O Outro lado da memória

Resenhas - O Outro lado da memória

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mari | Triplo Books 29/07/2013

Ataque de fofura
Luíza é uma garota de 18 anos. Tem uma amizade longa com Carol e Júlia e seus respectivos namorados; Pedro e Lucas, do time de basquete. Era um dia de aula comum quando chega um novo aluno no colégio para entrar no lugar do último capitão do time, seu nome é Arthur e imediatamente suas amigas falam do novo gatinho que chegou na escola.

Irritada com todo aquele alvoroço e cheia de preconceito dos óbvios esteriótipos - capitão, sagaz, corpo atlético e ainda por cima lindo - Luíza julga a personalidade do novo aluno sem dó e nem piedade. O que ela não sabia é que no momento em que estava fazendo isso ele estava bem atrás dela e ouviu tudo.

Decidido a resolver esse assunto, Arthur puxa repentinamente Luíza para o almoxarifado. Está inconformado dela julgar sem o conhecer e ela obviamente está irritada e despejando puro ódio da abordagem. Do nada o zelador os flagra ali trancados e os manda diretamente para a diretoria. Resultado: detenção limpando alguns locais do colégio e juntos. Arthur desde o inicio quer se dar bem e se aproximar de Luíza e aproveita a detenção para isso.

Obrigada a conviver junto com Arthur, Luíza percebe com o passar dos dias que ele pode não ser aquele cara irritante e convencido que ela esperava, mas na verdade pode ser um cara maravilhoso. Entretanto um passado literalmente doloroso, de um amor que só lhe causou sofrimento, a faz ter medo de tudo; de novos relacionamentos e de poder seguir em frente com a própria vida, ainda mais quando o causador desses problemas volta para a escola depois de dois anos.

Luíza descobre que é através do amor que ela encontrará força dentro de si mesma para lutar em O outro lado da memória.

***

Essa é a parte que eu mais gosto quando escrevo ou gravo resenhas. É a parte onde eu posso falar o que acho de forma livre e descontraída. *-*

Me surpreendi pela velocidade de leitura, eu poderia tê-lo lido todo nesse último domingo mas eu quis prolongar meu ataque de fofura por mais um dia. Sim, amigos, ataque de fofura ao extremo.

*A Luíza é completamente insegura e geniosa, mas também doce e com tantas dúvidas quanto nós.
*As amigas, Carol e Júlia, me causaram alguns risos. Já tive amigas no estilo delas em época de escola.
*O Arthur... ah! O Arthur... esse daí, como dizem as amigas de Luíza, fugiu de um conto de fadas. Se ele não fosse da Luíza eu queria ele pra mim.

O outro lado da memória é aquele livro leve que podemos ler em uma tarde tranquila ou simplesmente quando a gente quer se sentir feliz. Eu não sei vocês, mas eu gosto de romance adolescente. E olha que neguei isso por um bom tempo por pleno orgulho. É claro que tem alguns que realmente são absurdos e dão raiva... Só que me vi rindo sozinha em várias partes do livro. Sabe quando você lê deitada e seus pés estão balançando pra lá e pra cá involuntariamente de empolgação? Então, é por aí...

Espero que vocês gostem assim como eu gostei do livro. Aliás, eu quero ler novamente para ter ataques de fofura mais uma vez.
O mais legal de tudo é que é de autoria nacional e você pode ler o livro e contar tudo pra ela o que achou.

*Acessem meu blog e confira as fotos dos livros juntamente com esse post.

site: http://triplobooks.blogspot.com.br
Thaynara 01/03/2014minha estante
*u* ataques de fofuras!!

Raquel Moritz 23/07/2013

O livro de estreia açucarado de Beatriz Cortes
Acho que a frase que melhor combinaria com a capa do livro, para ser utilizada como chamada, seria “amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia”, encontrada lá pelas tantas no texto. A Luíza, a protagonista adolescente dessa história, passa por isso. Depois de uma grande e imensa decepção amorosa com um rapaz que ela amava, Luíza se fechou pra vida. Ela vive na sombra da dor, desconfiança e ressentimento do que aconteceu tempos atrás entre ela e o ex-namorado Lucas.

