A Costureira

A Costureira Kate Alcott

Resenhas - A Costureira

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Janaina.Granado 18/01/2024

Esse livro já estava na minha lista desde o lançamento, aí esse ano vi no aplicativo de audiobook e resolvi arriscar, foi uma grata surpresa conhecer uma história que tem como pano de fundo uma história real e triste, muitos fatos narrados na história são reais, outros ficção, vale muito a pena conhecer essa história, eu super recomendo.

Clara624 14/01/2024

Fascinante
Eu simplesmente amei! Sempre tive curiosidade de saber mais sobre a verdadeira história do Titanic e esse livro (por mais que não seja totalmente um não-ficção) esclareceu muitas das minhas dúvidas. Fiquei encantada pelo cenário e pelos personagens (por mais que sentir uma raivinha deles de vez em quando seja de lei né migos kkk). No final fiquei meio estressada achando que a autora iria finalizar de um jeito 'x' que não apetecia meu lado romântico, mas acabou dando tudo certo rsrs
Foi uma leitura meio lenta pra mim, mas isso não significa que não consegui me envolver.
Com certeza, recomendo!

Van 10/08/2023

A perspectiva eh que faz toda a diferença, um novo olhar que traz os desdobramentos da tragédia e como deve ter sido a vida dali em diante

alinicorrea 22/04/2023

Leitura leve
Apesar de toda a tragédia do Titanic, a história é leve e sem muitas reviravoltas. A personagem Tess me encantou por sua coragem, ética e determinação.
É um livro prazeroso de se ler.

Nat Nat 27/04/2022

A costureira
Tess não queria mais levar a vida miserável que tinha, lavando banheiros, tomando bronca e ainda aguentando as mãos bobas do filho de sua patroa. Tess queria mais. Queria os holofotes, uma vida boa, ela sabia costurar e queria ser estilista!

É com esse pensamento que ela vai até o Titanic atrás de uma oportunidade, e por obra do destino consegue uma vaga de secretaria de um casal famoso, do qual, adivinhem só: a esposa do cara era uma estilista famosíssima.

Um iceberg durante a noite atinge o navio e ele afunda, são poucos os sobreviventes, entre eles: Tess, seus patrões e alguns amigos.

Quando chegam em terra firme é que o verdadeiro inferno começa.

Quem é o verdadeiro culpado, pq num bote que cabiam 50 pessoas, só tinham 12, sendo todas elas da primeira classe???

Perguntas e mais perguntas, quem está mentindo?

O livro é bom, mas é cansativo, acho que se perde muito em detalhes que não acrescentam muito a estória. Diferente do filme que é todo focado no romance do casal, aqui temos a parte burocrática investigativa e jornalistica. Um romance que mistura ficção com não ficção.

Ivanaria 09/03/2022

Titanic
Fala sobre uma empregada que está cansada de tal oficio. Ela quer viver de costura que é o grande amor dela e de sua mãe. Então uma estilista passa na cidade pegando gente para trabalhar para ela.
Mas ela não esperava que ia está no navio que ia fazer parte de um dos piores desastres do mundo.

alefszlm 28/01/2022

A costureira
numa vibe de narrativa de fatos com a licença literárica do ramonce. o esse livro equilibra acontecimentos com ficção.
refleto de personagens que se desafiam, se arriscam e se libertam e outros que nunca mudam.
Pra quem gosta de história e sempre se perguntou o que aconteceu no Titanic, Kate traz uma belíssima e bem elaborada resposta

Joyce 14/12/2021

Uau
Olha eu não sei oq estava esperando quando comecei a leitura, mas foi uma experiência única para mim. Eu vi o acidente do Titanic de outra forma, e ai, foi outro envolvimento. A cena do acidente me tirou várias lágrimas, tive até que parar de lavar vasilha e me mexer para ter a sensação de que não era eu a presa naquela situação. E depois, não houve heroísmos e etc, a gente vê as consequências sendo absorvidas de acordo com as perspectivas de cada um, e acho que nisso que ta a riqueza desse romance.

A forma como os relacionamentos se desenvolvem também, de início não gostei muito da protagonista pq eu, como costureira, queria muito a ?sorte de ser contratada pela melhor estilista do mundo?. Mas depois a gente vê que sorte sorte mesmo não tem nada, parece mais é castigo. E ela vai amadurecendo dentro dessas relações e realmente tem coragem de colocar seus valores em jogo e investir nas coisas que está aprendendo a acreditar. Bom também que no final, ela se escolhe, dentre tudo. Adorei a narração do audiolivro também, e amei a Pink, diga-se de passagem.

Não é o livro mais fantástico que já li, mas me envolveu muito e aprendi bastante sobre os contextos da época. Com certeza lembrarei dele por bastante tempo.

Inspirações Literárias 08/12/2021

Vale a leitura!
Uma história que se inspira no naufrágio do Titanic e nos leva a reflexão sobre as decisões durante a tragédia e as consequências para os sobreviventes.

