A Revolução dos Bichos

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Welliton.Moreira 27/04/2021

Um Ótima Sátira ao Governo Soviético
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. Ed. Companhia das Letras. 2007

O livro conta a história de uma granja conhecida como a Granja Solar, onde os animais vivem em uma situação de extrema insatisfação com os cuidados do dono com os animais e a fazenda. A partir disto surge a ideia de uma revolução para se construir um local onde os humanos não colocariam os pés, apenas os animais em perfeita harmonia.
Logo após a Revolução os animais entram em acordo para criar algumas regras que serviriam como base para a sociedade só deles. Inicialmente tudo ocorre bem até chegar ao ponto onde as opiniões dos líderes da revolução colocam suas respectivas posições de liderança em risco e isso os força a usarem medidas para ganhar o apoio dos outros animais.
A história tem seu ponto forte e marcante a personalidade de cada animal que retrata muito bem o que se encontra numa sociedade real e o texto é recheado de ironias que descrevem um sistema que tem como base a igualdade e o bem estar de todos.
O livro a Revolução dos Bichos é uma sátira direta à Revolução Russa, Orwell fazia uma dura critica ao totalitarismo soviético. A narrativa relaciona pessoas, animais e eventos às transformações na Rússia. Este é um livro de extrema importância para entendermos o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de mostrar de forma genial a ambição do ser humano, o sonho de poder.
O livro começa de forma bem interessante e com o avanço da leitura pude perceber que estava relacionado a alguma coisa, foi então que no final eu li as considerações e entendi que se tratava de uma sátira afrontando os horrores da ditadura Stalinista que se estabeleceu na URSS. Recomendo demais essa leitura, é muito interessante o tipo de sociedade que os animais criam e em como eles manipulam até mesmo os humanos. Ótima leitura.
Nicoly 27/04/2021minha estante
Foi uma das minhas melhores leituras, realmente não esperava que fosse tão bom!

Welliton.Moreira 27/04/2021minha estante
Também não tinha tantas expectativas, mas no fim surpreendeu

Quelemem 24/01/2011

Certa vez...
... li um conto de fadas, e compreendi com perfeição a realidade.

anneliterando 17/01/2022

Grande George Orwell
É um ótimo livro para te introduzir em ideias políticas e te fazer refletir sobre. Acho as escritas do George fluidas e acessíveis.
É uma leitura mais antiga mas que reflete nos dias atuais também.
Todo mundo deveria ler as escritas desse autor!

Elizinha23 14/12/2023

O que eu entendi eu gostei muito o que eu não entendi eu não tenho o que falar. em um dia já tava na pág. 116 mas como sou criança não entendi algumas coisas mas quando for pré-adolescente vou reler e dizer o que eu acho.
Luan.Argollo 14/12/2023minha estante
elizinha achei vc tão lendária

Kleberson.mafra 14/12/2023minha estante
A sua autoconsciência é impressionante! Vai amar esse livro quando for maior

lequeer 14/12/2023minha estante
isso ai elizinha, daqui uns dias vc ta do lado certo (comunismo

toricarvl 14/12/2023minha estante
Amei sua sinceridade e humildade.

Catarina sagb 14/12/2023minha estante
Que fofa!! Com certeza vai entender o livro no futuro :)

Stephany 14/12/2023minha estante
Se for o caso tem vários vídeo no YouTube que explicam melhor o sentido do livro e a questão histórica :)

Kimberly 14/12/2023minha estante
que querida!!!

Moonf04 14/12/2023minha estante
Tá perdoada de ler orwell por ser uma criança querida, agora quando tu crescer...

Siq 29/01/2022

Simplesmente um clássico.
Acho que todos deveriam ler George Orwell pelo menos uma vez na vida
O livro se aplica muito bem ao cenário que estamos vivendo hoje em dia, além de ser uma leitura muito leve e muito reflexiva, já que as metáforas com os bichos são, de certo modo, óbvias
Faz referência ao sistema político em forma de fabula, genial
Vitor 29/01/2022minha estante
Comprei e estou muito ansioso pra ler!

J. Silva 29/01/2022minha estante
Concordo!

Lety 29/01/2022minha estante
É tão "óbvia" a metáfora com os animais q as vzs eu pensava q ele só tava xingando os seres humanos mesmo kkkkkk

Evellyn 08/01/2021

A Revolução dos Bichos
"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco."

Simplesmente sensacional, uma livro escrito em 1945, mas tão atual como se tivesse sido escrito neste século.
As metáforas e as características dos animais são muito boas. Um livro que nos desperta muitas emoções, raiva, tristeza e também nos dá muito aprendizado.
Recomendo demais a leitura.
Tiago.Boaventura 08/01/2021minha estante
Li recentemente o 1984 e do George Orwell com certeza esse será o próximo livro.

Evellyn 08/01/2021minha estante
É realmente muito bom

Ana 08/01/2021minha estante
Parece ótimo, tô com vontade de ler já faz um tempo

Evellyn 09/01/2021minha estante
Leia, é muito interessante

Rafael.Ribeiro 09/01/2021minha estante
Eu comprei, tô aguardando chegar, tô ancioso pra ler

Sara.Chiodi 21/01/2024

Gostei, mas esperava gostar mais. Fui ficando com raiva conforme as coisas iam acontecendo...
Indico pq é atemporal, mas passou longe de ser um favorito de 2024.
Gabriel 21/01/2024minha estante
quando li ano passado, foi a mesma coisa.