Daí entra um garoto novo no colégio, o Arthur. A Luíza nem troca uma palavra com ele e já sai falando mal do rapaz pras amigas. Numa tentativa de calar a garota, ele a puxa para dentro do almoxarifado e dá uma bronca nela. O zelador pega os dois na hora, pensa que aquele é o mais novo point do amor do colégio e manda os dois pra diretoria. Detenção para os dois. Mais tempo para ficarem juntos. Mais motivos pra Luíza ficar xingando a vida e o garoto que ela mal conhece.

Entre tapas e provocações, fica claro pra gente que o Arthur tá caidinho por ela e ela fica se fazendo. As amigas da Luíza já sacaram que tanto ódio assim só pode vir acompanhado de amor, e demora um pouco pra garota começar a enxergar Arthur de outra forma. Ela nega, se desvencilha da situação e das perguntas, mas sabe que lá no fundo tem algo surgindo. É sobre essa descoberta do amor e do poder que ele tem na vida de uma pessoa, que o livro trata.

O Outro Lado da Memória tem um conteúdo adolescente, tanto pelo cenário quanto pelas atitudes (a Luíza só briga com o Arthur, pega no pé dele e dizer que ele é idiota), muito embora as cicatrizes de Luíza sejam iguais a de gente grande (ela acredita que ninguém pode ajudá-la a superar o que ela passou e que a vida dela será uma derrota pra sempre, etc, etc). Em entrevista concedida a Editora Novo Século, a Beatriz comentou que a dor que a decepção causa é uma das piores e que um recomeço é sempre algo lindo. Isso também está aqui no texto.

Aliás, ponto positivo pra autora, que segurou a explicação do que aconteceu a Luiza até metade do livro, fazendo você querer avançar as páginas pra entender o que é que de tão ruim aconteceu com ela. Outro ponto positivo é a criatividade do Arthur em esquematizar as coisas pra mocinha. Acho ele um pote de açúcar da cabeça aos pés, mas ele é original nas coisas a que se propõe.

Durante toda a leitura, não consegui me identificar com a Luíza. Talvez porque eu e ela somos tão diferentes. Quer dizer, eu acredito no amor como resposta pra muita coisa. Mas no quesito de comportamento, não houve conexão.

-Sair xingando o Arthur já no começo da história, sem nem ter trocado uma palavra decente com ele, soou forçado aqui, sabe.

- Se eu conquistasse o coração do capitão do time de basquete, por quem sou apaixonada, eu não teria tanta vergonha ou medo do que os outros vão pensar.

- Se eu tentasse resolver algo com um ex-namorado que fez o que o Lucas fez, eu jamais faria no lugar que ela fez (daí não posso contar, é importante pra história).

- Mesmo que tenha servido como gancho pra história acontecer, é muito pouco provável que eu deixaria sair impune uma criatura que agiu da forma que o Lucas. Ainda mais considerando um detalhe que surge na última página do livro. Mas a autora acredita verdadeiramente que a felicidade não pode ser atingida por pessoas tão pequenas e que o perdão e a aceitação de alguns fatos te eleva. É nobre, mas é um detalhe injusto.

Como todo livro de estreia, O Outro Lado da Memória tem seus méritos e seus defeitos. Alguns recursos de pontuação e expressão são usados com tanta frequência que deixam o texto um pouco cansativo, e o excesso de diálogos faz com que a gente apenas ouça a história, e não participe realmente dela. Explico: na cena do primeiro beijo dos dois (isso não é spoiler, né gente, é um livro de romance), faltou descrever a sensação *daquele* beijo sabe, que te tira do chão e faz sentir que nada mais importa. As cenas se arrastam em detalhes que não importam, e pecam em detalhes que fariam a diferença.

Mas Beatriz Cortes deu a cara pra bater. O livro dela está aí, fala sobre amor e tem um mercado para explorar. Beatriz tem um futuro e tanto pela frente. A estudante de Psicologia, nascida em 1994, tem uma fé inabalável em Deus e no amor (algo que fica bem explícito no texto) e este é o seu livro de estreia.

site: http://pipocamusical.com.br/2013/07/05/resenha-livro-o-outro-lado-da-memoria-beatriz-cortes/
Ceci 30/06/2014minha estante
Querida Raquel,

Eu tive a mesma sensação que você fora outras coisas que me deixaram incomodada, ela não parecei-a ser uma garota de 18 anos o comportamento dela era um pouco infantil e concordo com os pontos positivos e negativos que você destacou.

