O Hobbit

Resenhas - The Hobbit

2006 encontrados | exibindo 1 a 16

@aprendilendo_ 21/03/2021

Resenha O Hobbit
Publicado pela primeira vez em 1937 e sendo o grande precursor do clássico épico “Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” é o segundo livro do escritor britânico, J.R.R Tolkien. Na trama, acompanhamos a história do hospitaleiro e cordial Bilbo Bolseiro, um hobbit, o qual, após conhecer um mago chamado Gandalf, tem sua vida virada de cabeça para baixo ao adentrar em uma jornada inesperada com mais 13 anões. Nesse contexto, os 15 homens saem em uma extraordinária aventura com destino à montanha solitária, local onde habita o grande dragão vermelho, Smaug, responsável por desolar o reino dos anões e roubar todo o tesouro de seu povo.

Em primeiro plano, repleto de cenários mágicos e criaturas fantásticas, o autor consegue, desde o início, estabelecer todo um ambiente de fantasia à obra. Nesse contexto, por meio de uma narrativa fluída e bem humorada, o leitor tem o prazer de, rapidamente, ser imergido na Terra Média da trama. Como adição, deve-se ainda ponderar sobre a já citada diversidade de seres e povos. Assim, anões, elfos, orcs, águias e aranhas gigantes são apenas alguns dos mais variados espécimes encontrados no decorrer das páginas. Por claro, tais elementos apenas incrementam o aspecto altamente imaginativo do conto enquanto auxiliam a supracitada imersão literária. Dessa forma, temos aqui uma obra contagiante, a qual faz com que o leitor se sinta ao lado dos aventureiros, de maneira a não esquecer facilmente todas problemáticas enfrentadas durante a jornada.

Sobre os personagens, o núcleo é encontrado em Bilbo, os anões e Gandalf. Apesar disso, com Gandalf estando ausente em grande parte da obra e os anões, por serem muitos, não terem o devido espaço para o aprofundamento de caráter, todo o foco é destinado ao pequeno hobbit. Nesse contexto, o autor consegue contornar o fato de tantos personagens não tão contextualizados com um protagonista extremamente carismático. Afinal, a cordialidade charmosa e a coragem amedrontada de Bilbo são grandes responsáveis pelas risadas e pelo apego do leitor durante a história, além de proporcionar um bom desenvolvimento do próprio. Tudo exposto, talvez as únicas grandes problemáticas em relação à trama são, em primeiro lugar, o fato de alguns acontecimentos serem encerrados de forma abrupta e o não aprofundamento dos outros personagens além de Bilbo.

Uma jornada incrível, momentos brilhantes e um mundo extremamente criativo. O Hobbit encanta desde as primeiras páginas, enquanto cria um dos mais fantásticos e divertidos contos épicos já escritos.
Nota: 8,85

Parabéns pela resenha.

@aprendilendo_ 22/03/2021minha estante
Muito obrigado,amigo!!

Paulo Kilzer 23/11/2021minha estante
Esse livro é bom demais , e os outros livros de Tolkien também.

Estevao 15/04/2024minha estante
Minha meta era ler até novembro passado , mas abandonei por estar lendo outros . Nova meta : continuar a leitura no próximo mês e em junho ou julho volto aqui pra contar sobre a minha experiência.

Murilo sibim 08/04/2021

O que dizer de J.R.R Tolkien, simplesmente fantástico, não à toa é considerado um dos grandes mestres da fantasia, o mundo criado por ele é incrível, com personagens muito bem desenvolvidos!
Já havia lido o Hobbit muito tempo atrás porém foi um prazer muito grande refazer essa leitura e acompanhar Bilbo em suas aventuras, agora partir para o senhor dos anéis acompanhar a história de Frodo e seus amigos!
08/04/2021minha estante
Tenho esse livro a um tempo e espero conseguir incluir ele na lista de leitura desse ano, você me motivou a isso???

Aline MSS 09/08/2022

MARAVILHOSO! Leitura obrigatória e viciante!
Amei demais! Sabia q não iria me arrepender de esperar pra ler antes de assistir aos filmes. A história é magnífica e eu até agora não me perdôo por demorar tanto pra ler.?

