A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Amanda.Lemos 04/04/2024

Não achei que seria tão bom. Totalmente atemporal, te faz refletir demais a conformação da sociedade. Apenas leiam, ciclo vicioso de opressão e agressão que aos poucos chega e quando percebe já é tarde demais. Enfim, same old shit.

Julia3920 04/04/2024

A revolução dos bichos
Eu sinceramente amei esse livro. Meu primeiro contato com o autor foi em 1984 que foi um livro que eu também amei, mas uma coisa que eu vejo em todos os livros desse autor é que a leitura fica muito arrastada e difícil de ler, por exemplo, eu li esse livro de 96 páginas em três dias, mas em comparação, eu li noites brancas, que tem mais ou menos a mesma quantidade de páginas em uma tarde. Mas eu amei a indireta para a Rússia, o jeito que ele fala de política vai sempre ser o melhor, e também amei o jeito que chamavam o comunismo de animalismo, e vários outros motivos...
Se eu recomendo esse livro? Com certeza.

murilo-1984 03/04/2024

"Qualquer coisa que ande sobre 2 pernas é o inimigo"
É meus camaradas, não ironicamente, "A Revolução dos bichos" ainda reflete a realidade política atual, destacando como a corrupção, a manipulação da informação e a busca pelo poder ainda são temas relevantes na sociedade contemporânea.

"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros."

Mimi 03/04/2024

Esse livro foi o escolhido para leitura coletiva da Literatour.
Esse é o meu primeiro contato com o autor e quero ler mais livros dele.
A Revolução dos Bichos foi uma boa leitura e mesmo sendo escrito há muito tempo atrás continua atual.
Esse livro é uma crítica ao sistema de governo.

Recomendo a leitura.
Lili 11/04/2024minha estante
Então leia 1984 e vais te assustar o quão é atual

NicollyViana 03/04/2024

Promete muito, entrega pouco
Não sou muito fã de fábulas, eu confesso. Talvez seje por isso que não gostei tanto.

Bom, a escrita do George é incrivelmente boa, mesmo de uma forma rasa consegui me apegar a alguns personagens. Gosto muito da forma em que ele descreve os ambientes e seus próprios peões, tudo se casa muito bem.

O que eu realmente não gostei foi o final vazio. Mesmo com um segundo significado por trás, um retrato da Rússia socialista daquela época, acho que ele poderia terminar essa história de uma maneira muito mais digna ainda sim mantendo a mesma proposta.

Num geral, o autor é um escritor extremamente bom em outras questões. Quero muito ler outras obras dele.

eduanton 03/04/2024

Uma ótima fábula satírica
Uma fábula que retrata o povo e os governantes de todos os tempos e regimes, em especial os facistas e totalitários.

Thamires.Lunga 03/04/2024

Revolução dos bichos
Um livro que me deixou extremamente reflexiva sobre política, sobre como é fácil corromper o animal, inclusive nós humanos, se souber o que falar e como, terá varias pessoas a sua disposição e esse ciclo se repete na política, mesmo mudando quem está no poder..

domi_slender 03/04/2024

Um clássico para se ler com moderação
O livro tem uma leitura fluida e conta com uma analogia bem interessante, mas deve ser lido com uma certa cautela em relação a posição do autor com os elementos históricos retratados.
Mesmo assim, é um texto atemporal e que pode levar as pessoas mais jovens a se interessarem em saber mais sobre os acontecendo reais e outras versões históricas.
AliJu 03/04/2024minha estante
Orwell é tão problemático... Boa resenha, amiga!

Capiss. 03/04/2024

Dê o poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é.
?Revolução dos Bichos? é descrito como uma narrativa poderosa que expõe os perigos do poder corrupto e a luta pela liberdade. ?O recurso à fábula foi o golpe de mestre de Orwell para retratar a Revolução Russa. Por meio desse artifício, ele conseguiu transformar sua crítica (arrebatadora) a um regime político em algo capaz de interessar a qualquer leitor. Em vez de escrever um livro denso, filosófico, etéreo, ele optou por uma história simples e de efeito muito mais devastador?. Uma obra que certamente deixará sua marca em quem a lê.

Ler Orwell não é um exercício de projetar a culpa nos outros, é um exercício de aceitar a responsabilidade para si mesmo, e é por isso que ele será sempre reverenciado e odiado.

[?] - Agora não havia dúvida sobre o que acontecera com o rosto dos porcos. As criaturas do lado de fora olhavam dos porcos para os humanos, e dos humanos para os porcos, e novamente dos porcos para os humanos, mas não era mais possível dizer quem era o quê.

Santtiagoo 03/04/2024

Bichos e pessoas, pessoas e bichos, no fim, são todos iguais?
Aqui podemos observar a mais brilhante, precisa, previsível e definitivamente criativa forma de representar como de fato seria e é quando uma camada oprimida finalmente consegue a força e poder para ascender e ocupar o cargo do opressor. É incrível como é possível resumir essa obra com a singela fala do grandioso Paulo Freire: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor".

Definitivamente brilhante, não há outra palavra possível para descrever este livro. Orwell gosta de brincar com a realidade à retratando de forma utópica e ao mesmo tempo muito real, visto que há exemplos na própria história da humanidade que comprovam que as atitudes de Napoleon são devidamente datadas de possibilidades reais. Sem sombra de dúvidas a maior obra que Orwell já escreveu.

E como sempre, tanto na ficção, quanto na vida real: "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros".

geov 03/04/2024

Humanos disfarçados de porcos!
Um livro que, com o passar dos anos, continua sempre atual. muitas críticas envolvidas em uma leitura muito agradável. não tive nenhuma dificuldade com a escrita. Recomendo!

Zi 03/04/2024

Criei muita expectativa
Não sei bem o que dizer sobre esse livro.
Fiquei com raiva de porcos, talvez essa seja a intenção, gostei de alguns personagens, mas a leitura não foi tão fluida quanto imaginava

Thiago César 02/04/2024

Qual bicho você é?
Mesmo após anos da sua primeira publicação, tendo em vista que já entrou em domínio público, continua atual e aponta de forma crua como a sociedade capitalista que vivemos funciona, e tudo isso com o uso de uma simples fábula de animais falantes.

Cares Peixe 02/04/2024

Horrível, péssimo, aborrecível, detestável, é de passar doença, sequer da pra dizer que é infantil.

FAbia14 02/04/2024

O livro exemplifica perfeitamente como funciona uma estrutura de poder e uma hierarquia, através de associações lúdicas com animais, com críticas inteligentíssimas.