As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Eric Moss 06/04/2024

Intrigante
Demorei horrores pra criar coragem pra ler esses livros (principalmente pq a página é branca e a letra é minúscula) e foi uma experiência muito boa. A história é bem lenta e um bocado confusa, já q não sei nada sobre a história do rei artur e tals, mas mesmo sendo lenta, a escrita te prende de um jeito tão estranho, e as personagens são tão divas, mas ao mesmo tempo tão... sei lá. A vibe mágica da história tá presente de uma forma interessantíssima na escrita. Amei

Lucy 31/03/2024

Livro 1 de As Brumas de Avalon, este era o livro de fantasia da meta de fevereiro. Sinceramente esperava um pouco mais, mas é legal.

Clio0 31/03/2024

O conto do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, só que com uma perspectiva feminina.

Recuso-me a dizer que esse livro seja feminista porque as propostas e desenvolvimentos não cabem nessa via. A maioria dos acontecimentos e conflitos são engendrados por homens ou por causa deles - como levar a sério uma Morgana que se diz uma sacerdotisa da velha religião, mas que perde todo o foco ao se envolver com Lancelot?

Vários relacionamentos são modificados, alguns são expandidos, como a presença da mãe de Arthur como rainha e sua relação com o druidismo, porém Merlim - o mago mais famoso do mundo - se torna um joguete político ao ser definido como um título e não mais como um personagem.

A maior parte da fama dessa obra deveu-se ao momento em que foi lançado, quando Wicca e variações se tornaram moda na década de 90. Como obra literária, é somente razoável.
AliJu 31/03/2024minha estante
Eu vejo muitos elogiando essa série, mas tenho tanta coisa contra a autora que mesmo ela não viva eu não peguei para ler. Gostei da sua resenha sendo diferente da maioria

Cecília 01/04/2024minha estante
Desde sempre, tive um desejo enorme de ler esse livro, na verdade o box, que é os 4 volumes ,mas depois dessa resenha, vou rever os conceitos ?

Francys.Emellin 02/04/2024minha estante
Você disse tudo nessa resenha, li os 4 livros e só o último me agradou e nem foi tanto assim

Helomiot 28/03/2024

Não existe história totalmente verdadeira
Em um reino polarizado e em guerra, há uma profecia: nascerá um rei bom e justo que unirá cristãos e seguidores da Deusa, fazendo com que a paz e a harmonia retorne aos povos; seu nome será Artur.

A Senhora da Magia é o primeiro de quatro volumes da série Brumas de Avalon. Ele apresenta o malabarismo realizado pela sacerdotisa Viviane para Artur chegar à posição de rei.
O desenvolvimento dos personagens é muito bom, onde é possível sentir as angústias, medos e alegrias junto com eles. A parte política e estratégica de guerra é fundamental para as tomadas de decisão dentro da história.

Além da história ser bem elaborada, ainda apresenta sentenças fisiológicas e reflexivas: "... é aquilo em que a humanidade acredita que modela o mundo, e toda a realidade.", "Pelo pensamento criamos o mundo que nos cerca, novo a cada dia.", "As palavras ditas na raiva tem uma forma maligna de voltar, quando menos as queremos.".

Não dei nota máxima por achar algumas passagens na metade do livro um pouco travadas, apesar de compreender a necessidade de maiores descrições nesse momento.

Aline Lima 28/03/2024

Uma nova perspectiva de lendas e da sociedade
Este primeiro livro da saga As brumas de Avalon apresenta uma nova perspectiva da história das ilhas britânicas. Ele é uma introdução da saga e conta os acontecimentos até o Rei Arthur chegar a esta posição.

A narrativa é fluida e instigante, com acontecimentos que provocam uma série de sentimentos no leitor, como admiração, raiva e até desgosto. Ela mexe bastante com as crenças e regras tão difundidas pelo cristianismo, e mostra com serenidade certos costumes que construíram a sociedade machista, causando mais revolta contra eles.

É interessante ver como as religiões pagãs são colocadas lado a lado ao cristianismo, que começava a se impor na sociedade. O certo e o errado sendo apresentados apenas como uma questão de perspectiva. Mais interessante ainda, é ver o papel desempenhado pelas mulheres e a influência que elas têm nos acontecimentos, algo muito inspirador.

carolina 27/03/2024

Li por recomendação do meu pai, e adorei!!

Vou ser bem sincera e admitir que antes de começar a ler eu não dava literalmente nada pro livro, imaginei que não fosse achar nada muito uau mas me enganei, eu gostei demais!

Meu pai falou diversas vezes sobre como na época dele esse livro ficou durante muito tempo no top leituras do brasil e acho que foi bem merecido.

