A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Clara 06/12/2023

Não estou acostumada com clássicos os poucos que li tinha uma escrita difícil, mas esse é diferente a escrita dele é fácil e ele é bem curtinho mas mesmo assim consegue explicar bem como funciona o socialismo e o capitalismo.
Ele também é muito bom pra quem tá no sexto ano pois já ensina de uma forma bem fácil.

Renan Ramadan 10/01/2023

Excelente sátira!
Excelente! O posfácio é meio chato, muito grande e cansativo mas a história em si, ?o livro?, é mtu bom mesmo! Leitura facil, rápida e agradável! Lançado em 1945 porém extremamente atual!
Thiago.antuness 10/01/2023minha estante
Excelente experiência, recomendo 1984 do mesmo autor..

Boa Thiago! Já estou com ele em mãos. Está na lista de espera! Rsrs

Rafael 10/01/2023minha estante
Quase comprei ele com o cash back da Méliuz, mas comprei "Harry Potter" edição capa dura

Haha por acaso o 1984 comprei com o CashBack da Méliuz

Rafael 10/01/2023minha estante
Kakakakakkakakakakka

Thiago.antuness 10/01/2023minha estante
Estou terminando 1984 e não tenho defeitos a indicar em relação ao enredo..

Renan Ramadan 10/01/2023minha estante
Pessoal fala mtu bem do 1984!

Veregirl 24/12/2022

A revolução dos bichos - George Orwell
Esse livro é uma distopia clássica onde os animais se revoltam com o dono da granja onde vivem e fazem uma revolução.
Sei que o livro é uma crítica ao Stalinismo, mas na minha opinião é que por mais que ele quisesse falar de Stalin, tem vários outros líderes que se encaixam nesse papel, inclusive na contemporaneidade, basta que exista o totalitarismo. Napoleão é nada mais nada menos do que um reacionário, tendo isso em vista, acho que nem preciso falar mais nada e fazer paralelos com o Brasil atual.

"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco."

Pedróviz 27/02/2022

Não se iluda
O livro é uma fábula que demonstra a instalação de uma ditadura a partir da IMPOSIÇÃO DA NECESSIDADE DE LIBERDADE e mudança do status quo por parte de um grupo de porcos insatisfeitos que submetem os demais animais da fazenda a uma verdadeira propaganda enganosa, submetendo-os a trabalhos forçados, privação de alimento e reclusão. Chega um momento em que os porcos, que criaram toda a situação prometendo a emancipação, traem os demais bichos e unem-se aos humanos em animada confraternização na exploração dos demais bichos.
George Orwell, um marxista idealista, escreveu o livro especificamente para criticar o socialismo bolchevique, que havia se transformado em totalitarismo sob a égide de Stalin. Inadvertidamente, a obra acabou se tornando um protesto contra toda forma de opressão, sendo, inclusive, muitas vezes citada de forma inadequada por cidadãos que não simpatizam com determinado governo por não satisfazer seus desejos.
Fique claro que os porcos, nessa fábula, representam a elite marxista. Essa elite se une aos grandes oligarcas e se locupleta na exploração do povo. Não se iluda, marxista miúdo: a política não é uma Disneylândia e a fábula é mais atroz do que se imagina.
Pavozzo 27/02/2022minha estante
"...muitas vezes citada de forma inadequada por cidadãos que não simpatizam com determinado governo por não satisfazer seus desejos."

Sem tirar, nem pôr. Tenho visto muito isso, inclusive nesta plataforma... ?

Dan 27/02/2022minha estante
Resenha perfeita

nat 24/12/2021

mano
gnt serio eu quero xingar mt agr pq fiquei esperando o tempo todos os bicho se tocarem e matarem esses porcos expulsarem eles sla e acaba ASSIM mano pelo amor de deus eu quero mt comer um bacon no café hj so pra aliviar minha raiva desses malditos

Iza 15/05/2021minha estante
amei sua resenha

Shirley.Peixe 15/05/2021minha estante
Obrigada! :)

Beatriz.Rodrigues 15/03/2021

''todos os animais sao iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros.''
O que pude tirar de interpretação desta fábula, é que não impota o modelo de sociedade que adotemos, injustiça existirão em todos eles e alguns sempre serão subjulgados em detrimento de outros. Aqui, Orwell demonstra de forma muito claro como nasce um governo tirano, suas armas para manipular e controlar a população e se manter no poder. Não consigo destacar nenhuma falha na obra, nem tampouco na edição, com ilustrações lindíssimas e textos de apoio que ajudam a compreender o contexto em que o livro foi escrito e um pouco da vida do autor.
Recomendo a leitura!!

