Não é fácil ser jovem

Não é fácil ser jovem Rando Kim

Resenhas - Não é fácil ser jovem

Dandara63 01/04/2021

Achei legal, melhor do que esperava para um livro estilo autoajuda e aconselhamento, já que não sou muito fã. Só decidi ler o livro por já ter ele aqui (era da minha irmã e ela deixou pra mim), mas tentei manter a mente aberta.

Adoro a parte que fala sobre o relógio da vida. Isso definitivamente deveria ser mais conhecido, pois ajuda muito a ver que ainda temos muito que viver. Pra mim, é a melhor parte do livro.

Para jovens no ensino médio, prestes a escolher uma faculdade e decidir seu futuro, o livro é de grande ajuda. Para aqueles que já começaram também. E para aqueles que terminaram recentemente, também! Em diferentes partes, o livro fornece boas orientações para todas essas fases. Tem dicas preciosas sobre como decidir a faculdade, como viver a faculdade e também de carreira.

Tem lá suas partes um pouco problemáticas, mas que eu diria que são um pouco abertas a interpretação, como o capítulo em que ele recomenda não iniciar uma poupança. Muitos jovens preferem ter essa garantia, já que não têm para onde correr se perderem o emprego. Mas, nem tudo serve para todo mundo, então ok.

Toda a visão dele sobre relacionamentos é bem problemática, sim. Como no trecho "No fundo, seu amor se foi porque a si próprio mais do que a você. Porque é uma pessoa egoísta." Não tô aqui pra dar aula a ninguém sobre relacionamentos saudáveis, mas o básico que eu posso dizer é: ame mais a você mesmo do que ao seu parceiro, sim. Seu parceiro pode ir embora e a única pessoa que você terá, vai ser você.

Outra parte aberta a interpretações é quando ele fala das atividades inúteis, repudiando-as. Sabe, às vezes só precisamos descansar nossa mente com coisas ridículas e inúteis, sim, e tá tudo bem.

Enfim, por esses pontos negativos que citei, dou três estrelas, mas recomendo a leitura a quem está na complicada fase de lidar com estudo, carreira e futuro. Pode ser muito útil.

Mariana 23/07/2013

Dá pro gasto!
Apesar do título um tanto pra lá de clichê, "Não é fácil ser jovem" me surpreendeu de certo modo. Com mais de 2 milhões de livros vendidos na Coreia do Sul (país do autor), o livro foi traduzido e lançado no Brasil em março deste ano, pela editora sextante.

Do ponto de vista da realidade coreana, ao longo do livro o autor fala sobre fatos de sua vida profissional - desde a escolha da carreiras - até de relações interpessoais. E isso de certa forma, se encaixa com a realidade dos jovens brasileiros. Isto porque, o mercado de trabalho se encontra cada vez mais acirrado no mundo todo, e o dilema de qual profissão seguir sempre esteve presente entre os jovens.

Os temas vão desde a preguiça, desmotivação, dúvidas, dificuldades, pretensões. Achei interessante a forma como o autor lhe questiona em alguns capítulos. Por exemplo: A faculdade é a linha de chegada ou a linha de partida para você?

No entanto, percebi que algumas ideologias são repetidas, mas creio que isso esteja mais ligado à tradução do livro em si. De modo geral, trata-se de dicas preciosas para quem está meio rodado (tipo eu). Um dos capítulos que mais gostei foi o da preguiça (huahua pq será), e isso me acertou de certo modo:

"Você precisa tomar a decisão de realmente superar a preguiça. Em geral, quando a pessoa está afundada na inércia, ela espera que algum impacto externo a atinja e faça com que mude de atitude. [...] A preguiça costuma nos dominar quando nossas metas não são claras."

Importante ressaltar que o autor não possui nenhuma formação em áreas psicológicas - na verdade ele é professor da ciência do consumo -, e escreveu o livro baseado em suas experiências de vida, e isso de certa forma deixou seus escritos mais interessantes. Com anos de experiência como professor universitário, o autor identifica os comportamentos que atrapalham o desenvolvimento profissional dos jovens e mostra a importância de adotar uma nova postura e frisa constantemente que o sucesso depende muito mais de suas atitudes do que de seu currículo.

Vale a pena!

site: http://www.galeriadasideias.com/2013/07/resenha-nao-e-facil-ser-jovem.html

Br_Machadoo 24/02/2023

?Sonhe grande, seja responsável e acumule conhecimentos?

?Escolha não o que você deseja, mas o que deseja você?

?Escolha o caminho onde uma guilhotina, não uma coroa, o aguarda?