É difícil resenhar a obra de Tolkien! Não é uma obra, é uma experiência, é algo arrebatador e qq explicação não será suficiente pra fazer jus ao brilhantismo disso.

Assisti aos filmes dos Senhor dos Anéis qdo era adolescente, por isso ler a obra acabou desbloqueando várias memórias de uma época e de lugares q não vivo mais. Só quem viveu a época do lançamento dos filmes sabe como era algo tão comentado e esperado, foi um marco no cinema e na tv.

Oq tem no livro:
- Aventura perigosa e emocionante;
- personagens arrebatadores;
- descrições e diálogos na medida e sem mtas enrolação;
- lições pra levar p/ vida;
- identificação com o protagonista se vc é taurino, Hahaha?.

Esse é o típico livro q TODAS AS PESSOAS deveriam ler. A aventura em si já vale o tempo gasto, mas são os personagens q te fazem virar fã de Tolkien. ? Não tem como não amar isso aqui.
[Voz do Casimiiro] Isso aqui esquece, né? Você está falando da ELITE!

Tenho a edição da Harper Collins e vale cada centavo gasto! ??
DANILÃO1505 09/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Aline MSS 10/08/2022minha estante
Danilo?

Pedro 10/08/2022minha estante
Alguém aqui deveria trabalhar vendendo livros...kkkkkk
Excelente resenha, Aline. ???

Aline MSS 10/08/2022minha estante
Vlw, Pedro! Particularmente prefiro ganhar livros do q vendê-los, hahaha ?.

Roberta 10/08/2022minha estante
Adorei a resenha também!

Núbia Cortinhas 11/08/2022minha estante
Arrasouuuu! ?? ?? ??

Aline MSS 11/08/2022minha estante
Obg meninas! Podem se jogar! ??

Alex 11/08/2022minha estante
Particularmente prefiro a edição da Martins Fontes, mas fora isso, Tolkien é sempre Tolkien.

Aline MSS 11/08/2022minha estante
Alex, eu gostei tanto q pretendo comprar uma edição ilustrada. Vi a da Martins Fontes e vc tem razão, parece ser melhor msm. Comprei a da Harper por conta da coleção.?

Alex 12/08/2022minha estante
Acho que dá Harper é mais rica. Com ilustrações etc. Mas a tradução da harpers é críticada. Eu não gostei de alguns termos que eles optaram.

Aline MSS 13/08/2022minha estante
Tbm percebi isso e super entendi as críticas dos fãs pelas pesquisas q fiz depois, vc tem razão! ?

Miguel.Moreira 01/02/2023minha estante
Viva Tolkien!!!!

Juju 27/09/2022

Um Hobbit indo para uma aventura
O que dizer da obra de arte que é esse livro??
Com certeza foi uma experiência completamente nova (tirando o fato de já ter assistido os filmes, em relação a livros foi realmente incrível) por isso é um clássico!!

A fama do autor o precede a faz jus a essa obra, tem uma escrita única, agradável e a história é envolvente. A fantasia é muito bem construída e detalhada (e isso como posso ver sempre é uma das reclamações de quem lê) Tolkien sempre é muito descritivo em todos os sentidos e nos cenários principalmente o que pode tornar meio cansativo, mas na minha visão nesse livro em específico torna a experiência mais imersiva e você entra de cabeça no universo!!

Tudo começa quando Bilbo Bolseiro está tranquilo em sua pequena toca de hobbit e Gandalf um mago muito sábio bate na sua porta, depois disso toda a sua vida vira de cabeça para baixo e ele é jogado em uma maré de confusões e aventuras, repleto de anões, elfos e seres fantasiosos. Essa aventura em particular fará 15 criaturas passar por muitos perigos e desafios para conseguirem (ou não) chegar a Montanha Solitária onde se encontra o inimigo: Smaug, um dragão que invadiu a montanha e agora toma posse de todo o tesouro que ali está e nossa turminha quer entrar ali, se vão conseguir, só lendo pra saber hahaha!!!