Brubs.a 29/10/2020

Simplesmente incrivel, assim como todos os livros da bia. A historia é mega envolvente, emocionante e no fim fica um gostinho de quero mais, alem ter sempre uma trilha sonora perfeita.

nati 08/12/2021

muito bom e fofo?
luiza teve um relacionamento no passado que virou um trauma e por isso nao se abre a nada, até que ela vai parar na detenção com o aluno novo, arthur. a história acaba acontecendo bem rápido (bastante coisa em pouca página) mas fluiu tão rápido tbm.
eu já imaginava oq tinha acontecido com a luiza e o que ia acontecer, bem clichê, daqueles bons.
merece bem mais reconhecimento!!

Mariah 03/12/2013

Resenha tirada do Blog da Vecchi
No livro da Beatriz Cortes acompanhamos a vida e os pensamentos da Luíza, uma adolescente de dezoito anos que enfrenta os fantasmas de um passado não muito distante. Abalada com o trauma que viveu, a jovem bloqueia seus sentimos, cria uma barreira contra eles. Dizia a si mesma que não se iludiria com outro garoto novamente.

Porém um novo aluno aparece no colégio, Arthur Campos, e as coisas começam a mudar. No início Luíza o trata mal, pois achava que ele era só mais um idiota capitão do time de basquete. Por outro lado, ele não fazia ideia do por que ela agia assim com ele. Então um mal entendido acontece e os dois pegam detenção, ou seja, teriam que passar 1 hora a mais no colégio, juntos três vezes por semana por algumas semanas. Arthur aproveita o tempo para tentar mudar a impressão que Luíza tinha dele. E funcionou!

Enquanto um problema dela se resolvia (não estava de detenção com um idiota afinal), outro muito maior apareceu, ou melhor, reapareceu. Lucas, o causador de seus pesadelos estava de volta ao colégio.

Beatriz conseguiu fazer a narrativa me prender do início ao fim. Comecei a ler o livro às 18h e só parei quando terminei às 1h da manhã! A mistura do drama com o romance foi bem equilibrada, mas fiquei um pouco preocupada com a última parte (quando eles olham o álbum de fotos); acho que não precisava desse último detalhe (não vou especificar porque é spoiler).

Fiquei apaixonada por Arthur (mais um personagem pelo qual me apaixono hahaha). Ele me fez acreditar em príncipe encantado de novo! Talvez ele seja ainda melhor, como a própria Luíza tratou em dizer:
"- Acho que o príncipe encantado perdeu pra você..."

Os autores brasileiros estão arrasando! Mais um livro nacional que eu indico!

site: http://blogdavecchi.blogspot.com.br/

Fer - Mato Por Livros 03/11/2015

Como não amar esse tipo de história.
Sim, eu sou uma eterna adolescente assumida. Ou melhor, escolhi ser jovem por todo o sempre. E quem me conhece sabe que minhas leituras são totalmente ecléticas. Tirando o gênero terror (ui, que medo). Eu leio de tudo. De tudo um pouco e geralmente quem me escolhe é o livro rs, sim isso mesmo, eu fica lá parada um tempo na frente da minha estante e o livro fala: - Dessa vez sou eu! E pronto lá está ele na minha mãozinha.

Eu tenho um verdadeiro fascínio por histórias de romance jovem, não sei se foi porque minha adolescência não foi vivida de forma muito plena (história para um outro dia), mas que mesmo assim foi uma fase feliz, mas eu adoro esse tipo de romance. Acho incrível como eles tem o poder de nos levar para uma viagem de volta ao passado e relembrar de algumas coisas que vivíamos naquela época, ou até mesmo do que queríamos ter vivido (sem arrependimentos pelo que foi ou não foi), ou até mesmo pensar em como éramos bobos em algumas coisas e naquela época não percebíamos isso.

