A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Thaysa41 14/05/2024

"Alguns animais são mais iguais que os outros"
O que falar desse clássico?! É um livro que te faz refletir, muitas vezes te deixa com raiva e te faz sofrer, mesmo sendo uma fábula com a narrativa "leve".
Como leitores ficamos pasmos e indignados com a forma que os animais se acostumam tão facilmente com a escalada da exploração e dos maus tratos
Mas ai entendemos que é exatamente assim que acontece no nosso mundo e essa realização é o que quebra nossa alma ao ler esse livro.

Beatriz.Mitsuiki 13/05/2024

Retrata de uma forma simples e completa a revolução russa, mostrando o autoritarismo. Deveria ser leitura obrigatória para quem está estudando revolução russa. Incrível.

carina 13/05/2024

... alguns bichos são mais iguais que outros
Eu gosto de livros que me fazem pensar e esse simplesmente alugou um tríplex na minha cabeça. George Orwell foi muito sábio quando escreveu essa fábula, usando animais para retratar a revolução russa e tudo mais. Eu acho que nunca fiquei tão indignada e revoltada lendo um livro.

Nesse livro resumindo temos uma revolução entre os bichos liderada pelos porcos que são considerados animais de inteligência segundo o autor o que eu acho um tanto quanto irônico. Essa revolução surge porque acredita-se que os animais da fazenda estão sendo escravizados pelos humanos e ao longo da história os porcos virão os próprios humanos, burlando regras, manipulando os outros animais. Tem toda uma construção, mas, ao meu ver, os porcos se tornam humanos a partir do momento que eles aprendem a ler, a partir do momento que eles se alfabetizam. Afinal, qual animal que você conhece que sabe ler?

Para mim uma das lições que o livro passa é o poder da alfabetização, eu fico pensando se os porcos ficaram no comando e manipularam os outros bichos porque sabiam ler porque eram dotados de inteligência comparando aos outros bichos da fazenda, e se os outros bichos também tivessem adquirido essa inteligência todos não teriam se tornado humanos no final? Ou continuariam como bichos? É aquela famosa frase “conhecimento é poder”.

Carioca1 13/05/2024

O final é simplesmente chocante. Lembro de ter lido a história quando era adolescente, e me encantei com a verocidade de verdades encontradas no livro. Não me considero uma pessoa que apoiei aquilo ou isso no quesito político ou partidário, mas a ideia que Orwell excrementos para esse livro deveria abrir os olhos de muitas pessoas.

Gui Scheffer 13/05/2024

Breve comentário sobre Revolução dos Bichos, de George Orwell.
Para além do paralelo com Stalin e a URSS, Revolução dos Bichos é uma fábula sobre ganância, ambição e sede de poder. Com uma visão pessimista e negativa sobre a humanidade, o autor deixa claro que em seu pensamento não há esperança para nós, os “macacos pelados”.
Vitor922 13/05/2024minha estante
Ahahahahahaha acho que já gosto do George Orwell kkkk por quê será?

Luzia109 13/05/2024

Sei lá
É um ótimo livro, gostei muito dele em todos os sentidos do modo que vivemos hoje. Embora não tenha gostado muito do final, as vezes me pego pensando, esse final foi assim porque ninguém sabe o que vai acontecer no final. A questão é, será que vamos viver para sempre desse modo? Porque sinceramente não vejo nada mudando tão cedo, mas tenho muita esperança kkkkkk

Julia.Lentini 12/05/2024

Uau
"mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco". fenomenal. uma ilustração perfeita do autoritarismo, apagão histórico e manipulação. ouro!

Lizzzzzzzzzz 12/05/2024

Que livro incrível...
Como eu começo?

Que livro incrível, sem nenhum defeito. O livro aborda vários temas, principalmente, acho eu, a questão política, mostrando de um jeito simples como funciona.

Eu achei tão bem desenvolvido que, em questão, vi muitos tópicos no tema em que podem demonstrar o próprio governo de diversos países (até o nosso), podendo ser utilizado em algumas críticas principais, temas e debates

"mas já era impossível distinguir quem era homem quem era porco"

Nulia 12/05/2024minha estante
esse final é incrível

cella (Taylor's Version) 12/05/2024

Odeio ler livro por obrigação
é bom, mas li corrido pra escola e foi por obrigação então isso tira mto o quanto gosto do livro. as vezes se um dia eu reler goste mais

defnceless 12/05/2024

Era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.
?a revolução dos bichos? trata de maneira fabular de modo a disseminar a qualquer que seja o público a tirania e a manipulação política que assola a comunidade desde o início dos tempos. aborda de forma cômica personalidades totalitárias e hipócritas com ideais egoístas como forma de representar a ganância por poder que atinge diretamente a classe baixa e proletária de forma negativa. é de extrema importância que obras como essa sejam difundidas para que não se esqueça de uma das principais pragas modernas; a desigualdade e o abuso de poder por parte dos poderes políticos e elite.

por fim, deixo aqui uma frase muito bacana retirada do posfácio de hitchens ?[...] aqueles que renunciam a liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra.?

Siliane.Ferrari 12/05/2024

Gostei!
Diferente do livro anterior, esse foi bem melhor de ler. A leitura foi mais fluida, sem tantas repetições no texto. A história é bem legal e me deixou curiosa até o final do livro. Recomendo a leitura.

dneptus 12/05/2024

Demorei quase dois anos p ler esse livro a crítica estava clara em algumas partes mas parece que o george owell estava em cima do muro pq teve muitos momentos em que eu duvidei do O QUE ele estava criticando

NatAssia4 11/05/2024

Todos deveriam ler esse livro, principalmente aqueles que defendem a bandeira vermelha.

Perfeito para mostrar a realidade desse sistema falido e das suas perversidades.

Heloisa 11/05/2024

O tipo de livro que todos deveriam ler.

Tantas críticas, tantas coisas que conseguimos aprender com ele..