O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

crohnsono 09/08/2023

Isso sim é um livro de fantasia bem escrito!!!!
Affonso Solano MACETOU no quesito escrita de fantasia/ação aqui tá?!!?!
Eu vinha bem desanimada com o gênero a algum tempo, por ter me deparado ultimamente com um bando de histórias maçantes, cansativas, com a narrativa muito arrastada, mas depois de ler "O espadachim e carvão" a coisa toda mudou de figura.
Os personagens, os cenários, as criaturas, e a introdução a todo aquele novo universo foram tão bem introduzidos que eu fiquei espantada.
As descrições de cada raça, a inserção do leitor para com a cultura, as vivências, e aquele mundo todo foram tão bem construídas que deu gosto de ler.

Eu me envolvi demais com a trama, coisa de chegar a ficar super ansiosa pra ver onde ia dar aquilo tudo, quem eram os perseguidores misteriosos, e oq eles queriam, pq o adapak é diferente de todos os outros, como ele ia se salvar, e etc.

E o plot, meus amigos, o grito que eu dei qnd aconteceu o que aconteceu foi tão alto q não tá escrito.

Minha ansiedade pra ler o segundo e o terceiro livro tá a mil, eu quero muito ver oq vai acontecer com nosso pobre Adapak (lenda que não merece todo esse sofrimento).

adendo: EU TE AMO SIRARA CONTE CMG PRA TUDO UM BEIJO QUERIDA

ps: em uma parte da história eu tive um baita gatilho meu ativado, e como não tinha a menor idéia de q as coisas iam por esse lado, eu quase desisti de terminar de ler. mas eu conversei cm meu namorado, q ja tinha lido antes de mim, e vi q daria pra continuar. enfim, foi foda, mas num geral valeu muito a pena a leitura como um todo, ent meio q deu pra lidar.

Mau Uchikawa 08/04/2020

Muito bom!!!
Livro que te envolve com uma história e um universo muito legais. As cenas de luta são bem empolgantes e o autor te prende na narrativa dele.

Chagas 28/05/2020

Adorei
Amei o jeito que o Solano intercalar entre o passado e o presente.

Pedro.Melo 10/09/2020

Literatura nacional fantástica
Muito interessante a forma como o autor descreve um mundo novo em que apesar de nós nao conhecermos, conseguimos nos conectar e ir aprendendo com os personagens ao longo da história

Samukk 11/01/2022

Valeu a pena
Um livro interessante ,personagens bem construídos ( pelo menos a maioria ) e cenas de ação eletrizantes .É notável os pontos positivos citados mas existe um ponto negativo que terei que ressaltar que no caso foi a enrolação do que realmente importa na história ,claro esse é o primeiro livro porém ficou muito lento o desenvolvimento onde teve partes bem chatas mas que não estragaram minha experiência com o livro ,por esse motivo não posso dar 5 estrelas . Recomendo essa leitura para fãs de fantasia .

CooltureNews 27/06/2013

Coolture News
Façam suas oferendas aos Dingirï, ativem seus Círculos Tibaul e saquem suas armas de ossos, pois hoje, nessa resenha, desbravarei um pouco do mundo de Kurgala. Caso você viva em uma caverna esmeralda, longe do mundo da podosfera, e não faça a menor ideia do que estou falando, saiba que Affonso Solano, no tempo em que não está Matando Robôs Gigantes, escreveu um dos mais expressivos universos já criados por um autor brasileiro, lugar que serve de casa para O Espadachim de Carvão.

Quando falamos de literatura fantástica, a primeira coisa que nos veem à mente são livros repletos de elfos, orcs, anões e outros seres fantásticos. Em geral, tais obras também possuem em suas capas os seguintes dizeres: “Bestseller do The New York Times”. Por mais que esteja exagerando (um pouco), é notável como obras fantásticas internacionais possuem um destaque muito maior, em detrimento de obras nacionais. Para a nossa “salvação”, obras como O Espadachim de Carvão surgem de tempos em tempos para mostrar que possuímos conterrâneos deveras talentosos, que são capazes de criar mundos que fogem de todos esses paradigmas tão enraizados no gênero fantástico.

