O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - The Hobbit

2002 encontrados | exibindo 1 a 16

Furny 17/04/2024

O livro que me fez realmente apaixonar pela fantasia
Tive que repostar essa review e apagar todas as minhas atualizações de leitura depois de registrar tudo na edição errada do livro ?? não cometam o mesmo erro que eu

Eu já imaginava que gostaria do Hobbit e fiquei um tempo adiando minha leitura, com medo de me comprometer a uma saga, mas agora que finalmente li o livro só consigo pensar que devia ter lido muito antes! Uma jornada verdadeiramente cativante, de ritmo acelerado que não me entediou em nenhum momento (e como leitora, sou acostumada a aturar trechos tediantes em livros bons, esforço que nem foi preciso nessa obra prima!). A escrita do Tolkien é divertida, irônica e estimulante, todo capítulo que terminava trazia mais vontade de ler mais e mais. Não imagino que um filme consiga adaptar tudo que faz esse livro perfeito.
Gandalf, Beorn, elfos e anãos vão estar no meu coração pra sempre! E especialmente Bilbo. O pequeno Hobbit (de mais de 50 anos?), um personagem que me identifiquei fortemente por suas pequenas birras e infeliz cansaço durante toda sua inusitada aventura, também é ao final do livro como um filho pra mim. Não tem felicidade maior do que ver essa coisinha crescendo e virando o herói que ele mereceu tanto ser.
No final da história não consegui parar de chorar! E não só pelos acontecimentos em si mas de ter que me despedir de um livro que acabei me apegando tanto nesse curto período de tempo. Não me surpreende Tolkien ter sido cobrado de mais histórias sobre hobbits! Eu também pediria se fosse do meu tempo.
Amanhã começo a ler A Sociedade do Anel e depois disso os outros da saga, e já estou preocupada se vou precisar comprar outros contos desse escritor excepcional agora que virei uma nova fã. Sentindo que li o melhor livro que existe! Quase favoritei o livro no meio e agora que terminei sei que estava certa em querer fazer isso. Obrigada por tudo Tolkien
Thay262 17/04/2024minha estante
Puxa, é realmente chato quando isso acontece, uma vez eu sem querer deletei um livro da minha estante e perdi tudo também.
Mas sua resenha continua linda, fico feliz que tenha gostado de O Hobbit, espero verdadeiramente que goste da sequência O Senhor dos Anéis (é maior e mais denso que O Hobbit, mas é uma leitura interessante quando você lê aproveitando a paisagem da Terra-Média e sua história junto com os personagens).

alesc83 16/04/2024

Preto no Branco
Foi um leitura de fantasia extremamente tranquila, eu não me senti lendo um livro chato em praticamente nenhum momento, mas ainda assim é um enredo bem básico, tem os caras bons, os caras mals e os elfos ali no meio de vez em quando algumas coisas que acontecem na história me deixaram meio bolado, por isso eu acho o livro um 4.5/5 muito sólido

ana cristina 15/04/2024

Contrariando as expectativas... não gostei muito do livro! não é nem um pouco cativante, e achei a história muito cansativa também. os poucos pontos que conseguiu foi por causa da escrita do Tolkien, que é muito fluída.

aulusferreira 14/04/2024

Releitura
O Hobbit, escrito pelo professor Tolkien, é um clássico da literatura fantástica (peço licença pelo truísmo).

Acompanhamos a aventura de Bilbo Bolseiro retirado do pacato Condado por Gandalf para acompanhar Torin e os anões em uma aventura inesperada, encontrando goblins, águias e aranhas gigantes... e o temível dragão Smaug.

A descrição das paisagens e situações que o sr. Bolseiro enfrenta são o ponto alto da obra, destaque para os capítulos Advinhas no Escuro e Informação Interna, onde ele encontra, respectivamente, os icônicos Gollum e Smaug.

Todavia, confesso que é deverás anticlimático retirar o Bilbo dA Batalha dos Cinco Exércitos, sendo que ele é a nossa principal referência da aventura.

Escolhas do autor que não entendo, perdão professor.

Apesar disso e outras lacunas, continua sendo uma obra incrível que recomendo.

Foi bom revisitar a Terra Média (e continuarei).

