Sua voz dentro de mim

Sua voz dentro de mim Emma Forrest

Resenhas - Sua Voz Dentro de Mim

Regiane 08/05/2013

Uma das melhores biografias que já li!

Mas ela raras vezes está aqui, porque sua vida é cheia demais. Está sempre ocupada em ser livre.

Ao pegar esse livro em mãos, eu imaginava o quão comovente poderia ser, mas não fazia ideia do quanto à história vivenciada por Emma ficaria marcada em minha mente por dias, semanas, e sei lá por quanto tempo mais.

Emma Forrest deixou a casa dos pais em Londres para morar em Nova York ainda jovem. Uma jornalista e escritora aparentemente com uma vida perfeita e invejável, já que estava prestes a conseguir publicar seu primeiro livro, enquanto tinha um contrato com o jornal The Guardian. Só que por trás de tudo isso, a garota tinha problemas psiquiátricos bem sérios, pois sofria bulimia e automutilação.

Sua Voz Dentro de Mim traz memórias de Emma, onde ela expõe sem temor o seu lado obscuro que antes era só guardado para si. Mesmo diante de tanto sofrimento, autodestruição e depressão, ela consegue resgatar a beleza do amor ao detalhar sua superação ao decorrer das páginas. Sem contar que Emma passa uma mensagem válida para reflexão sobre a relação que temos com nós mesmos.

Não costumo levar em conta elogios em capa e contracapa de livros, porém quando eu me deparei com as impressões positivas da vocalista da banda Florence and the Machine e dos escritores Gary Shteyngart e Nick Hornby, que atraiu totalmente a minha atenção. Eles não pouparam palavras para aclamar essa obra, e não poderia ser diferente.

As memórias de Emma são apresentadas em uma narração divertida e inteligente. Mesmo nos momentos mais críticos da depressão, ela dribla a situação com seu humor, resultando em uma leitura menos tensa, capaz de arrancar sorrisos. Apesar da escrita ser concisa, não faltou em nada. Através de poucas páginas, Emma foi capaz de expressar com maestria a sua história de luta e superação.

Umas das coisas que mais me comoveram, foi o carinho e o valor que ela demonstrou a seu psiquiatra, apelidado de Dr. R ao decorrer da leitura. É perceptível a sua gratidão em cada palavra e em cada gesto por ele. Eu não faria diferente, porque esse homem se mostrou muito determinado e preocupado em ajudar pessoas através do seu conhecimento e profissão, e ele foi mais além para com Emma, ao revelar-se um amigo e o seu melhor confidente.

Nove anos atrás, o dr. R salvou minha vida. Graças a ele, meus pais tiveram sua filha de volta. Temos uma dívida eterna e somos eternamente gratos pela dádiva de sua presença em nossa vida. Com o passar dos anos, eu brincava com ele dizendo que ele era um otimista terminal. Graças a Deus ele era assim; peguei carona em sua fé e entusiasmo por um longo tempo. Levarei o dr. R comigo sempre. Eu me esforçarei para imitar sua gentileza e equilíbrio, especialmente perto dos que são doentes e sofrem, como eu era quando tive a sorte de ficar sob seus cuidados.

Confesso que apesar de adorar biografias, já li algumas que em determinados momentos, acabaram caindo na monotonia. Felizmente isso não aconteceu em Sua Voz Dentro de Mim. Emma conta a sua história de uma forma tão envolvente, que quando me dei conta, eu já havia virado a última página. Assim que terminei a leitura, senti uma vontade imensa em abraçar e ao mesmo tempo em aplaudir Forrest por sua determinação em lutar para seguir em frente e por sua coragem em expor suas maiores dores e aflições. É impossível não se emocionar com suas memórias. Apesar de não ter chorado - a maior parte do tempo - eu fiquei com um nó atravessado na garganta.