Quando falo desse paradigmas, me refiro ao fato de O Espadachim de Carvão possuir um universo inteiramente único. No caso, Kurgala possui uma mitologia própria e bastante singular. Se aproveitando do clima e ambientação típicos de aventuras de RPGs, mas fugindo completamente de todos os estereótipos, O Espadachim nos traz um mundo com regras próprias, um universo no qual criaturas fantásticas, nunca antes vistas, estão mais próximas do que imagina de divindades e seres que vão além de toda a compreensão.

Todo esse universo é apresentado ao leitor a partir dos olhos brancos de Adapak, espadachim cuja pele é negra como o carvão. Nosso protagonista é uma figura deveras cativante, sendo que é impossível não se agradar com seu modo de ser, que é ao mesmo tempo sábio e inocente. Essa inocência, justamente, resulta numa apresentação muito mais sutil ao mundo de Kurgala. Isto se dá, pois Adapak possui muito conhecimento, mas pouca experiência, de modo que tudo para ele é novo, assim como o é para o leitor.

Outro fator que contribui muito para que o leitor entre rapidamente no “mundinho” de Kurgala é o modo como Affonso escolheu narrar os acontecimentos. O livro conta uma única história a partir de duas linhas de tempo diferentes: a do presente, na qual Adapak se vê perseguido por assassinos que ele nem sabe porque o persegue; e a e sua infância e adolescência, a partir da qual acabamos por conhecer de uma maneira mais intimista os relacionamentos e preocupações do espadachim. Deste modo, o leitor se depara tanto com passagens que tratam sobre o universo do livro quanto momentos no qual somos convidados a conhecer a psique e intimidade das personagens.

O livro de Solano possui apenas um ponto negativo, mas que está longe de ser um defeito. Talvez devido ao fato de ser apenas a introdução de uma série, esse primeiro livro possui, na minha opinião (fecal, acrescentariam os Matadores de Robôs) um final um pouco corrido. No caso, o suspense que se cria anteriormente aos capítulos finais acaba por dar a impressão de que o conflito apresentado é resolvido de forma rápida e simples demais. É óbvio que as pontas soltas contribuem para aquela ansiedade pelo próximo volume, contudo, manteve-se a impressão de que o desfecho poderia ter sido um pouco mais extenso.

De qualquer forma, impera a impressão mais do que positiva de que o mundo de Kurgala ocupará uma das mais importantes posições quando se fala de universos de fantasia. O trabalho de Affonso Solano é louvável, pois poucos são os autores capazes de nos apresentar um universo de fantasia único e singular em apenas 255 páginas. Ao fechar esse livro estupendo, o leitor viverá no mundo de Kurgala, enquanto imagina as próximas aventuras de Adapak e lê as desventuras de Tamtul e Magano.

site: http://coolturenews.com.br/resenhas/690/o-espadachim-de-carvao.html

Morott1nha 10/03/2023

O Espadachim de carvão
Só de pensar que eu tenho esse livro na minha estante a anos e só li ele agora eu fico até triste, ele é simplesmente perfeito! No início é facil se perder com os nomes complicados e toda a história, mas não tem como dizer que essa mesma história pra vai te prender até o fim do livro. Adapak com seu jeitinho inocente de ver o mundo e sua forma de agir me conquistou totalmente

Bureno 17/06/2023

Uma aventura incrível por Kurgala
O espadachim de carvão apresenta um universo único, com uma mitologia e seres originais que te fazem querer explorar cada vez mais desse universo.
A história se destaca ao apresentar uma aventura épica de fantasia protagonizada por Adapak, o espadachim de carvão, que após alguns acontecimentos caóticos que ocorreram em sua casa, no Lago sem ilha, acaba se envolvendo uma missão de descobrir o que ele é e o motivo de estarem o perseguindo por todos os cantos que vai. Se não fosse a falta de tempo pra ler, eu teria terminado esse livro muito rápido, pois é uma história gostosa de ler e você não quer parar, de início talvez as pessoas estranhem o estilo de escrita/narração, mas depois de alguns capítulos você não quer parar, cada capítulo dessa saga deixa com um gostinho de quero mais, e é excitante acompanhar a saga de Adapak pelas regiões de Kurgala, nos deixando cada vez mais ansiosos para saber o que mais o Adapak pode acabar enfrentando durante sua jornada, eu simplesmente amei ler esse livro do início ao fim e tô doido pra ler os outros livros da saga.
Outro ponto que devo dizer(e que inclusive citei anteriormente), é que essa história se destaca também em sua forma de escrita que tem um tom diferente de narração, eu diria que a narração tem um "tom clássico" de fantasia, algo que me remeteu as narrações de um RPG de fantasia, e isso pode ser estranho de início, mas acho que todos deveriam dar uma chance pro livro e ler uma boa parte antes de tirar conclusões precipitadas, pois esse livro é sensacional!!!

