A Fazenda dos Animais

A Fazenda dos Animais George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


16374 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ranielly.Thaisy 23/04/2024

Leitura essencial
Várias pessoas já tinha me recomendado, mas sempre fico em ressaca quando leio algo que me deixa reflexiva. Vale muito a pena a leitura, e indico ele pra quem tá iniciando em livros mais sérios, principalmente por ser um livro mais curto, direto e com fácil entendimento?
comentários(0)comente



ðð®ð® 22/04/2024

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim".
O livro realmente mexeu MTO cmg, é impressionante as mensagens q estão "escondidas" no livro. A fábula é uma crítica à revolução Russa, na onde se trata de um governo autoritário segundo a visão de Orwell. Existem críticas no livro q são BEM presentes ao nosso cotidiano, q é bem hierárquico inclusive. Enfim. Livro nota 10/10, recomendo mto, e eu diria q ele foi um dos melhores livros q já li!
comentários(0)comente



Tamara Cinthya 22/04/2024

Livro atemporal
Esse livro aborda de forma alegórica o modelo soviético do Stalin, apresentando perfeitamente a construção de uma tirania! Quais são os perigos de um governo que trabalha para si mesmo usando discursos publicitários em prol de igualdade, em conjunto da passividade de uma população com pouca escolaridade que tem esperança que aquele regime totalitário irá tirar eles da miséria? Eu já tinha lido esse livro na adolescência mas não me recordava de muita coisa, foi muito boa a releitura.

"O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais. Põe-nos a trabalhar, dá-nos de volta o mínimo para evitar a inanição e fica com o restante.?
dosedekah 23/04/2024minha estante
Muito culta




Luh 22/04/2024

Amei
Impressionante. Como mostra desde o início da revolução como sendo necessário e importante e dando certo, até que aos poucos consome e se distorce.
comentários(0)comente



NathAlia1007 22/04/2024

Excelente
A Revolução dos bichos é uma sátira ao socialismo de Stalin contado através da história da tomada de poder por parte dos bichos da Granja do Solar, insatisfeitos com a tirania dos humanos, mas que no fim acabam igualmente corrompidos pela mesma tirania.
É incrível como o autor consegue tratar um tema dessa magnitude com tanta leveza, quase como se fosse uma história infantil daquelas que se conta na hora de dormir.
Leitura curta, fluída, de fácil compreensão, todos deveriam ler!
comentários(0)comente



Little Sthar 22/04/2024

Stalin e Trotsky
Acho incrível como o autor consegue fazer uma sátira ao Stalin e a Trótski em uma fantasia com animais.
Se vc não conhece muito bem sobre a Revolução Russa e algumas pessoas que fizeram parte da União Soviética, claramente vc irá entender com essa história exatamente oq aconteceu, não posso falar muita coisa do livro pq simplismente qualquer coisa que eu falar seria spoiler.
Basicamente a história de passa em uma fazenda, onde todos os animais tem suas funções de trabalho, até que acontece uma coisa e eles elegem um animal para cuidar da fazenda toda, só que assim... Isso vai para um lado muito errado, tipo coisa de trabalho escravo e se sentir um melhor que o outro. É, o negócio fica doido no final.
comentários(0)comente



sasa.greenbiar 22/04/2024

Até onde pode chegar a maldade e a hipocrisia?!
Simplesmente sensacional, é livro tão fácil de ler com a narração feita como se estivesse ouvindo uma história antes de dormir. E isso me deixa ainda mais impressionada do quão profundo é.
Dentre tantas críticas que esse livro expõe direta e indiretamente, as que mais me tocaram foram a até onde pode chegar a hipocrisia e as consequências da passividade social.
Esse conformismo de nunca reclamar, nunca criticar e tanto criar, quanto acreditar em justificativas mirabolantes e sem sentido para as maldades daqueles no poder é o que torna a nossa sociedade doente. No fim, somos nós que damos poder aos tiranos e aos hipócritas incuráveis. Seguimos uma ?esperança cega? - fato esse que fica literalmente bem explícito ao final do livro com uma personagem.
Esse é um livro que mesmo com spoilers, e ainda que você saiba de toda a história, você se surpreende e se choca, porque o George conseguiu explorar o extremo da essência humana obscura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Henrique.Erico 21/04/2024