O livro traz algumas referências cinematográficas e musicais bem interessantes, que não há como passar despercebidos. Como sou apaixonada por ambos, eu nem preciso dizer que esses detalhes me agradaram demasiadamente. Com isso, Emma provou que além de ótima jornalista e escritora, ela tem bom gosto.

Sua Voz Dentro de Mim teve os direitos comprados para adaptação para o cinema, que ocorrerá ainda esse ano, tendo biografia será adaptada para o cinema este ano, com Emily Blunt - de A Jovem Rainha Vitória - no papel de Emma. Eu achei a escolha perfeita, pois além da semelhança, Emily é uma boa atriz. Estou bem ansiosa para ver a vida dessa mulher tão cativante nas telonas.

Como dito na orelha desse livro, essa biografia é uma emocionante crônica das diferentes formas de amar e de como é possível curar até a alma mais ferida. Uma obra que merece a atenção daqueles que estimam uma ótima leitura com uma lição essencial e bonita para toda a vida. Super recomendo!
Mylena 17/11/2013minha estante
Ótima a sua resenha, Regiane.
Tem um trecho de Cora coralina que tem tudo a ver com esse livro incrível:

"Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça."

Diego 09/01/2014minha estante
Só para corrigir, mudaram e não será mais a Emily Blunt no papel no filme, e sim a Emma Watson! Emily é demais, mas a Emma é muito melhor (minha opinião), crítica maravilhosa me entusiasmou para ler.

vera 05/05/2015minha estante
De fato, um livro lindo, bem escrito e marcante.

Valclecia.Morgana 03/07/2023

É um livro bem fraquinho, esperava que ela falasse mas dos transtornos dela, mas o livro é mais um relato dos relacionamentos amorosos que ela tinha, e o livro fica confuso em várias partes da narração. Conclusão é uma mistureba que me deixou de ressaca...?

Gabrielle Roveda 24/06/2013

Uma força que vem de dentro
Confesso, nunca tive tal interesse em ler uma bibliografia, sendo ainda de alguém que nunca ouvira falar. Porém, Emma Forrest foi contra os meus conceitos em Sua Voz Dentro de Mim, de início o que chamou minha atenção foi o que seria relatado ao decorrer das páginas, logo depois a capa incrível brasileira e depois a história em si. No começo pensei que seria tão dramático, tão cheio de sofrimento e me enganei quase por completo. O livro trás a história de Emma Forrest, uma jornalista e escritora que deixou a casa dos pais em Londres para morar em Nova York ainda jovem, com uma vida invejável já que estava prestes a publicar seu primeiro livro e tinha contato com o The Guardian. Só que não era bem assim em sua visão, Emma sofria de automutilação e bulimia e em seguida conflitos amorosos e afins. Ela procura o dr. R, o então homem que mudou, salvou e a trouxe de volta para vida. Teve o relacionamento paciente x psiquiatra por um tempo e a cada melhora as consultas iam diminuindo até se manterem por ligações em longo prazo. Ela então descobre por um email que seu salvador morreu em uma luta de oito meses contra uma doença, porém, ela nunca soube antes. A história gira em torno da voz de dr. R a mantendo forte, das recaídas, da autodestruição, de seus momentos felizes, de pessoas que conheceu e de anotações que fazia. A história de Emma é relatada com um senso de humor inesperado, vemos o quanto na leitura ela encara com uma passagem infeliz que já foi superada, trazendo as bobagens, medos e dores que tinha com um senso engraçado. No início achei o livro complicado e lá na página 30 voltei ao começo novamente. Tem como ponto positivo também as indicações de músicas e meios do gênero, percebi que Emma gosta de Bob Dylan de mais, é o mais citado! Nesses trechos a vontade é de parar e procurar a música, o cantor e ouvir, são como trilhas sonoras de cada página. Mesmo com esse sentimento de dor e mais dor que a história nos passa, podemos enxergar a superação dela ao chegar no final. Ao decorrer de alguns capítulo aparecem cartas de pessoas que tiveram a vida salva pelo dr. R, o homem de enorme bom senso, o que faz com que conheçamos-o melhor e que enxergamos o quão grandioso era esse tal doutor. Com linguagem fácil o livro nos prende do início ao fim, juntamente com sua história completamente envolvente de dor, amor e felicidade.