Duda 03/11/2021

entendi? nao, mas gostei
gente eu sou meio lerda/burra entao.... esse livro fez e nao fez sentido para mim, talvez seja pq eu li estava sem vontade de ler qualquer livro e ai ele nao fez sentido?sim, e sobre isso e ta tudo bem, mas as historia e boa nao vou mentir, recomendo, por mais que eu nao tenha entendido uma boa parte kkkkkk, futuramente talvez eu releia ele....

Carlos Francisc 07/05/2013

Em seu novo livro Affonso Solano, estabelece novos parâmetros mitológicos e criativos.
Poucos autores brasileiros possuem a capacidade de criar um universo mitológico, tão rico e vasto em detalhes como o que Affonso Solano, estabelece em seu livro. A cada capítulo, o leitor é apresentado a um mundo peculiar e imenso. Kurgala, onde se passa a trama do livro, é versátil e rico em detalhes. Solano, possui uma peculiaridade única em sua escrita, ao narrar a história de Adapak, o protagonista. Adapak é um espadachim, ingênuo e inocente, em um mundo recheado de violência e preconceitos sociais. Acompanhado de suas espadas Igi e Sumi, Adapak, se vê em uma encruzilhada, após ser atacado por assassinos. Com aventura, história, e uma pitada de romance, O Espadachim de Carvão, é sem dúvida, uma leitura obrigatória a todo leitor brasileiro.

Elis 08/06/2013

Leitura 103
Desde que recebi a sinopse do livro pela Fantasy, fiquei curiosa. Adoro esse tipo de livro e tentei me manter na minha meta de leitura, mas não deu, deixei pra lá e fui ler o livro. O autor é brasileiro, o que devo confessar sempre me deixa com o pé atrás. Calma gente, não é um preconceito bobo, se você acompanha o blog sabe que eu leio muito autores nacionais, é que tem autores com a mania de abrasileirar coisas que deixam a narrativa estranha.

Logo no primeiro capítulo, parei tudo e bati palmas para o Affonso. A narrativa estava perfeita, nada de gírias estranhas, nada de modinhas. Só o bom tempero que um livro tão fantástico precisa. Fiquei besta como apesar de ser um mundo totalmente novo, com seres tão diferentes, em nenhum momento me senti perdida na história. A cada novo elemento, eu estava mais dentro de Kurgala.
Fiquei impressionada com a estrutura criada, nada era largado ao acaso, cada parte da história de Kurgala, como o que estava acontecendo com Adapak, tinha seu começo, meio e fim. A história em si não tem nada de espetacular, eu creio, a forma como ela foi contada que tem todo o seu encanto. E o que é Adapak? Gente, que moço fora de série. Como disse no post “Li até a página 100”, não dá para vincular a imagem da capa com ele, pelo menos eu não consegui. Ele é fofo demais, com um coração tão bom.
Quando finalmente é revelado o porquê de Adapak estar sendo perseguido, ai que virei fã do Affonso mesmo. O livro tem uma essência maravilhosa e recomendo para quem gosta de livros de fantasia e claro para quem gosta de sair da sua zona de conforto literário. Vocês irão perceber que não deixa nada a dever.
Bem, claro que o livro acaba e eu fiquei com algumas perguntas. Então o que eu agora preciso saber é, se é um livro único, algumas coisas não tiveram um “final” e vou reclamar até o fim dos meus dias, mas se é o primeiro de uma série... Cadê o segundo??? Quero pra ontem!!!!