O perigo da tirania
"A Revolução dos Bichos" é uma obra-prima literária escrita por George Orwell, que apresenta uma narrativa alegórica sobre a Revolução Russa e seus desdobramentos políticos. O enredo se desenrola em uma fazenda onde os animais, cansados dos maus-tratos e da opressão dos humanos, se rebelam e tomam o controle. No entanto, essa revolução gradualmente se transforma em uma ditadura liderada pelos porcos, que começam a se comportar de maneira semelhante aos humanos que outrora condenavam. Através de personagens animais antropomorfizados, Orwell oferece uma crítica poderosa aos regimes totalitários e à corrupção do poder. A escrita é afiada e provocativa, deixando uma impressão duradoura sobre questões de justiça, igualdade e o perigo da tirania.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda.Lunardi 21/04/2024

Um dos melhores livros que já li, leitura muito fluída e fácil de compreender. Li em literalmente dois dias!
Uma sátira ao stalinismo/socialismo de Stalin que acaba batendo de frente com o capitalismo e qualquer sistema governamental que tenha como modelo uma figura autoritária governando.
Assim como meu professor de história dizia, eu também afirmo, um livro essencial para que a sociedade evolua.
A compreensão é tão simples que uma criança poderia ler esse livro (inclusive viram em minha estante e confundiram com livro infantil).
As ilustrações são lindas e extremamente bem feitas, facilitando ainda mais a leitura e compreensão.
A sátira e a critica foram adicionadas de forma muito sutil, porém extremamente clara.
Uma obra de arte!!
comentários(0)comente



Carol 21/04/2024

Classico
Uma literatura que todos precisam ler e retrata de forma bizarra a aceitação dos bichos a um regime autoritarista, com manipulação e violência implantado aos poucos pelos próprios animais para substituir os homens na fazenda. Acaba sendo uma crítica a forma como este tipo de regime manipula seus seguidores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rute.Lessa 20/04/2024

Bichos da Inglaterra
A Revolução dos Bichos, de Orwell, narra uma fábula poderosa sobre a revolta dos animais de uma fazenda contra seus opressores humanos, principalmente o dono da fazendo, o Jones. No enredo, Major, o porco mais velho, dita os primeiros ensinamentos do que seria o "Animalismo", após sua morte os porcos Napoleão e Bola de Neve lideram a rebelião e estabelecem um governo aparentemente igualitário, seguindo os ensinamentos deixados pelo Major formando então os 7 mandamentos.

"Os sete mandamentos
1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. O que andara sobre quatro pernas, ou tiver asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupa.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais (p. 25)."

No entanto, à medida que o tempo passa, os porcos consolidam seu poder, manipulando os outros animais e distorcendo os princípios originais da revolução, que com o passar da narrativa vão se alterando para privilegiar os mais "inteligentes".
A história serve como uma analogia à manipulação do poder, corrupção e opressão na sociedade humana, destacando questões de desigualdade, manipulação de informações e memória coletiva.

Apresenta uma poderosa analogia com a Revolução Russa e reflete questões relevantes para a realidade atual. Na obra, a revolta dos animais contra seus opressores humanos espelha os eventos da Revolução Russa de 1917, onde o povo se levantou contra a monarquia czarista. Os porcos representam os líderes revolucionários, como Lenin e Stalin, que inicialmente prometiam igualdade e liberdade, mas acabam consolidando seu próprio poder e estabelecendo um regime autoritário. Essa analogia ressalta a tendência dos movimentos revolucionários de serem associados por líderes autoritários, resultando em regimes que se afastam dos ideais originais de igualdade e justiça.

Além disso, a manipulação de informações pelos porcos na fazenda reflete a manipulação da verdade na política e na mídia na sociedade contemporânea. Assim como os porcos alteram os mandamentos originais da revolução para justificar suas ações, líderes políticos e instituições muitas vezes distorcem fatos e dados para servir a seus próprios interesses, minando a confiança pública e perpetuando desigualdades. Essa analogia nos alerta sobre os perigos da manipulação da verdade e a importância de um pensamento crítico e vigilância cidadã na defesa da democracia e dos direitos humanos.

Um livro incrível que me colocou em questionamento durante semanas, acho que seria isso a chamada ressaca literária. Conforme alguns mandamentos iam sendo alterados eu ficava incrédula com a "servegonhisse" dos porcos camaradas, a falta de memória dos demais animais que são representados por classes sociais diferentes, a percepção, ou falta dela, dos animais em relação à inteligência e manipulação quando queriam sair de uma escravidão e acabam aceitando uma nova e mais impiedosa nas mãos de seus semelhantes.
Finalizo com o último mandamento, que era esperado, mas que xinguei muito desde que duas patas começou a ser bom: "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros" (p. 106).
comentários(0)comente



16374 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR