O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Katsumi 21/03/2013

Prêmio F5 para Resenha! =D
Solano constrói uma bela mitologia de fantasia para o mundo de Kurgala. Humanos e outras raças convivem, e estes seres fantásticos tem aparências peculiares, que faz você exercitar sua imaginação ao tentar visualizá-los. A narrativa é bem sinestésica e a ambientação bem produzida.

O reino de Kurgala é uma mistura de várias influências, pelo menos para mim, me lembra Conan, Animes, Games de RPG e Stephen King (?). Tudo culminando em sua própria mitologia. É uma história que poderia ser transcrita para qualquer mídia. Daria uma linda HQ, animação ou filme.
Em alguns momentos eu imaginava a estética do anime "Mononoke Hime", principalmente por causa da aparência de Enki' Nar.

Os personagens são carismáticos, mas o ponto forte é Adapak. Inocente, idealista e puro, acaba criando várias situações engraçadas, que também te faz refletir. Não tem como não sentir uma empatia por ele.

O ritmo de flashback e tempo real está bem dinâmico, sempre terminando com um gostinho de quero mais. A história se desenrola com muito mistério, o que te deixa intrigado para virar a página seguinte.

Com momentos tocantes que te fazem sorrir, e outros de ação, que me fez ter a mesma sensação ao ler Crônicas de Gelo e Fogo. Aquele momento que você pensa: Caraca, será que eu li direito?

Engraçada é a sensação de ler um livro do Solano, como sou ouvinte do MRG, você consegue sentir as opiniões dele. Senti isso claramente em um trecho que Adapak fala sobre sua opinião sobre torneios, que reflete a opinião do autor sobre o MMA.
E eu fiquei o tempo todo tentando descobrir quem era o Diogo e o Beto no livro, além de ver várias faces do Solano em Adapak.
Para mim, merece 4.5 robôs gigantes, tenho algumas ressalvas, mas pela experiência que me proporcionou, arrendondo para cima! =)

Contemporâneo e clássico ao mesmo tempo, vale a pena ser lido!
Affonso Solano 22/03/2013minha estante
Fico feliz que você tenha curtido, Katsumi. Obrigado pela resenha! @braço! :)

Amarildo.Grotto 22/03/2013minha estante
Excelente resenha Katsumi! :)
Sempre li os textos do Solano no Techtudo, e esperava ansiosamente por um livro dele!
Mal posso esperar para ter O Espadachim de Carvão em minhas mãos!

Finji 22/03/2013minha estante
Já encomendei o meu.....na expectativa pra começar a ler!

Ezequias 22/03/2013minha estante
Certamente lerei. E no lugar da minha voz interior, que narra a leitura, vou ouvir na minha mente a voz do Solano.

Corujo 24/03/2013minha estante
Haha! Concordo com o Ezequias, meu narrador mental vai ser o Solano também.

Fabiano 15/04/2013minha estante
Estava amando o livro até as últimas 20 páginas, certamente valia 3 ou 4 robôs gigantes, porém, achei o final bem apressado.
[SPOILER] A casa de Enu Nar se revela um pouco propicia demais (salvando a Sirara e acabando com o Telalec em um piscar de olhos) e acho que a T'arish merecia um pouco mais de atenção no final [/SPOILER]
Finalmente, eu daria 2.5 robôs mas como aqui não é possível fica nas 2 estrelas mesmo. Mesmo com essa nota relativamente baixa gostaria de dizer que eu não deixo de recomendar o livro, afinal, a mitologia é impecável e o ritmo é excelente. Vale como experiência de leitura. Parabéns ao Affonso.

Kim Martins 09/12/2013minha estante
Sim, a parada do MMA é bem clara mesmo =]

William LGZ 29/07/2022

"Um ótimo expoente da literatura fantástica nacional"
Uma introdução muito boa para um fascinante universo desenvolvido por um escritor brasileiro, apesar de ter achado algumas coisas fora do tom fiquei bem empolgado para adquirir outros livros da série!

O que mais me fez gostar da obra, de verdade, foi o mundo desenvolvido por Affonso Solano. Suas raças, sua história de fundo e seus fenômenos chamaram bastante minha atenção e são o principal fator para que eu volte a desbravá-lo em suas sequências, que só tendem a melhorar e aprofundar ainda mais isso tudo.

Sobre sua narrativa, gostei da forma como os capítulos se intercalam entre passado e presente mas achei que ela se perdeu em alguns momentos, com algumas decisões de desenvolvimento que foram tomadas não sendo tão interessantes quanto poderiam. O final mesmo pareceu bem apressado pelo autor.