Fernanda 21/01/2023

Livro antigo mas o assunto tão atual
Um livro muito interessante, uma fábula que mostra a realidade atual pq mostra o que passamos com fake news, com mentiras para enganar o povo, para que trabalhe incansavelmente para um pequeno grupo lucrar e se dar bem na vida. Senti raiva dos porcos?

Vanessa704 18/09/2021

"A revolução dos bichos" narra a revolta dos animais de uma fazenda, que cansados de serem sobrecarregados em troca de pouco, tomam o poder para instituir um novo estilo de vida sem serem submissos e explorados pelos homens.

Liderados pelos porcos, os animais da Fazenda Solar assumem o governo de suas próprias vidas e da fazenda, e criam a filosofia do Animalismo que a princípio pregava a igualdade, o progresso e a prosperidade.

Contudo, ao longo da narrativa vemos tal filosofia ser deixada para trás quando os porcos, envaidecidos pelo poder, se rendem a corrupção e aos poucos vão mudando as regras antes preestabelecidas dando início a uma ditadura tão perversa quanto a dos humanos.

Embora o livro tenha sido publicado em 1945 como uma sátira a política stalinista, a obra de George Orwell traz uma crítica ainda atual, uma vez que a "Ditadura dos porcos" reflete a realidade de alguns países.

Roberta.Chamberlain 11/06/2021

Eu gostei bastante desse livro. Foi muito reflexivo para mim e é incrível que mesmo sendo contado em forma de fábula tenha tantas ligações com a realidade.

Mesmo sendo um livro pequeno, tem muitas reflexões.

?As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.?

Kaio.Oliveira 06/06/2021

Quem se mistura com porcos, farelos comem...
A expressão nunca fez tanto sentido, o livro é uma crítica ao Stalinismo, mas pode funcionar pra todo governista totalitário independende de ideologias, o livro começa por uma "falta de liberdade" que os bichos tinham por serem comandados pelo homem, e uma revolução é posta em pratica com algumas regras ao que eles chamaram de "animalismo", com o passar dos anos os lideres desse movimento foram se assemelhando cada vez mais com aquilo que eles criticavam e pior reduziam a qualidade de vida dos outros animais em beneficio próprio utilizando bordões prontos de que tudo esta melhor do que antes e assim o livro mostra o feitiço que é estar no poder, quanto mais você o possui, mais deseja ele, e quanto mais você deseja ele, menos você se importa com seus semelhantes.

Livro atemporal, que pode se relacionar de forma intrisica com o momento atual que vivemos no país.

Isabella.Costa 01/04/2021

O que dizer desse livro ???
Acho que é uma leitura obrigatória e ainda fico me perguntando porque não li esse livro antes. Impressionante como o desenrolar da história os porcos ficam muito mas soberbos.
livoca 01/04/2021minha estante
eu tenho q ler pra escola, ainda não comecei mas mta gente fala bem

Isabella.Costa 01/04/2021minha estante
Vale muito a pena a leitura

Natalia.Louise 18/03/2021

Crítico
Li esse livro em um dia e tive um mix de sentimentos durante a leitura. Eu fiquei indignada em como esse livro se encaixa perfeitamente em nossa sociedade. É tão engraçado você ver que no começo da revolução aquilo realmente era puro, genuíno e idealizador e com o passar do tempo foi se tornando oportunista, podre. É tão triste observar o cabalo Sansão morrendo por crer, sonhar e idealizar demais um mundo, enquanto os porcos ficavam na casa, já se tornando um protótipo humano.

brunoog33 28/05/2020

Livro muito bom! Nos faz pensar como os indivíduos são egoístas!

qudakness 27/01/2022

a revolução dos bichos
muito obrigada, george orwell, por ter estragada a palavra "camarada" para mim. agora toda vez que ouvi-la ou a ler em algum lugar, serei obrigada a me lembrar desse livro e dos benditos porcos.
Mari 27/01/2022minha estante
Nossa q merda ent porque eu terei q ler esse livro para a escola

Matheus Amaro 27/01/2022minha estante
Depois leia um pouco sobre a russia e a revolução russa. Aí você vai entender tudo

DiAgo.Diniiz 27/01/2022minha estante
Esse livro é perfeito. Um dos melhores que li. Para entendê-lo você tem que ter um pouco de conhecimento prévios sobre a revolução russa.

qudakness 27/01/2022minha estante
Eu sei o que ele quis dizer e conheço o assunto, e da mesma forma mantenho minha opinião.