A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Erica Ramos 23/04/2024

Livro de 1945 que se faz necessário.

Algo que ficou marcado durante a leitura é não acreditar em tudo que dizem sem antes ter uma base sólida de conhecimentos que te leva a reflexão.
Tenha conhecimento histórico e verdadeiro dos fatos acontecidos e sempre questione.

Obviamente tem muitos outros pontos que o livro nós faz refletir, mas cabe a cada um ler e opinar.

Ranielly.Thaisy 23/04/2024

Leitura essencial
Várias pessoas já tinha me recomendado, mas sempre fico em ressaca quando leio algo que me deixa reflexiva. Vale muito a pena a leitura, e indico ele pra quem tá iniciando em livros mais sérios, principalmente por ser um livro mais curto, direto e com fácil entendimento?

ðð®ð® 22/04/2024

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim".
O livro realmente mexeu MTO cmg, é impressionante as mensagens q estão "escondidas" no livro. A fábula é uma crítica à revolução Russa, na onde se trata de um governo autoritário segundo a visão de Orwell. Existem críticas no livro q são BEM presentes ao nosso cotidiano, q é bem hierárquico inclusive. Enfim. Livro nota 10/10, recomendo mto, e eu diria q ele foi um dos melhores livros q já li!

Tamara Cinthya 22/04/2024

Livro atemporal
Esse livro aborda de forma alegórica o modelo soviético do Stalin, apresentando perfeitamente a construção de uma tirania! Quais são os perigos de um governo que trabalha para si mesmo usando discursos publicitários em prol de igualdade, em conjunto da passividade de uma população com pouca escolaridade que tem esperança que aquele regime totalitário irá tirar eles da miséria? Eu já tinha lido esse livro na adolescência mas não me recordava de muita coisa, foi muito boa a releitura.

"O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais. Põe-nos a trabalhar, dá-nos de volta o mínimo para evitar a inanição e fica com o restante.?
dosedekah 23/04/2024minha estante
Muito culta

Luh 22/04/2024

Amei
Impressionante. Como mostra desde o início da revolução como sendo necessário e importante e dando certo, até que aos poucos consome e se distorce.

NathAlia1007 22/04/2024

Excelente
A Revolução dos bichos é uma sátira ao socialismo de Stalin contado através da história da tomada de poder por parte dos bichos da Granja do Solar, insatisfeitos com a tirania dos humanos, mas que no fim acabam igualmente corrompidos pela mesma tirania.
É incrível como o autor consegue tratar um tema dessa magnitude com tanta leveza, quase como se fosse uma história infantil daquelas que se conta na hora de dormir.
Leitura curta, fluída, de fácil compreensão, todos deveriam ler!

Little Sthar 22/04/2024

Stalin e Trotsky
Acho incrível como o autor consegue fazer uma sátira ao Stalin e a Trótski em uma fantasia com animais.
Se vc não conhece muito bem sobre a Revolução Russa e algumas pessoas que fizeram parte da União Soviética, claramente vc irá entender com essa história exatamente oq aconteceu, não posso falar muita coisa do livro pq simplismente qualquer coisa que eu falar seria spoiler.
Basicamente a história de passa em uma fazenda, onde todos os animais tem suas funções de trabalho, até que acontece uma coisa e eles elegem um animal para cuidar da fazenda toda, só que assim... Isso vai para um lado muito errado, tipo coisa de trabalho escravo e se sentir um melhor que o outro. É, o negócio fica doido no final.

sasa.greenbiar 22/04/2024

Até onde pode chegar a maldade e a hipocrisia?!
Simplesmente sensacional, é livro tão fácil de ler com a narração feita como se estivesse ouvindo uma história antes de dormir. E isso me deixa ainda mais impressionada do quão profundo é.
Dentre tantas críticas que esse livro expõe direta e indiretamente, as que mais me tocaram foram a até onde pode chegar a hipocrisia e as consequências da passividade social.
Esse conformismo de nunca reclamar, nunca criticar e tanto criar, quanto acreditar em justificativas mirabolantes e sem sentido para as maldades daqueles no poder é o que torna a nossa sociedade doente. No fim, somos nós que damos poder aos tiranos e aos hipócritas incuráveis. Seguimos uma ?esperança cega? - fato esse que fica literalmente bem explícito ao final do livro com uma personagem.
Esse é um livro que mesmo com spoilers, e ainda que você saiba de toda a história, você se surpreende e se choca, porque o George conseguiu explorar o extremo da essência humana obscura.

Henrique.Erico 21/04/2024

O perigo da tirania
"A Revolução dos Bichos" é uma obra-prima literária escrita por George Orwell, que apresenta uma narrativa alegórica sobre a Revolução Russa e seus desdobramentos políticos. O enredo se desenrola em uma fazenda onde os animais, cansados dos maus-tratos e da opressão dos humanos, se rebelam e tomam o controle. No entanto, essa revolução gradualmente se transforma em uma ditadura liderada pelos porcos, que começam a se comportar de maneira semelhante aos humanos que outrora condenavam. Através de personagens animais antropomorfizados, Orwell oferece uma crítica poderosa aos regimes totalitários e à corrupção do poder. A escrita é afiada e provocativa, deixando uma impressão duradoura sobre questões de justiça, igualdade e o perigo da tirania.

Fernanda.Lunardi 21/04/2024

Um dos melhores livros que já li, leitura muito fluída e fácil de compreender. Li em literalmente dois dias!
Uma sátira ao stalinismo/socialismo de Stalin que acaba batendo de frente com o capitalismo e qualquer sistema governamental que tenha como modelo uma figura autoritária governando.
Assim como meu professor de história dizia, eu também afirmo, um livro essencial para que a sociedade evolua.
A compreensão é tão simples que uma criança poderia ler esse livro (inclusive viram em minha estante e confundiram com livro infantil).
As ilustrações são lindas e extremamente bem feitas, facilitando ainda mais a leitura e compreensão.
A sátira e a critica foram adicionadas de forma muito sutil, porém extremamente clara.
Uma obra de arte!!

Carol 21/04/2024

Classico
Uma literatura que todos precisam ler e retrata de forma bizarra a aceitação dos bichos a um regime autoritarista, com manipulação e violência implantado aos poucos pelos próprios animais para substituir os homens na fazenda. Acaba sendo uma crítica a forma como este tipo de regime manipula seus seguidores.