O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Vanessa Garcia 12/07/2020

O espadachim de carvão
Confesso que no começo fiquei muito perdida a ponto de repensar a leitura mas depois começou a ficar mais claro e daí eu já estava até teorizando.
Nada me tira da cabeça o quanto a jornada do personagem é "biblica". Mas pode ser apenas uma impressão de correlação.
Fiquei feliz por ler uma obra desse autor.
Pra quem gosta de fantasia e aventura é um prato cheio.

Marriete 10/07/2020

O Espadachim de Carvão (Livro I) ? Resenha
Adapak vive em Kurgala, junto a seu pai o deus Enk'nar que sempre o amou. Foi ele que lhe proporcionou todo o conhecimento que possui, passando-lhe ensinamentos e lhe designando mestres quando achou oportuno. Adapak levava uma vida até que tranquila, com suas aventuras, sua paixão pela leitura e seu fraco por mulheres de raças diferentes da sua.

Mas a sua calmaria é abalada quando a casa de seu pai, que se supunha inabalável, é invadida por seres que visam matá-lo. Seguindo as ordens de seu pai ele foge mas não sem antes ver seu lar ser destruído... Durante sua fuga, Adapak fica cada vez mais confuso pois não sabe o motivo pelo qual o querem morto, e, é então que ele tem o seu maior contato com os humanos.

O livro é cheio de personagens fantásticos e que mexem com o imaginário do leitor, a descrição que o autor faz de suas criações é bem minuciosa e atraente. O texto é ágil, e mesmo alternando o presente com as lembranças de Adapak, não deixa o leitor perder o foco em momento algum. Mas o que mais me chamou a atenção foi a inocência de Adapak. Por ter sido sempre protegido por seu pai, ele tem conhecimento parcial sobre os humanos, na verdade, só sabe o que leu nos livros, se assustando cada vez mais com a maldade que encontra pelo caminho. Acredito que o personagem possa ainda crescer mais e e expectativa para o segundo livro é grande.

Recomendo a leitura.

#OEspadachimDeCarvão#AffonsoSolano#Resenha#ResenhandoLiteratura#MarryAquinnah#AutorNacional#LiteraturaBrasileira#Fantasia#LiteraturaFantástica#AmoLer#Instabooks

Tharsila 05/07/2020

Gostosinho
Solando constrói um mundo muito interessante, com várias criaturas diferentes (o que faz muito sentido no final) e encantadoras. O protagonista consegue ganhar a gente com a inocência, mas até a metade do livro me interessei mais pelo passado dele do que pelo presente, o que pode interferir na leitura. Mas a partir de certo ponto você começa a querer realmente que tudo aconteça logo para que você saiba o porquê daquilo. No fim, a explicação foi boa, mas acho que aconteceu rápido, demais.

Leandro F. da Silva 28/06/2020

Fantasia brasileira.
Bom livro.
Dos livros de fantasias escritos por autores brasieliros, que já li, este foi o que mais me cativou. Foi uma leitura muito fluída e fiquei impressionado com as descrições do autor para o seu mundo e com as cenas de ação.
O que me deu um pouco de dificuldade foram em relação com os nomes das raças/espécies de Kurgala. Quando os nomes eram jogados nas páginas sem trazer uma característica eu ficava perdido para lembrar na memória de qual se tratava, no meio de tantas que tive o esforço para elaborar com essa leitura.
Mas mesmo assim achei um bom livro. É uma boa dica para leitores que gostam de ler uma fantasia com poderes mágicos e duelos com espadas.

Wilzajess 24/06/2020

Os capítulos do presente tiveram maior fluidez, que os capítulos sobre o passado. Tive dificuldade em terminar, porque a narrativa não me prendeu tanto e achei a mesma levemente arrastada.

Iollaus 22/06/2020

Uma fantasia brasileira muito interessante e rápida.
Recebi a indicação desse livro faz um certo tempo de algum youtuber, fiquei com o título na cabeça por ter me interessado por uma fantasia escrita por um autor brasileiro e uns dois anos depois encontrei o mesmo em uma feirinha de livro por apenas R$ 10, não resisti e acabei comprando.
Agora, meses depois, aproveitei a #MLI2020 para ler ele, por ser um livro mais curto, não decepcionou. O mundo é bastante rico, rico a ponto de você não entender bem nos primeiros capítulos, porém, ao decorrer da história, com capítulos intercalando entre passado e presente, a história vai se costurando e o leitor vai entendendo cada vez mais o mundo criado. Também pelo fato de intercalar entre passado e futuro, o autor conseguiu entregar um livro mais curto, o que não é comum em livros de fantasia do mesmo tipo.
Para mim os únicos problemas que não me permitiram dar 5 estrelas para esse livro foram o fato de, por ser um livro mais curto e muito diverso em relação a espécies (tudo é muito fantasioso, humanos existem, porém são uma pequena porcentagem da grande diversidade de 'seres sapientes' que existem no mundo criado por Affonso) acaba ficando difícil de assimilar e entender muito bem essas criações. Outra coisa que também me impediu, e pode ser algo completamente pessoal, foi que, apesar de ser uma história muito diversa, senti falta de personagens LGBTQ+, sei que pode parecer chato cobrar isso(para mim é mais ainda), mas para ser justo, considerando o mundo que foi criado, faria sentido ter visto nesse livros personagens que façam parte do arco-íris, tornando a história ainda mais completa e complexa.