Veja mais em meiahoraemparis.blogspot.com.br

site: http://www.florejar.com/2013/06/resenha-sua-voz-dentro-de-mim.html

Ana 15/04/2021

“Sua voz dentro de mim” é um livro de memórias da escritora, jornalista e roteirista Emma Forrest. Entre suas confissões, dificuldades, recaídas e tentativas de recuperação, acompanhamos a importância que os oito anos de sessões com o psiquiatra Dr. R tiveram para que ela lidasse com seus problemas de saúde mental.

A capa do livro faz referência ao quadro “Ofélia”, de Millais, que tem uma conexão com a história da autora e é citado algumas vezes durante o livro. É uma leitura rápida, os capítulos são curtos mas o livro aborda temas bem pesados, como depressão, automutilaçao, bulimia e tentativas de suicídio. Apesar do sofrimento que tais temas naturalmente causam, ao acompanhar a história, sentimos como se estivéssemos lendo um blog ou um diário, tal a sinceridade e autenticidade dos relatos. Emma é muito irônica e traz um certo tom de humor ao contar partes de sua vida, o que faz a leitura não ficar tão mórbida quanto os temas poderiam sugerir.

Com a leitura, acompanhamos seu relacionamento com a família, principalmente o suporte que seus pais lhe dão em suas crises depressivas, e alguns relacionamentos amorosos, como o com um ator de cinema famoso (que mesmo sem ter o nome exposto, sabemos ser o Colin Farrell). Esse relacionamento é marcado pela morte do Dr. R, justamente quando eles passavam por um momento desafiador na vida a dois.

Para além de sua própria história, Emma coloca ao final de cada capítulo um breve depoimento de algum paciente do Dr. R, e é muito bonito ver como a autora usa isso e sua experiência para reconhecer a importância do psiquiatra em sua vida, além de nos mostrar como aprendeu a lidar com as situações sem sua ajuda direta, recuperando pensamentos e análises de suas interações com ele. O livro é muito bem escrito, envolvente e vale para entender a perspectiva de uma pessoa que enfrenta os problemas de Emma.

site: @clube_bla

Burntsugar 24/05/2022

eu não vou mentir que eu esperava mais da escrita, eu gosto muito como a autora desenvolve os fatos ocorridos, porém vários momentos foi tão arrasado que eu vou perguntei porque colocar tanto detalhes em coisas que não tem realmente relevância, e bem levinho e tem aquele tipico humor britânico, So Não dou mais estrelas porque a parte da escrita foi algo que pegou em mim.

Thariny Sousa 29/12/2022

Uma biografia tocante e que aborda a questão de sobreviver depois dos traumas, de uma forma delicada e até poética. Inspiradora, de uma forma humana e crua

laris 08/11/2022

"O tempo cura todas as feridas. E se não cura, você as chama de outra coisa e concorda em deixar que elas fiquem."

Gabriela Paulino 03/11/2020

Acredito que minha opinião quanto a essa obra foi diretamente influenciada pela minha leitura anterior, "Uma mente inquieta", de Kay Redfield Jamison, que é a autobiografia de uma médica psiquiatra que sofre de transtorno bipolar. Ao sair dessa leitura e ir direto para o "Sua voz dentro de mim", tive um bom choque de transição, que me provou que talvez não seja uma boa ideia ler muitos livros da mesma temática em sequência.
Emma me soou confusa de início. Bastante breve em suas descrições, personagens que apareciam do nada. Fiquei confusa, bastante irritada. Pausei a leitura e retomei pouco tempo depois, e consegui me adequar melhor ao estilo de escrita. Não é um favorito, mas consegui me emocionar ao fim da obra, quando revela-se o significado do título, e admirar o Dr. R mesmo sem conhecê-lo.
Ponto negativo da obra pra mim foi ter deixado bem subentendido o transtorno bipolar do qual a protagonista sofre. Só quem está familiarizado com os termos capta os breves momentos em que ela cita a mania, por exemplo. A maior parte dos leitores acha que ela sofre de depressão, e não ter deixado claro a existência de um transtorno bipolar me incomodou um pouco, mas não acredito que seja um grande empecilho na leitura.