"Leia o texto original no blog Codinome: Leitora"

Murilo.Penha 30/04/2021

Ótimo livro!
Um ótimo livro, uma excelente narrativa que deixa o leitor preso ao livro, querendo ler mais e mais até terminar-lo, não é atoa que terminei a leitura em 3 dias hhaha
Super recomendo

Gabriel1994 28/10/2021

Eu simplesmente adorei o livro, e meu temos que exaltar a literatura brasileira não acham? É um livro cheio de fantasia e que contém um mundo fantástico.
Igor 28/10/2021minha estante
Boa, Gabriel. Li esse livro a alguns anos atrás, e me lembro de ter adorado também. Concordo plenamente com você, a literatura brasileira tem obras magníficas que merecem sim serem exaltadas.

Charles Lindberg 03/06/2014

Fãs brasileiros de fantasia: must-read.
Bookstagram: @teachernoctowl

Com um ritmo extraordinário de capítulos que alternam de maneira igualmente instigante entre o presente e o passado do protagonista-título Adapak, o volume conduz o leitor através do maravilhoso mundo de Kurgala, um cenário de beleza e diversidade raras mescladas a um agridoce sabor de realidade. De temas que vão de paixão adolescente e amor verdadeiro, passando por amizade, família e valores morais, até religião e profundas questões existenciais, com uma interessantíssima mitologia repleta de detalhes e permeado de profusas descrições de cenários e criaturas, além de batalhas emocionantes, O Espadachim de Carvão é, sem dúvidas, uma obra ímpar, cheia de reviravoltas incríveis, personagens carismáticas e momentos surpreendentes, às vezes confundido o leitor desavisado, às vezes deixando-o na expectativa da próxima curva.

A narrativa perfeita e os capítulos brilhantemente dispostos com uma trama envolvente, somados às citações dos livros fictícios de Tamtul e Magano no início de cada capítulo, acompanhados cada um de uma ilustração do autor, fazem deste livro uma obra verdadeiramente singular e, sem dúvida, um poderoso representante da (felizmente) emergente literatura fantástica nacional. Aos fãs brasileiros do gênero, uma leitura obrigatória.

Obrigado, Affonso Solano, por esta experiência incrível. Kurgala e suas maravilhas agora fazem também parte da minha vida. Encontro-me esperando por seus possíveis futuros lançamentos, voltem eles a ambientar-se neste mesmo mundo ou não.

SunshinetySick 01/05/2021

Muito bom!!
*haverá um trecho com spoilers, mas eu vou avisar. Até lá, pode ler sem medo.

Confesso que só peguei esse livro por ser de um autor nacional, mas a leitura ultrapassou e muito as minhas espectativas. É muito rapido de ler, a escrita é envolvente e a seguência de ação é insana.

Adapak sai de um problema e cai em outro e quando eu achava que estava tudo bem, ou que ia acontecer um daqueles diálogos de dez paginas, algo surpreendente mudava o rumo das coisas. Com certeza o autor não tem medo de mudanças, eu realmente não esperava as reviravoltas. É muito dificil não ficar fissurado na história até o final.

Adapak é muito inocente e é muito bom acompanhar o raciocínio dele, criando cenas engraçadas. Mas ao mesmo tempo a história é pesada, cheia de mortes e lutas. Além disso, a carga de ensinamentos morais e reflexões também é grande. O balanço entre os ambientes e os sentimentos é perfeito para mim.

Dito isso, vale ressaltar que final é divino, eu quero correr para o segundo livro agora mesmo. Ainda sinto que preciso de mais explicações depois daquele final, que ainda não encaixou totalmente, mas esse é só o primeiro livro, então entendo que talvez minhas perguntas sejam respondidas no próximo.

POSSIVEIS SPOILERS ABAIXO

a única coisa que eu não entendi foi porque aquilo aconteceu com o "pai" de Adapak, sendo que ele estava do lado dos mortais de Kurgala e justamente por isso fez o que fez com o outro lá. Enfim, tentei mascarar pra não ser um spoiler aparente, mas quem leu deve entender.