Vitoria 27/03/2024

Avalon e companhia
Essa saga tem uma linguagem tensa ,no qual precisa ter um foco total,gosto muito da história do rei Arthur,Morgana e companhia essa abordagem que fizeram é bem interessante.

Bruna 23/03/2024

Interessantíssimo
Tentei ler uma vez mas não havia me prendido. Li agora, depois de anos e pensei: como não havia me cativado antes?
É uma história muito bem contada, cheia de mistérios conseguindo nos levar para aquela época realmente. Muitas frases e discussões sociais, religiosas e psicológicas que ficam na nossa cabeça e faz refletir como isso ainda tem relevância nos dias atuais.

Brenda.Narf 16/03/2024

O livro é uma obra de arte, muito bem escrito!
O livro fala sobre a lenda do Rei Arthur, porém, é totalmente narrado pelas principais mulheres da história, sendo partir do ponto de vista feminino. Dando assim, inicio ao Ciclo Arturiano, pois a história começa antes do Rei Arthur nascer e todos os acontecimentos envolvidos para o cumprimento da profecia de seu nascimento.

Acontecimentos esses polêmicos, mas que partem de motivações explicadas e coerentes dos personagens, se levamos em consideração o contexto do universo fantasioso em que se encontra submergida a história.

Durante a leitura podemos acompanhar a evolução dos personagens, pois a história se passa em muitos anos, abrangendo desde antes do nascimento do Rei Arthur até sua coroação.

A escrita é rica em detalhes, os personagens são bem explorados pela autora e tudo é muito explicado, proporcionando uma imersão para o leitor nesse mundo de elementos históricos misturado com magia e mitologia. Realmente entrega uma ótima experiência de leitura.

Um dos temas mais abordados durante a leitura, com certeza é a intolerância religiosa. Pois o conto se passa na época da queda do império romano, onde o cristianismo ficou forte na Bretanha, fazendo com que a religião Pagã das Ilhas de Avalon (ritos pagãos muito praticados), fosse proibidos e vistos como “demoníacos” pelas pessoas de religião cristã.

No total a saga de As Brumas de Avalon, possui 4 livros, sendo este apenas o primeiro. Pretendo continuar lendo a saga. Este primeiro livro A Senhora da Magia, eu recomendo com certeza.
________________________________________________

GATILHOS PRESENTES NA LEITURA: Abuso, Incesto, Violência, Morte, Aborto.

Luis.Henrique 16/03/2024

Um universo fascinante
Marion Zimmer Bradley é um verdadeiro gênio ao criar esse universo inspirador das Brumas de Avalon.
Esse primeiro volume nos lança no Universo de Avalon e ressignifica tantos mitos e histórias que ouvimos sob as aos diversas vozes.
A autora cria um universo que sem deixar de ser encantador e mágico, é coerente dentro de seus símbolos e significados.

Maria.Barreto 05/03/2024

As brumas de Avalon
Uma fantasia deliciosa!
Já estou ansiosíssima para ler a continuação, saber como vai o nascimento do bebê.
Entre Páginas 06/03/2024minha estante
Uma série muito boa, não acho que o filme fez jus as livros, mas ainda foi bom o suficiente para me fazer querer ler os livros kkkkkk

Maria.Barreto 07/03/2024minha estante
Só li o primeiro e estou doida para ler os outros.

Michelle194 25/02/2024

A Senhora da Magia
"E a sabedoria é a sabedoria, qualquer que seja a forma pela qual se manifesta. Por vezes, creio que os seus deuses escolhem para servi-los homens mais inteligentes que o nosso Deus."

Herbzin 19/02/2024

Embora por conta da época, a linguagem do livro tenha tornado a leitura meio difícil, me apaixonei pelo universo e quero muito ler o segundo.

Nicoly 13/02/2024

Peguei esse livro novamente depois de tê-lo lido muito rápido há muitos atrás. Para minha surpresa, eu não lembrava muito dele, mas também não foi tão mágico (sem ironia kkkk) quanto eu tinha achado da primeira vez. Os personagens são odiáveis, todos, exceto a Morgana. O livro tem o intuito de narrar a lenda do Rei Arthur por um olhar feminino, o que é bem legal. Também, não é uma simples narração, você tem alguns momentos que consegue "ler os pensamentos" de algumas personagens, ver o que elas estavam pensando quando fizeram tal ação e não conseguir odiá-las absolutamente, é uma coisa que eu gosto muito nos livros. Ou, ao invés de uma simples narração, um excerto que a personagem te escreve como se fosse uma carta. Eu amei isso. Achei o final bem desenvolvido, é uma história que vai se resolvendo de forma natural a partir do último terço do livro. E, mais importante, dá vontade de ler os próximos. Só não merece cinco estrelas porque o estilo de escrita é meio maçante, às vezes, mas a história é bem legal.