Entendendo Psicanálise

Entendendo Psicanálise Ivan Ward e Oscar Zarate

Resenhas - Entendendo Psicanálise

Jung TFanny 24/10/2023

Uma pequena introdução
Achei um livro bem interessante pra quem está querendo entender um pouco mais sobre o que é a psicanálise, sendo ou não estudando, aleitura é super fácil e sintetiza bem alguns dos principais conceitos da teoria.

Uma questão que ficou ruim no começo é que tem um erro de informações: Diz que a declaração que Freud fez a BBC "foi ao ar em dezembro de 1938, um mês antes de sua morte", porém Freud morreu em setembro de 1939.

Outra questão é que alguns conceitos escritos no livro já sofreram reformulação ou não são consenso entre psicanalistas. Como por exemplo a necessidade de mais de 3 sessões semanais, e nem a visão de que a psicanálise não pode atuar com a psicose (o q sugere inclusive uma visão pejorativa da psicose, que ainda é bem comum em alguns profissionais).

No geral, é uma boa introdução pro tema.

camimoon 07/02/2019

Um livro curto porém muito explicativo, sobre o ponto de vista da psicanálise de como a mente funciona e cada ser humano é formado, de como suas experiências e competências podem influenciar em suas escolhas. Ótimo livro para quem busca conhecer mais dá mente humana e seus mistérios.

jéssica 05/12/2020

Simples, mas completo
É um ótimo guia mesmo para leigos entenderam de uma forma simplista e fácil, uma teoria que é extremamente complexa.