Encontrar esse livro da Beatriz foi um verdadeiro presente. Já o tinha na minha estante há algum tempo. Mas como eu disse ele ainda não tinha me chamado. E me chamou na hora certa.

Foi lindo, gostoso e muito prazeroso conhecer a história de Luíza, Arthur e de uma turma linda de amigos.

Luíza passou o que muitas garotas de sua idade passam: a “famosa” desilusão amorosa. Ela gostou muito de um garoto, mas ele foi um verdadeiro canalha, com c maiúsculo. Claro que como geralmente acontece Luíza se fechou para possíveis futuros pretendentes e se tornou uma pessoa mais fechada e até mais fria. E claro, um “pouco” (estou sendo gentil), digamos, sarcástica. Ela está sempre com os nervos a flor da pele, com respostas na ponta da língua e vive sempre um pouco estressada rs, com várias crises chatas. Nem me identifiquei com ela, rs. Claro que em alguns momentos ela exagerava e era superrr dramática, ok, nada normal em adolescentes né? Kkkkk

“Nunca deixe seus sonhos morrerem, porque a vida sem sonhos é como um pássaro com asa quebrada.”

Acontece que Arthur, o novo garoto no colégio, lembra demais o ex dela, o Lucas, quem ela tanto quer apagar de sua vida. Arthur não entende porque é tão maltratado por Luísa resolve tirar essa história a limpo, acontece que ambos são pegos em atitudes suspeitas (adorei isso) e levados para a direção. Agora como castigo terão que passar um bom tempo juntos em algumas atividades na escola.

Acontece que esse tempo os fazem perceber qualidades (e até mesmo defeitos) no outro que eram incapazes de perceber antes, fazendo nascer assim uma amizade e um algo a mais.

“A minha voz e a dele combinavam indiscutivelmente. Um encaixe perfeito de timbres, tons e notas. Então, percebi que aquele vazio que havia em mim poderia ser preenchido por ele! O meu mundo se encheria de graça e ficaria, com toda a certeza desse mundo, muito, muito mais lindo com ele.”

Tudo ia muito bem, até o ex de Luíza, o Lucas, voltar para sua vida e o que antes parecia calmo, agora trará um furacão de acontecimentos, sentimentos e recordações que Luíza prefere deixar no passado.

Não será fácil lidar com esses novos acontecimentos e até perigos que surgem, mas Luíza contará com Arthur e seus amigos nessa tarefa.

Poderá ela vencer os fantasmas do passado e desenhar um novo futuro?

“Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia.”

Gente a história é mesmo super fofa. Amei demais.
Infelizmente a autora peca por algumas faltas de detalhes, como características dos personagens e isso pode fazer uma certa falta, mas o enredo é tão gostosinho de ler e os personagens tão especiais que acabamos nos esquecendo desses detalhes.
É uma turma de adolescentes, lidando com problemas de adolescentes da forma que adolescentes lidariam com isso rs. O resultado? Confusão e perigo!

Eu estava encantada por todos os personagens. Arthur é uma paixão. Impossível não se encantar por ele. E todos os amigos dele e de Luíza eram um charme a parte na história.

O final achei um pouco corrido, acho que não esperava um salto tão grande no tempo. Mas mesmo assim eu estava com um sorriso ao terminar o livro.

A leitura é leve, doce e por vezes divertida. Um romance jovem sem muitos dramas (nada além do normal rs) mas que nos prende, fazendo terminar a história com menos de um piscar de olhos.

Recomendo para todos e todas que amam romances jovens, daqueles que nos trazem bons momentos, bons sorrisos, um pouco de tensão e boas recordações.

''Algumas pessoas têm o poder de transformar seus pesadelos em realidade. E, depois que isso acontecer, é difícil voltar a ser quem você era antes. Eu sou a prova viva disso!''

A diagramação é simples, mas com detalhes fofos, a capa eu gostei mais da primeira edição, mas não deixa de ser linda. Mas infelizmente eu me senti perdida com o titulo. Sinceramente não consegui “encontrar” o titulo na história. Mas essa sou eu meio perdida ás vezes.

E como se a história já não fosse fofa por si só, eu achei no canal da autora uma música tema do livro. É muito amor. E ai sim, consegui captar a mensagem no titulo. Sou mesmo uma porta ás vezes.

Então confiram a música que é cantada pela própria autora. É lindo demais.

site: www.matoporlivros.com.br
Jim 18/05/2019minha estante
Seu texto é lindo.

Ana Karla 17/09/2013

Enquanto lia “O outro lado da memória” foi impossível não deixar escapar uma sucessão de owns, pois o Arthur, mocinho do livro, é um fofo! Muitos podem não gostar do estilo, pois é um livro adolescente e bem água com açúcar; mas como romântica inveterada que sou, eu amei!

Achei que o final terminaria de um jeito, mas para minha surpresa se passaram alguns anos e acabou sendo melhor do que esperei. Para os românticos de plantão que curtem um romance adolescente super fofo a leitura é mais do que recomendada.

Daniele 24/11/2015

Arrependimento
Eu troquei este livro aqui no skoob e o escolhi por causa das resenhas e notas, que arrependimento!! A única coisa que salva é que a edição é boa e não tem erros de português, coisa normal em livros nacionais. Achei monótono, a menina uma chata e aconteceram coisas surreais, principalmente depois que o Lucas aparece. E quando resolvem acertar as coisas fazem algo que por favor né? Só em livro mesmo. Uma pena, tinha tudo para ser um livro gracinha e passou longe disso.
Fox11 12/08/2016minha estante
O comentário mais sincero que li até agora. Por qual livro você trocou? Sinto muito que não tenha válido a pena.

Daniele 12/08/2016minha estante
Oi Mia, eu troquei pelo livro Dearly, Departed (que nem li, mas tinha comprado por engano e era série não quis começar rs). Mas paciência. A escritora escreve bem mas precisa mudar o roteiro na próxima vez.

Estéffani 29/05/2013

Um livro relaxante, no final, curioso.
MENINAS! Quem sonha com um cara super romântico, um amor perfeito... esse é O livro! No início do livro, confesso que dá pra passar um pouco de "raiva" mas no sentido de ansiedade... Luíza, a protagonista do livro, não queria se apegar a ninguém, por causa do Lucas, seu ex namorado, e Arthur, o cara do pedaço, queria ficar com ela... awn
Depois que Luíza namorou Lucas, ela não queria saber de ninguém até Arthur. Ele queria conquistar ela, e conseguiu. Ele ficou ao lado dela pra tudo, até Lucas querer de novo, entrar na vida da garota... Coitada, não é?!
Luíza escondia de Arthur seu passado com Lucas, e Arthur queria apenas ajudar. Toda vez que Luíza se encontrava com Lucas, ela ficava diferente, e Arthur queria saber o porque... sendo que no final de tudo, Lucas a queria, e muito... como se fosse um psicopata!
A coisa mais fofa do livro é o relacionamento dos dois. Arthur, ao invés de pedir Luíza em namoro, pediu para ser sua capitã, já que ele era o capitão do time de basquete! Que coisa mais linda, não acham? *-*
No final deu tudo certo... Eles namoraram, noivaram, casaram, e... acreditaria que tivesse um "pra sempre", mas Lucas... sim, depois de preso, ele foi solto, e estava no casamento dos dois... Por quê? hmmmmm.

Ficaram curiosas? Porque não lê o livro em?! HAHA

Daphiny 10/12/2013

A historia não é ruim... Eu só achei que não foi muito bem escrita e colocada. Em muitos momentos achei que estava lendo uma fanfiction não betada... A personagem principal não me agradou, mas isso é questão de gosto. Arthur é realmente um amorzinho... Foi um livro mediano.
Fox11 12/08/2016minha estante
A única coisa que amei no livro foi o Arthur. ^^

Katielle 31/07/2013

Uma graça!
Luíza é uma estudante cheia de sonhos, cercada de bons amigos e com uma grande decepção no coração, pois acredita que nunca será feliz em sua vida, até conhecer Arthur, um novo aluno na escola e capitão do time de basquete. O primeiro encontro deles solta faíscas e o sentimento é de ódio instantaneamente, mas algumas circunstâncias fazem com que os dois fiquem juntos em detenção após as aulas e aí, tudo começa a mudar.

