A Costureira

A Costureira Kate Alcott

Resenhas - A Costureira

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Virgílio César 14/10/2014

Excelente livro. Um drama que prende a atenção do início ao fim. Quem esperar por romance pode se decepcionar. A trama é mais focada nos acontecimentos e consequências na vida das pessoas que sobreviveram ao desastre do Titanic. Em nenhum momento a leitura fica pesada ou cansativa.

Nat Nat 27/04/2022

A costureira
Tess não queria mais levar a vida miserável que tinha, lavando banheiros, tomando bronca e ainda aguentando as mãos bobas do filho de sua patroa. Tess queria mais. Queria os holofotes, uma vida boa, ela sabia costurar e queria ser estilista!

É com esse pensamento que ela vai até o Titanic atrás de uma oportunidade, e por obra do destino consegue uma vaga de secretaria de um casal famoso, do qual, adivinhem só: a esposa do cara era uma estilista famosíssima.

Um iceberg durante a noite atinge o navio e ele afunda, são poucos os sobreviventes, entre eles: Tess, seus patrões e alguns amigos.

Quando chegam em terra firme é que o verdadeiro inferno começa.

Quem é o verdadeiro culpado, pq num bote que cabiam 50 pessoas, só tinham 12, sendo todas elas da primeira classe???

Perguntas e mais perguntas, quem está mentindo?

O livro é bom, mas é cansativo, acho que se perde muito em detalhes que não acrescentam muito a estória. Diferente do filme que é todo focado no romance do casal, aqui temos a parte burocrática investigativa e jornalistica. Um romance que mistura ficção com não ficção.

Van 10/08/2023

A perspectiva eh que faz toda a diferença, um novo olhar que traz os desdobramentos da tragédia e como deve ter sido a vida dali em diante

Fernanda 14/07/2018

Regular
Acredito que toda história que gire em torno do tão badalado Titanic seja no mínimo interessante, e com "A Costureira" não foi diferente. Tendo o desastre do naufrágio como pano de fundo, a trama se desenvolve em meio a trágicas revelações da fatídica noite do acidente, que passa a ser investigada enquanto os sobreviventes tentam retomar suas vidas em terra firme.
Revelações surpreendentes vêm a tona, e enquanto uns tentam fazer a justiça outros fazem de tudo para fugir dela.
A história tem um início empolgante, mas logo se torna maçante, a investigação faz muita ronda e acaba concluindo o que foi possível imaginar logo de início, ou seja, nenhuma surpresa... Depoimentos e mais depoimentos, revelações e mais revelações de algo que ficou explícito desde o início.

Os romances da personagem principal dão sono... Seria totalmente dispensável.

Por fim, o livro está repleto de erros de digitação e de tradução, o que desanima bastante a leitura.

Eu não recomendo, nem para os maiores fãs do Titanic, pois a saga ambientada no navio é curta, o naufrágio ocorre logo no início do livro.

Camille 29/04/2013

A Costureira já tinha me despertado o interesse quando soube da história: será que seria possível não se apaixonar por um livro cujo background é nada menos que o Titanic? Quem se interessa um pouco além da história de Jack e Rose (que não, não estão no livro), e pensa em todo glamour da época, tudo que o navio significava e tudo que a tragédia dele gerou, com certeza vai se apaixonar pela história de Tess.

Tess Collins é uma empregada que carregava desde cedo o sonho de ser costureira. Sempre às ordens da classe A britânica, ela, em um impulso repleto de coragem, quebra o vínculo com a senhora que a emprega para partir junto ao navio mais falado de todos os tempos. O Titanic rumava para a terra das oportunidades: os Estados Unidos de Henry Ford e do movimento feminista.

Por um golpe de sorte, ela se vê encarando a admirável Lucile Duff Gordon, uma estilista extremamente conhecida – e valorizada – por seus vestidos incríveis com nomes estranhos e poéticos. Quando nota, já está falando diretamente com lady Duff Gordon, citando todas as qualidades que a tornam a pessoa certa para o emprego. Após observar um pequeno trabalho de Tess, Lucy se vê aceitando que a menina seja sua empregada.

Todavia os planos vão além de servir chás ou cafés, a jovem tem talento para desenhar (atenção pela preferência da palavra) roupas, e quem melhor que a conhecida e inabalável Lucile para ser sua mentora? O que nenhuma das duas esperavam, entretanto, é que quatro dias após zarpar, exatamente dia 14 de abril de 1912, o Titanic fosse colidir com um iceberg.