mochelle 21/06/2020

esse affonso solano é brabo. livro foda. protagonista foda. plot foda.

hermes.willyan 17/06/2020

Me impressionou
Foi um dos primeiros livros de escritores brasileiros que li, e me impressionou. Leitura fluida, cheia de detalhes. Recomendo.

Asura 17/06/2020

Se for ler, assista a open da animação no Youtube
O que dizer de um universo lindo como o de Kurgula? Um misto entre paisagens da inimaginável mesopotâmia e cidades mais antigas que as do Velho Nilo?

Affonso (God) Solano, um brasileiro de responsa, cria um universo que nem é possível descrever em palavras. Suas criaturas grotescas de múltiplos braços, cores extravagantes ou ciclopes em corpos que mais se parecem com água-vivas, dão um aspecto único a tudo. Línguas, culturas, escravismo e disputas. Além de um protagonista amável, brutal e sensível.
Se fosse para mim categorizar esta obra em uma palavra, eu diria com toda a certeza que séria ÚNICA.

Que os 4 que são 1 te proteja!

P.S.: a "open" leva o mesmo nome da obra.

Mathias.Weirich 12/06/2020

Suspense, romance e ação
Confesso que jamais havia me visto lendo esse livro, a capa e o título não me agradavam.

Entretanto acabei o comprando, após anos apenas o olhando de longe, ofuscado por títulos mais conhecidos.

E não me arrependi de tê-lo comprado! Um livro fantástico, frenético, cheio de suspense, aventura e ação... Juntamente com um personagem carismático e complexo!

Eu ótimo livro para quem gosta de fantasia, suspense e uma pitada de romance.

Ulisses 11/06/2020

O Espadachim de Carvão, um incrível mundo de fantasia
Fui atrás deste livro primeiro por conhecer e gostar do múltiplas funções (escritor, ilustrador, editor e podcaster brasileiro) Affonso Solano.
Mas ao ler o livro me impressionei com a quantidade de detalhes do mundo que o autor criou, ele realmente nos transporta para história nos apresentando cada pedacinho do mundo de Kurgala.
Seu personagem principal Adapak foge do clichê dos heróis perfeitinhos e sempre muito belos, ao contrário o jovem espadachim tem uma aparência exótica, adquiriu muito conhecimento através dos livros e apesar de grande habilidade na batalha carrega consigo uma dúvida, insegurança e até mesmo uma certa ingenuidade por ter sido criado a vida toda longe dos problemas mundanos.
Aliás a forma de combate que ele criou é muito massa, me lembrou muito as sequências de ataques dos jogos de videogame.
A história te prende, te envolve e te faz querer saber mais e mais.
Um pequeno defeito é finalzinho que da uma corrida para se resolver, isso claro foi um sentimento meu, mas também não atrapalhou em nada o quanto gostei da obra.

Bird 08/06/2020

A história é simplesmente cativante, um mundo da mais pura fantasia e com situações de tirar o fôlego!!

Vi2 30/05/2020

"Qualquer coisa pode ser morta, basta acertar no lugar certo."
Lendo esse livro fiquei boquiaberto com a criatividade e a originalidade de Affonso Solano. Esse livro não é difícil de ser lido, e nem precisa ser, eu tive uma ótima experiencia com ele.

O que mais me fisgou nessa história é o conhecimento velado, que é o cerne da trama. Algo aconteceu, e esse acontecimento é afastado aos leitores (para mais informações, leia hehehe).

Acompanhamos a história de Adapak, um jovem fugido se casa. Após o assassinato de seu pai, uma entidade poderosa, ele vai em busca de refúgio e respostas na casa de um antigo mentor, e no caminho se envolve em acontecimentos que o fazem questionar seu pai, sua origem, e a si mesmo.

Eu disse acima que esse não é um livro difícil de ser lido, porém não quer dizer que é superficial. Acompanhamos o personagem principal da primeira a ultima página em impasse com seu eu mais primitivo, seus instintos.

Recomendo a todods.

Chagas 28/05/2020

Adorei
Amei o jeito que o Solano intercalar entre o passado e o presente.

João 27/05/2020

Uma fantasia BR. Bem vindos a Kurgala.
Adapak, meu primeiro guerreiro tupiniquim.
Gostei bastante desta obra apesar de ter lido algumas críticas quanto ao desenvolvimento e evolução da história.
Temos muito para conhecer deste universo criado pelo autor.