O Passado é Um Lugar

O Passado é Um Lugar Tana French

Resenhas - O Passado é um Lugar

Midori 17/10/2023

Não é ruim
Achei meio lento. Tem pouco da parte de assassinato. É mais sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Racestari 10/05/2022

Herói ou vilão?
O protagonista por vezes é pintado com tintas pesadas: ele é antipático, ingrato e petulante. Mas aos poucos as camadas dele vão se descortinando e percebemos ser ele um cara com boas intenções. Parece que o problema é que irlandeses são cabeça dura demais!

andrealog 13/10/2021

A gente pode sempre um dia abandonar o lugar em que cresceu,
Esse lugar sempre vai morar dentro de nós, quando se volta ao lugar de episódios tão difíceis, você se da conta de que não bastava bater à porta e sair andando

Milene Wi 01/10/2021

O Passado é um Lugar
Acho que mais do que um suspense policial, esse livro trata de violência, dificuldades sociais, pobreza, relacionamentos familiares e famílias disfuncionais. Também mostra como planos interrompidos mudam o curso de vidas. Gostei dele do começo ao fim.

Ket 01/07/2021

Terceiro livro da série Dublin Murder Squad (cada um é protagonizado por um personagem diferente, então a sequência não é de todo obrigatória), e mais um romance majestosamente escrito pela Tana. A principio, não me apeguei a história: Frank é um personagem cínico, quase grosseiro, sem paciência. Mas aos poucos, quando a trama foi avançando e eu entendi a raiz da sua personalidade (a família disfuncional, um coração partido de forma irreparável), mesmo que não tenha me apaixonado por ele, eu o compreendi.

Como todo livro da Tana, não acho que esse deva ser encarado como um suspense policial. Ela escreve mais do que isso. Tana fala das mazelas irlandesas, das sequelas da depressão econômica, da pobreza e dos conflitos familiares que podem destruir uma pessoa ainda na infância.

Tana, com certeza, está virando uma das minhas autoras favoritas. Ninguém consegue escrever sobre a melancolia de sonhos interrompidos como ela. No caso de "O passado é um lugar", temos os sonhos de Rosie e Frank, que foram podados muito cedo, de forma bastante injusta.

""Olhei para o prédio da Alfândega, para as oscilantes correntes de luz e o fluxo escuro e constante do rio sob a neve que caía, e pedi a Deus que, de um modo ou de outro, antes que fosse tarde demais, nós todos encontrássemos o caminho de volta para casa.""

otxjunior 28/06/2021

O Passado É um Lugar, Tana French
Eu gosto de pensar em Tana French como romancista, sem o rótulo de escritora policial. Não me entendam mal, sou muito fã do gênero; mas o que ela faz certamente vai além. Mais do que um jogo de adivinhar a identidade do assassino, e esta pode ser antecipada facilmente aqui, O Passado É um Lugar propõe um estudo de personagem muito bem definido e complexo. É fácil se envolver emocionalmente na teia de relacionamentos que a autora desenvolve por quase 500 páginas. E se as primeiras talvez demorem mais a passar ao apresentar o caso de maneira quase caótica com bastante gente envolvida, logo se torna difícil largar o livro até seu satisfatório final.
À frente das investigações está o irônico Frank Mackey, que já conhecia de outro livro da série em que ele é secundário - esse esquema aliás de revezar os personagens para cada volume é sensacional. Durão, cínico e até escroto, Frank se desenvolve ao longo do enredo até se tornar o anti-herói definitivo aos meus olhos. Suas tiradas hilárias ganham outro significado quando se lembra que é uma mulher que deve estar se divertindo perversamente ao escrevê-las. Os diálogos, aliás, são sempre críveis e inspirados. E também emocionam, principalmente na troca com sua filha de 9 anos. O que justifica um título de melhor/pior pai do ano para ele.
A dinâmica familiar disfuncional adiciona humanidade à narrativa, assim como a descrição urbana irlandesa, cor local. As personagens respiram naquele espaço e tempo estabelecidos. O tempo, inclusive, é tema central e cobrador de preços altos. O passado é implacável, por não reconhecer seu lugar e estar sempre presente. No geral, é realmente da matéria da literatura que não se encontra no romance de mistério padrão. E assim como toda boa literatura, atemporal.
Ket 29/06/2021minha estante
Gostei muito da tua definição. Tana, definitivamente, é uma romancista, além do suspense.

otxjunior 29/06/2021minha estante
siim.
grande escritora.

Denise Pallú 01/06/2021

Passado
As vezes o passado chama de volta, para nos dar explicações.

Uma obra bem diferente do gênero que eu gosto, mas me impressionou pela sua narrativa, apesar de em alguns momentos achar muito cansativa.
Esse livro nos faz refletir sobre muitas coisas:
Até que ponto conhecemos as pessoas?
Quais segredos podem ser guardados?
Quando devemos e conseguimos perdoar?

Excelente obra, não é um livro rápido de ler, mas vale a leitura.
Racestari 10/05/2022minha estante
E até que ponto a família é tudo!

Karina.Reis 20/01/2021

O passado é um bom lugar, gostei mas não amei
O passado é um bom lugar conta a história de Frank e uma família desajustada que este deixou para trás ou acredita que deixou a 22 anos atrás.
É um livro policial que prende sua atenção do começo ao fim, mas meu predileto continua "No bosque da memoria".