De qualquer forma, é um ótimo expoente da literatura fantástica nacional e certamente vale a pena dar uma conferida sobretudo se curtir este gênero.

Clio0 27/03/2020

Confesso que peguei esse livro com um pé atrás... afinal, a literatura fantástica no Brasil é feita bem mais de boas intenções do que de boa escrita.

Que bom que me enganei.

O estilo de Solano é leve e fluído, perfeito para literatura infanto-juvenil. Ainda há alguns excessos de detalhes; o autor também é um pouco fraco para narrar sobre crianças, mas esse é o tipo de coisa que pode ser ignorado em favor da história.

O Espadachim de Carvão cria uma mitologia nova, amalgamando mitos brazucas bem comuns, mas sem cair na mesmice. Acredite, as raças que o autor criou, a magia e o personagem principal fogem completamente das fórmulas empregadas por JK Rowling e genéricos.

Dê uma chance, esse livro é um ótimo presente para um adolescente que está começando no mundo da leitura ou para quem curte o gênero.
B.norte 27/12/2021minha estante
Obrigada pela dica!

rach 25/01/2022

Ouça os Círculos...
MAGNÍFICO.
Logo no início as metáforas e a cadência poética que somente autores brasileiros nos proporcionam (e por isso são meus favoritos) já me encantaram profundamente. Aos poucos, entendendo a narrativa e aprofundando nas reflexões em meio ao universo fantástico criado, senti que não estava pronta para deixar Adapak e seu mundo.

Holecramh 02/10/2023

Alta fantasia brasileira
Primeiramente em minha defesa eu já conhecia o autor há muito tempo devido ao seu canal no YouTube, depois de alguns anos enfim descobri a sua obra e não demorei para me aprofundar nesse universo rico e maravilhoso que é o mundo de Kurgala.
Particularmente as histórias de alta fantasia são sempre um tanto complexas e cheias de nomes e linhagens para serem conhecidas, nesse universo não, tudo nos é apresentado de forma muito orgânica gerando uma enorme empatia e carinho pela obra e por seu protagonista, que é cercado de mistérios que envolvem sua existência. Os momentos de combate são ricos em detalhes e nenhum momento se tornam confusos que você chega a deixar de ler porque sabe que será um saco. O ritmo é frenético e quando você vê o livro já está no fim.
Como primeiro livro escrito pelo nosso querido Affonso dois Efes de Faca, foi um enorme e competente trabalho que chega a encher os olhos e é altamente recomendado para os fãs do gênero, garanto que não irão se arrepender.

jordanpessanha1 20/06/2023

Excelente mundo fantástico!
Adorei esse audiobook! Affonso Solano tá de parabéns, tanto pela atuação (dando voz a vários personagens) quanto pela criação desse mundo super interessante.

Curti demais a mitologia da obra. Um dos elementos mais ricos de toda a obra.

Temos aqui ótimos personagens, que servem vezes para ajudar o inocente protagonista a entender como as coisas funcionam nesse mundo.

Foi bom demais acompanhar o Adapak em sua busca por saber mais sobre si e sobre o mundo fora da sua casa. Recomendo.
Pedro 20/06/2023minha estante
Bom saber disso!
Estou de olho nesse livro há um bom tempo.

jordanpessanha1 20/06/2023minha estante
Po @Pedro, se vc curte fantasia é uma ótima opção!

Pedro 20/06/2023minha estante
Fantasia é o meu gênero literário preferido, meu amigo. ?

jordanpessanha1 21/06/2023minha estante
Ah então vai fundo! Creio que vai curtir. ??

Emily Gabrielle 03/10/2022

Esse livro é muito bom, o autor criou bons personagens e uma boa mitologia, seu protagonista Adapak é bem diferente, e com uma história fascinante.
- Emily/Eu

Guilherme 19/12/2021

Uma Nova Mitologia
Não é por acaso que sou fascinado por fantasias... Nelas, costumamos encontrar construções de mundos e toda uma mitologia que os rodeiam...

Isso me encanta em um nível que poucas coisas conseguem...

Em O Espadichim Carvão, esses elementos existem e são empregados de uma forma totalmente autoral e que impressiona...

A única coisa que trouxe certo desconforto enquanto lia, foi a narrativa adotada, que embora tenha todo um propósito para o desenrolar da história, PRA MIM, foi um pouco mais confusa do que o necessário em sua não linearidade.

