Missão Monstro

Missão Monstro Eva Ibbotson

Resenhas - Missão Monstro

Cinara... 27/09/2022

Tias que sequestram a tristeza...
"Um lugar que não fosse nenhum nem outro.

Acredito que não existe um ser humano, adulto ou criança, que já não quis estar num lugar nem outro mas num terceiro lugar. Essa autora maravilhosa consegue levar qualquer um para terceiros, quartos, quintos lugares, cheios de fantasia, fastasmas, sereias, tias sequestradoras e tudo de mais lúdico que possa existir.
Já estou com saudades querendo reler todos 7 livros novamente.
Amor pra Eva Ibbotson!!!

Heidi Gisele Borges 25/03/2021

becodonunca.com.br
Eva Ibbotson (1925-2010) é uma autora que sabe como prender o leitor. Suas histórias são tão gostosas de ler que somos transportados para dentro delas. Cada personagem tem sua qualidade, até quando tias são sequestradoras de crianças indefesas.

Esse é o segundo livro da autora que leio, o primeiro foi O Segredo da Plataforma 13, que é igualmente fantástico.

Em Missão Monstro (Editora Rocco, 200 páginas) as três irmãs, Etta, Coral e Mirtes, precisam de muita ajuda, mas necessitam ser especiais, por isso resolvem se passar por babás em Londres, a fim de arrecadar esse tão indispensável apoio. A missão, nesse momento, é escolher três crianças e levá-las à ilha em que as tias - como são conhecidas - moram.

Nessa ilha ficam os animais que estão doentes. Eles sabem que ali podem ser tratados com carinho e atenção, assim saem de onde moram e migram até ali. Mas acontece que, de repente, esses animais começam a não querer ir embora, afinal, na ilha é muito agradável, então agora há mais e mais trabalho para as irmãs.

Uma coisa perturbava as tias. Nos últimos tempos, os animais vinham para a ilha e simplesmente não queriam mais ir embora. Muito tempo depois de terem sido curados, permaneciam ali. Parecia que estavam sabendo de alguma coisa.

Acaba que cada uma realmente consegue sequestrar e levar uma criança para a ilha, mas uma delas, a tia Mirtes, por motivos de falha na escolha, leva um menino difícil e mimado. Era assim porque conseguia tudo o que queria, isso de bens materiais, porque a presença dos pais não podia ter, pois não tinham tempo para ele.

Lá na ilha as três crianças sequestradas, Minette, Fábio e Lambert, encontram um lugar maravilhoso – claro que, como crianças da cidade, precisarão se acostumar, e ainda mais com os estranhos animais, como o minhocão, o kraken, a bulbri...

Então, Etta leva Minette e Fábio para a montanha, onde se encontra a bulbri, uma ave gigante - veja na capa do livro a comparação entre ela e a outra ave, assim poderá ter uma noção do tamanho. O mais engraçado - não para a bulbri, com certeza - é que ela estava entupida, por isso a tia precisa tirar o seu ovo, bem... do lugar de onde os ovos saem.

Enquanto isso as tias babás sequestradoras começam a ser procuradas em Londres.

Assim já dá para saber que o livro é bastante divertido e sem problemas em exagerar, criar – alguns podem achar que aquelas aves, ou mesmo o minhocão, ou o kraken, não existem, mas geralmente são pessoas sem imaginação - e falar de detalhes que alguns autores ou leitores ficam cheios de pudores desnecessários.

Descobrimos qual é a missão monstro, que na realidade não tem muito a ver com os monstros, primeiramente. É um livro muito bacana, mesmo com a parte de Fábio sendo brasileiro e descrições estranhas de seus costumes. Uma história de amor à Natureza, que permite uma leitura agradável, gostosa.

Primeiro parágrafo

"Sequestrar crianças não é uma boa ideia. Mesmo assim, às vezes, tem que ser feito."

Lido e resenhado em março/2013.

Beco do Nunca
becodonunca.com.br