A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Laranfm 30/05/2021

Que história bem criada, que leitura necessária!!!! Amei o livro! Virou favorito!!!
Lua 30/05/2021minha estante
O que vc achou dessa é edição a diagramação é boa? Tô pensando em comprar só que são tantos modelos no mercado fica difícil escolher.

Laranfm 30/05/2021minha estante
Eu gostei dessa edição, diagramação boa, papel amarelo e grosso. Essa edição foi traduzida com uma linguagem um pouco rebuscada (mais facil de ler

Laranfm 30/05/2021minha estante
Continuação: a tradução com uma linguagem um pouco mais rebuscada, a meu ver contribuir pro tom de fábula da história! Gostei bastante dessa edição

Lua 30/05/2021minha estante
Obrigada ?

André Lucena 29/03/2021

Bichos propondo reflexões sobre a tirania humana
Amei "A Revolução dos Bichos" num modo geral, a construção dos personagens animais é incrível, ao ponto de acabar criando carinho por alguns deles (como o cavalo Sansão e sua força de vontade em sempre dar o seu melhor).

O que não me faz avaliá-lo com 5 estrelas é que, por mais que a proposta desde o início seja focar na Granja do Solar, o texto dava indícios que revoluções poderiam ocorrer em granjas vizinhas e nada foi explicado, os anos se passaram e nada aconteceu, sem nenhuma explicação, como se o tempo tivesse parado no mundo exterior à granja principal.

Mesmo assim, é uma leitura maravilhosa, capaz de fazer-nos perceber qual o peso do poder e sua extrema capacidade de corromper.
Bernal 29/03/2021minha estante
Amo esse livro ???

André Lucena 29/03/2021minha estante
Foi uma leitura muito agradável, mesmo tendo uns momentos de raiva extrema pela atitude dos porcos. kkk amei a leitura. ??

Bernal 30/03/2021minha estante
Fiz resenha dele no meu bookstagram, caso queira dar uma olhadinha: @be.thereader

Rommel 21/09/2012

Isso sim devia ser leitura obrigatória nas escolas. ;)
Júlia A. 28/08/2010minha estante
É obrigatória...

Halley 29/03/2011minha estante
Eu n fui obrigada a ler na escola não.....tambem acho que é um bom livro para ser discutido nas escolas.

Lizzy 15/04/2011minha estante
A escola nunca me obrigou a ler livro algum. Ainda bem, pq não há nada por do que escolherem por mim o que eu vou ler. :)

Gabriel 09/02/2012minha estante
Um dos motivos, na minha opinião, de muitos verem a leitura como algo ruim é justamente os professores, na sua melhor intenção, tentarem obrigar os alunos a ler livros. Acontece que muitas vezes as crianças não estão prontas para certos livros, principalmente os de literatura brasileira, por terem outro estilo de linguagem, etc.
Mas acredito que para o ensino médio esse livro serviria muito bem como inicio de estudo na URSS, Guerra Fria.

Leonardo Zanon 20/09/2012minha estante
Esse livro foi leitura obrigatória na minha escola, oitava série, 1998. Contudo, livros obrigatórios não criam leitores necessariamente. Eu li esse livro e considero um dos melhores que já li. 1984 é perfeito também.

Walaceboto 17/03/2013minha estante
Li na escola.
Nem sabia quem era George Orwell
mas concordo que deveria ser Obrigatória.

Baixando 19/03/2013minha estante
Baixar o Filme - A Revolução dos Bichos - Dublado - http://mcaf.ee/dxklc

Helder.Alves 10/02/2016minha estante
Muito cuidado com esse "obrigatória"

DAbora311 07/02/2023

Eu não sei como não li esse livro antes, acho que por medo de a escrita ser cansativa, por ser um clássico. A escrita é maravilhosa, super fluída e impactante. Você não consegue parar de ler e a crítica contida nesse livro?. Caramba.
dkwah 07/02/2023minha estante
sim, é simplesmente perfeito

Lucas Wellington 07/02/2023minha estante
Compactuo do mesmo pensamento. Você simplesmente NÃO consegue parar de ler. ?

Jhubooks 07/02/2023minha estante
Mds eu li esse livro durante 3 meses kkkkkkk era um capítulo por dia

DAbora311 07/02/2023minha estante
Kkkkkkkkkk eu li em dois dias

William.Silva 07/02/2023minha estante
Ah, eu amo esse livro. Ele é muito gostoso. O poema da página 63 é perfeito, é tudo perfeito

Smbdouthers 09/02/2023minha estante
Que livro debinha!!!

DAbora311 09/02/2023minha estante
Incrível né

alynebz 11/11/2022

Até onde somos capazes de ir pela ganância?
A revolução ocorreria, era o mais certo a se fazer, os animais que antes eram escravizados teriam enfim a tão sonhada liberdade.
Mas o sonho que antes era idealizado se tornou um pesadelo quando a ignorância e a burrice andaram lado a lado.

Nunca senti tanta raiva lendo um livro - sobre animais-, as críticas que deveriam ser um retrato do passado me pareceu tão atual que me fez questionar se ele não havia sido escrito a pouco tempo.