Meu personagem preferido é Gandalf, ele sempre dá uma de mestre dos magos, aparece dá uns enigmas e sai hahaha, mas ele sempre dá uns conselhos bons e acalma todo mundo quando precisa e o meu segundo favorito é o próprio Bilbo é claro, pensando o por que se meteu nisso e querendo sempre estar em casa de novo, mesmo ninguém confiando em suas habilidades parece que todo mundo precisa delas em algum momento!!
A leitura se segue muito boa, mesmo com os capítulos grandes não fica cansativo, não é um livro de todo sério, ele tem vários momentos de descontração principalmente quando eles começam a cantar e mostram toda a letra da canção ou quando Bilbo está sozinho planejando um jeito de salvar todos o que é bem frequente!!
Apenas fiquei muito triste por não terem mostrado a batalha, mas ficamos sabendo dela de um jeito ou de outro!!

Eu super recomendo, acho que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida para sentir esse gostinho de uma fantasia bem escrita e completemente única. Agora que venha senhor dos anéis para eu continuar nesse universo!!
Min :) 27/09/2022minha estante
Aaaaaa, que resenha linda!!!
Eu comecei "O Hobbit" no início do ano, pausei a leitura em razão de outras atrasadas kkk já estava certa q voltaria a ler esse ano, mas agr preciso voltar urgentemente! ? Ler seus registros e resenha deu uma saudade tão boa ?

Felipe 27/09/2022minha estante
Se gostou do livro, recomendo um vídeo da Brasil Paralelo a respeito dos símbolos que existem na história. É de uma profundidade incrível e pra mim mostra ainda mais a grandiosidade de Tolkien.

Juju 28/09/2022minha estante
Aaaaa obrigada amg!!
Volta a ler sim, o livro me surpreendeu de muitas formas e gostei demais, ele é capaz de realmente te dar um sentimento de nostalgia ?

Juju 28/09/2022minha estante
Com certeza irei procurar Felipe!!
Saber mais sobre o universo e ver como Tolkien foi incrível criando tudo isso irá me encantar!!

mariana 29/03/2023

sigam bem, aonde quer que sigam!
sempre tive vontade de entrar no universo de Tolkien e decidi começar por aqui. achei absurda a maestria com a qual o autor nos ambienta nos cenários e a forma como descreve as mais diversas criaturas fantásticas desse universo. sempre com um leve tom de humor e muito detalhe.

apesar de toda admiração pela história, minha experiência de leitura não foi tão empolgante. sentia que as coisas se tornavam muito repetitivas e em muitos momentos não conseguia imergir na obra. por vezes me vi entediada capítulo após capítulo nas enrascadas de Bilbo.

ainda assim, não desisti de seguir para a trilogia. espero que a experiência seja melhor!
Raissa Barros 29/03/2023minha estante
Mariana, que resenha incrível. Como você consegue resumir sua leitura tão bem? Tão essencialmente?

Leitura e . 03/06/2020

@leituraeponto
Resenha sai hoje no @leituraeponto
Se puderem me sigam lá e comentem que vieram pelo Skoob!
Obrigado ?
Mayara 04/06/2020minha estante
Um dos melhores que li esse ano!

Renato.Silva 19/03/2021minha estante
Acham um bom livro pra começar com a ficção / fantasia ??

Cinara... 12/01/2021

"Se mais de nós dessem valor à comida, à alegria e às canções acima do ouro entesourado, este seria um mundo mais feliz."

Como eu amo reler livros!!! Nunca, nunca são iguais!! Amei essa minha releitura ! Amei essa nova tradução, aliás prefiro muito mais essa nova tradução da Harper Collins do que da Martins Fontes! Algumas palavras deram uma vida totalmente nova em algumas frases! (Não muda o sentido!) Ao longo da leitura fui comparando as duas traduções.
A edição está maravilhosa!
Agora que venha O Senhor dos Anéis ?
JonasLupus 12/01/2021minha estante

Cinara... 12/01/2021minha estante
Jonas seu comentário ficou em branco acho que deu algum bug do skoob ?

