A Senhora da Magia

A Senhora da Magia Marion Zimmer Bradley

Compartilhe

Resenhas - A Senhora Da Magia

Fefa 13/09/2018

As narrativas sobre o Rei Artur sempre atraíram muitos admiradores ao longo do tempo, mas até hoje não se tem certeza sobre sua veracidade histórica. Se fato ou mito, o certo é que o lendário monarca continua sendo forte inspiração para diferentes versões romanceadas de sua jornada.

No clássico A Senhora da Magia, primeiro volume que compõe a quadrilogia As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley resgata a lenda arturiana sob uma perspectiva inovadora, a lente feminina. Traçando os acontecimentos que antecederam a chegada de Artur à Coroa e até mesmo seu nascimento, somos levados a uma Bretanha mística e conflituosa.

O mundo das fadas e o mundo como conhecemos estão cada vez mais distantes um do outro devido ao crescente domínio do cristianismo e o esforço incessante de seus sacerdotes por impor sua fé religiosa como absoluta, negando o poder da Grande Deusa e relegando a Ilha Sagrada de Avalon ao esquecimento.

Nesse contexto, existe uma profecia que enreda a vida de todos e para evitar que os dois mundos sejam separados e não haja mais caminhos que cheguem a Avalon, o Povo Antigo de tradição pagã, na figura de Viviane, a Suma Sacerdotisa, pressagia a ascendência de um líder que una e pacifique os dois povos.

No cerne dessa profecia está Igraine, meia-irmã de Viviane, designada a gerar o herdeiro e única esperança da Bretanha. Ela introduz o leitor nos caminhos cheios de reviravoltas e mistérios da história, entretanto, é sua filha Morgana a figura central do livro, marcado essencialmente por um protagonismo feminino forte e de espírito independente.

É fácil mergulhar nos pensamentos de Igraine e Morgana e nos deixar conduzir por seus medos, paixões, decepções e mágoas. Muito da resignação das personagens é apenas espelho da consciência de seus papéis como filhas da Ilha Sagrada, o que exige de cada uma valentia e um coração disposto a se sacrificar pelo bem comum.

A escrita de Marion é precisa, inteligente e quase sempre recorre a críticas ferrenhas sobre a intolerância da Igreja e o modo como os homens usam Deus para amedrontar e dominar o povo, os mesmos homens que se aproveitaram do cristianismo para apagar o poder intrínseco da mulher, subjugando-a a simples serva do lar, do marido e do Cristo.

Impossível é ficar aquém e não experimentar extremos com as escolhas que as personagens fazem, ao mesmo tempo que estão atreladas a um destino já calculado. Elas são muito reais e humanas e isso se faz evidente em suas falhas e complexidades. A magia inerente a cada uma não as torna infalíveis, sendo preciso um longo processo para o decorrer do aprendizado e amadurecimento.

O jogo de manipulação vem de todos os lados, embora, no final, possamos concluir qual desígnio se mostra mais justo ao bem do todo. A Senhora da Magia é um livro introdutório aos acontecimentos que marcam o reinado de Artur, mas não por isso se deixa cair em fatos superficiais ou simplórios, pelo contrário, adentramos fundo as inquietações e esperanças das mentes femininas por trás dos grandes rumos que a história toma.

Por fim, a pergunta que fica é: o que teria sido do mundo se, ao invés da força bruta dos homens, ele tivesse sido regido pela sabedoria das mulheres?

Lili 25/08/2018

A Senhora da Magia
Um livro sobre a história de Artur, contado de uma perspectiva mágica e feminina. Resumindo, eu gosto da parte ~histórica~ mesmo que se limite a ~intrigas de castelo~ e não mostre cenas do front, digamos assim. Mas as partes mágicas, os rituais, as normas e caprichos da Deusa... esses me cansam.

Recomendo para quem gosta do estilo.

Cy 23/08/2018

Okay, superei o "detestei" da minha primeira leitura, que tenho lembranças de ter sido bem sofrível, e consegui alcançar um bom "aceitável". Não é o livro horrível de que me "lembrava", mas também não achei grandes coisas... Achei-o repetitivo. :/
...
Eu prometi que não faria comparações, nem diria que As Crônicas de Artur é MUITO melhor e mais legal, por isso não direi. XD
Lili 24/08/2018minha estante
Kkkkkkkkkk