Luíza tem uma profunda dor no coração e até a metade do livro não sabemos o que de fato aconteceu com ela, só quem fez, um ex-namorado chamado Lucas. Esse acontecimento fechou Luíza para a vida, não faz mais o que gosta e também não quer envolver-se com ninguém. Já Arthur é um príncipe, de bom coração e fará de tudo para ela viver novamente. O relacionamento do dois é engraçado, no início eles se odeiam, vivem brigando, mas tá na cara que o sentimento verdadeiro não é esse. Os amigos que eles têm em comum são algo a parte, maravilhosos. O tipo de amigos que qualquer um de nós gostaria de ter.

O Outro Lado da Memória foi uma grande surpresa. Quando o livro chegou fui dar uma folheada e quando percebi a leitura tinha terminado. A história por mais que seja adolescente é envolvente e muito gostosa de ler. Os personagens são carismáticos e conquistam o leitor.

O livro é narrado em primeira pessoa por Luíza. A capa é linda, porém a revisão deixou um pouco a desejar, nada que comprometa a leitura, não me fez dar cinco estrelas, mas é um dos meus livros favoritos.

Este livro nos mostra uma história de amores e amizades verdadeiras. Quando estava no final, mais precisamente na última página, fiquei surpresa, talvez Cecília e Arthur ainda sofrerão com alguém do passado.

site: Resenha publicada em http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br/

Aline 21/03/2018

Romance clichê
Essa é aquela velha história da menina apaixonada que se decepciona com o primeiro amor, fica na bad por um tempo, descobre um novo amor e vive feliz para sempre. O livro pode ser resumido assim.
O que talvez deixe tudo mais interessante é o mistério que envolve o porquê a protagonista se decepcionou e se fechou para o mundo, mas a escrita da autora é bem crua, até porque ela é bem jovem e esse é o primeiro livro dela.
Sem muito emoção, sem muita descrição, rápido para ler, com uma pegada mais pré-adolescente / adolescente.
Enfim, um livro de menininha, que passa a ideia de ser mais sério do que realmente é. (Talvez se eu tivesse 13 anos teria curtido mais a história).
Bhya 10/04/2018minha estante
Ele é para um público adolescente e infantil mesmo flor. :)

Silvana 03/07/2016

Luíza Bedim é uma garota de dezoito anos que está desiludida com o amor. Depois de passar por uma grande decepção amorosa, ela já nem sabe mais o significado desse sentimento. Suas amigas falam dele o tempo todo e uma hora dizem que amam um, e no outro dia já amam outro. Ela sabe que isso não é amor. Então sua intenção é terminar o segundo grau sem passar nem perto desse sentimento. Mas sua resolução vai ficar um pouco difícil de cumprir, já que temos um aluno novo no colégio e ele além de lindo, é um amor de pessoa. Mas Luíza não quer abrir a guarda de jeito nenhum e quando os namorados de suas amigas apresentam o novo capitão do time de basquete, Arthur, ela é bem fria com ele.

E como se não bastasse, assim que ele vira as costas, ela fala mal dele para suas amigas. O que ela não imaginava é que ele tinha voltado e estava ouvindo tudo o que ela estava dizendo. Arthur não se conforma de Luíza tratar ele assim, sem nem conhecê-lo e puxa ela para ter uma conversa dentro do almoxarifado do zelador. E é claro que isso ia acabar mal. O zelador descobre os dois lá dentro e não acredita quando eles dizem que só estavam conversando e leva os dois para a diretoria. E agora Luíza que não queria ficar perto de Arthur nem um minuto a mais, vai ser obrigada a passar uma hora por dia, três vezes por semana em sua companhia, já que os dois terão que cumprir uma detenção na escola por serem pegos naquela situação.

E Arthur que não entende essa aversão de Luíza por sua pessoa, faz uma aposta com ela. Até o fim da detenção ela não vai mais odiá-lo. Se isso acontecer, ela será obrigada a assistir os treinos de basquete com suas amigas e se ela ganhar, se ela estiver certa sobre ele, ele nunca mais se aproxima dela. Luíza acaba aceitando só para se livrar dele. Mas o problema de Luíza não é somente passar as detenções ao lado de Arthur, Lucas, a pessoa que deixou ela fechada para o mundo, está de volta ao colégio e insiste em se aproximar dela e se comporta como se nada tivesse acontecido. Aos poucos ela vai percebendo que Arthur não é nem um pouco parecido com Lucas, mas será que ela vai conseguir confiar novamente?