Mila F. @delivroemlivro_ 23/04/2014

Sensível e perturbador...
Nesse livro autobiográfico Emma expõe-se, despe-se e mostra o quanto já viveu e como já viveu. Desde nova sofre com uma depressão forte, automutilação e bulimia e dessa forma Sua Voz Dentro De Mim, vem a mostrar todo esse período de conturbações na vida de Emma: dias em que ela simplesmente tinha vontade de desistir, não é à toa que em determinado momento de sua vida ela tenta suicídio, mas não consegue.
Sua Voz Dentro de Mim aborda todo o caos de doenças psicológicas: depressão, bulimia e automutilação, mas também trata de um processo de cura com a ajuda do psiquiatra chamado dr. R, que a ajuda de várias formas e portanto, este livro trata de amor em sua mais intensa forma: amor que cura e protege.
No decorrer dos anos Emma conta como já sofreu por amor em seus frustrados relacionamentos, e o quanto pensou em desistir e os motivos de não desistir, também aborda o amor materno e paterno, passagens por clinicas psiquiátricas e a tentativa de acertar. Emma não é perfeita e, muitas vezes, age da forma que a sociedade inteira condena, mas há motivos e sua vida reflete suas decisões de modo que percebemos que podem não ter sido as melhores e nem as mais corretas, mas condiz com sua estrutura. Emma é humana e tem suas fragilidades.
Emma quer viver mesmo diante de seus problemas psicológicos e tenta fazer isso com o auxilio do dr. R até descobrir que o dr. R morreu e, de repente, Emma perde o chão, tem uma recaída e não compreende porque dr. R não contou que estava doente, assim ela tenta entrar em contato com Barbara, mulher de dr. R, para entender, encontrar respostas, parar de sofrer pela ausência e incompreensão.
Sua Voz Dentro de Mim é um livro biográfico ou de memórias extremamente sensível, revoltante e que nos coloca diante de situações angustiantes e que muitas vezes não concordamos ou até mesmo temos pena, receio. É um misto de sentimentos, mas, sobretudo, trata-se de memórias cruas, uma exposição sensível e real da vida de Emma, ela, sem sombra de dúvidas, é uma mulher corajosa e forte que superou cada dor e cada problema, para mim, fez o amor durar.
Apesar de gostar de livros biográficos, não os leio constantemente e estou surpresa demais com relação a Sua Voz Dentro de Mim, porque mesmo se tratando de uma biografia ela é contada de uma forma diferente e a leitura é bem fluída, muitas vezes chegava até a pensar que não se tratava de uma biografia e sim de um romance, de tão envolvente que era, até porque vamos convir muitas biografias são boas, mas são escritas de forma maçante.

Camila Márcia

site: http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/
vera 05/05/2015minha estante
Eu li sobre este livro por acaso, uma critica de jornal. O que mais me chamou a atenção (na resenha do jornal) foi saber que a autora havia tido uma grande decepção com o ator Colin Farrel. E, ao ler o livro, percebi que isso era o que menos importava (tanto que ela sequer cita o nome dele). Livro marcante, sensivel, ironico, sincero, corajoso e que se tornou um dos meus preferidos.

