A revolução dos bichos

A revolução dos bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

oMatheus13_ 04/06/2024

Não sei q título eu coloco
Tive muitas recomendações do livro e já tendo lido o livro "1984" do mesmo autor, eu achei um pouco fraco. Claro que teve cenas fortes, mas com animais passam a ser menos impactantes, pq já sabemos que é assim na cadeia alimentar.
Exemplo de um leão atacando uma zebra. Não sentimos muito pq sabemos que é assim que acontece.

Mas mesmo assim, se lermos o livro substituindo os animais por humanos, ou quem teve um apego muito grande aos animais (o que acho que não foi possível, porque o livro é muito curto, não deu tempo de se apegar aos personagens e sentir o que eles sentem), vai achar as cenas do massacre bem forte.

Li o livro com expectativas muito altas, justamente pelas recomendações e pela ansiedade de ler o livro. Por isso não achei tão bom quanto as pessoas me falavam que era.

Percebi uma coisa muito interessante sobre a assinatura do autor nos livros dele, o simples fato de os personagens de chamarem de "camaradas" tanto em "1984", quanto em "A Revolução dos Bichos". Um detalhe que eu achei bem interessante sobre o autor e as obras dele.

Vi que diversas partes do livro são bem parecidos com algumas de "1984". Posso citar o exemplo de uma parte onde as ovelhas vão para um lugar reservado na fazenda e o Squaler, um dos porcos, ensina uma nova canção às ovelhas "Quatro pernas bom, duas melhor ainda", antes era "Quatro pernas bom, duas pernas ruim". E em "1984", O'Brien, fez quase a mesma coisa com o Winston, como uma lavagem cerebral, pra mudar dos ideias do Winston.
Outra paridade que achei, foi a mudança dos 7 mandamentos, onde os porcos mudavam os mandamentos pelas noites e os animais como não sabem ler muito bem acreditavam nas mudanças achando que sempre foi assim e se esquecendo da lei original. E em "1984" o estado muda informações do passado, controlando o passado e no presente as pessoas achavam que estava no "lucro" sendo que o estado mudou as informações para menos que antes. Uma paridade muito perceptível se for ler os dois livros.

Enfim, lendo "A Revolução dos Bichos" antes de "1984", o leitor pode gostar mais do livro. Eu li "1984" primeiro, então não achei que A Revolução me surpreendeu quanto o "1984" que li primeiro.

Gostei do livro, pelo fato de ser bem parecido com o "1984", que gostei muito e tive uma surpresa maior com os plots... no fim posso recomendar este livro caso não tenha lido "1984". Ou não, você lê se quiser ;)

najudantas 04/06/2024

Foda
Li por causa da escola, me surpreendeu porque normalmente livros da escola são péssimos. O livro é muito bom mesmo, todas as críticas são ótimas

Realmente Orwell estava à frente do seu tempo viu

sophiasshelf 04/06/2024

Meu Deus, percebi tanta coisa associada a Revolução Russa, amo o jeito que simplifica sem retirar o peso desse processo/período histórico.

Emanuelle 03/06/2024

Peguei para ler em um impulso e acabei gostando mais do que esperava.
O fato desse livro ser comentado, fez com que a fábula se tornasse ainda mais interessante, pois permitiu entender melhor o contexto histórico!

Fe Miranda 03/06/2024

Interessante
É um livro que passa bem rápido tendo um desenvolvimento até corrido, sinto que é um livro que deve ter cativado bem mais na época que foi lançado até pela importância dele, pra quem curte história e política é excelente pois retrata históricamente oque rolava na época pós segunda guerra com a união soviética

Leko Mendes 03/06/2024

A partir do meio do livro, comecei a gostar.
Com o decorrer da história, começamos a comparar com fatos da realidade.
Como a falta de conhecimento e informação acabam nos levando ao simples senso comum, de aceitar certas coisas, simplesmente pelo que a sociedade impõe.

Re Nader 03/06/2024

Perfeito
Como pode uma crítica tão dura contra a sociedade ser tão incrivelmente bem escrita?
George Orwell consegue em seus livros descrever a realidade com uma maestria que é assustadora. É impossível não fazer correlações com o que estamos vivendo hoje e com tudo que nós vimos acontecer nos últimos anos.
Todos os personagens trazem características muito descritas e são extremamente bem trabalhados.
Deveria ser um livro no currículo de todas as escolas. Trabalhar com ele é um prato cheio!

Moon_154 03/06/2024

É um bom livro.
Achei a história boa, ele é um livro gostosinho de ler, ele é bom principalmente para quem quer usar em redações, tipo o Enem

Cams03 02/06/2024

Não consegui formar uma opinião sobre esse livro. O que posso dizer é que ele é simples, com uma mensagem direta. Achei o posfácio interessante para a contextualização. Foi o primeiro livro que li do autor. No entanto, não me empolguei muito e espero que os outros sejam melhores.

kettlem0 02/06/2024

"Se Os Animais Tivessem Uma Religião,o Homem Seria O Diabo."
Quando li esse livro essa frase teve mais sentido ainda.
Me senti uma hipócrita durante o livro todo, porque não somos tão bons como gostamos de pensar.

milena.2 02/06/2024

O livro é legal, gostei da crítica e do modo que o autor descreve os personagens. Apenas achei a leitura um pouco cansativo, tirando isso, o livro é bom.

Lala Clement 02/06/2024

O livro é muito bom, gera muitas reflexões e chega ser até assustador como um livro que foi escrito em 1945 é tão atual e descreve tão bem a sociedade, os governantes, toda a estrutura em que vivemos.
Fiquei querendo saber como já se passaram quase 80 anos, o mundo evoluiu, mas mesmo assim continuamos a viver igual.

Lucas.Honireves 02/06/2024

A Revolução dos Bichos
No livro nos é apresentada uma revolução em cima da forma como são tratados pelos humanos, então eles fazem essa revolução para serem livres e assim viver de uma forma melhor.
Os porcos (sendo os mais inteligentes) logo assumem um lugar de superioridade acima dos demais animais, em consenso eles escrevem 7 mandamentos e está tudo indo perfeito.
No final percebemos que apesar de terem feito toda a revolução, não mudou muito coisa, pois continuaram sendo "governados" mas agora por porcos, e que apesar de serem animais, estavam com comportamento igual ou pior que os humanos. Passaram por cima dos mandamentos (que posteriormente, não haveriam mais mandamentos) e começaram a agir como humanos, que no final é descrito que olhavam para os porcos e para os humanos e já não conseguiam diferenciar quem era o quê.