Trash Andy Mulligan

Resenhas - Trash

Millene.Grandemagne 15/07/2020

Trechos favoritos
"Neste país, você paga o preço pela sua idiotice, assim como por ser pobre."

"O que foi que aprendi no lixão de Behala, e como isso me transformou? Aprendi mais do que seria possível aprender em qualquer faculdade. Aprendi que o mundo gira em torno de dinheiro. Há valores, virtudes e morais; há relacionamentos, confiança e amor - tudo isso importa. No entanto, o dinheiro é mais importante, e pinga o tempo todo, como se fosse água. Alguns bebem muito dessa água; outros passam sede. Sem dinheiro, vc encolhe e morre. A falta de dinheiro cria um deserto onde nada cresce. Ninguém sabe o valor da água até morrer em um lugar árido e seco - como Behala. Tantas pessoas moram lá, esperando a chuva chegar."

"O padre Julliard me contava histórias, me dava comida e dinheiro. Uma vez ele até me deu um beijo, o que nunca ninguém tinha feito."

"Por causa dos milhões que roubou, quantos milhões deixaram de ser oferecidos a nós? Ainda pior - ele mostrou aos outros políticos, funcionários, comerciantes, professores e vizinhos que o roubo é o caminho para a ascensão social, e que pisar no rosto dos pobres, usando-os de escada, é a lei da natureza. Até mesmo os pobres acreditam nisso, e essa é uma das razões pelas quais continuamos pobres. [...] Há um dito de São Mateus: 'Bata, e a porta abrirá'. Talvez isso seja verdade para Deus, mas não é para os homens. As fechaduras e as correntes que vi. As trancas nas portas, minha filha. Na nossa vida, as portas ficam fechadas."

Raphael, Gardo e Rato (Jun-Jun). Três criancas com pouco mais de 10 anos e um destino já definido: catar lixo no lixão para sobreviver e ajudar a família (feliz daquele que tem essa missão, pois no caso de Rato, mal sabia o que era um beijo e vivia misturado na companhia de ratos). Enquanto isso, o famoso Vice-Presidente rouba milhões de dólares para deixar guardado em casa. Pura ficção, não?!

SPOILER:

O destino muda quando os meninos encontram uma carteira com dinheiro e foto no lixão, logo depois, a polícia oferece um grande prêmio para quem encontrar. Os meninos desconfiados, vão atrás da história por trás daquilo e uma trama de corrupção se revela. Os meninos acabam encontrando os milhões e os devolvem para o lugar ao qual pertencem: aos pobres, ao lixão.

"Por um pouco mais de pão, por um pouco mais de liberdade..." (Jorge Amado)

Marinho 08/10/2019

Raphael Fernandes "o menino do lixão"
Nessa história um menino chamado Raphael Fernandes que morava no lixão com sua tia e tinha seus amigos um era apelidado de rato pois morava junto aos ratos do local,eles vivam mexendo no lugar revirando tudo mas só achavam barro e como o lugar não tinha um sistema de saneamento básico então quando sentem vontade fazem em qualquer lugar.Até que em um dia o menino achou a carteira de um homem e levou para ele depois a polícia chegou no local e procurou pelos dados do homem e o menino não disse nada mas ele interrogou o Raphael a autoridade desconfiou dele que depois foi "torturado".A história conta sobre a aventura do menino procurando o homem pelo mundo e ela vai em varios locais. Eu acho esse livro um pouco pesado e a varios palavrões mas é muito bom e um dos melhores que eu já li
Aline O. 09/10/2019minha estante
?tima resenha!

Arthur Pacheco 05/09/2019

Trash - Lixão
?Meu nome é Raphael Fernández e sou um garoto do lixão. As pessoas me falam: ?Nunca se sabe o que você pode encontrar mexendo no lixo! Hoje pode ser o seu dia de sorte?. Eu respondo: ?Camarada, acho que sei muito bem o que vou encontrar?. E sei o que todo mundo encontra, pois sei o que nos achamos no lixo durante todo esse tempo em que tenho trabalhado aqui, ou seja, onze anos. E esta é a única palavra: barro, que nada mais é - sem querer ofender - do que dejetos humanos. Não quero incomodar ninguém, não estou aqui para isso. Mas há muitas coisas difícieis de encontrar na nossa querida cidade, e uma das coisas que pouquíssimas pessoas têm por aqui são privadas e água corrente. Então, quando sentem vontade, fazem em qualquer lugar.?

Q U E L I V R O!!!!!! Eu estou apaixonado, sério mesmo! Uma história tão simples porem tão poderosa e adulta, com discussões de corrupção, política, sociedade, abuso policial e infantil.

Começamos a jornada com a história de nossos protagonistas: Raphael, Gardo e Rato(Jun-Jun), todos moram em um lixão na área de Behala(fictício), quando acham uma bolsa contendo: uma carteira com documentos, fotos, mil e cem pesos, uma chave e um mapa.

E e isso! A trama e cativante, os personagens são extremamente carismáticos e com uma personalidade única e essencial. Cada um deles possui sua fonte nas suas narrações. E até da pra perceber que eles conversam na hora que vão trocar de narrador, sério, incrível!

A escrita e o design do livro e excepcional, muito bem desenhado, extremamente bem escrito com todo o cuidado do mundo.

A única parte que senti uma falta foi uma visão maior sobre os personagens coadjuvantes e um final que não fosse aberto da forma que terminou.

Diante do fato, o livro é muito recomendado! Para todas as idades e com certeza foi pra mim uma das melhores leituras do ano!

Carol | @carolreads 11/07/2019

Trash
Trash vai nos contar uma história que pode acontecer em qualquer país tomado pela corrupção e pobreza. O livro é construído pela visão dos principais personagens e narra a aventura de três crianças moradoras de um lixão, que acham uma mochila cujo conteúdo transformará suas vidas para sempre. A leitura é rápida, envolvente e sem firulas... com certeza entrou para meus favoritos do ano!

Descobri o livro vendo uma resenha de 2014 do canal Lido Lendo da Isa Vichi. Acho que todo mundo já conhece, mas vale reiterar a indicação... se você tem algum interesse nessa obra, da uma passadinha por lá!

‘‘Meu nome é Raphael Fernández e sou um garoto do lixão. As pessoas me falam: ‘Nunca se sabe o que você pode encontrar mexendo no lixo! Hoje pode ser seu dias de sorte’. Eu respondo: ‘Camarada, acho que sei muito bem o que vou encontrar’. E sei o que todo mundo encontra, pois sei o que nós achamos no lixo durante todo esse tempo em que tenho trabalhado aqui, ou seja, onze anos. É a única palavra: barro, que nada mais é - sem querer ofender - do que dejetos humanos. Não quero incomodar ninguém, não estou aqui para isso. Mas há muitas coisas difíceis de encontrar na nossa querida cidade, e uma das coisas que pouquíssimas pessoas têm por aqui são privadas e água corrente. Então, quando sentem vontade, fazem em qualquer lugar.’’

site: https://www.instagram.com/carolreads

Luciana - @minhaestantemagica 26/07/2018

Garotos bacanas...
Uma bolsinha de couro foi perdida. Jogada no lixo. A polícia a procura enlouquecidamente. Oferece recompensa ao catador que a achar no lixão da cidade. O problema é que ela já foi encontrada por Raphael que, junto com seu melhor amigo Gardo, a escondeu na toca, quer dizer, na casa do Rato, outro órfão morador do lixão. A partir daí, os três garotos começam a seguir pistas, sempre com a polícia atrás deles, que, possivelmente, levariam à fortuna roubada da casa de um político poderoso e corrupto. O livro é um thrillerzinho muito bacana. Li em uma tarde. Prendeu minha atenção do início ao fim, pois a história é contada através de vários pontos de vista. Na verdade, por todas as pessoas que participaram (às vezes até sem saber) da aventura. O cenário do livro é fictício, mas poderia muito bem ser ambientado em qualquer país da América Latina, principalmente o Brasil. Pobreza, corrupção e violência são os temas centrais desta obra, mas que, às vezes, até esquecemos da miséria do lixão por causa da simpatia dos três protagonistas. São adolescentes inteligentes e desenrolados que conseguem realizar um grande feito! Morri de amores por eles!!

31/08/2017

Leitura rápida, prazerosa e que de brinde te dá uma cutucada no cérebro. Infanto-juvenil de qualidade!

Raphael, Gardo e Rato são três meninos de 11 a 14 anos que moram e trabalham no lixão a céu aberto de Behala, uma região fictícia, mas que poderia ser facilmente qualquer cidade de um país de Terceiro Mundo. Num certo dia, Raphael tira a sorte grande (coisa raríssima para os trabalhadores do lixão) e encontra uma bolsa, dentro dela uma carteira contendo uma boa quantia em dinheiro, um mapa e uma chave. Aos poucos vão descobrindo mais a função de cada um desses objetos, que por sua vez os levarão a mais objetos, assim como a de seu proprietário, e como tudo se interliga.

Tudo isso te intriga do começo ao fim. É realmente uma aventura trilhar esse caminho com os meninos e descobrir aos poucos esse mistério. Achei sensacional como tudo não só se encaixou no fim, como vai muito além dessa questão de somente descobrir qual é a da bolsa. O próprio título não é somente sobre o lixão na qual esses meninos vivem, é sobre como eles são vistos pela sociedade também.

Apesar de se passar num lugar fictício, o próprio autor diz em seus agradecimentos que a inspiração foi Manila nas Filipinas, por ter morado lá em um determinado momento de sua vida como professor. Mas sabe aqueles livros que a gente precisa se transportar para um outro lugar e entender melhor a diferença cultural para captar a história? Aqui isso não acontece. Eu li esse livro como se fosse ambientada aqui no Brasil mesmo, tamanha a semelhança. Todas as questões de corrupção, pobreza, desigualdade social, injustiça são tão presentes na nossa realidade que nem precisa fazer muito esforço para tentar entender o que seriam essas coisas. Triste, né?

Lígia Costa 19/01/2017

Surpreendente.
História dinâmica. Ótimo livro para se presentear alguém. Dica da Isa, do Lidolendo

site: https://www.youtube.com/watch?v=b8Nt1st8Jsk

Ana Ponce 03/01/2017

Trash
Tudo bem com vocês??? O post de hoje será sobre o livro Trash de Andy Mulligan. O livro foi publicado em 2010.
O que é mais interessante nessa história é o fato de uma obra voltada para o público infanto-juvenil abordar temas como corrupção na policia e na política, a vida no lixão, de uma forma envolvente e com uma narrativa de fácil leitura e compreensão.
O país onde a obra se passa não é especificado, o que facilita muito a empatia com os personagens, e a identificação com as situações por eles relatadas.
A narrativa dos capítulos é intercalada entre os personagens principais: Raphael, Gardo e Rato, além de outros personagens que participaram da trama. Com uma fonte diferente para cada narrador.
Capa da edição da Cosac é muito bonita, e a diagramação é bem confortável a leitura.

Fica recomendada a leitura. Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

site: viajandocompapeletinta.blogspot.com

Luiza 02/09/2016

mostra as dificuldades da miséria

Lia @liaolivro 16/05/2016

Meninos pobres em busca de ouro
Rafael e Gardo são dois meninos de 14 anos que moram um lixão e encontram uma bolsa com algumas pistas que eles ainda não sabem para quê exatamente. Tem corrupção de políticos, de polícia, roubo de grande quantidade de dinheiro, códigos em bilhetes... Cada um conta sua parte da história! Esses meninos passam o livro correndo, deixa a gente até cansado!

site: https://youtu.be/QjFazFoQ474

The 06/03/2016

A chave da oportunidade
Trash é uma historia que poderia perfeitamente se passar no Brasil e em outros muitos países da América Latina, tanto que inspirou o filme rodado em território nacional de mesmo nome.
Basicamente a história trata de três garotos que vivem num lixão chamado Behala e sobrevivem remexendo nos detritos , vendendo os recicláveis que encontram, no entanto, a dupla Garo e Raphael acham uma bolsa com dinheiro e uma chave que será a entrada para aventuras e a oportunidade da vida sonhada longe da miséria, junto a eles está Rato (Jun-Jun) que os ajuda.
A polícia está atras do conteúdo da carteira encontrada por Raphael que pode ser a pista para o paradeiro de um dinheiro roubado de um vice-presidente extremamente corrupto.
As críticas e a mistura de referencias de diversos países é extremamente rica e faz-nos refletir com pesar em quantas nações esses cenários realmente existem.
Muito bem construída e em uma edição impecável da Cosac Naify este livro é uma leitura fluída que prenderá seu interesse do início ao fim.
O livro tem muitas lições que poderão abrir seu olhar para ver além do senso comum.
Recomendo.

Amanda 20/01/2016

Está consumado.
Resumidamente o livro conta a histórias de três garotos extraordinários que passam suas vidas no lixão de Behala. Com o aparecimento de uma bolsa e um certo dinheiro, a vida de Raphael, Gardo e Rato viram de cabeça para baixo.
O enredo do livro segue os garotos tentando decifrar o mistério da tal bolsa e tentando despistar os policiais. O livro é rápido, muito bem escrito e de uma linguagem simples. Os personagens são encantadores e acho que vale a leitura.
"Aprendi mais do que seria possível aprender em qualquer faculdade. Aprendi que o mundo gira em torno do dinheiro. Há valores, virtudes e morais; há relacionamentos, confiança e amor - tudo isso importa. No entanto, o dinheiro é mais importante, e pinga o tempo todo, como se fosse água. Alguns bebem muito dessa água; outros passam sede. Sem dinheiro você encolhe e morre."
PS: A edição do livro é ótima! A capa é linda, a diagramação é boa e o livro é todo caprichado.