JonasLupus 12/01/2021minha estante
Os comentários estão dando bug faz uns 3 meses já, daqui a pouco aparece :/

Nado 22/06/2021

Esse é um livro infantojuvenil de fantasia que é um verdadeiro ícone quando se trata de J.R.R. Tolkien, autor consagrado e aclamado mundialmente no gênero.
O enredo narra a aventura de Bilbo Bolseiro, um hobbit que tem uma confortável e pacata vida no Condado, mas que se depara com uma grande e inesperada jornada por terras desconhecidas. O mago Gandalf e 13 anões batem à sua porta e o convocam para uma aventura que atravessará parte da Terra-Média com o objetivo de pegar um tesouro imensamente valioso que está sob a proteção do perigoso dragão Smaug, o Dourado.
Durante essa aventura, Bilbo e essa caravana que têm personagens das mais diferentes personalidades, irão se deparar com reinos fantásticos, criaturas amigáveis e perigosas, além das paisagens e cenários que encantarão os olhos do leitor que viajará pelas páginas e pelas descrições minuciosas de J.R.R. Tolkien.
O Hobbit foi adaptado para os cinemas em uma trilogia pelas mãos do diretor Peter Jackson.
Essa foi uma das leituras que eu mais esperei fazer este ano, e foi uma das aventuras mais prazerosas que eu já li na vida. Daquelas que você não vê as páginas passarem e quando se dá conta, chegou na última frase do livro e queria ler mais.
JonasLupus 24/06/2021minha estante

amêndoa 24/12/2021minha estante
vc já leu senhor dos anéis??

Ellen 24/12/2021minha estante
A batalha com as aranhas é minha parte favorita no livro!!

Marcos 24/12/2021minha estante
Amanda ainda não li, mas estou pensando em pegar pra ler agora em janeiro! Você já leu ?

Marcos 24/12/2021minha estante
Essa parte é muito boa Ellen! É a virada de chave para o Bilbo mitar. Tem a conversa com o Smaug também que é muito boaaaa

Bruna 25/12/2021minha estante
Estava esperando sua resenha? já vou colocar esse livro como meta é 2022!!!!!

Marcos 25/12/2021minha estante
Boaaa Bruna ???????????? eu já vou colocar o senhor dos anéis. Bora ler essa trilogia também?

Bruna 26/12/2021minha estante
Boraaaaa ????

Marcos 26/12/2021minha estante
Aí sim ??????

isisfy 26/12/2021minha estante
Espero que goste de Senhor dos Anéis. Já li faz tanto tempo que merece uma releitura.

amêndoa 26/12/2021minha estante
queria mto ler, mas não sei por onde começar? hahaha não sei a ordem certa pra ler os livro dele

Marcos 27/12/2021minha estante
Estou muito ansioso para começar o Senhor do Anéis Isis, tenta fazer uma releitura, uma obra assim vale muito a pena ler novamente ????????

Marcos 27/12/2021minha estante
Amanda, parece que o mais habitual é começar pelo Hobbit, depois a trilogia senhor dos anéis (a sociedade do anel é o primeiro)

Thai 29/12/2021minha estante
Muito boa a resenha, deu vontade de ler ?

Marcos 29/12/2021minha estante
Obrigado Thaisa ? é uma ótima leitura, se você resolver ler vou aguardar sua resenha ????????

Leticia.Alves 10/04/2022

Uma aventura super leve e divertida...
Foi uma história super leve e divertida, foi bem fluida a leitura, gostei bastante.
Ansiosa pra começar a trilogia do Senhor dos anéis, mas antes vou dar uma olhada na adaptação dos filmes que se basearam nesse livro.
Matheus 10/04/2022minha estante
Tolkien como sempre trazendo o que há de melhor pra literatura :)))

Monalisa.Ribeiro 07/04/2024

Meu favorito!
Sim, eu sou apaixonada da pelo Tolkien e sua literatura.

"O Hobbit", é uma obra clássica da literatura fantástica que narra a jornada de Bilbo Bolseiro, um hobbit relutante, e seu encontro com um mundo repleto de aventuras, criaturas mágicas e perigos.
A narrativa encantadora e o mundo fictício detalhado cativam os leitores, enquanto Bilbo enfrenta desafios e descobre coragem e habilidades que nem ele mesmo sabia possuir.

Além de Bilbo, os outros personagens também são memoráveis, cada um contribuindo de maneira única para a história. Desde os treze anões, cada um com suas próprias peculiaridades, até o misterioso e sábio Gandalf, os personagens são habilmente construídos e adicionam camadas de profundidade à trama.