O livro de George Orwell deveria ser obrigatório a todos, a escrita é bem atual, o que fez a leitura ser rápida e fluida! Com certeza irei ler mais livros do autor, sem dúvida!
Tiago.Boaventura 29/12/2022minha estante
Se a obra de George Orwell te interessou eu te recomendo a leitura de 1984. Livro essencial para os dias de hoje. Aproveite enquanto esse tipo de livro não é proibido aqui em nosso país. Boas leituras.

alynebz 29/12/2022minha estante
sim, já está incluso nas minhas próximas leituras, do mesmo autor! :)

Barbara Louize 02/08/2021

Um ótimo livro. Uma resenha política que torna possível a qualquer leitor a entender um pouco de como funciona as ideias por trás das revoluções, manipulação de informações entre outras muitas coisas. Recomendo a leitura.
Aritana.Silva 02/08/2021minha estante
Abandonei, mas vou insistir

Beca 04/07/2021

Esse livro, em qualquer momento da história, é impactante... Mas ler durante uma quarentena por conta da pandemia foi, pra mim, até assustador! Kkkk

A crítica e a reflexão a qual o livro leva o leitor é bem séria e profunda! Tem a ver com o sistema.

Mesmo que você não seja muito bom de história ou não entenda muito de política, você vai entender o que o autor quis te mostrar. É uma leitura mais "de boa" que 1984, caso você queira comparar.

Madson 31/01/2021

Genial
Genial e assustadoramente atual. Deveria ser Leitura obrigatória já no ensino básico, dada a simplicidade da narrativa.
Will 31/01/2021minha estante
Muito bom. Li este mês e adorei.

Bárbara @barbaraapedroso 18/01/2021

Um clássico que precisa ser lido
O livro é fácil de ler, não só pela escrita, mas pela forma muito clara com que todas as referências são feitas.
Mesmo escrito há muitos anos, segue sendo extremamente atual e necessário, dessa vez em novos contextos.

Difícil não se revoltar com a fábula e não contestar o que estamos fazendo para mudar as condições completamente injustas às quais a maior parte da sociedade vive submetida.

"O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais. Põe-nos a trabalhar, dá-nos de volta o mínimo para evitar a inanição e fica com o restante."
Pedrinho 18/01/2021minha estante
Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que os outros.

Vanessa Lima 26/01/2021minha estante
Gostei bastante dessa leitura.

Vania.Cristina 22/10/2023

Uma pequena fábula com muitas camadas
Quando comecei a ler esse livro, achava que ia ter uma experiência leve, mas não foi o caso, a leitura foi triste, melancólica. Sim, tem humor e bichos falantes, mas também tem muitos momentos de violência, sofrimento, traição, sacrifício e manipulação. ? Fiz a leitura pela tradução de Paulo Henriques Britto e li os textos de apoio da edição especial da Companhia das Letras, da edição da Penguim e da edição da Antofágica. Para quem não quer fazer uma leitura superficial, recomendo essa edição especial comemorativa, da Cia das Letras, pela tradução e principalmente pela fortuna crítica. São textos de diferentes autores que abordam contexto e trazem novas interpretações da fábula escrita por Orwell. ? A história, já bastante conhecida, fala de um grupo de animais de uma fazenda que se revolta com os humanos e toma o controle do lugar, iniciando uma nova forma de organização social. À princípio eles implantam um sistema igualitário, com participação ativa de todos os bichos nas decisões e princípios bem claros e definidos. Era um sonho transformado em realidade: o fim da exploração das espécies animais e uma nova forma de se viver, com mais respeito e dignidade. Mas lentamente as coisas vão se modificando e a nova organização social na verdade acaba por não ser implantada. Sem se dar conta, os animais estão vivenciando os velhos padrões e estão sendo manipulados. ? O livro é uma crítica direta aos rumos que a revolução comunista russa tinha tomado nas mãos de Stálin. Orwell se considerava um ativista de esquerda, defensor do socialismo democrático, e achava que a revolução russa tinha fracassado e nunca implantado, de fato, o comunismo. E o que mais o incomodava: achava que o Ocidente, governo e intelectuais, estavam passando pano para o governo totalitário russo. E isso era verdade, naquele momento. ? Algumas cenas do livro são muito bonitas, fortes e impactantes. A leitura é fluída, objetiva. O que Orwell mais queria era passar sua mensagem da forma mais eficiente que conseguisse. Por isso a obra é muito bem escrita, simples e direta. A principal denúncia da obra, a meu ver, é a manipulação dos fatos, tema ainda muito relevante nos dias de hoje. E é aí que as coisas ficam ainda mais tristes: depois de publicada, a pequena fábula de Orwell foi usada como instrumento para alimentar a guerra fria. Ou seja, foi tirada do contexto e teve traduções manipuladas, inclusive no Brasil. ? Os textos de apoio dessa edição tentam dar conta de todas essas questões e de outras, refletindo sobre os erros e os acertos de Orwell, sobre o papel da Cia na manipulação nos EUA e no mundo, e do IPES no Brasil, e sobre novas interpretações da obra. A mais interessante, pra mim é a que mostra que Orwell, de forma consciente ou não, captou que os animais reproduziram a sociedade patriarcal humana, daí qualquer transformação efetiva estava fadada ao fracasso.
anapachecoeumsm 24/10/2023minha estante
Cara, amei muito sua resenha! É um livro que li com uns 14 anos e sempre gostei, porque ele crítica todos os lados e acho o final de arrepiar até hoje, aquelas palavras! Fico muito triste quando vejo pessoas desvirtuando o que o Orwell queria o chamando de fascista, de direita e outras coisas, porque acho necessário um olhar crítico sobre um movimento político para não repetí-lo. Fiquei curiosa com essa edição da Antofágica! No mais, ainda prefiro o título "a revolução dos bichos" rs

