Darkside (conheça os outros títulos clicando AQUI). A obra demonstra como foram as etapas de produção de um filme de baixo orçamento que modificou as estruturas das produções cinematográficas, mormente em relação ao gênero horror.

Apesar de assinada por Stefan Jaworzyn, a obra é composta, na verdade, de diversos depoimentos dos grandes envolvidos na produção, edição e atuação do filme, dispostos em forma de pequenas introduções dentro dos capítulos, em sequência justaposta.

A edição brasileira inicia-se explicando a tradução errônea do título "The Texas Chain Massacre" no país, que modificou a motosserra por uma serra elétrica, aparelho que necessita de energia elétrica para funcionar. Por força da tradição nacional, os editores da obra optaram por utilizar a expressão serra elétrica no decorrer do livro. O prefácio foi escrito por Gunnar Hansen, primeiro ator a interpretar o temido e insano Leatherface.

O interessante da obra é sua riqueza em material constando informações sobre bastidores, comentários e críticas. O livro foi concluído, originalmente, em 2003, época em que um remake do filme estava em pré-produção. Antônio Timbau e Dalton Caldas, tradutores, produziram os capítulos posteriores sobre a refilmagem, uma prequela lançada em seguida e a nova versão 3D.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2016/01/dica-de-leitura-o-massacre-da-serra.html

Vinny Britto 12/08/2017

Um Verdadeiro Passeio Pelos Bastidores
Confesso que não é um livro de leitura fácil, pois basicamente se trata de uma grande entrevista .
O legal de tudo é que fala rapidamente de todos os filmes lançados após o original.
Os fãs irão adorar este livro, repleto de imagens raras dos bastidores e várias curiosidades ocultas até então.

Geovana Rodrigues 08/10/2020

Leatherface faz parte dos vilões e assassinos mais conhecidos por sua parafilia sinistra: pele humana.
Pensa o quanto a mente desse ser humano (se é que podemos chamar assim) deve ser insana, a ponto de caçar pessoas e decorar sua casa com as partes de suas vítimas!
Esse tipo de terror é o que mais me assusta. Mesmo acreditando em demônios, aparições e todo o lado sobrenatural da vida, o que mais temo são os próprios seres humanos.
Com esse livro, passei por um debate interno: uma pessoa pode nascer com tendências malignas ou o ambiente a torna má?
Na minha humilde opinião, nascemos como um quadro em branco, (a famosa tabula rasa) e nossas relações e interações com o ambiente e pessoas nos moldam. Nosso caráter, ações e personalidades vão se desenvolvendo e tomando forma, estrutura psíquica, ética... Não nos vem do nada.
Enfim, já me encontro em devaneios rs
Voltando o foco, o livro faz parte da Coleção Dissecando e contém fotos inéditas dos bastidores, além de todo o material precioso para os fãs do clássico. Com making of e prefácio do Gunnar Hansen, o primeiro Leatherface, o livro é uma obra de arte. É uma viagem imersiva guiada, para os amantes do gênero.

site: https://www.instagram.com/capitulo_20/

Luiz Amaro 27/12/2020

O MAL TEM VÁRIAS FACES
Um livro essencial para os fãs de O Massacre Da Serra Elétrica ter na estante. Ainda mais com essa edição @darksidebooks.

Um acervo repleto de curiosidades, fatos, fotos, entrevistas exclusivas, bastidores e muito mais sobre esse clássico tão aclamado que continua ultrapassando gerações.

Com a leitura desse documentário eu garanto que você vai ter bastante bagagem para tirar onda nas rodinhas de bate papo com os amigos quando o assunto for O Massacre Da Serra Elétrica.

Vinicius.Dias 17/07/2021

Para fãs da franquia e admiradores da arte do cinema
Se tem algo que marcou algumas gerações, incluindo a minha, foram os filmes de terror que passaram no Cine Trash / Cine Sinistro (Bandeirantes) lá pelos anos 90 e que eram apresentados pela lenda do terror nacional: José Mojica Marins, o famoso ?Zé do Caixão?.

Foram anos acompanhando os melhores e piores filmes de baixo orçamento que a indústria da exploitation podia nos dar. Ou seja, era muita gritaria, muito sangue falso e muitos monstros/assassinos sinistros que só se importavam com uma única coisa: ceifar a vida de adolescentes bobinhos em locais ermos e com pouca vigilância.

Quem aí nunca ouviu falar de Jason (Sexta-Feira 13), Michael Myers (Halloween) ou Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo)? Esses 3 entraram para os anais dos personagens mais assombrosos do cinema mundial, porém, antes deles, teve um que fez muito marmanjo tremer nas bases lá nos anos 70: Leatherface e sua serra elétrica. Imagina você topar com um cara grandão, usando uma máscara de pele humana e com uma serra elétrica na mão pronto para te partir em vários pedacinhos? Isso pode parecer um pouco absurdo hoje, mas em 1974, foi um choque de horror para muitas pessoas que não conseguiram chegar ao final do filme e até hoje sentem um arrepio ao ouvir o seu nome.