O legado duradouro de "O Hobbit" como um clássico da literatura fantástica permanece inegável, deixando uma marca indelével no mundo da ficção e continuando a encantar leitores de todas as idades.
rafamassagardi 07/04/2024minha estante
Esse livro é um amor

alice 10/05/2022

E assim vem a neve depois do fogo, e até dragões têm seu fim
Uma aventura incrível de acompanhar, tem todos os elementos que uma boa história de fantasia deve ter para conquistar o leitor e transportá-lo para dentro de suas páginas.

Bilbo foi de longe o meu personagem favorito, amei a evolução dele e sua astúcia para lidar com as situações mais difíceis, ele me arrancou várias risadas e algumas lágrimas durante sua jornada. Não gostei muito dos anões no começo, achei um bando de folgados mas no final estava torcendo por eles durante a batalha.

O Hobbit tem uma escrita que torna toda a aventura real, é impossível terminar sem sentir a magia e a grandiosidade do universo criado por Tolkien.

Livs 19/07/2023

O Hobbit
Como minha primeira experiência com Tolkien, devo confessar, me impressionei com o quanto gostei desse livro.
Que atmosfera de universo maravilhosa, que sensação boa se sentir dentro deste universo.
A escrita é muito diferente do que estou acostumada, por isso tive um pouco de dificuldade no começo, mas depois a leitura fluiu muito bem.
Ansiosa para ler mais obras deste universo
Binha 19/07/2023minha estante
Estou pensando em ler Duna, nunca li livro de saga tb... espero q me agrade tt qt agradou vc!

Kauê 29/03/2024

Bomba né gente
Não tenho palavras pra falar de tão ruim que é gente não entendi nada do início ao fim muito bomba aff nunca mais leio livro escrito a muito tempo atrás
vc ja viu os filmes?

Thenikstar 29/03/2024minha estante

Sophia 29/03/2024minha estante
Amo esse livro?

Ju.leiituras 29/03/2024minha estante
Ah que triste...sou apaixonada por esse livro é toda a serie?

julinha20 29/03/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK adoro os filmes mas nem fudendo q eu ficaria lendo um bando de hobbit cantando

Tah_marques 29/03/2024minha estante
Eu gostei quando li, só achei que se prolongou mais do que deveria.

Kauê 29/03/2024minha estante
Ainda não vi os filmes quero ver se assisto agora

Letteles 29/03/2024minha estante
Livros escritos muito tempo atrás são bons kkkk esse pode ser exceção

__blucas 29/03/2024minha estante
tipo o filme em si dos hobbits acho q é mais gostosinho de ver do q os livros, tem umas coisas q sao chatinhas demais de ficar acompanhando por escrito

__blucas 29/03/2024minha estante
pq tb esse livro em si foi escrito para crianças

Kauê 29/03/2024minha estante
Vou ver se nesse final assisto o filme pra ver se gosto dele ou não mas ainda quero ler a trilogia do senhor dos anéis (acho que e esse o nome) li esse só pra poder ler ela mesmo

Sophia 29/03/2024minha estante
Eu AMO com todas as forças senhor dos anéis, assisti o hobbit primeiro e depois sda, espero que vc goste

Gaab 29/03/2024minha estante
Se não entendeu o infato juvenil sugiro que nem leia senhor dos aneis

Neto154 29/03/2024minha estante
Só uns desqueridos aqui querendo ser fiscal de literatura. Sinceramente, espero que se explodam e que morram com essa fiscalização enfiada no uc.

polonorte 30/03/2024minha estante
JURO

Eduarda Gomes 07/02/2023

O Hobbit?
Foi muito bom acompanhar essa aventura do Bilbo e companhia.

Não foi minha primeira experiência com a escrita do Tolkien, por isso já estou acostumada com o estilo de seus livro, porém a descrição detalhada de cada paisagem e objeto, tornou a leitura um pouco cansativa em certos pontos.

Mas mesmo assim gostei bastante da história, é um universo muito bem construído e rico em detalhes o que torna essa história muito interessante.

2006 encontrados | exibindo 1 a 16