Vania.Cristina 25/10/2023minha estante
Ana, que bom que gostou da resenha! A edição da Antofágica é legal, com video aula inclusive, mas a edição especial cheia de textos de apoio é a da Cia das letras. É essa edição bonitona vermelha, capa de tecido. Eu li como e book, que foi mais barato, mas se um dia eu tiver oportunidade de um bom preço vou comprar a edição física, que é linda. Quem sabe pego uma promoção, não custa sonhar... rs

anapachecoeumsm 25/10/2023minha estante
Minha edição da Cia é aquela antiga com a capa meio colorida com bolinhas, curtinha, não tem quase nada, só um texto de apoio no final, mas na época que li foi muito bom! Vou deixar a edição da Cia na lista!

Rai ð 17/01/2024

Era uma vez 3 porquinhos.....
Uma fábula sobre URSS e seu regime, mas serve para mostrar como qualquer sociedade é construída.
A hipocrisia do tiranismo me chamou atenção, quando um oprimido passa a ser o tirano.
A moral da história pra mim é: pensar por si só é extremamente indispensável para não cair em lavagem cerebral.
O ideal quase nunca vai ser real, pois as boas intenções são perdidas no caminho.

Nota 10.
Eustaquio3 17/01/2024minha estante
preciso ler esse livro

Jaque 17/01/2024minha estante
Você deu nota 10, mas só 3,5 estrelas ? o que faltou para 5? Eu amo esse livro!

Rai ð 18/01/2024minha estante
Devo ter colocado as estrelas errado, já consertei pra 5! ?

Charlie Gabriel 19/01/2023minha estante
Nossa essa última frase nunca me veio em mente no livro mas se encaixa tão bem que poderia ser a sinopse completa da obra

Charlie Gabriel 19/01/2023minha estante
É a tal da falta de consciência de classe que domina o Brasil

Tsuki 19/01/2023minha estante
Esse livro é um maravilha atemporal.

Mateuzinhz 19/01/2023minha estante
Oi pode curtir minhas últimas 2 publicações pfvr

Brujo 28/02/2021

Um livro necessário
Tive um pouco de dificuldade de entrar de fato na história no início, devido à forma de fábula que Orwell escolheu para contar sua história. Mas, a partir do momento em que estabeleci mentalmente os paralelos com o mundo real, encontrando os fatos correspondentes à revolução russa e seus personagens é que de fato aproveitei mais a leitura. Mais do que uma crítica direta ao Stalinismo, o autor mira sua sátira em todo e qualquer regime totalitarista existente, independente do fato de ser de esquerda ou direita. Nesta fábula encontramos todos os ingredientes usados por esse tipo de regime: manipulação arbitrária dos fatos, centralização do poder por meio da força, perseguição política dos opositores e etc. Para nós que vivemos no Brasil, esse livro é muito importante para refletirmos especificamente sobre a manipulação dos fatos e a existência das " ovelhas " em nossa sociedade, uma massa que se resume a repetir alguma idéia( geralmente não passa de uma frase ou até uma simples palavra ), geralmente de forma a criar estardalhaço, sem sequer refletir sobre aquilo ou se importar se o que está se repetindo ao menos faz sentido. Como mídias complementares a essa obra, recomendo a animação de 1954 ( que contém algumas diferenças em relação ao livro, principalmente no final ) e o álbum que foi a minha principal trilha sonora durante a leitura: Animals, do Pink Floyd, lançado em 1977 e que tem na obra de Orwell uma grande inspiração.
Laís 01/03/2021minha estante
As ovelhas lá e o gado aqui rs

Brujo 02/03/2021minha estante
Exatamente !

débora 01/10/2023

Incrivelmente atual
É o tipo de leitura que se mantém atual mesmo daqui 100, 200 anos. E é assim não por se tratar somente de uma crítica a um contexto específico (Revolução Russa), mas sim por retratar a sociedade como um todo.

O ser humano é egoísta, mesquinho e tem sede de poder. Se foi oprimido, uma hora se tornará o opressor. Sempre foi assim, sempre será assim. Além disso, a necessidade de ter um líder é algo que remonta aos primórdios da história e, consequentemente, mostra quão fácil é sermos levados pelo carisma, e confiança nos líderes, muitas vezes de forma cega.

Um clássico para todas as idades (pois é muito fácil de entender) e digno de ser lido muitas vezes mais.