Chiemi @mochisanbooks 31/07/2018

?Ter consciência da própria ignorância é o início da sabedoria?
?As Brumas de Avalon? narra a história do lendário Rei Artur, que segundo as lendas é o responsável por liderar a defesa da Bretanha contra os invasores saxões, contada pelo ponto de vista das mulheres que tiveram influência em sua vida.
?A senhora da magia? nos apresenta o início dos conflitos, antes mesmo do nascimento de Artur. Com a primeira metade narrado por Igraine, mãe do mesmo, e o restante por Morgana, meia-irmã de Artur, somos imersos em uma época repleta de conflitos políticos e religiosos, com uma pitada de magia interposta.
A referida magia entra em constante conflito com os dogmas católicos, permeando assim, o decorrer da trama com o embate entre cristianismo e paganismo. A narrativa, embora seja um pouco cansativa em alguns momentos, devido a descrições extensas, consegue prender a atenção do leitor durante a maior parte do livro.
Comecei este livro com baixa expectativa, devido à comentários negativos de pessoas próximas e com gostos parecidos com os meus. Contudo, ao me deparar com essa história repleta de misticismos e de reviravoltas na trama, acabei mergulhando totalmente nela. Me vi odiando com força ou sentindo empatia por vários personagens, então posso dizer que gostei bastante do livro, embora eu tenha sentido falta de um pouco mais de ação na trama.
Se você gosta de releituras da lenda de Artur, com personagens femininas fortes em uma trama entremeada de tensões religiosas e com um toque de mistério e magia, este livro é recomendado para você!

@injoyce_ 02/06/2018

A Senhora Da Magia
Você conhece Mãe, Tias,Irmã,Vô,Pai do futuro filho do rei - Artur. O mais legal, é que a história começa antes de Artur nascer. Realmente é o começo de uma história, você ver o futuro Rei Artur nascer. E dentro da história da lenda de Artur existe outro mundo, que é encoberto da vista dos humanos a muitos anos pelas névoas, existe Avalon.
Onde o povo do mundo encantado acredita numa Deusa, onde os cristãos creem não existir, ou a chama de demônio.

Viviane é a senhora do lago, e Merlin seu pai, é um druida. O objetivo deles é casar a irmã Igraine com o futurogrande rei, para que ela tenha um filho (Artur), que um dia será grande rei e que poderá trazer a paz entre os dois mundos se tornem um só.

Essa é a visão de Viviane, será que ela irá conseguir cumprir todos os objetivos, para que sua visão saia como previsto?

garrido79 26/05/2018

A visão feminista da história de Rei Arthur
Esta história medieval de Rei Arthur não é sobre Rei Arthur, mas sobre Morgana, sim, é uma história feminista, não no sentido de manifestação pró causa, mas no sentido de colocar a mulher como protagonista da história.

Barbie 20/05/2018

Viviane, Igraine e Morgana
Mulheres fortes, temidas, sonhadoras, sensíveis e com certa magia. Isso as tornaria bruxas, fadas ou toda mulher tem em si um pouco de todos esses ingredientes?
O livro é de início um tanto parado, mas no decorrer das páginas vamos nos identificando e até gostando de seus lendários personagens. A história do rei Artur contada desde o princípio nos faz entender alianças e interesses comerciais por trás de toda a trajetória.

50livros 03/04/2018

Livro bom para conhecer o outro lado da história
Eis aqui, senhores, um clássico da fantasia. Nem só de Tolkien e George R. R. Martin vive o homem (ou a mulher, no caso).

Sabe a história lendária de Rei Arthur (ou Artur, depende da tradução)? Então, agora imagina ela contada a partir das personagens mulheres que são tão importantes para o seu desenvolvimento. Podia ser um erro? Podia, mas foi muito acertado.

A trama discorre de maneira incrível, com uma escrita sensacional. A narrativa vai alternando entre as mulheres, mas sempre na terceira pessoa, dando muito ritmo e prendendo do início ao fim. Fui bem descrente, ando meio ressacada de fantasia, ainda mais depois da tentativa frustrada de ler Guerra dos Tronos. Porém, a história me prendeu, me fez querer saber mais o tempo todo, além de mostrar muito da cultura celta e em como a figura feminina, tão forte anteriormente, foi colocada a segundo plano.

Alguns personagens tem algumas falhas, falta profundidade em algum deles, mas é algo bem superável. A única coisa realmente louca do livro, por assim dizer, é que acontece muita coisa em muito poucas páginas, dando um aspecto meio corrido demais ao livro, o que é uma pena. Era tanto ritual, tanto artefato mágico e tantas cerimônias que o final ficou um pouquinho atropelado, mas confesso que não atrapalha, você consegue se situar muito bem.

