As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Grosman0 17/08/2023

Será que tem como ir morar em Avalon?
Mais um livro que minha mãe leu quando mais jovem que eu dei uma chance, dessa vez eu gostei muito.

No primeiro capítulo a escrita da autora já tinha me conquistado. Simples, fácil, bonita, concisa e poética. Depois, a complexidade da Igraine me conquistou. Assim como quando na segunda parte do livro a narrativa muda para o protagonismo de Morgana, eu fui tocada pelos sentimentos e angústias dessas personagens.

Mesmo que eu entenda e viva em um mundo com diferentes religiões e com o menosprezo das religiões cristãs pela figura feminina, cada conclusão e questionamento das personagens era um tapa na minha cara.

samelaslm 06/08/2023

Tinha tudo para ser perfeito, mas...
Desculpa ser a chata do rolê, mas não sei... não sei dizer se esperava mais do livro... mas... sei lá! Confesso que em alguns momentos achei a narrativa bem entediante e outros que me capturava mais.

Eu sou apaixonada por esse universo das lendas arturianas e, por isso, considero que o livro tinha tudo para ser perfeito. As personagens, o enredo, as conexões, enfim! Mas, por muitas vezes, a leitura foi bem arrastada e estava lá só para terminar aquele capítulo.

Achei a escrita da autora extremamente repetitiva! Acabava lendo e revirando os olhos, porque já tinha dado pra entender o que ela queria dizer. Principalmente na parte inicial com a Igraine, que parecia que ela não estava sabendo mais o que escrever e ficou dando voltas e mais voltas (com todo respeito) e isso, particularmente, tinha me deixado preocupada, pois achei que esse livro iria abordar somente a perspectiva dela e... ir até o fim da leitura nesse ritmo... seria um tormento! Mas acabou que também abordou os da Morgana e da Viviane, aliviando um pouco disso e trazendo algumas situações mais interessantes.

Só que em certos momentos achei a troca de pontos de vistas do livro confusa... talvez seria um recurso que pudesse ter sido melhor trabalhado.

Sendo sincera, sem contar certos absurdos envolvidos na história. Convenhamos! Não pretendo expor as questões em si, mas desculpa... não dá pra naturalizar certas coisas...

Mas...

O livro não é de todo mal! Como comentei anteriormente, tinham partes muito interessantes e que relembravam esse carinho que tenho pelas histórias que envolvem o Rei Artur. Algumas me deixaram meio (bastante) em choque, mas foram pontos que despertaram (mais ou menos) a história do livro.

Inclusive, fiquei surpresa com as conexões (questões de laços de sangue mesmo) que algumas personagens tinham entre si! Realmente são muitas correntes dessas lendas.

O romance entre Igraine e Uther, por exemplo, tiveram momentos bem belos, por conta dessa ligação até mesmo ancestral que acreditavam. (A leitora de livros de romance catando migalhas nos livros hahahaha)

Tenho minhas teorias sobre o final desse livro por conta de outras leituras, mas acho que, mais por conta desse arco do fim, leria a sequência.
xxhplyana 11/08/2023minha estante
amiga, sua resenha foi a mais coerente que li até agora. Eu ainda não acabei o livro, mas to empurrando com a barriga pra ver até onde vai chegar.
E de fato, tudo que vc disse eu concordo 100%, não tinha visto ninguem até agora expressar TUDO que eu tava sentindo igual sua resenha.

samelaslm 13/08/2023minha estante
Ai como é bom ler isso ? eu estava até com receio de dar nota baixa para o livro no meio de tantos elogios kkkkkkk mas não dava pra ser diferente! Depois que descobri os escândalos envolvidos com essa escritora, então... aí mesmo que mantive! Fiquei bem decepcionada!

xxhplyana 13/08/2023minha estante
eu até entendo as notas aulas, la pelos sdus 60% começa acontecer bastante coisas, fatos isolados que se complementam de alguma forma
mas é mt raso, mt enroladado, capítulos de 20 paginas que com menos da metade ja daria pra contar o que a autora quer
e nao tem como, todo mundo que pega pra ler esse livro precisa ter plena consciência de quem era a marion

samelaslm 13/08/2023minha estante
Simmmm

Francys.Emellin 30/08/2023minha estante
Eu amei sua resenha, ainda bem que não sou a única que achou certas partes entediantes e irritantes.

Maria.Eduarda 04/08/2023

As Brumas de Avalon
Esse livro é surpreendentemente bom.
Quando peguei para ler, pensei que seria uma narrativa arrastada, tediosa e confusa. Que geraria um grande esforço de concentração, que só livros antigos e com escritas rebuscadas conseguem fazer comigo. Contudo, eu estava incrivelmente enganada. A escrita é muito boa e envolvente. Os personagens, todos eles, são muito bem desenvolvidos. Eu particularmente prezo muito por isso em uma história, gosto quando cada um tem um papel importante mesmo que á primeira vista pareça insignificante. O autor faz isso muito bem, Todos os pontos são muito bem amarrados, e não há (pelo menos eu não percebi) falha de eventos.
Tenho quase certeza de que esse foi um dos livros mais surpreendentes que eu já li. Preciso das continuações urgentemente ksksksk.