Denise 24/11/2020

Muito fraco
È o primeiro livro que leio da autora e não pretendo ler mais nenhum. A trama até é interessante, mas o excesso de detalhes repetitivos, acaba por deixar a leitura cansativa. Adivinhei quem era o assassino, e na minha opinião estava bem óbvio. Não achei o livro ruim, mas poderia ser mais resumido, que o efeito seria o mesmo. Se o leitor não tiver pretensão de ler um excelente livro de suspense, e estiver afim de uma leitura leve pra passar o tempo , até recomendo.

withsomegrace 09/11/2020

mais um querendo se encontrar nos livros da tana french e dessa vez é o frank mackey.

apesar da quantidade excessiva de diálogos, acabei gostando bastante deste livro. frank me cativou de primeira desde "dentro do espelho" e nesse aqui quase mijei de gargalhar com ele.

é uma narrativa bonita para entender a cabeça do frank, principalmente no tocante a holly/olivia. não gostei do mick "campeão" kennedy (e deus que me ajude pois comecei "porto inseguro" e o personagem principal é ele) nem muito menos dos familiares do frank, senti certa simpatia por ele querer abandonar tudo aquilo e seguir em frente, mesmo sem a rosie. existem certos limites para o que é considerado "normal" até mesmo dentro de uma família desajustada, mas a dele se superou em muitos níveis.

mirna 16/02/2020

O Passado é um Lugar
Achei muito detalhista. Uma história que não tem muito o que explorar pq na verdade é mais um drama familiar, um drama do protagonista com sua família e que por conta da família desajustada, houveram mortes. Dava pra ter resumido e muito a história. Desconfiei da pessoa que matou pq tava bem evidente, na minha opinião.

Ricardo Palhano 29/08/2019

Finalização deficiente
É verdade que o livro trás uma história interessante com enredo envolvente, mas peca no final por deixar muitas pontas soltas e lacunas a serem preenchidas quanto ao destino do suspeito. Já que as provas oferecidas pelo detetive não eram lá muito sólidas.
Enfim, a leitura é agradável e a história nos impulsiona compulsivamente a buscar a identidade do assassino. Mas o final decepciona.

Cintia 28/06/2019

Muito interessante e envolvente! A ficção do mistêrio junto com o drama dos problemas familiares que são bem reais, fazem com que nos aproximemos mais da história.

Eclipsenamadrugada 08/01/2017

Muito bom, história interessante, e mesmo sendo uma ficção, nos reforça a prova que realmente, realmente não conhecemos uma pessoa 100%, sempre teremos uma surpresa, e as vezes a surpresa é terrivelmente assustadora e cruel, este é um livro que quando iniciado queremos desvendar o seu final. Na minha humilde opinião é uma história policial bastante interessante.

Isa Books 31/03/2016

Passado, presente... e o futuro?
Primeiro livro de Tana French que leio e até agora o único que conseguiu despertar meu interesse (as sinopses de suas obras anteriores não me chamaram a atenção). Não tenho o hábito de ler romances policiais, mas esse uniu não somente a solução de um mistério, mas também um drama familiar. Ao meu ver, o único ponto negativo do livro (se é que assim alguns possam considerar) é o fato dos capítulos serem longos, particularmente não gosto, me dá uma sensação de fadiga.

Frank Mackey (adorei o personagem, irônico e sarcástico), é um policial que trabalha na divisão da Inteligência, divorciado e pai de uma garotinha de 9 anos muito esperta, Holly.
Faz 22 anos que ele preferiu não manter mais contato com a família, e assim quer permanecer pelo resto da vida. Só de lembrar que o pai é um alcoolatra abusivo, que a mãe é capaz de deixar qualquer um doido e os irmãos são um bando de malucos, dá vontade de ter se mudado para o Polo Norte. Mas o que mais lhe incomoda é o fora que Rose Daly lhe deu quando combinaram de fugir juntos naquela noite quando tinham 19 anos e ela simplesmente não apareceu. Alguém poderia culpá-la por isso? não. Frank até entende, sem dúvida ao pensar melhor e ver que iria entrar para uma família que só tinha animais selvagens decidiu dar no pé antes que fosse tarde demais. Mas o que sempre lhe incomodou foi ela nunca ter escrito, ligado ou de alguma forma dado notícias sobre como estava, se casou, teve filhos, o que faz da vida atualmente... Rose Daly simplesmente sumiu do mapa, nem seus pais, durante todos esses 22 anos nunca tiveram notícias dela.
Pelo menos até o dia em que Frank recebe a ligação de sua irmã Jackie lhe informando algo impressionante: a mala de Rose foi encontrada casualmente em uma casa no final da rua, escondida. Mas como isso é possível? ela não poderia ter ido embora para a Inglaterra só com a roupa do corpo e sem passagem. E porque a mala estava escondida? Não demora muito para outra fatal revelação vir a tona, os restos mortais de alguém também é encontrado ali. Rose não fugiu como todos pensavam, foi assassinada.
Sem alternativas, Frank agora precisa voltar para o inferno que é a casa dos pais e tentar descobrir quem matou-a e com que objetivo. Talvez a verdade sobre a morte de Rose, a quem pensou que tinha lhe largado, seja mais perturbadora do que se imagina.

O Passado é um lugar é um livro que prende, tira risadas do leitor e o deixa estupefato com algumas situações.