Minha 聲tonia

Minha 聲tonia Willa Cather

Resenhas - Minha 聲tonia

Dauri 17/08/2017

Beleza e sofrimento
Terminei de ler MINHA ANTONIA, de Willa Cather. Uma bonita hist鏎ia, assim como s緌 sofridas e bonitas todas as hist鏎ias de imigrantes, daqui ou de l, do passado ou do presente.

O romance retrata os sonhos e lutas de imigrantes alem綣s e noruegueses nas distancias frias do Nebraska. Mas especialmente a hist鏎ia destaca a for蓷 das mulheres, seus inventivos jeitos de sobreviver - e vencer se poss癉el - num mundo novo e adverso.

Livros assim nos ajudam a resgatar a for蓷 dos nossos antepassados em tempos como os atuais. Que seus sonhos e exemplos nos coloquem sempre com o olhar adiante. Sigamos...

Julio.Araujo 19/02/2017

Willa Cather - Simplesmente "Excepcional"
Sinceramente n緌 sei como este livro veio parar na minha lista de livros que gostaria de ler, pois j estava l h muito tempo. Para adquiri-lo tive que recorrer a internet e localiza-lo em um SEBO, longe da minha casa (em outro estado). Por incr癉el que pare蓷 sou o primeiro dono, pois ele estava intacto, novinho em folha, nunca havia sido manuseado. Que pena isso, pois passou desapercebido em algum momento em alguma livraria, pois posso dizer que um dos livros que podemos dizer: "Wow"!!!! que maravilha!!! Este livro faz voc tamb幦 voltar no seu passado e relembrar momentos com os amigos, com a fam璱ia. A historia de imigrantes em qualquer pa疄 sempre traz momentos de muita luta para as suas conquistas e este livro retrata um pouco desta luta. Antonia uma imigrante da Bo瘱ia e que vive com sua fam璱ia no oeste do EUA............ para conhecer o resto s lendo. Willa Cather nunca havia escutado este nome, pode crer, uma das grandes escritoras do seculo XX.

Joana 26/11/2014

A capa do livro n緌 l essas coisas, mas a hist鏎ia de Antonia semplesmente apaixonante. Um livro maravilhoso, que se tornou favorito.

jota 06/03/2012

Antonia
Outra vez vou citar Harold Bloom em minhas resenhas. Para ele, Willa Cather uma das maiores escritoras da literatura norte-americana do s嶰ulo XX, rivalizando at mesmo com seu contempor滱eo William Faulkner.

Se Faulkner o escritor do sul dos EUA, Cather quem melhor trata da vida no oeste americano do final do s嶰ulo XIX e in獳io do XX. Mais do que o bastante conhecido A Morte Vem Buscar o Arcebispo, Bloom destaca como obras fundamentais da autora, Minha 聲tonia (1918) e Uma Dama Perdida (1923). Mas pouca coisa de Carter foi traduzida no Brasil, infelizmente; apenas dois romances e um livro de contos, por a.

Em Minha 聲tonia (o acento por conta do modo como o pai pronunciava o nome da filha), vamos encontrar as hist鏎ias de Jim Burden, garoto americano do Nebraska e narrador do romance, e de Antonia Shimerka, imigrante tcheca um pouco mais velha que ele, de forte personalidade, e que se torna sua grande amiga para o resto da vida.

Nada de muito extraordin嫫io acontece nesse livro. O encantamento vem por conta da poesia em forma de prosa que Cather destila de modo direto e limpo. Um simples paisagem, por exemplo, descrita com lirismo tamanho que, mais do que apenas um quadro da natureza, temos ent緌 algo que reverbera fundo na vida dos personagens. E dos leitores, por consequ瘽cia.

S mesmo lendo Minha 聲tonia para desfrutar tal prazer.
Daniel 19/01/2015minha estante
Li por indica誽o do Truman Capote (rs)... era uma das escritoras favoritas dele.
um bom exemplo de livro bem escrito, de literatura de primeira, no qual a forma primorosa de narra誽o conta mais do que a hist鏎ia em si.

Marta Skoober 16/09/2017minha estante
Como sempre uma resenha maravilhosa!

Claire Scorzi 22/12/2010

Pense em James Stewart...
..E em todos os filmes que Stewart estrelou com montanhas, cidadezinhas, vales, fam璱ias grandes, dificuldades financeiras, luta com a terra e a natureza in鏀pita, e muito, muito amor entre pais e filhos, entre av鏀 e netos, entre irm緌s...
Imaginou? "Minha 聲tonia" tudo isso e mais ainda. Po彋ica e realista, Willa Cather capta os imigrantes pioneiros do s嶰ulo XIX nos Estados Unidos com do蓰ra, p廥 no ch緌, beleza e intenso lirismo. Uma rara escritora que me encantou ao descrever imagens da natureza (outro expert nisto era D.H. Lawrence). Um primor. Uma hist鏎ia de luta e grandeza das pessoas simples, o sal da terra.
Rosa Santana 17/01/2011minha estante
Esses livros que se prestam a narrar hist鏎ias de fam璱ias sempre me atraem. Gostei da sua resenha e vou cata de "Minha Ant獼ia". Obrigada por me apresentar!!

Parece muito bom!
Li numa daa sinopses que Harold Bloom a considera uma das melhores do s嶰ulo XX.

Claire Scorzi 16/09/2017minha estante
Eu achei bem bonito quando li. Ainda devo reler no futuro.

Marta Skoober 16/09/2017minha estante
J anotado para buscas futuras.

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experi瘽cia de navega誽o de acordo com a Pol癃ica de Privacidade. ACEITAR