Raquel Soares 10/01/2016

Trash
Vamos começar pela Produção gráfica e editorial... Impresso em papel pólen soft 70 g/m2. Cada personagem da história recebeu um tipografia de acordo com suas características e importância dentro da história. As famílias tipográficas utilizadas foram: Amplitude, Apercu, Celeste, Eames, Jenson, Knockout, Le monde, Leitura, Maiola, Mercury, Mrs eaves, Neutra, Nu swift, Publico, Slate, Trade Gothic e Whitman. Muito bem diagramado (espaçamento entre linhas, tipografia, índice, fotos, etc..)
Vamos a história a lá Robin Hood...
O livro contará a historia de Raphael, Gardo e Jun-jun. Três garotos que trabalham no lixão de Behala. Até que um dia um deles encontra uma bolsa que pertenceu a José Angélico. Nela continha uma carteira com documentos, fotos, um mapa, chave e dinheiro. O garoto decide dividir este dinheiro com seu parceiro. Intrigado com o mapa e a chave, ele decide esconder quando de repente a polícia chega no lixão de Behala e aborda os garotos que ali trabalham perguntando se haviam encontrado a tal bolsa e quem a encontrasse receberia uma recompensa. Intrigados com o interesse da polícia em querer localizar a bolsa, os três embarcam numa aventura para desvendar o mistério. Mistério este que irá mudar a vida dos garotos pra sempre, pois eles descobrirão que este mapa e chave há o caminho para localizar a quantia de 10 milhões de dólares. Para isto, os garotos contam com a colaboração de outros personagens (José Angélico, Padre Juilliard, Grace, Olívia Weston, Gabriel Olondriz, Frederico Gonz e Pia Dante).

Jhoni 19/07/2015

O livro nos mostra uma realidade presente e muito próxima de nós, na qual não voltamos os nossos olhos para muitas destas questões. E não digo isso pautando apenas, a falta de saneamento em regiões mais humildes, a fome e a miséria. Questões mesmo de caráter daqueles que tem o poder nas mãos.
A trama gira em torno de 3 garotos que moram no lixão de um país subdesenvolvido, na qual um dia, um dos garotos encontra uma maleta cujo a policia está atrás pagando uma quantia para quem entregar essa maleta (bolsa) a eles.
Com tudo a trama gira em torno disso, dos três meninos em busca de pistas, onde irão enfrentar muitas aventuras, na qual cria um certo incomodo no leitor, fazendo-o refletir sobre a sua zona de conforte e a sua posição no mundo.
É um livro bem curto, leitura ágil onde os personagens permeiam por diversos locais, fora do lixão, história recheada de criticas sobre a sociedade em que vivemos.
Vale muito a pena ser lido.

Rafa 05/07/2015

Esse é um caso daquelas pequenas maravilhas que encontramos por acaso, no mundo da literatura. Eu assisti à resenha da Isa do LidoLendo sobre este livro e comprei em uma promoção.

O que me chamou atenção primeiro foi a capa maravilhosa. Representando o título, a capa parece trash, toda suja.

Com múltiplos narradores, aos poucos nós vamos conhecendo a história de Raphael, Gardo e Rato, mas também a história de Behala e de seus moradores. Os meninos são catadores de lixo, trabalhando de sol a sol, morando no lixão e sendo tratados como lixo.

Um dia, policiais aparecem em Behala, procurando uma pequena carteira que tinha sido trazida no lixo de ontem, prometendo recompensas para quem encontrar. Claro que Raphael já tinha encontrado.

O livro se desenvolve quase que como uma caça ao tesouro, ainda mais tendo como protagonistas meninos adolescentes. Dentro da carteira, eles encontram dinheiro, uma identidade e uma carta. Curiosos com a identidade, eles vão tentar descobrir o que este homem fez e porque essa carteira é tão importante para a polícia.

O mistério em si é bem intrigante, deixa o leitor curioso e encontra um final. Mas o mais interessante é o quanto o envolvimento com os personagens se desenvolve rápido e profundamente. O tom dos personagens passa, também, para o leitor.

Como meninos curiosos, eles tratam tudo como um mistério, com muita intriga. E, por vezes, acabam encontrando violência, como era esperado já que eles são do lixão, mas o otimismo e a curiosidade se impõem. Dão ao livro um tom feliz, embora com cenas violentas e tristes.

O mistério acaba levando os personagens a se afundarem cada vez mais, levando junto consigo várias pessoas. Envolvendo políticos, envolvendo polícia, envolvendo vingança, envolvendo um padre e até mesmo uma professora.

Eu gostei muito dessa leitura e gostei mais ainda de saber que em breve será lançado um outro livro deste autor aqui no BR. Adorei conhecer esses personagens e os sentimentos que eles me trouxeram. Um ótimo livro!

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com