Francys.Emellin 19/08/2023

História cativante
Essa obra foi fantástica de se ler, no início me perdi bastante com as descrições dos habitantes de Kurgala, já que praticamente o livro abriga tantas espécies diferentes que chega a dar pane no cérebro, não que isso seja ruim, pelo contrário, mostra a criatividade do autor brasileiro. Um dos pontos divertidos da história é que o passado não segue uma cronologia e a vida de Adapak é contada conforme a necessidade do capítulo presente, mostrando pouco a pouco como ele foi criado, seus ensinamentos e o poder dos Quatro Que São Um.

A palavra Ikibu que se repede do início ao final do livro deixa aquela curiosidade quanto ao seu significado e a descoberta traz um choque estranho e, ao mesmo tempo, satisfatório.

Por mais que Adapak tenha conhecimentos extraordinários, ele é tão inocente quanto a realidade dos fatos que se torna divertido várias partes das narrações, principalmente quando ele descobre que as ïnannarianas fazem sexo por dinheiro, essa foi a melhor parte de todas, e a cena se desenrola facilmente aos nossos olhos.

O livro é cativante, divertido, nojento, criativo, em resumo, cheio de emoções que nos leva ao mundo de Kurgala e ao povoamento criado pelos Dingirï. Não é o tipo de leitura que se consegue fazer rápido, devido às espécies e suas descrições, mas é uma obra gostosa de se apreciar nos momentos silenciosos, tomando um cafezinho, ou deitado na cama e até apreciando a brisa fresca da manhã.

Fernanda 28/05/2013

Resenha: O Espadachim de Carvão
Confira a resenha do livro no blog SEGREDOS EM LIVROS:

Resenha: Este é um livro que nos apresenta uma história realmente original, com descrições bem construídas e cenas espetaculares, dignas de um bom filme. A exposição dos personagens é tanta que é como se o leitor conseguisse adentrar dentro da narrativa, de um modo mais envolvente e, portanto, surreal. Affonso Solano está de parabéns por criar um enredo intenso e inteligente, a ponto de fazer com que desperte total atenção para a trama. A fantasia está presente em todos os momentos e é impossível não se encantar pelo universo narrado.

“Eles invadiram o depósito com uma intensidade ensurdecedora, ecoando pelas paredes e agulhando os tímpanos do espadachim. Ele tapou os ouvidos e estimou no mínimo cinco deles lá fora, emitindo o som insuportável para que pudessem enxergá-lo.” Pg.09

Conhecemos então, o protagonista – Adapak – um jovem sagaz de dezenove ciclos, pele cor de carvão e olhos muito brancos, que se encontra isolado, ou talvez possa-se dizer perdido em sua própria plenitude. Ele é dilho de um dos quatro deuses de Kurgala. Esse personagem foi muito bem adaptado na trama, pois passa a sensação de ser mais realista e ingênuo. Na verdade, é o tipo de pessoa que pode-se apontar muitas semelhanças com nós mesmos. Dando destaque, é claro, que ele gosta bastante de livros e tem muito conhecimento guardado consigo, sem falar de suas várias habilidades. Ele é meio que único em Kurgala, e agora precisa entender mais sobre sua origem neste cenário. Sem falar que Adapak está sendo caçado por algumas criaturas assassinas, e para piorar, nem sabe por qual motivo.

“Adapak tinha um rosto anguloso e de traços be desenhados. Ele não tinha nariz ou orelhas; apenas um par de orifícios para cada. Sua boca era pequena e de lábios finos, ocultando 28 dentes brancos e bem cuidados. Seu par de olhos também era branco, apesar de uma observação mais honesta revelar que as pupilas eram brancas e por isso, sem o contraste dos globos oculares (também brancos) seus olhos finalizavam uma aparência sem vida e intimidade para um observador mais relapso.” Pg.19

No inicio, sua jornada – ou fuga – pode se tornar um tanto quanto confusa, mas no decorrer dos fatos, somos introduzidos melhor e começamos a entender com mais clareza as informações repassadas e o por quê dos acontecimentos. Somos conduzidos a saber do seu presente e para dar um acréscimo, ainda há intercalações com referencias a fatos passados, fazendo com que os fatos sejam ainda mais explicados de uma forma mais coesa. Toda essa idealização pela luta por sobrevivência acrescenta novos sentidos e experiências ao personagem, enriquecendo ainda mais o seu conhecimento e cultura.