“Havia testemunhas e contradições demais; aquilo a deixara irritada. Um curtidor de couro dissera que os tripulantes haviam atirado para cima para impedir que os homens em pânico lotassem os botes, e um clérigo do Brooklyn insistira que houve completo decoro no navio, que não houve nenhum pânico.”
— Página 217

A viagem dos sonhos no navio que jamais afundaria encontra seu trágico fim, repleto de pessoas gritando em desespero, botes nem perto de serem suficientes para salvar todas as pessoas e o puro medo, envolto numa música às vezes animada tocada por homens que conheciam, e talvez até aceitassem, seu fim. Uma mistura de silêncio e barulho tornam a noite de mar calmo muito mais sombria, os gritos congelando e sendo levados para o fundo as águas. Crianças, homens, mulheres, esperanças, histórias, vidas sendo levadas para sempre.

A situação nunca é ruim o suficiente: o inquérito aberto nos EUA leva Lucile ao desgaste extremo, com uma provável decadência em suas mãos devido ao ocorrido no bote número um. Tess é fiel, mas quer saber em quem acreditar quando as versões colidem, o medo e o desespero se transformam em mentiras. O que de fato aconteceu no bote número um? O que levou o Titanic a afundar? Por que não haviam botes suficientes? Por que apenas um bote voltou para buscar sobreviventes? Quem eram os meninos salvos? Quem é Jim e Jack, e o que eles significam verdadeiramente para Tess?

“- Tess, tem tanta coisa que quero lhe dizer. – Ele falava depressa de novo. – A única coisa em que tenho pensado há dias é em construir uma vida nova neste país com você.”
— Página 281

Kate Alcott, pseudônimo da jornalista Patricia O’Brien, nos leva a 1912 para viver de perto a glória e a decadência das classes rígidas britânicas ao entrarem em contato com a liberdade estadunidense, o inquérito que se seguiu ao naufrágio mais comentado ha história. É impossível não se emocionar com os acontecimentos tanto quanto é impossível largar o livro quando se começa a ler.

A Costureira é daqueles livros que não sentimos as páginas passarem, abrimos na página 10 e logo estamos na 50, tão envolvidos que queremos ler o dobro disso antes de fazer qualquer coisa. Os personagens tão bem caracterizados são desenvolvidos a ponto de entendermos que não há ninguém exatamente bom ou mal, que a situação forma a pessoa, moldando-a sem que ela tenha tempo de pensar se seria ético ou não, certo ou errado, crime ou apenas desespero.

Quais pessoas podemos chamar realmente de heróis? Não só no livro, mas na vida em geral. As situações extremamente humanas nos mostram a reação de cada um, e o poder de julgamento duvidoso de quem não estava vivendo aquele momento. E como estas pessoas vão decidir o destino de inúmeras outras.

É incrível como Kate consegue explorar o clima extremamente tenso e, ainda assim, envolver o amor de forma tão inocente e carinhosa. Com tais características, qualquer erro – porque, sim, há alguns erros de digitação e, aos olhos mais atentos, até uma ou outra frase meio destoante para a época – passa a não ter tanto valor, se é que diante disso tudo podemos dizer que eles têm algum valor. Vale a pena ter na estante, reler em algum momento, pelas reflexões com as quais nos deparamos nas entrelinhas.

Shirlei 10/08/2020

Um livro que mostra como poderia ter sido o recomeço de alguns dos sobreviventes do naufragio do titanic. Uma historia linda. Leitura rápida. Recomebdo.

Denise.Marreiros 01/10/2021

O que mais me chamou atenção foi que o romance é baseado em fatos reais, e não só o naufrágio mas os personagens e também o pós naufrágio. Foi interessante ver como tudo se seguiu após o desastre, como os ricos continuaram suas vidas e como as reais vítimas talvez nunca tenham tido justiça. É triste lembrar que aconteceu de verdade, que faz parte da nossa história, e que muitos morreram sem realmente entender as consequências de seus atos.