Esse livro é daqueles romances fofinhos que casa muito bem depois de uma leitura mais pesada. A história é bem clichê, daquelas que a gente já sabe como vai terminar, mas ainda assim vale a pena ser lida. Uma coisa que me surpreendeu bastante na escrita da autora, é que ela é carregada de sentimentos. Sabe aquela sensação de que você está lendo algo que realmente aconteceu, de que é uma amiga que está te contando um fato da vida dela? Esse livro é assim. Não sei se é baseado na história dela ou de alguém próximo, mas é uma história que poderia ter acontecido com qualquer pessoa que a gente conhece. Ele é mais indicado para pessoas mais jovens, não que eu seja uma velha hehe, mas os dramas apresentados no livro, é mais recorrente em uma certa faixa etária, no caso os jovens adultos hehe.

No começo da história não sabemos o que aconteceu com a Luiza para que ela se tornasse uma pessoa tão fechada e avessa ao amor, Por isso achei ela meio irritante e não entendia o porque dela tratar o Arthur daquele jeito. Mas depois que descobrimos o que realmente aconteceu, comecei a vê-la com outros olhos. Pouca gente supera o que ela passou. Arthur é um fofo e o genro que toda mãe pediu a Deus. Ele devia gostar muita da Luiza para aguentar o mau humor dela no começo do livro hehe. As amigas da Luiza me lembraram muito as amizades que tive quando era dessa idade. Era bem aquilo mesmo, de querer saber tudo e prezar pela felicidade da outra. Tenho essas amigas até hoje. Só teve uma coisa que não concordei muito. Quase no final eles tem uma ideia "maravilhosa" para consertar as coisas. ideia essa que até minha gata sabia que ia dar errado e não entendo como que pessoas de dezoito anos acharam que ia dar certo. Mas foi o único detalhe. A edição está muito bonita e recomendo apra quem gosta de um bom romance.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-outro-lado-da-memoria-beatriz.html
Fox11 12/08/2016minha estante
Adorei. Acabei de ler e concordo com você.

Vanessa Meiser 26/05/2013

Em primeiro lugar, tem como não se apaixonar por uma capa tão linda como esta? E para completar com um título como este combinado com uma sinopse tão encantadora? Realmente fica difícil não esperar o melhor de um livro com estas características. Desde que peguei o livro em mãos ficava olhando e imaginando o quanto a trama iria me conquistar, já tendo a certeza de que ela iria me conquistar sem dúvida alguma.
Luiza é uma garota de 18 anos que tem duas melhores amigas cada uma com seus namorados jogadores do time de basquete da escola em que estudam. Só Luiza está sozinha desde que sofreu uma grande decepção que lhe deixou marcas profundas e lhe custaram uma infinita desconfiança sobre todos os garotos que ela conhece. Desde que Lucas, seu ex namorado traiu sua confiança, Luiza tornou-se uma menina retraída e fechada não se abrindo totalmente nem com as fieis amigas Carol e Ju. Sua fortaleza começa a desabar quando inesperadamente chega um novo aluno na escola, Arthur é um garoto simpático que tão logo chega já ganha a confiança de todas as pessoas mais chegadas à Luiza, menos a dela que antipatiza de graça com o garoto e deixa bem claro que não foi com a cara dele. Acontece que Arthur ouve Luiza falando sobre ele e resolve tirar satisfação. O garoto a arrasta para dentro do almoxarifado e começam a discutir quando o zelador abre a porta e surpreende a dupla em ação suspeita. Por achar que estão de ‘agarramento’ na escola, o zelador conta para a diretora que passa uma espécie de castigo aos dois, depois das aulas durante um certo tempo, Arthur e Luiza precisam ficar na escola fazendo o serviço de limpeza em algumas salas. Luiza então se vê tendo que conviver com o garoto que ela decidiu detestar mesmo que ele nem tenha lhe dado motivo algum...
Bem, a partir daí vocês já conseguem imaginar o que vai acontecer não é mesmo? Com a convivência forçada, Luiza e Arthur vão descobrir afinidades e qualidades que cada um possui e que podem aproximar um do outro, fazendo com que eles percebam que podem dar-se muito bem e até serem ótimos amigos, ou algo mais... Acontece que Luiza está muito machucada devido a um acontecimento envolvendo seu ex Lucas, este fato fica em total mistério até metade do livro quando a autora resolve nos contar o que realmente aconteceu entre os dois. Gostei desta parte porque deu ar de ‘drama’ ao livro e fugiu um pouco do esperado e do habitual.

