Rebelión en la granja

Rebelión en la granja George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

E.EDUDU 24/04/2024

Calma lá porquinho
Crítica social foda, mostra como uma sociedade que se levante pra derrubar um governo autoritário, aos poucos se torno o próprio governo que tentou derrubar

Cassia.Valadares 23/04/2024

Adorei a leitura!
Adorei a história. O autor foi genial. O escritor usou toda história pra mostrar o mundo atual. Fiquei pasma com cada capitulo! Muito bom!

Debi.Cavalcanti 23/04/2024

Quem era porco e quem era homem?
Livro genialllll!! Já favoritei!

É um texto que não perdeu a atualidade, infelizmente. Cada personagem podemos encontrar, facilmente, transitando nos nossos dias. O personagem ?Tagarela?, por exemplo, parece ser patrono das atuais redes sociais, não?!

Enfim?farei muitas releituras dessa obra.
É impressionante como o apego a uma ideia não nos permite lidar com a frustração de que é uma ilusão, sendo preferível até mesmo morrer do que encarar os fatos.

Pior ainda é nos acostumarmos com o absurdo tão rapidamente. Não só o que acontece dentro da fazenda é surreal, mas o fato dos próprios vizinhos humanos naturalizarem tão rapidamente essa nova ?realidade? também é assombroso.
Leitura mais que necessária!

LittleNath 23/04/2024

Acredito que eu recomendaria esse livro para alguém que goste desse tipo de história. Revolução dos Bichos é uma analogia com a Revolução russa, isso é óbvio, mas como eu não conheço muito bem a história da Revolução russa, não entendi muitas coisas que provavelmente eram referências a revolução russa. A questão é: esse livro não precisa ser apenas lido, precisa ser entendido. E acho que ninguém deveria ler ele sem saber o mínimo sobre do que se trata, não apenas uma fábula famosa. Eu quando comecei a ler não sabia quase nada sobre a revolução russa, então me confundi bastante no início. É um livro escrito por uma pessoa com suas opiniões sobre o assunto, então como todo livro, tem seus lados bons e seus lados ruins. No geral, eu recomendo, mas primeiro saiba sobre o que vão estar lendo, isso vai ajudar muito.

Sra_Lara 23/04/2024

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim!"
Apesar de ser um livro curto (147 páginas), achei a leitura um pouco arrastada, lenta...
Mas é um livro atemporal que todos deveriam ler! É um romance satírico que critica o totalitarismo, Revolução Russa...

Erica Ramos 23/04/2024

Livro de 1945 que se faz necessário.

Algo que ficou marcado durante a leitura é não acreditar em tudo que dizem sem antes ter uma base sólida de conhecimentos que te leva a reflexão.
Tenha conhecimento histórico e verdadeiro dos fatos acontecidos e sempre questione.

Obviamente tem muitos outros pontos que o livro nós faz refletir, mas cabe a cada um ler e opinar.

Ranielly.Thaisy 23/04/2024

Leitura essencial
Várias pessoas já tinha me recomendado, mas sempre fico em ressaca quando leio algo que me deixa reflexiva. Vale muito a pena a leitura, e indico ele pra quem tá iniciando em livros mais sérios, principalmente por ser um livro mais curto, direto e com fácil entendimento?

ðð®ð® 22/04/2024

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim".
O livro realmente mexeu MTO cmg, é impressionante as mensagens q estão "escondidas" no livro. A fábula é uma crítica à revolução Russa, na onde se trata de um governo autoritário segundo a visão de Orwell. Existem críticas no livro q são BEM presentes ao nosso cotidiano, q é bem hierárquico inclusive. Enfim. Livro nota 10/10, recomendo mto, e eu diria q ele foi um dos melhores livros q já li!

Tamara Cinthya 22/04/2024

Livro atemporal
Esse livro aborda de forma alegórica o modelo soviético do Stalin, apresentando perfeitamente a construção de uma tirania! Quais são os perigos de um governo que trabalha para si mesmo usando discursos publicitários em prol de igualdade, em conjunto da passividade de uma população com pouca escolaridade que tem esperança que aquele regime totalitário irá tirar eles da miséria? Eu já tinha lido esse livro na adolescência mas não me recordava de muita coisa, foi muito boa a releitura.

"O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais. Põe-nos a trabalhar, dá-nos de volta o mínimo para evitar a inanição e fica com o restante.?
dosedekah 23/04/2024minha estante
Muito culta

Luh 22/04/2024

Amei
Impressionante. Como mostra desde o início da revolução como sendo necessário e importante e dando certo, até que aos poucos consome e se distorce.

NathAlia1007 22/04/2024

Excelente
A Revolução dos bichos é uma sátira ao socialismo de Stalin contado através da história da tomada de poder por parte dos bichos da Granja do Solar, insatisfeitos com a tirania dos humanos, mas que no fim acabam igualmente corrompidos pela mesma tirania.
É incrível como o autor consegue tratar um tema dessa magnitude com tanta leveza, quase como se fosse uma história infantil daquelas que se conta na hora de dormir.
Leitura curta, fluída, de fácil compreensão, todos deveriam ler!

Little Sthar 22/04/2024

Stalin e Trotsky
Acho incrível como o autor consegue fazer uma sátira ao Stalin e a Trótski em uma fantasia com animais.
Se vc não conhece muito bem sobre a Revolução Russa e algumas pessoas que fizeram parte da União Soviética, claramente vc irá entender com essa história exatamente oq aconteceu, não posso falar muita coisa do livro pq simplismente qualquer coisa que eu falar seria spoiler.
Basicamente a história de passa em uma fazenda, onde todos os animais tem suas funções de trabalho, até que acontece uma coisa e eles elegem um animal para cuidar da fazenda toda, só que assim... Isso vai para um lado muito errado, tipo coisa de trabalho escravo e se sentir um melhor que o outro. É, o negócio fica doido no final.

sasa.greenbiar 22/04/2024

Até onde pode chegar a maldade e a hipocrisia?!
Simplesmente sensacional, é livro tão fácil de ler com a narração feita como se estivesse ouvindo uma história antes de dormir. E isso me deixa ainda mais impressionada do quão profundo é.
Dentre tantas críticas que esse livro expõe direta e indiretamente, as que mais me tocaram foram a até onde pode chegar a hipocrisia e as consequências da passividade social.
Esse conformismo de nunca reclamar, nunca criticar e tanto criar, quanto acreditar em justificativas mirabolantes e sem sentido para as maldades daqueles no poder é o que torna a nossa sociedade doente. No fim, somos nós que damos poder aos tiranos e aos hipócritas incuráveis. Seguimos uma ?esperança cega? - fato esse que fica literalmente bem explícito ao final do livro com uma personagem.
Esse é um livro que mesmo com spoilers, e ainda que você saiba de toda a história, você se surpreende e se choca, porque o George conseguiu explorar o extremo da essência humana obscura.