Renato 01/08/2023

As Brumas de Avalon
Li esse livro a mais de dez ano e estou voltando à saga das sacerdotisas da deusa agora tanto pra revisitar a narrativa quanto para terminar a história, pois não fiz a leitura dos dois últimos livros.

O livro tem uma narrativa não convencional, porque não tem um personagem principal. No caso, o protagonismo da história gira em torno das mulheres que são filhas de uma grã sacerdotisa de Avalon: Viviane, Igraine, Morgause e Morgana.
Também busca romper um paradigmas em um quesito político/social, colocando as personagens mulheres como destaque na história do rei Arthur, e mostra a sociedade de Avalon como um matriarcado, onde as mulheres são autônomas, fortes, donas de si e destinadas a governar terra que se esconde detrás do véu das Brumas.

Mandyysky 31/07/2023

As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia
Apesar da leitura assustar em um primeiro contato ela te prende de uma forma que você se vê simplesmente viciado na história. Eu não consegui parar de ler depois de pegar o ritmo, até que ele acabou. Já fui familiarizada com esse universo antes, mas ter uma outra perspectivas priorizando as mulheres foi simplesmente incrível. O primeiro livro é como uma introdução necessária que faz você entender em detalhes como tudo se segue e eu estou simplesmente ansiosa para a continuação desta história.

Raysla1 23/07/2023

"O lugar para onde o caminho nos levará depende da nossa própria vontade e de nossos pensamentos." :)

Michela.Cantarini 19/07/2023

Esse livro me fez refletir muito sobre religião e o que determina que uma seja melhor ou mais correta que a outra. Quem disse que a fé de outra pessoa está errada só por ser diferente?

Gysselle.Almeida 12/07/2023

Magia
O primeiro livro da trilogia escrita por Bradley, conta a lendária história de Artur e o Reino de Avalon.
No enredo fala -se muito sobre a cultura dos povos celtas e bretões, suas guerras , rituais de adoração, criação entre as famílias de uma realidade impressionante
Um dos personagens que chamou-me mais a atenção foi o da Morgana. Ela quando criança não imaginava o peso e as responsabilidades que iria carregar em sua juventude por ser sobrinha da sacerdotisa de Avalon e sua sucessora .

Camila 11/07/2023

Pela visão feminina
Conheci o início da história de Morgana, sua infância, iniciação na magia de Avalon...até sua participação no festival de Beltane. Quais serão as consequências, dessa participação?

Steinbach 07/07/2023

Igraine foi dada em casamento ao duque da Cornualha aos 15 anos. Juntos tiveram uma filha chamada Morgana.
Após 3 anos, sua irmã mais velha, Viviane- a senhora do lago de Avalon- veio a sua visita informar sobre o futuro da Bretanha: O grande rei iria morrer e Igraine deveria casar-se com seu sucessor, Uther Pendragon, e com essa união, preservar os velhos costumes de adoração a grande Deusa.

Lari0620 06/07/2023

Esse é o livro da minha vida.
Lembro que antes desse nunca tinha ficado tão vidrada numa história. Uma amiga minha trabalhava numa empresa que tinha uma biblioteca, então ela fazia o empréstimo, lia e me repassava. Eu li a saga toda assim e esse primeiro livro me deixou tão vidrada que eu lembro até hoje da sensação.

Mandy 24/06/2023

Gostei. No começo é bem parado, mas do meio para o final a história se desenrola com um ritmo agradável.
A perspectiva da História do Rei Arthur pela visão das mulheres é extraordinária.

Re(?) 19/06/2023

As Brumas de Avalon 1 - Uma névoa cinza, mas até q saborosa
Terminei recentemente, demorei mais ou menos duas semanas para ler mas apreciei a leitura. Achei que a mudança de espaço e de foco nos personagens não foi um bom recurso, portanto acho que a história do primeiro livro poderia ser mais trabalhada e dividida em 2 obras. Primeiro acompanhamos a história de Igraine e seu romance, e posteriormente a de Morgana, sua filha, e é exatamente essa mudança total da narrativa que me fez cansar um pouco de ler.
Entretanto, o universo é bem trabalhado, com personagens de grandes personalidades e sentimentos realistas. Uma coisa que me atrai muito na narrativa é o fato de que tudo acontece por um motivo: são ações que levam a outras ações e outras por diante, nada acontece para "encher linguiça".
Eu como um bom adolescente, esperava ver mais da questão mágica de Avalon: criaturas fantásticas, habilidades sobrenaturais e afins, mas acredito que ainda será aprofundado nos próximos livros. Certamente continuarei a ler e recomendo que faça o mesmo, entretanto não é uma leitura para qualquer um.

Daiana 18/06/2023

A Senhora da Magia
Sempre namorei essa coleção, porém acho que esperava mais dela, mas estou no primeiro livro, espero muito que melhore.
O livro conta a história do rei Arthur vista de outro ângulo, com muita magia e de dois mundos separados.
É bem parado no começo, da uma melhorada do meio para frente, porém não fica tão bom assim.
Espero que os outros livros sejam mais emocionantes