?Em vez de cortar as asas de um pássaro porque você está apaixonado, construa um ninho em seu coração onde ele possa pousar suas asas cansadas e recuperar o poder de voar?

?Porque o amor não é para ser definido, e sim para ser experimentado?

?Somos resultado daquilo a que nos dedicamos?

?Mas como a tristeza alimenta os poetas, a insegurança preservará meu entusiasmo. O espírito da revolução que habita no fracasso, o narcisismo teimoso que não quer abrir mão do sonho serão capazes de me ajudar a conservar minha obstinação?

?Escrevo para que este sonho que ainda alimento, em meio à apreensão e à angustia, nunca feneça?

?Espero que você cresça e amadureça para se tornar um adulto com sabedoria, e não apenas com conhecimentos?

Johnny 13/12/2013

Não é Fácil ser Jovem
Rando Kim, Sul Koreano e professor da Universidade Nacional de Seul é magnifico neste guia que todo jovem de 20 e tantos anos deveria ter.

"Não é fácil ser jovem" é inspirador e nos conta histórias reais vividas diariamente por todos os jovens não só na Coréia do Sul, mas em todo o mundo. Preguiça, Desmotivação, Cobiça pelo Dinheiro, O Dilema da Faculdade, o Relacionamento Pessoal e a Falta de Tempo, estes são alguns temas abordados pelo autor Sul Coreano que conta com experiência vivida de pai e professor suas histórias.

Rando Kim não é psicólogo, nem possui graduação nenhuma na parte de ciências humanas em termos de psicologia, talvez por isso o livro flua.

Não é evasivo, Não é livro de Auto-Ajuda ... Mas é um guia que merece ser lido com atenção e a cada capítulo certamente uma reflexão a respeito da sua vida pairara sobre sua mente.

Mais que recomendado.

" Quanto mais tempo você gasta à toa, mais superficial é a sua existência!"
Camila 07/03/2014minha estante
ótima resenha. Concordo plenamente com o "não é evasivo, não é livro de auto-ajuda", com esse título subentende-se que seja sim, um livro de auto-ajuda, mas apenas lendo conseguir captar a real mensagem desse livro (que é ótimo por sinal).

Sálvia 26/11/2022

Não é fácil ser Jovem [Rando Kim]
Terminei faz um tempo, sua leitura é muito coerente, mas é difícil escrever algo tão complexo num texto só. Basicamente, ser jovem é complicado, você deixa de ser aquela criança ingênua sem responsabilidades e entra num universo completo de decisões, em que cada uma delas há uma enorme consequência. Com isso, é muito comum o fator ansiedade nos jovens em cada ano recente, sendo compreensível pela enorme cobrança em aspectos de carreira profissional, aprovações em universidades, relacionamentos e entre outros.

Além dessa parte dificultosa de estudar exacerbadamente para conseguir ser aprovado numa universidade, a maneira em que muitos jovens erram na sua idade é bastante comum e natural, o que não pode permitir torna-se um hábito também. Então Rando Kim, ele trás esse livro como uma grande esperança de ajudar os jovens, de comover eles com palavras e conselhos baseado em suas próprias experiências. Assim como, existem capítulos que ele declara o quão amplo é entrar numa universidade, que dentro dela não é o fim, mas sim o começo de uma longa jornada pessoal. Além de citar famosos para exmplificar suas ideias, citando Frida Kahlo e sua lástima tragédia que resultou numa elevada potência artística. Rando Kim me ensinou que o fundamental é ter coragem de batalhar para mudar sua vida, que no final, a ação e coragem é o que mais conta e consiste em nossa própria revolução. Também fiquei emocionada internamente ao ler sua escrita na última página, destinada especialmente ao seu filho.

Ludmila.Medeiros 24/06/2023

Não é fácil ser jovem
Pelo título já se tem uma frase de efeito onde nós jovens questionamos nossa existência e hábitos... E no livro relata muita das nossas dúvidas em relação ao futuro, em diversas áreas... Emprego ou estudo o que escolher primeiro? Avalia cada lado da situação. E nos mostra que mesmo jovens não estamos tão atrasados na vida e que não devemos nos cobrar tanto! No relógio da vida ainda é de manhã. ??????

Shayenne Castelo 03/09/2017

Este livro me ajudou a refletir acerca de um período conturbado ao qual me encontro: último ano da faculdade. Como lidar com o que vem depois dela? O autor parece entender perfeitamente. O livro trata principalmente desta temática, mas aborda brevemente, ao final de cada capítulo, outros temas, como relacionamentos.