Dressa Oficial 31/01/2022

Resenha - Sua Voz Dentro de Mim
Olá, tudo bem com você?
Esse livro estava parado na minha estante há muitos anos, e esse ano resolvi ler os livros que estão mais tempo parados comigo e passar para a frente.
Esse livro eu peguei ele na época não lembro se comprei ou troquei com alguém, porque ele envolve muitos temas que gosto muito em uma leitura que são suicídio, transtornos mentais e afins.
O livro tem apenas 192 páginas mas confesso que é aquele livro gatilho, nem todo mundo vai gostar da leitura ou se identificar, eu confesso que apesar de ser o tema que gosto de ler em livro pelo relato ser em primeira pessoa é bem forte alguns capítulos, o que fez eu demorar algumas semanas para concluir a leitura.
O livro conta em forma de cartas e lembranças algumas memórias da escritora, jornalista e roteirista Emma Forrest , ela tem verdadeira devoção pelo seu psiquiatra Dr. R que logo no começo do livro descobrimos que ele está morto e ela mal sabia que ele estava doente, então ela tenta colocar em prática tudo que aprendeu com ele e escreve como se estivesse falando com ele.
Emma Forrest se envolve com muitos homens e sofre de dependência emocional, bulimia, se corta, sofreu abuso quando mais nova, a vida dela é muito complicada mas ela tenta levar a vida do jeito que consegue, fazendo terapia com o Dr R e outros médicos também.
Os pais dela sempre a socorrem tentam a todo custo fazer ela ficar bem, internam ela quando é necessário mas ela já tentou se matar pelo menos 2x.
O livro aborda assuntos pesados como já relatei ai em cima e por isso acho importante falar sobre o tema porque muita gente pode não querer ler livros assim.
Apesar de amar livros com essas questões ele de longe foi um livro que consegui ler fácil , apesar de suas poucas páginas a autora enrola muito ao falar de assuntos que não tem sentido nenhum.
Achei que muitos capítulos foram completamente desnecessários, eu lia ate de novo para ver se conseguia entender o que ela queria dizer mas realmente não conseguia entender nada.
Então acho pela primeira vez talvez no blog eu tenha dado uma nota tão baixa para um livro.
É isso se alguém já leu eu gostaria que falasse se gostou e suas impressões pois fiquei mto curiosa para entender quem deu nota alta para esse livro que achei bem fraco infelizmente.
Bora para a próxima leitura!
Beijos
Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2022/01/resenha-sua-voz-dentro-de-mim.html

Sumotinho 30/12/2021

Forte
Gatilho atrás de gatilho (pra mim)...
Viciante e doloroso.
Me identifiquei tanto quanto gostei.

Fran 30/03/2020

A autobiografia de Emma foi um livro que me apareceu de surpresa e despertou toda a minha curiosidade.

O relato da autora, apesar de triste, é doce e divertido de se acompanhar, a leitura flui naturalmente e os capítulos são curtos - o que contribui para ler rapidamente. Durante as passagens é impossível não sentir o que Emma passou durante tantos anos e não se comover, mas de um jeito bom, daqueles que só queremos abraçar a pessoa e dizer que vai ficar tudo bem. É possível acompanhar como ela melhorou e se recuperou das coisas que enfrentou gradativamente, como seu tratamento foi eficaz e como a própria consegue avaliar seus erros e gatilhos sozinha.

Um livro rápido e intenso que vale a pena

Carla 15/11/2016

Ufa! Que livro!!
"Era louco. Tudo louco. Não havia contexto para minha insanidade porque todo mundo era doido. Mas todos eram funcionais e eu não percebia que eu não era".

Ufa que livro! Intenso e muito sensível! Um autorrelato da escritora e jornalista talentosa Emma Forrest sobre seus episódios de depressão, tentativas de suicídio e hipermanias e o impacto em seus relacionamentos. O livro tem o enfoque também em suas sessões de terapia e a relação com seu psiquiatra. Super indicação para relatos e experiências sobre saúde mental.