Miranda_Vance 21/01/2024minha estante
Dizem que inspirou a fuga das galinhas, é sério?

b3l.vitoria 21/01/2024minha estante
Quero muito ler esse

Daiana.Maia 16/03/2022

Viva a Revolução!
Esse livro mostra como pensamentos e ações se corrompem e que muitos não vivem nada daquilo que pregam em seus discursos filosóficos. Mostra que revoluções servem muitas vezes para mudar o ditador no comando, pois as dificuldades continuam as mesmas.
Livro é bom, leitura bem leve e rápida.
Victoria_evergarden 16/03/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso me fez refletir bastante

Daiana.Maia 17/03/2022minha estante
Gostei bastante, o autor mostra de forma bastante clara o que acontece na realidade, são discursos falsos para conseguir chegar ao poder.

stephany :) 17/10/2021

Me surpreendi muito positivamente. Não é atoa que esse livro é um clássico.

O enredo é simples e fácil de entender, aborda temas como totalitarismo, nacionalismo, culto ao líder, censura e manipulações políticas.

douglasgodinho 25/01/2023

Livro antigo porém muito atual!
O livro apresenta em uma fábula críticas ao socialismo implantado com a revolução Russa e ao mesmo tempo mostra como somos facilmente manipulados por discursos e afirmações em massas.
aartemesalva-nat 25/01/2023minha estante
Esse livro é genial.

Glenna 25/01/2023minha estante
??????

Fernanda1386 01/06/2021

Gostozinho
Um livro muito bom! Muito fácil de ler (eu li 1984 e não entendi quase nada ?), você entende todas as referências históricas.
Me deu até curiosidade de ir atrás e saber mais sobre a revolução russa.
Recomendo ?

Diego Lima 31/10/2021

O autor apesar de não ter uma ideologia política solidificada e firmada, em um prefácio escrito para a versão ucraniana se considera pró-socialismo, por achar ser o melhor sistema voltado para o menos favorecidos financeiramente. Com isso, resolve escrever essa obra por meio de uma fabula satírica criticando e desmitificando o mito do socialismo da União Soviética por não condizer com o movimento socialista mais próximo do correto para ele. Por fatores políticos da época, o livro foi recusado por diversas editoras de alguns países.

O enredo se baseia em uma revolução organizada pelos animais de uma granja após terem sido instigados pelo discurso de um porco ancião (Major), sobre os humanos abusarem e lucrarem sobre as criaturas sem esforço algum. Os animais expulsam o dono da fazenda e sua família e tomam o controle. A partir desse episódio o local começa a funcionar com novas regras, reuniões semanais e trabalho estruturado pelos próprios animais. Os porcos vão tomando destaque na liderança e os demais animais os vão seguindo e acreditando estarem vivendo melhor, felizes e livres.

O grande destaque para a história foi a forma a qual o escritor criou a narrativa para criticar o regime stalinista - mesmo com a ordem de alguns fatos precisado ser alterada - e sem deixar uma obra datada, servindo também como critica de qualquer modelo autoritário de governo. Durante muitas passagens do livro é possível perceber grande semelhança com muitos acontecimentos do nosso Brasil ao longo desse muitos anos. Recomendo a leitura, por ser divertida, de fácil entendimento, fluída e reflexiva.
Gabyz.z 31/10/2021minha estante
Queria eu fazer uma resenha tão educativa

mpettrus 31/10/2021minha estante
Que resenha perfeita!!!

Vanna10 31/10/2021minha estante
A resenha ??

Dani 31/10/2021minha estante
Eu adorei esse livro!

Diego Lima 31/10/2021minha estante
Valeu, pessoal. O livro ajudou ehehe

B.norte 01/11/2021minha estante
Tenho que tirar esse livro da prateleira nessas férias! ?

JurúMontalvao 01/11/2021minha estante
mt interessante. vc recomenda ler antes ou depois de 1984?

JurúMontalvao 01/11/2021minha estante
ficou esquisita minha pergunta kkk
Diego, quis dizer o outro livro dele "1984"?

Diego Lima 02/11/2021minha estante
Lorena, e a leitura é rápida. Não tem 100 páginas o livro. Um ou dois de leituras.

Juruh, creio que não tenha uma ordem definida. Eu ainda não li o 1984, tá na meta. Mas ter lido a revolução dos bichos me ajudou a conhecer o autor, pois na revolução ele tentou escrever um livro mais simples e fácil de traduzir para outras línguas para justamente passar a mensagem contra a união soviética. Então, pode ser uma boa começar pela revolução dos bichos e depois ler o 1984.

Valeu xD

matheus_marinho_ 02/08/2023

Burros vivem mais tempo
O livro apresenta uma alegoria inteligente e poderosa que retrata a corrupção do poder e a luta pela liberdade.

A narrativa oferece uma crítica contundente aos regimes totalitários e a propaganda socialista. Orwell, ficou desiludido com a distorção e corrupção que percebeu em regimes como a União Soviética. Através da fábula dos animais, ele expressou suas preocupações e parafraseou sua opinião política, alertando para os perigos do poder absoluto e a manipulação ideológica.

NathyFischer 05/04/2021

Esse livro é uma crítica ácida os regimes políticos. As referências, as explorações, as punições, os castigos, a cena final... achei a critica do autor bem escancarada. Ele só não podia ?dar nome aos porcos?.

É um livro pra se ler de vez em quando pra nos lembrar da natureza sorrateira do totalitarismo.
Madeira 07/04/2021minha estante
É o tipo de
Livro que ?nunca sairá de moda?!