Samyaza

Samyaza Susy Ramone

Resenhas - Samyaza

Letícia 21/02/2014

Samyaza: Inovações na Literatura fantástica
Susy Ramone é o pseudônimo de Susana Lima que nasceu em São Paulo, capital, no ano de 1977. Ela é professora de Inglês e tem vasta experiência na área. Seu primeiro livro publicado foi O anjo Maldito que, atualmente, foi revisado e reformulado para voltar às bancas sob o título de Samyaza. A autora também escreveu O Castelo Montessales e tem participações em muitas antologias. Atualmente, está trabalhando no livro O edifício e lançará o livro Poison Heart, inspirado em uma letra da banda Ramones, cujo o nome acabou por se tornar seu sobrenome artístico.
Samyaza conta a história de um anjo caído que foi amaldiçoado por se apaixonar por uma humana, passando, assim, a ser um seguidor de Lúcifer. A maldição que o persegue consiste em ele nunca poder se encontrar com sua amada, pois, ao isso acontecer, os portões do inferno serão abertos e Lúcifer dominará a Terra. Porém, Samyaza vagou por muitos anos, vivendo entre os mortais e sofrendo com todas as lembranças das vidas passadas. Até se tornar Dani Stroke, vocalista de uma banda de black metal de sucesso. Dani é um homem sedutor que conquista uma legião de fãs, entre eles, Sarah, uma paulistana que se sente capaz de fazer qualquer coisa para se encontrar com seu ídolo. Mas, nem um dos dois sabe que Sarah é a reencarnação do amor impossível de Samyaza.
Assim, os anjos do céu começam uma corrida contra o tempo a fim de tentar impedir este encontro, inclusive, uma alma pura e boa será responsável por tal missão. No meio de tantas confusões, a autora ainda consegue entrelaçar, com maestria, o aparecimento de uma condessa chamada Elizabeth Bathóry, cuja função é complicar ainda mais a vida de Samyaza. Para quem acredita que este é o ápice do livro, enganam-se. Susy consegue fazer a junção de anjos caídos, seres celestiais e vampiros, sim eu disse vampiros, em um ritmo acelerado e instigante. O leitor simplesmente não consegue parar de ler, pois a cada página uma nova surpresa nos espera. Simplesmente diferente de tudo o que você já leu, Susy criou uma obra bastante original, assustadora, envolvente e com todos os elementos, na medida certa, para cativar o leitor, tendo como pano de fundo a temática vampiresca que, atualmente, tem sido bastante abordada.
Logo, como podem perceber, eu adorei o livro! Assim, começarei a falar sobre os pontos positivos. Acredito que Susy acertou em cheio ao criar os seus vampiros, a autora não fugiu da lenda original, mas deu o seu "toque" especial que tornou a leitura muito mais interessante. Também gostei muito da narrativa de Susy, é simples, sem rebuscamentos exacerbados e apresenta um grande conhecimento, você consegue perceber que a autora pesquisou para poder escrever o livro, o que torna os fatos mais "verídicos", não que a verossimilhança seja o essencial, mas nesse caso, fizeram toda a diferença. O enredo foi bem elaborado, a autora abre várias portas e ao final da narrativa, você consegue perceber que todas foram fechadas com maestria, não restaram frestas para nos deixar com a pulga atrás da orelha, o que considero mais do que bom!
De negativo, bem, sou suspeita a falar, pois sou uma fã incontestável de Susy Ramone, mas devo apontar algumas coisinhas que, talvez, possa gerar estranheza nos leitores mais conservadores. Susy não se enquadra na categoria de escritores extremamente descritivos, visto que sua escrita é mais concisa e por isso em alguns momentos você tem a sensação de que precisava de um pouco mais de descrição para se contextualizar na cena. A parte psicológica de seus personagens é bem construídas, porém a parte física, em alguns pontos do livro, deixa a desejar. Você não sabe, exatamente, como eles são. Tem-se uma ideia muito superficial deles. Acho que no mais, não vejo mais nada de negativo no livro e até mesmo os pontos que destaquei, ao menos para mim, não interferiu na leitura.
Também gostaria de ressaltar que os demônios de Susy Ramone são "maldosos", nada de demônios sofredores que querem ser bonzinhos e tudo mais, não! Susy os trata como eles são retratados ao longo de séculos de história e eu gostei! Achei muito original e excelente para variar da torrente de livros que trazem demônios como mocinhos bad boys que fazem as garotas morrerem de amor. Enfim, somente lendo o livro para entender o que eu estou falando! Amantes de realismo fantástico, aventurem-se pelas páginas de Samyaza, garanto que não se arrependerão!

site: http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/