Janaina.Granado 18/01/2024

Esse livro já estava na minha lista desde o lançamento, aí esse ano vi no aplicativo de audiobook e resolvi arriscar, foi uma grata surpresa conhecer uma história que tem como pano de fundo uma história real e triste, muitos fatos narrados na história são reais, outros ficção, vale muito a pena conhecer essa história, eu super recomendo.

alefszlm 28/01/2022

A costureira
numa vibe de narrativa de fatos com a licença literárica do ramonce. o esse livro equilibra acontecimentos com ficção.
refleto de personagens que se desafiam, se arriscam e se libertam e outros que nunca mudam.
Pra quem gosta de história e sempre se perguntou o que aconteceu no Titanic, Kate traz uma belíssima e bem elaborada resposta

Thais 01/05/2013

Como não seria possível eu me apaixonar por um romance ambientado no começo do século XX e que tem como plano de fundo o grande desastre do Titanic?

Tess é uma jovem de classe baixa, muito talentosa, que sempre sonhou em ser costureira. Muito ambiciosa e cheia de coragem, ela decidi abandonar seu emprego de arrumadeira na Inglaterra e partir rumo a um futuro promissor. Nesse mesmo instante o Titanic está preste a zarpar para Nova York, e em um golpe - aparentemente - de sorte, Tess é contratada por Lucile Duff Gordon, para embarcarem juntas e passar a ser sua nova secretaria. Lady Duff, nada mais é do que uma importante e famosa estilista, tudo o que Tess sonha em ser.

Encantada com todo o luxo e as oportunidades ofertadas pelo Titanic, Tess acaba conhecendo Jack Bremerton, um rico empresário americano, que se vê diante de seu segundo divorcio, e que fica totalmente encantado com sua maneira de ser. Outro homem que acaba enfeitiçado por Tess é Jim, um dos marinheiros que faz parte da tripulação. Mas para ela o que mais importa naquele momento, é poder trabalhar com Lady Duff, te-la como sua mentora, e quem sabe um dia não ter mais que arrumar camas e servir o chá. Isso até o navio colidir com um iceberg e mudar o destino de 2.223 pessoas.

Trecho do Livro: 'O navio, proa para baixo, estava lentamente afundando na água. As pessoas começaram a cair dos deques como bonecos quebrados, debatendo-se, em cambalhotas, no mar. Ouvi-se um enorme estouro ... e então o Titanic desapareceu, sugado em uma única onda gigantesca, levando consigo toda luz, deixando os sobreviventes em total escuridão, só aliviada pelo brilho das estrelas.' - Pagina 64

Continue lendo: http://amigadaleitora.blogspot.com.br/2013/04/resenha-costureira-geracaobooks.html

Fulana Leitora 22/04/2013

Resenha feita por Kezia Martins para o blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2013/04/resenha-costureira-kate-alcott.html
A Costureira chega com toda a pompa retratando um dos cenários mais conhecidos do cinema, o Titanic, e não decepciona. O sucesso da história se dá à despretensão, ousadia e veracidade de Kate Alcott, ao retratar, de uma forma totalmente diferente da que conhecemos, tal história célebre. Saímos da romântica e dramática história de Rose e Jack para conhecer uma jovem audaciosa e seu sonho.

Tess Collins, uma jovem empregada ambiciosa e determinada, cansada de ser sujeitada e humilhada por sua posição, decide largar tudo e correr atrás de seu sonho, se tornar uma grande estilista. Tess parte rumo ao Titanic na esperança de um futuro melhor nos EUA, ela consegue embarcar graças à lady Duff Gordon, uma famosa estilista e objeto de sua admiração, que a contrata como empregada pessoal. Mas o que Tess realmente quer não é carregar bandejas e xícaras de chá, ela quer sua chance de mostrar o que ela pode ser, uma estilista de sucesso tal lady Duff. O que Tess não esperava era que seu futuro estava prestes a afundar, literalmente.

A vida de Tess muda assustadoramente; não só por ser uma das sobreviventes de um dos maiores desastres já visto, mas por todos os escândalos, mentiras e conflitos que permeiam a vida de Lady Duff. Tess idolatrava Lady Duff com tal reverência, imaginando sua vida como um sonho perfeito, mas o que ela não imaginava era que, por trás dessa ilusão, só existia ganância, mesquinharia, e pessoas que se preocupam apenas consigo mesmas e que fariam qualquer coisa para manter as aparências. E Tess não poderia se imaginar em meio a tantos conflitos. Sua lealdade deveria ser à Lady Duff, que poderia lhe ensinar tudo o que sempre quis, ou à verdade? Seu amor deveria ser ao poderoso homem que lhe fez juras e a promessa de abrir todas as portas para seu futuro, ou ao simples marinheiro que só poderia lhe prometer seu amor?

