Muito Além da Loucura

Muito Além da Loucura Marcelo Simões

Resenhas - Muito Além da Loucura

Joyce 14/06/2013

Resenha do Blog Entre Páginas e Sonhos - http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/
Muito Além da Loucura é um livro baseado em fatos reais. O caso ocorreu na Bahia nos anos 70 e chocou o Brasil e o mundo com uma grande repercussão da mídia no qual Marcílio, um rapaz de 20 anos, mata o pai Fernando, a mãe Anita, a avó Laura e o irmão João, diagnosticado com esquizofrenia. Ele arquiteta o plano sozinho e coloca provas falsas contra o seu irmão porque no seu entender uma pessoa com deficiência mental seria o primeiro suspeito de um crime tão bárbaro.

Inicialmente ele ele planeja matar seu pai e seu irmão porque tinha ódio de seu pai, um imigrante português que venceu no Brasil mas que era rígido e não demostrava afeto por sua família e com seu irmão morto, colocariam a culpa nele e assim teria mais parte da herança. Seus outros irmãos Nei, Vânia e Mariá, portadora da síndrome de Down, ficam horrorizados com a chacina e principalmente quando descobrem que o verdadeiro culpado dessa barbaridade é Marcílio.

A família Moura Maia apesar de ser super importante em Salvador tinha problemas em casa. A filha mais velha Vânia com 27 anos e já casada e Nei com 22 anos eram os preferidos porque eram formados e não davam trabalho ao pai, porém João com 24 anos manifestou a esquizofrenia na adolescência (Marcílio era o único que lia os cadernos dele e o amava do seu jeito), Mariá com 11 anos nasceu com síndrome de Down (Fernando na sua ignorância culpava a esposa pela condição da filha) e Marcílio era viciado em drogas, não gostava de estudar e cometia pequenos roubos na loja do pai aonde trabalhava obrigado. Uma família complicada.

"Marcílio seguiu em busca da sua última vítima, João. Limpou suas digitais no rifle e o impregnou com as impressões do irmão. Voltou no corredor e colocou a arma encostada na parede." pág 12

O livro é narrado em terceira pessoa e além de falar sobre Marcílio, conta sobre a investigação feita pelo delegado Carvalho, sobre os irmãos e sobre as mulheres que se envolveram com Marcílio quando ele também estava preso. Marcílio era viciado em drogas e levamos a entender que também teria um distúrbio psicológico no qual todos acreditam mas só posso dizer que o final é impressionante, nunca imaginaria isso.

A escrita do autor é super fluída porque me fez ficar presa na história e no livro e ao mesmo tempo chocante porque mostra um lado bem obscuro das pessoas, principalmente de Marcílio, que por sua ambição e ódio quase dizimou toda a família. Também vemos como a droga e a bebida são maléficas e as cenas da prisão também são bem indigestas.

O livro me fez pensar até que ponto a maldade humana pode chegar porque matar qualquer pessoa, principalmente, os pais é um ato inadmissível e o que deve passar na cabeça das pessoas que comentem essa atrocidade. Também vemos como a política e as prisões são corruptas, um absurdo.

Achei a capa super interessante, as páginas são amareladas e a diagramação é simples, mas em cada começo de capítulo tem um alvo. Esse livro tem um assunto um pouco pesado mas como eu gosto desse gênero e de biografias, eu adorei e recomendo para quem se interessa pelo assunto.

KatiaMaba 20/08/2014

“Muito Além da Loucura” romance biográfico brasileiro
Recomendo a leitura do livro acima mencionado por que o gênero biográfico costuma prender a atenção do leitor até o último capítulo.

Certamente alguns trechos são provenientes das percepções e criações literárias do escritor, mas, os resultados das pesquisas feitas por Marcelo despertam no leitor sentimentos de indignação, apreensão e nos últimos capítulos sérias dúvidas sobre a possibilidade de um final com base na justiça seja feita.

Nos tempos atuais histórias semelhantes ainda se repetem, deixando a nítida impressão de que ainda acordamos com o inimigo, quando isto é possível.

site: http://katiareginamaba.blogspot.com/

Alberto 06/11/2015

Genial!
Um livro pra começar a ler e não querer parar mais! Muito bom!!!

Karinne Almendro 25/07/2022

Arrepiante
O tempo todo me pegava pensando: o quanto disso aconteceu de verdade?
Você cria um oooodio desse cara, que não tá escrito.
E o final e super realista, mas muito muito bom.
Gostei demais

Endara 14/09/2022

Não gostei !
Se trata de um relato da história de um crime da década de 70 mais ou menos na Bahia, no qual um dos filhos mata pai,mãe, avó e irmão esquizofrênico,culpando este último pelo crime.
Achei que teve muitas informações desnecessárias,com falas e cenas no qual não senti qualquer veracidade,detalhamento de cenas de sexo que não faziam qualquer sentido para a história e dados sobre a vida e infância de pessoas sem motivo.
E senti como se o autor quis fazer termos pena do assassino,realmente não gostei!