O Espadachim de Carvão é completo e único. Traz a tona personagens intensos, desde deuses até criaturas mais diversificadas e crenças exploratórias. È uma trama fantasiosa, que ainda contém aventura, mitologia, ação, muito mistério, e até uma pitada de romance. É uma viagem dimensional e única, idealizando os pontos centrais de um modo carismático, planejado e particularizado. Com certeza, é a leitura certa para quem curte literatura fantástica.

Confira a resenha do livro no blog SEGREDOS EM LIVROS:

Fernando.Francisco 18/03/2021

Ótima obra analisada solo
Universo ficcional único! Desde a mitologia, geografia, criação de raças, personagens bem elaborados, etc. Narrativa cativante, com personagem orelha, nos apresentando um mundo que também está recém acessando na prática. Mistura fluxos de pensamento, com ação e descrição em cenas tudo muito dinâmico, um começo de tirar o fôlego! Desafio a ler só o começo! Usa avanço e retrocesso cronológico desacomodando e causando curiosidade crescente. Responde aos anseios no fim, mas não todos, afinal claramente foi pensado para ter sequências, mas aí já é outro assunto... Apesar das pontas soltas, afirmo, vale muito a pena ler.

ju corrêa 06/09/2021

O Espadachim de Carvão
Um dos primeiros livros nacionais que eu li, eu amei a forma que o autor escreveu o livro. A forma como é feita a narrativa, tendo a mudança do passado para o presente, é muito interessante, e o autor conseguiu escrevê-la de uma forma muito boa, esse livro me prendeu muito, além das reviravoltas que tem no livro, que foram incríveis.

lilac 01/11/2020

bom demaisss
Eu tô apaixonada por esse livro, simplesmente incrível!! Eu comecei a ler pois ele estava parado na estante a muito tempo, mas agora me arrependo de não ter lido antes. Achei a história muito bem planejada, amei os personagens, o universo e o plot; esse livro merece MUITO MAIS reconhecimento do que tem, principalmente por ser uma obra nacional, precisamos valorizar mais os autores do brasil! Eu recomendo ele demais, com certeza vou ler os próximos.

Janise Martins 18/03/2020

O Espadachim de Carvão
O autor cria um universo novo, cheio de criaturas estranhas, incluindo o protagonista, com nomes que foi preciso imaginação para criar (ou a falta dela, ainda não sei). Muita informação para poucas páginas, acho que nisso o Affonso pecou.
A ideia é excelente, mas tudo é muito compactado, muitos personagens com nomes ruins até de ler, que dirá memorizar, bem, esse pode ser um problema também devido a minha idade avançada (ai meu pai!!).
O que achei interessante é que o protagonista vai descobrindo as “coisas” junto com a gente, aliás o protagonista é mais que fera nas espadas, mas é de uma inocência doce, a gente cria empatia por ele.
O livro era para ser de leitura corrida, mas requer atenção para o montante de informação. Achei cansativo. Mas não é um livro ruim não, também não é aquelas maravilhas! Tem mais, até recomendo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2015/11/o-espadachim-de-carvao.html

Tatiane 25/05/2013

Para entreter. E só.
No conteúdo, o Espadachim de Carvão é uma aventura divertida, masculina, bastante superficial e com um final ridículo.

Na forma, nota-se a inabilidade do autor em conferir fluidez à narrativa, truncando parágrafos de maneira que, por vezes, se tem a impressão de haver pulado uma página sem ler. E as suas descrições são medíocres, tanto de seres, objetos, construções ou cenários. É difícil fixar uma imagem, e sendo todo um novo mundo fantástico, penso que ele faria melhor como graphic novel.

Bem, é um livro para entreter e vale a pena lê-lo por isso, mas levá-lo a sério não.
Ezequias 28/05/2013minha estante
Concordo em praticamente tudo. O Affonso tem uma imaginação fértil. Mas faltou fluidez na escrita dele.

Contudo, apesar dos defeitos citados, o livro consegue entreter, cumpre a missão, sendo a prova que o conteúdo tem mais valor que a forma.

Não merece mais do que 3.

Heitordealmeida 28/05/2013minha estante
Já eu acho que você foi legal com o livro dando 2 estrelas

Renan 04/11/2014minha estante
Achei que ele exagerou nas metáforas no início do livro e que ficaram muitas espécies sem descrição. Nesse segundo caso seria melhor não tê-las colocado no livro do que as deixado sem descrição.