“Meu maior problema era não querer ir atrás da felicidade. Achava que estava bem da forma que estava, machucada, ferida, e, sim, muito acomodada. Mas agora sei que tudo por que passei foi uma forma de me fazer apreciar a vida ainda mais, e ver que o amor verdadeiro existe sim, que existe, sim; pessoas capazes de nos esperar, de nos amar, de nos respeitar. E que o amor-próprio esta acima de tudo. Que, antes de amar alguém, precisamos nos amar e nos valorizar.” Pág 221.

É muito gostoso poder acompanhar toda a evolução da personagem principal e vê-la vencendo seus medos e desconfianças, tornando-se uma pessoa mais forte e equilibrada e podendo voltar a ter a vida normal que tinha antes da sua decepção. As amigas de Luiza mostram-se leais e não medem esforços para ajudar a amiga a superar seu trauma.
Como eu já esperava, o livro me prendeu do início ao fim. A história é muito gostosa e viciante e eu não descansei enquanto não cheguei à última página. Para complementar, a autora utilizou uma linguagem muito acessível que combinou perfeitamente com a trama juvenil presente no livro. Eu me encantei com a história e recomendo a leitura para quem gosta de um bom romance com pitadas de drama e superação. Adorei!

Fernanda 20/06/2013

O outro lado da memória - Beatriz Cortez
Olá!

Gente conheci a Bhya ai pela internet e fiquei curiosa para ler o livro dela, fizemos paraceria e aqui esta a resenha.

O livro me lembrou muito alguns seriados americanos. Aqui conhecemos Luíza, não sei se posso considera-la como uma personagem fascinante, creio que quem mais se destacaria e traria grandes emoções para o livro seria o Lucas, mas ele quase não apareceu e isso deixa o livro um pouco parado.

Ta legal que gosto dos personagens malvados porque eles fazem a coisa sair da monotonia trazendo aventura e perigo para o livro e isso é bom para a fluência da leitura. O Lucas faz uma maldade no decorrer do livro com a Luíza e outra no final, mas eu queria mais sabe...rsrs...

Luíza sofre até o momento em que conhece Arthur, primeiro ela o odeia, mas depois já sabem né?!. Uma das coisas que me irritaram no livro foram as expressões (amiga, Oh my god e imaginação dos gritinhos..rsrsr), a primeira me soa muita falsidade, a segunda se tornou irritante pela quantidade. Luíza e as amigas dela vivem para a escolas e coisas fúteis, pois as meninas estavam ligando o tempo todo para saber o que a Lu fez ou deixou de fazer com o Arthur (tudo bem que era a preocupação de amigos, e porque a Luíza passou por certas coisas).

Arthur é um cara respeitador que só existe em contos de fadas...Tipo seis anos é demais, não creio que é......deixa queto..rsrsr. Mas deve ter um ou dois que ainda é capaz.

Uma das coisas que realmente me marcou no livro foi a amizade, tudo bem que certas coisas passaram do limite, mas foi uma bela amizade. A preocupação verdadeira em recuperar uma amiga perdida em seus medos, em fazê-la se levantar e lutar por si mesma,por seus sonhos foi lindo em ver.

Quando leio um livro gosto de sentir o ódio, a tristeza e tantos outros sentimentos humanos,mas aqui me foi provocado alguns sorrisos..o livro é super leve de ler e mega rápido também, não por ser pequeno, mas por ser de linguagem fácil.

1 | 2 | 3 | 4 | 5