"Senhora da Magia" é o primeiro livro da saga de "Brumas de Avalon", criando a atmosfera necessária para a criação de uma história incrível, um prato cheio para amantes de fantasia.

site: www.50livros.com/single-post/2018/02/20/RESENHA-de-Senhora-da-Magia-Brumas-de-Avalon-vol-01-de-Marion-Zimmer-Bradley---METALOUCADOSLIVROS2018-e-CLUBEDOLIVROPECULIAR

Bya @paixoesliterarias_ 28/03/2018

Livro ótimo
Finalizei esse livro e estou encantada. No início, achei que não iria gostar tanto e que acharia a escrita difícil para mim, mas me surpreendi com uma escrita super envolvente. Nesse primeiro livro, podemos conhecer o início dos conflitos políticos um pouco antes de Arthur nascer, narrado pelo ponto de vista de Igraine, mãe de Arthur.
Nunca me interessei tanto pela história de Arthur, mas de tanto uma colega minha falar dessa série, resolvi dar uma chance e fiquei surpresa como a autora soube misturar realidade e magia com maestria. O livro é repleto de detalhes e informações, por isso é importante estar atento a cada página.
Os personagens são cativantes, me apeguei a Morgana principalmente e estou curiosa para saber seu destino nos próximos livros. Por outro lado, não gostei muito de Igraine desde o começo, mas depois que ela se submeteu ao Uther, abandonou Morgana e se converteu ao Cristianismo, ignorando sua origem e a Deusa, passei a odiá-la.
Tirando alguns fatos que ocorreram durante a narrativa (não posso falar, porque seria spoiler) e também alguns personagens, foi uma ótima leitura, repleta de reviravoltas e magia, além de envolver a questão da religião e no que cada um acredita.

site: https://www.instagram.com/p/Bg4XXeEgDEs/

Claudia.Cerri 20/01/2018

Inesquecível
Li há 30 anos... reli umas 5 vezes e pra mim a história continua perfeita. A autora pegou a lenda, acrescentou pesquisas históricas e criou uma obra prima. Perfeita!
Mila 20/01/2018minha estante
Eu também estou relendo , já perdi quantas vezes já li , e sempre é uma experiência incrível :)

Hazelski 24/01/2018minha estante
realmente as Brumas de Avalon é incrível...

Amanda.Fidalgo 04/11/2017

A senhora de toda uma história
Quando me deparei com esse livro, não soube bem o que esperar. Uma história de fantasia? Uma releitura do grande império de Arthur? Ou apenas uma visão feminina dos fatos?
Nenhuma dessas pretensões estavam corretas, e percebi que era algo que eu já deveria ter lido antes.

A história tem como personagem principal a sacerdotisa Morgana - Morgana das Fadas, ou Morgana Le Fay, como é também conhecida - e sua ligação com o Rei Arthur.
Há outros personagens de igual importância, mas ainda assim, tudo gira em torno dessa feiticeira tão amada e temida desde o começo dos tempos.
A senhora da magia, livro um, é apenas uma introdução do que ainda está por vir no decorrer da trama; e cumpre seu papel muito bem no quesito de instigar e prender a atenção do leitor, pois os capítulos a acabam sempre com um conflito a ser concluído.
Os pontos fortes estão na profundidade da narrativa, os detalhes e, por vezes, até a falta deles. Não é um livro para se ler no metro ou quando se espera sua vez no consultório do dentista, mas sim uma leitura trabalhada, que pede o máximo de sua atenção para que nada passe despercebido.

Uma leitura como esta talvez não se encontre com facilidade pelas prateleiras, mas sem dúvida é uma daquelas que te fazem se sentir grato por ter apreciado.

Jhulec Bane 25/09/2017

Agora é um sonho distante querer visitar Avalon
"E ali pronunciei as palavras mágicas pela última vez, como então me parecia, e as névoas recuaram, e chegamos às margens do lago. Parecia-me acordar de um longo sonho. Eu perguntei, olhando pela primeira vez para Avalon, ao chegar: "Será real?", e lembrei-me de que Viviane me respondeu: "É mais real do qualquer outro lugar."Mas já não era real. Olhei para os tristes juncos e pensei: isto é real, apenas isto, e os anos passados em Avalon não são mais do que um sonho que desaparecerá quando eu acordar."

Esse livro é encantador, se tornou um dos melhores livros que li esse ano. Confesso que não estava criando muitas expectativas em relação a essa história, e até imaginei que fosse ser algo confuso e arcaico para mim, mas foi uma obra e tanto. Nunca realmente prestei atenção na história do rei Artur e sobre ela não sabia nada, porém creio que ler as Brumas foi uma ótima opção para essa ser apresentada à mim.

