Minha Ántonia

Minha Ántonia Willa Cather

Resenhas - Minha Ántonia

Claire Scorzi 22/12/2010

Pense em James Stewart...
..E em todos os filmes que Stewart estrelou com montanhas, cidadezinhas, vales, famílias grandes, dificuldades financeiras, luta com a terra e a natureza inóspita, e muito, muito amor entre pais e filhos, entre avós e netos, entre irmãos...
Imaginou? "Minha Ántonia" é tudo isso e mais ainda. Poética e realista, Willa Cather capta os imigrantes pioneiros do século XIX nos Estados Unidos com doçura, pés no chão, beleza e intenso lirismo. Uma rara escritora que me encantou ao descrever imagens da natureza (outro expert nisto era D.H. Lawrence). Um primor. Uma história de luta e grandeza das pessoas simples, o sal da terra.
Rosa Santana 17/01/2011minha estante
Esses livros que se prestam a narrar histórias de famílias sempre me atraem. Gostei da sua resenha e vou à cata de "Minha Antônia". Obrigada por me apresentar!!

Parece muito bom!
Li numa daa sinopses que Harold Bloom a considera uma das melhores do século XX.

Claire Scorzi 16/09/2017minha estante
Eu achei bem bonito quando li. Ainda devo reler no futuro.

Marta Skoober 16/09/2017minha estante
Já anotado para buscas futuras.

jota 06/03/2012

Antonia
Outra vez vou citar Harold Bloom em minhas resenhas. Para ele, Willa Cather é uma das maiores escritoras da literatura norte-americana do século XX, rivalizando até mesmo com seu contemporâneo William Faulkner.

Se Faulkner é o escritor do sul dos EUA, Cather é quem melhor trata da vida no oeste americano do final do século XIX e início do XX. Mais do que o bastante conhecido A Morte Vem Buscar o Arcebispo, Bloom destaca como obras fundamentais da autora, Minha Ántonia (1918) e Uma Dama Perdida (1923). Mas pouca coisa de Carter foi traduzida no Brasil, infelizmente; apenas dois romances e um livro de contos, por aí.

Em Minha Ántonia (o acento é por conta do modo como o pai pronunciava o nome da filha), vamos encontrar as histórias de Jim Burden, garoto americano do Nebraska e narrador do romance, e de Antonia Shimerka, imigrante tcheca um pouco mais velha que ele, de forte personalidade, e que se torna sua grande amiga para o resto da vida.

Nada de muito extraordinário acontece nesse livro. O encantamento vem por conta da poesia em forma de prosa que Cather destila de modo direto e limpo. Um simples paisagem, por exemplo, é descrita com lirismo tamanho que, mais do que apenas um quadro da natureza, temos então algo que reverbera fundo na vida dos personagens. E dos leitores, por consequência.

Só mesmo lendo Minha Ántonia para desfrutar tal prazer.
Daniel 19/01/2015minha estante
Li por indicação do Truman Capote (rs)... era uma das escritoras favoritas dele.
É um bom exemplo de livro bem escrito, de literatura de primeira, no qual a forma primorosa de narração conta mais do que a história em si.

Marta Skoober 16/09/2017minha estante
Como sempre uma resenha maravilhosa!

Marcos606 06/06/2023

O romance homenageia os colonos imigrantes das planícies americanas. Narrado pelo amigo de longa data da protagonista, Jim Burden, o romance conta a história de Ántonia Shimerda, filha de imigrantes boêmios que se estabeleceram na fronteira de Nebraska. O livro contém uma série de passagens poéticas sobre o desaparecimento da fronteira e o espírito e a coragem dos povos da fronteira.

Joana 26/11/2014

A capa do livro não é lá essas coisas, mas a história de Antonia é semplesmente apaixonante. Um livro maravilhoso, que se tornou favorito.

Dauri 17/08/2017

Beleza e sofrimento
Terminei de ler MINHA ANTONIA, de Willa Cather. Uma bonita história, assim como são sofridas e bonitas todas as histórias de imigrantes, daqui ou de lá, do passado ou do presente.

O romance retrata os sonhos e lutas de imigrantes alemães e noruegueses nas distancias frias do Nebraska. Mas especialmente a história destaca a força das mulheres, seus inventivos jeitos de sobreviver - e vencer se possível - num mundo novo e adverso.

Livros assim nos ajudam a resgatar a força dos nossos antepassados em tempos como os atuais. Que seus sonhos e exemplos nos coloquem sempre com o olhar adiante. Sigamos...

Julio.Araujo 19/02/2017

Willa Cather - Simplesmente "Excepcional"
Sinceramente não sei como este livro veio parar na minha lista de livros que gostaria de ler, pois já estava lá há muito tempo. Para adquiri-lo tive que recorrer a internet e localiza-lo em um SEBO, longe da minha casa (em outro estado). Por incrível que pareça sou o primeiro dono, pois ele estava intacto, novinho em folha, nunca havia sido manuseado. Que pena isso, pois passou desapercebido em algum momento em alguma livraria, pois posso dizer que é um dos livros que podemos dizer: "Wow"!!!! que maravilha!!! Este livro faz você também voltar no seu passado e relembrar momentos com os amigos, com a família. A historia de imigrantes em qualquer país sempre traz momentos de muita luta para as suas conquistas e este livro retrata um pouco desta luta. Antonia uma imigrante da Boêmia e que vive com sua família no oeste do EUA............ para conhecer o resto só lendo. Willa Cather nunca havia escutado este nome, pode crer, é uma das grandes escritoras do seculo XX.