Eu não poderia deixar de dizer: "Eu amo os personagens secundários." Lucile, irmã de Lady Duff, é puro egocentrismo, e, por baixo dele, existe uma camada de bondade e amor pela irmã. Pinky é, de longe, a minha personagem favorita. Uma jornalista que não tem medo de dar a cara a tapa e não se deixa oprimir por ninguém; mesmo naquela época quando era tão difícil para as mulheres serem respeitadas, ainda mais fazendo um trabalho 'de homem'. Cada personagem contribuiu para a construção dessa bela história.

A diagramação do livro é impecável, um trabalho muito delicado, tal as rendas e tecidos tão bem retratados nessa história. A capa retrata com exatidão toda a pompa, audácia e elegância que o livro transmite, deixando o leitor ainda mais conectado com a história.
Ultimamente eu tenho visto que a maioria dos livros são séries ou trilogias, e sempre reclamo desse fato. Mas, no caso desse livro, eu adoraria que tivesse uma continuação *-*

Glaucia 17/04/2013

A Costureira - Kate Alcott
Inicialmente, eu pensei que esse fosse mais um livro nos contando sobre o naufrágio do Titanic. Que bom que me enganei.

Nele, conhecemos a história de Tess Collins, uma jovem mulher que sonha em ser estilista. Ela sempre trabalhou como empregada, mas não aguentava mais essa vida, e num golpe de sorte, foi contratada pela estilista lady Duff Gordon, que estava prestes a embarcar no Titanic.

A partir desse momento, a vida de Tess mudará drasticamente. Não só por ter sido uma das sobreviventes do maior naufrágio já visto, mas pelos escândalos que sucederão após essa tragédia na vida da patroa que ela tanto idolatra.

Para Tess, a vida de lady Duff é um sonho: luxo, jóias, fama. Mas e quando ela descobre que por traz dessa riqueza, existem pessoas tão egoístas, mesquinhas e que só pensam em seu próprio conforto, mesmo que para isso tenham de passar por cima de tudo e de todos?

Sempre tive a curiosidade de saber, e o que aconteceu depois do naufrágio? Como o governo lidou com esse acidente e quem foram os culpados? Na história de Kate, ela buscou unir o mundo real com o fictício, através de pesquisas feitas nos jornais e documentos da época, justamente sanando algumas dessas perguntas que eu sempre fazia.

Por fim, parabéns para quem fez a parte do projeto gráfico. O livro até merecia cinco estrelas, se não fossem alguns (vários) erros na edição do texto, que por vezes me confundiram um pouco.

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Nathalia 24/02/2015

A Costureira
O que me atraiu a ler esse livro, obvio, é o fato de se tratar sobre o R.M.S Titanic, e eu, apaixonada por tudo que se refere ao "Navio Dos Sonhos" , comecei essa leitura pronta pra adorar, e não deu outra.
O livro conta a história de Tess Colins, uma moça sonhadora que desejava ser mais que um empregada. Ela queria se dedicar a sua amada relação com a costura, o que a levou a largar tudo onde morava e embarcar no Titanic com destino a Nova York. O que vem a seguir é a tragédia que todos conhecem, e o que me fez não conseguir largar a história é que eu necessitava saber mais sobre o naufrágio e com o inquérito descrito no livro, soube de outras coisas. A base da história é real, os depoimentos foram baseados da transcrição do inquérito realizado após o naufrago do Titanic pelo Senado norte-americano.
Além de Tess, há outros personagens que é indispensável a menção, como sua mentora Lady Lucile Duff Gordon(que está enrolada na história até o pescoço), Pinky(jornalista do New York Times), Jack Bremerton( um bom homem e um bom pretende) e claro meu favorito Jim Bonney( sem comentárioskkkk).Há muitos outros personagens importantes na história mas só citei esses, que a história passa muitas vezes pelos "olhos" deles, sim o livro é em terceira pessoa que nos dá uma visão geral e melhor sobre os acontecimentos, depois, trata bastante sobre seguir em frente, caminhos a escolher, com quem ficar, os temores dos personagens.
Há um pequeno "MAS" que acrescento, sobre a revisão que não é perfeita, passou muita coisa sem o devido cuidado mas, que relevando isso a história volta a fluir naturalmente, e com certeza recomendo esse livro pra todos.

Hiana 15/10/2021

Esperava mais...
Pensei que o livro seria mais emocionante. Ele é bom, mas monótono e arrastado em certas ocasiões. Além disso, achei o desfecho insatisfatório em algumas questões.

1 | 2 | 3 | 4 | 5