Ana Luiza 10/11/2021

Uma história fascinante em torno de um grande desastre
Reler essa história me deu ideias que, na primeira leitura, tinham passado. Eu só lembrava da parte mais básica do livro: uma jovem querendo mudar de vida, disposta a tudo para ir para o outro lado do mundo dela e aturando uma "patroa" difícil.

Reler me mostrou a realidade dura, apesar dos floreios, que essa classe do proletariado vivia, sobre a pergunta que baseou toda a história da autora "por que não tinha mais pessoas no bote 1?" e mostrou uma sociedade que estava próxima a sofrer o declínio: a nobreza.

Fascinante e romântico, o fundo histórico foi bem pesquisado e admiro muito a forma fluída que a autora conseguiu recontar essa história. Não tão dramático como o filme do Titanic, porém apaixonante igual. Queria que mais livros dela tivessem sido traduzidos...

Hiana 15/10/2021

Esperava mais...
Pensei que o livro seria mais emocionante. Ele é bom, mas monótono e arrastado em certas ocasiões. Além disso, achei o desfecho insatisfatório em algumas questões.

Denise.Marreiros 01/10/2021

O que mais me chamou atenção foi que o romance é baseado em fatos reais, e não só o naufrágio mas os personagens e também o pós naufrágio. Foi interessante ver como tudo se seguiu após o desastre, como os ricos continuaram suas vidas e como as reais vítimas talvez nunca tenham tido justiça. É triste lembrar que aconteceu de verdade, que faz parte da nossa história, e que muitos morreram sem realmente entender as consequências de seus atos.

Ana Brison 13/08/2021

Titanic: vive mais aquele que pode mais.
O Titanic afundou e mesmo quem sobreviveu àquele naufrágio permanece preso ao episódio pelo resto de suas vidas.
A sobrevivência ao tráfico acidente esteve muito mais ligada à uma questão social do que sorte, a maioria dos sobreviventes pertenciam à classe A do navio.
Com a chegada dos sobreviventes à NY, um inquérito é aberto para que haja a discussão sobre as causas e também responsáveis pela tragédia.

Fernanda 03/08/2021

Resenha
A história de Tess me encantou!! Época onde as mulheres estavam recém começando a ter seu espaço, em que regras eram impostas de todos os lados, a aparência e o dinheiro já eram valorizados demais, tanto é que a construção do maior navio do mundo era a notícia que todos queriam saber. Interesses sobre as pessoas mais pobres, sobre como eram tratados os empregados da alta sociedade ninguém queria, luxo era o que importava.

O livro começa falando justamente no que ninguém se importava: a vida de uma simples empregada - Tess, empregada essa que teve a ousadia de largar tudo o que tinha (tão pouco) e se aventurar nas mãos do destino. Mesmo sem ter vaga garantida no maior navio do mundo ela correu atrás do que acreditava e caiu nas mãos de uma das mais famosas estilistas da época. Tudo no Titanic era lindo, tudo era sonho até que os sonhos de Tess foram interrompidos assim como de dezenas de pessoas que viajavam naquele navio, mas Tess ainda teve mais sorte: sobreviveu (mas em um bote salva-vidas diferente do da patroa e isso faz diferença na história).

Obviamente depois do resgate aos sobreviventes toda a imprenssa se virou para descobrir a verdade do que aconteceu e foi ai que uma reporter: Pinky que fica dividida em ser amiga de Tess ou somente a reporter que quer desmascarar a imagem da alta sociedade que não pensa nos menos favorecidos.

Paralelamente Tess também se vê dividida: em acreditar no que a patroa diz e no que umm...amigo...também sobrevivente conta sobre o que realmente aconteceu no bote salva-vidas que estava (o mesmo de lady Duff, patroa de Tess). Em quem confiar? E para piorar outro sobrevivente que também balançou o coração de Tess aparece.

E no meio à muitas investigações, romance, relações de amizade e de sobrevivência a história acontece. Aviso que grande parte do que esta escrito no livro são fatos reais que a autora usou para contar a história de Tess (no final do livro ela fala exatamente o que é real e o que ela acrescentou pitadas de ficção).

Um livro que eu li rapidamente pois não conseguia deixá-lo de lado, eu precisava saber o que tinha acontecido. O final foi lindo, apesar de eu ter desejado um pouco mais de emoção, mas ai fugiria demais da realidade. Livro lindo que recomendo e que dei 4 estrelas. Vale a pena conferir.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/search?q=a+costureira

Lavinia.Mari 18/04/2021

Podemos falar sobre Pinky??
Pinky com certeza absoluta é a minha personagem favorita da trama, apesar de ser secundária! Quanta sensibilidade, quanta coragem, e quanta independência em plena NY de 1912!

Quanto à história principal, eu gostei principalmente das questões que são levantadas sobre a questão humana, e a forma como é difícil (quase impossível) julgar a moral de alguém baseando-se em atos resultantes de uma situação de pânico e medo.

A escrita da autora é maravilhosa, com profundidade em todas as suas entrelinhas ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5