Ramixin 14/04/2024

O hobbit
É uma aventura muito massa, um bom livro e quero mto ir pra senhor dos aneis e saber das coisas desse mundinho

fahfah1998 14/04/2024

Imersão no mundo de Tolkien
O Hobbit foi meu primeiro livro do Tolkien. Nunca havia lido nada do autor e nem assistido aos filmes.
O início da aventura de Bilbo me deixou animado e ansioso para saber qual desfecho ele e os anões teriam. Porém, com muita frustração, cheguei ao fim da história entediado e com um leve rechaço às aventuras da turma.
O Hobbit é uma história para crianças, e como toda boa história para crianças, conta com aventuras e desfechos mirabolantes que prendem o leitor (ou desprendem). E em nenhum momento tiro a beleza dessa história. Porém, infelizmente, não funcionou pra mim (e digo infelizmente porque estava extremamente ansioso para ler esse livro e mais ansioso ainda para amar essas páginas e ter vontade de relê-las sempre).
No entanto, a maior beleza e a maior delícia dessa leitura foi a imersão no mundo de Tolkien. A descrição das paisagens, dos seres e criaturas, da magia, da mitologia, enfim, foi mágica e com toda a certeza me fez sentir muita vontade de conhecer outras obras (em especial, O Senhor dos Anéis - que já coloquei em minha lista de leitura).
Não é uma obra que pretendo reler. Tem suas belezas e me foi útil para adentrar nesse mundo mágico (e maravilhoso).
E Bilbo também me cativou (inclusive me identifiquei com ele em vários momentos).
Faço, para terminar, uma menção honrosa ao capítulo em que Bilbo conhece Golum e se apossa do anel. Ali talvez tenha sido a passagem da história que de fato me prendeu e me fez devorar as palavras para saber qual desfecho o hobbit teria. E confesso que fiquei esperando Golum aparecer novamente.

"Se alguma vez estiverem passando lá perto de casa", disse Bilbo, "não hesitem em bater! O chá é às quatro; mas qualquer um de vocês é bem-vindo a qualquer hora!"
Até outra hora, Bilbo Bolseiro!
Heloisa159 17/04/2024minha estante
disse tudo zu

Heloisa159 17/04/2024minha estante
amei

neto 11/04/2024

Até dragões tem seu fim.
Mesmo o livro sendo um grande clássico que já influênciou muito da cultura pop assim como O Senhor dos anéis, e mesmo a jornada do herói ter se fixado no imaginário coletivo, O hobbit ainda consegue proporcionar uma leitura única, interessante e indispensável (principalmente para quem gosta de fantasia), se tratando de uma jornada cheia de encontros e desencontros e momentos risonhos e memoráveis. Diferentemente de outros contos sobre heróis, em O hobbit temos Bilbo Bolseiro como protagonista dessa história que não é um cavaleiro, guerreiro ou qualquer tipo de marmanjo dotado de habilidades extravagantes, Bilbo é um apenas um pequeno hobbit que tem medo, angústias e muita mas muita saudade de casa, entretanto nada disso impede que ele enfrente os obstáculos que vai encontrar no caminho juntamente de seus companheiros anãos e do mago Gandalf. O hobbit explora um vasto mundo cheio de criaturas inóspitas ou amigáveis que tornam a narrativa cada vez mais viciante. Uma ode sobre amizade, bravura e persistência.

"Se mais de nós dessem valor à comida, à alegria e às canções acima do ouro entesourado, este seria um mundo mais feliz."

Bemmovie 09/04/2024

A cosy journey
Assisti aos filmes primeiro e foram realmente uma boa experiência ( mesmo o terceiro filme sendo pior), mas foi por causa disso que decidi me aventurar pelo meu segundo livro do Tolkien - o primeiro sendo Roverandon.
-Tenho essa amiga que estava lendo Duna no momento e havia me incentivado a tentar outros tipos de leituras, além dos clássicos filosóficos que acabo sempre escolhendo. Queria fazer esse adendo para explicar mais um pouco o que me levou a ler O Hobbit. -
Enfim, foi diferente dos filmes. Vários personagens tiveram muito mais importância e detalhes importantes foram melhor explicados. Diria que em certa parte perto do final fiquei cansado da leitura, talvez por ter lido em PDF? Mas mesmo assim recomendaria a vocês que gostam de fadas e cottagecore!
Toriizkw 09/04/2024minha estante
Divou

Thinthin 08/04/2024

É aquele tipo de leitura que te deixa com o coração quentinho, faz você se sentir em casa. Por exemplo eu: meu pai que me apresentou esse universo do Hobbit, vi todos os filmes pelo menos umas 3 vezes e ai parti pro livro kkkkk
Eu enrolei um pouco pra ler, mas quando você vai pegando o fio da meada não quer parar mais.
Resumo: meigo e bruto em partes kkkk