As Brumas de Avalon narra as lutas de Artur para unificar a Bretanha contra a invasão saxônica pelos olhos das mulheres, as heroínas da história, e 'A senhora da magia' vai tratar desde o início dos conflitos, um pouco antes de Artur nascer e até este se tornar rei, sendo o início narrado pelos olhos de Igraine, futura mãe de Artur. Logo depois a história se transcorre pelos olhos de Viviane, irmã de Igraine e tia de Artur, e também pelos olhos de Morgana, filha de Igrane, irmã de Artur e sobrinha de Viviane.

É uma obra encantadora, mostrando a burrice e a ganância dos homens, motivos pelo qual as guerras se iniciam, o privilégio do cristianismo na mão dos reis e a opressão que essa religião faz às outras religiões pagãs, principalmente pelas mãos dos padres em relação às Sacerdotisas de Avalon, consideradas bruxas. Muitas reviravoltas acontecem nessa trama e senti, muitas vezes, durante as cenas de magia, vontade de ser druida.

Adorei esse livro, tem muitas mulheres encantadoras e a Igraine, que comecei amando e no final acabei odiando-a pela sua submissão ao Uther e por ter se convertido para cristã, abandonando totalmente a sua origem e negando a Deusa para sempre.
Lorena Silria 25/09/2017minha estante
Que resenha (palmas). Deu vontade de ler tmb.

Jhulec Bane 25/09/2017minha estante
Obrigado :) E Leia, eu achei ótimo o primeiro!

Erika.Santos @literandofotos 17/01/2018minha estante
Eita!!!! Fui olhar as resenhas.... e me deparo com a sua! Linda!!!! Amei a resenha .

Jhulec Bane 18/01/2018minha estante
Muito obrigado :)

Viviane 28/01/2018minha estante
A Igraine tbm me irritou no final do livro.. mas ela foi tão usada pela irmã que não sei se fico com raiva ou triste por ela.

Alika 03/08/2017

“Como os druidas sabem, é aquilo em que a humanidade acredita que modela o mundo e toda a realidade.”

Sabe aquele livro que você sempre quis ler, mas aí você enrola, enrola, enrola…? Então, essa sou(era) eu com a série As Brumas de Avalon! E já digo que, agora que peguei, não vou largar até acabar! hahaha

As Brumas de Avalon é a série que conta a lenda do Rei Arthur pela perspectiva das mulheres. Bem, quem nunca ouviu falar de Rei Arthur, os Cavaleiros da Távola Redonda, Merlin e Excalibur? Só que, além deles, temos muitas mulheres. Mulheres que fizeram inúmeras coisas para Arthur chegar onde chegou. E é aqui que estamos agora, lendo sobre elas.

“Cuidado com aquilo que deseja, pois certamente lhe será concedido.”

Bom, já me apaixonei pela série desde agora, primeiro livro. Eu sei que tem um filme mas preciso dizer que não, não vi o filme. Então, cheguei sabendo só o básico que todo mundo sabe. E acho que o mais legal até agora foi ver Morgana, que não é aquela bruxa má que sempre aparece por aí.

A narrativa me cativou demais, ela é realmente mágica. Além de ser ótima por mostrar todo o antagonismo do momento: Deuses e Deusas, Rainhas e Reis, sacerdotes e padres, cristianismo e a religião da Deusa… aliás, a parte religiosa é bastante forte, o que pode incomodar fanáticos religiosos...

“Os mundos voltarão a se juntar, um mundo com lugar para a Deusa e para o Cristo, para o caldeirão e a cruz. E esse líder nos unificará.”

Então, sim, Arthur é o rei que vai unir essas pessoas que estão brigando tanto pela religião, unir os povos, trazer a paz. Esse primeiro volume mostra como ‘descobriram’ que seria Arthur quem faria isso, como juntaram o casal Igraine e Uther, pais de Arthur. Como, também, esconderam o menino, pois ele corria risco de morte, com tanta gente querendo tomar seu lugar de ‘próximo Rei’.

E a parte feminina? Temos também a história toda de Morgana, irmã de Arthur. Ela foi criada por sua tia Viviane, a Senhora do Lago, treinando para ser sacerdotisa de Avalon. Acompanhamos toda sua evolução, e é ela quem nos faz querermos ir correndo para o próximo volume.

Então, vou lá correndo pro próximo volume e depois venho aqui contar o resto ;)

“Ter consciência da ignorância é o início da sabedoria.”

site: https://goo.gl/sdAcPL