Foi em ?O Massacre da Serra Elétrica? que esse personagem surgiu e aqui temos um livro que destrincha tudo que você possa querer ler e saber sobre as mentes por trás dessa empreitada, os principais acontecimentos durante as filmagens, pós-produção e lançamento dos filmes, os impactos que causaram nas carreiras das pessoas envolvidas e várias curiosidades muuuuuito interessantes que eu não tinha ideia antes de começar a ler. Tem um pouco da história de um Serial Killer de Wisconsin e que foi a figura central que estimulou a criação do personagem, tem envolvimento com a máfia italiana, tem alguns artistas famosos que tentaram dificultar o lançamento de um dos filmes para que seus nomes não fossem atrelados a essa produção, tem as várias tentativas frustradas de reviver a franquia e os tantos problemas que enfrentaram pelo conservadorismo / censura britânica para conseguirem lançá-los em terras estrangeiras. Nesse livro você vai descobrir o porquê desse filme ter feito tanto sucesso e ter se tornado figurinha carimbada na coleção dos apaixonados por essa arte, entendendo como outros filmes como ?A Bruxa de Blair? e ?Atividade Paranormal? conseguiram virar um fenômeno em seus lançamentos com tão pouco gasto envolvido no processo de produção deles.

A escrita é simples e está repleta de entrevistas com as principais pessoas envolvidas nesses lançamentos. Ou seja, é um livro documentário com o melhor Do Massacre e com detalhes suficientes para fã nenhum colocar defeito. Ah, e se você não conhece ou não é fã, não tem problema, esse é um livro muito bom para quem gosta de cinema em geral e tem curiosidade e vontade de descobrir um pouco mais sobre todas as peripécias envolvidas durante produções cinematográficas e as podridões, em geral, que quem vive nesse meio precisa enfrentar para conseguir sobreviver e atingir um pouco de sucesso.

Foi lançado pela Darkside Books e saiu em duas versões diferentes. Essa que apresento aqui é a edição limitada de colecionador, com capa dura e que está repleta de ilustrações raras do processo de filmagem e pré-produção dos filmes. A diferença das duas versões está apenas na capa, sendo a outra em brochura e com uma ilustração diferente. Ou seja, tem pra todos os gostos.

Eu achei esse livro muito legal e me fez conhecer de fato essa franquia de filmes que horrorizou tantas pessoas no passado. Pude também entender um pouco mais sobre o que é gravar um filme e ver o lado podre da indústria cinematográfica. Se você tem um mínimo de curiosidade sobre isso, não perca tempo e adquira logo esse livro. Tenho certeza que se divertirá com ele. Super indicado e aprovado!!

juuh.carol.3 05/02/2022

Livro cinematográfico
O massacre da serra elétrica foi um dos primeiros filmes de terror e iniciou o gênero de assassino mascarado. Foi um grande choque para o público na época, sendo proibido em alguns países, pois foi um filme diferente de qualquer outro.
Esse livro conta a história da produção do filme, a forma como pessoas com pouca ou nenhuma experiência criaram um clássico do terror que faz sucesso até hoje, fala das inspirações para o enredo e de como foi após o lançamento. Explica minuciosamente como o primeiro filme, de 1974, foi feito, seus efeitos especiais e também fala um pouco sobre os 6 filmes seguintes (o filme Leatherface não está incluso pois foi lançado após o livro). Além disso, tem um capítulo dedicado a Ed Gein, um serial killer que matava as pessoas e colecionava a pele delas, de forma parecida com os hábitos do personagem Leatherface.
É ótimo para quem tem interesse por cinema e curiosidade sobre a realização de um filme de terror tão antigo.

site: https://www.instagram.com/p/Bd885EABKeE/

Jacon 03/04/2022

Ótimo livro mas não é pro meu estilo
O livro é basicamente uma grande entrevista, o que para mim é uma leitura bem pesada, porém é perfeito para os grandes fãs.
A abordagem e as fotografias são incríveis.

Alex 04/07/2022

Vale pela curiosidade
O livro conta sobre os bastidores do desenvolvimento da franquia Massacre da Serra Elétrica. Pra quem é fã da série.

Tatiane.Moscardi 16/03/2023

Eu não li o livro completamente, eu acho ele muito interessante para fazer pesquisas, acho legal consultar ele sempre que eu assisto algum filme. Acho que pelo fato de ser um livro documentário para mim se torna uma leitura cansativa se for ler ele inteiro de uma vez. Isso vale também para o Evil Dead que veio junto no box terror da Darkside.

Luan539 30/07/2023

Se você gosta de documentários, filmes de terror e de cinema , esse é o livro perfeito para você!