Matheus 08/04/2024

O Hobbit - J.R.R. Tolkien
Publicado em 1937, este livro encantador mergulha os leitores em um mundo de magia, aventura e heroísmo, onde um pequeno hobbit chamado Bilbo Bolseiro é levado a uma jornada inesperada que irá mudar sua vida para sempre. A genialidade de Tolkien reside não apenas na criação de um mundo fictício detalhado, mas também na habilidade de contar uma história que ressoa com o coração humano. Bilbo Bolseiro é um protagonista relutante que, apesar de suas dúvidas e medos, encontra coragem e determinação para enfrentar os desafios que se apresentam. Sua jornada é uma metáfora poderosa para a jornada do autoconhecimento e do amadurecimento, à medida que ele descobre qualidades em si mesmo que nunca imaginou possuir. Além do protagonista carismático, "O Hobbit" apresenta uma galeria de personagens memoráveis, desde o sábio mago Gandalf até os corajosos anões Thorin, Balin e companhia. Cada personagem contribui para a riqueza da narrativa, oferecendo perspectivas únicas e habilidades úteis que ajudam a moldar o curso da jornada. A ambientação é outro aspecto notável da obra. Desde os pacíficos campos do Condado até as profundezas escuras das Montanhas Sombrias e além, Tolkien dá vida a um mundo vasto e diversificado, repleto de paisagens deslumbrantes e perigos iminentes. Sua habilidade em descrever os lugares e suas culturas com detalhes impressionantes cria uma sensação de imersão que transporta os leitores para dentro da própria história. Além disso, "O Hobbit" é enriquecido pela riqueza de línguas e mitologias criadas por Tolkien. O autor não apenas inventou línguas completas, como o élfico e o khuzdul (a língua dos anões), mas também desenvolveu uma mitologia profunda e coesa que dá contexto e significado às aventuras dos personagens. Em resumo, "O Hobbit" é uma obra-prima da fantasia. É uma história sobre coragem, amizade e autodescoberta que nunca deixará de inspirar aqueles que se aventuram em suas páginas.

And 08/04/2024

Devia ter lido antes
A escrita do Tolkien é tão gostosa, que vc se sente próximo a ele, sabe? Eu degustei cada página desse livro e me apaixonei por cada personagem, a criatividade desse homem é incrível e eu amei conhecer esse novo mundo.

Se eu pudesse já tinha comprado a saga do senhor dos anéis, mas como não tenho o dinheiro agora, vou esperar um pouco pra comprar, mas com toda certeza vou ler toda a saga e outros livros do Tolkien.

Só não dei 5 estrelas pq achei que o final não foi como eu esperava, mas apesar disso foi muito bom, inclusive eu acho que deveria ser uma leitura obrigatória kkkkkkkkk.

Danielli11 07/04/2024

Bilbo = um querido
Eu achei incrível essa leitura desde o início, a escrita do Tolkien é muito fluída sendo fácil de compreender e o jeito que ele desenvolve a história e os personagens te prende na leitura. O Bilbo sem dúvidas é um personagem muito querido, ele ajuda o restante mesmo fazendo coisas simples que vêm dele próprio, sem querer provar algo ou para alguém, e eu queria ter pelo menos um pouquinho da intuição dele haha.
Pensando agora em todos os momentos e personagens para fazer essa resenha acho que deveria favoritar o livro, pois gostei de tanta coisa que aconteceu nessa história que não faz mais sentido para mim apenas dar 5 estrelas e eu tenho a certeza que entrei em um esquema de pirâmide, pois quero muito ler as outras obras que esse homem escreveu

Monalisa.Ribeiro 07/04/2024

Meu favorito!
Sim, eu sou apaixonada da pelo Tolkien e sua literatura.

"O Hobbit", é uma obra clássica da literatura fantástica que narra a jornada de Bilbo Bolseiro, um hobbit relutante, e seu encontro com um mundo repleto de aventuras, criaturas mágicas e perigos.
A narrativa encantadora e o mundo fictício detalhado cativam os leitores, enquanto Bilbo enfrenta desafios e descobre coragem e habilidades que nem ele mesmo sabia possuir.

Além de Bilbo, os outros personagens também são memoráveis, cada um contribuindo de maneira única para a história. Desde os treze anões, cada um com suas próprias peculiaridades, até o misterioso e sábio Gandalf, os personagens são habilmente construídos e adicionam camadas de profundidade à trama.

O legado duradouro de "O Hobbit" como um clássico da literatura fantástica permanece inegável, deixando uma marca indelével no mundo da ficção e continuando a encantar leitores de todas as idades.
rafamassagardi 07/04/2024minha estante
Esse livro é um amor

Will 07/04/2024

Queria não ter abandonado esse no meio por um tempo, mas mesmo assim ainda foi uma leitura gostosa que me deu vontade de ler Senhor dos Anéis de novo, a literatura de Tolkien é única e incrível.

2002 encontrados | exibindo 1 a 16