As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Beatriz.Ordonhes 03/06/2023

O início daquilo que já se sabe
Ainda não assente bem tudo o que aconteceu na minha cabeça. Concerteza é uma história complexa, porém muito cativante, tiveram momentos em que eu realmente podia sentir as brumas de avalon em meu rosto. Amei todas as personagens femininas, todas são poderosas e diversificadas, cheias de defeitos, mas cada uma delas com uma luta particular muito linda. Gostei de ver a reinvenção de personagens que eu já conhecia, suas histórias de origem e motivações sombrias. Mas perdoe-me, não me desce essa história da Morgana e do Artur, realmente é intragável pra mim.
Tirando isso: é uma escrita ótima, que te mantém presa e esperando pra ler o que acontecerá em seguida.

Mendonça 29/05/2023

Gostei..
A história é bem interessante, só que os personagens são bem chatinhos Kkkkk

Comecei a ler porque queria saber mais sobre a história do Rei Arthur, e apesar dele aparecer mesmo só mais pro final, valeu a pena saber sobre o que acontecia antes, para entender o contexto da história.

O meu problema foi com os personagens (principalmente as mulheres da família do Rei Arthur), além de chatos, muda de opinião do nada, o que deixa as coisas meio confusas.

Mas a história em si é bem legal.

É isso. Vou ler o segundo, mas em um futuro um pouco distante kkkk

DAbora 22/05/2023

Que trama!!
Foi minha primeira leitura com tradução em Português - PT. Senti que isso favoreceu a imersão histórica e apego com os personagens místicos que surgem ao longo do livro.

Adorei como a autora faz a caracterização e comparação entre as diversas religiões, além de deixar evidenciado o desejo maior de haver uma paz entre todas. E que uma não deveria ser apagada em relação a outra.

As personagens são fortes e muito bem desenvolvidas. E a forma como a principal adentra a história, contando a partir do seu ponto de vista, me deixou estupefata.

Incrível. Só digo isso.

Mariana113 16/05/2023

Não sei o que esperava desse livro, mas fiquei interessada, parecia uma boa ideia a história do rei Arthur contada pela visão das mulheres, mas eu realmente não esperava que o livro fosse assim, uma surpresa bem desagradável. A história não me prendeu e em alguns momentos estava bem confusa. Em geral foi uma leitura chata e cansativa cheguei no final aliviada de ter finalmente acabado. Não pretendo ler as continuações.

skuser02844 15/05/2023

Delicioso
As Brumas de Avalon é uma coleção de quatro livros que narram a famosa fábula do Rei Arthur do ponto de vista feminino. Os personagens principais são mulheres fortes que têm suas vidas marcadas por lutas, amores, desgostos e muita magia. Nesse primeiro livro A Senhora da Magia temos Viviane e Igraine como personagens centrais, sendo a primeira a Grande Sacerdotisa de Avalon e a segunda sua irmã, esposa do Duque da Cornualha. A grande missão de Viviane é salvar Avalon que se vê cada dia mais envolta em brumas. E para isso ela precisa que Igraine enfrente seu destino e conceba aquele que será o Grande Rei.
É uma leitura surpreendente onde você mergulha num mundo de mistério, magia e intrigas e não consegue lagar o livro até chegar na última linha.

Julia Manjko 04/05/2023

Não imaginava que iria gostar tanto
Foi uma leitura bem rápida e prazerosa. Fiquei um pouco confusa no começo como em todo livro de fantasia mas no decorrer da leitura achei super bem escrito e desenvolvido.

Entendo quem não gosta desse livro pois ele é de fato bem polêmico, mas para mim é inegável que ele tem muita qualidade.

Kathleen 02/05/2023

Mágico
Demorei pra escrever uma resenha porque sinto que é um livro que precisa ser mastigado, apreciado. A história traz uma narrativa bem feminina, forte e com visões diferentes sobre várias escolhas das mulheres. Sobre ir de esposa a guerreira, de serva a sacerdotiza. As várias facetas das várias formas e como tudo se desenvolve. Um relacionamento materno distanciado, uma maternidade delegada, um amor fraterno forçado, abandono por falta de amor, o desenvolvimento de uma mulher.
É muito legal ver esses desenvolvimentos, essas versões e visões, até em relação ao amor e como ele pode ter outros posicionamentos no mundo.
Achei em dado momento o livro muito parado, é uma história muito sobre desenvolvimento e por isso, talvez, mais arrastada ainda. É muito boa de ler, mas não achei tão fluida.

Max 11/04/2023

Brumas...
Nesse famoso romance fantasia o tema gira em torno das lendas do Rei Arthur. A narrativa é toda feita pela perspectiva das mulheres, do feminino, que dá a versão um toque todo peculiar. Não há aqui nesse primeiro volume as batalhas e o sangue como o haveria na perspectiva tradicional. O que brilha é a abordagem da historicidade, com pesquisa caprichosa da autora, sobre a tradição da religião "pagã" de Avalon, com suas feitiçarias e seus reinos encantados, mais antiga do que a fé cristã. Neste contexto, se dá uma constante batalha entre as duas crenças. Neil Gaiman em seu livro "Deuses Americanos" diz com muita propriedade que um Deus só morre quando o último humano deixa de invocá-lo, quando deixa de ser lembrado.
A fluidez espantosa do texto garante uma leveza na leitura que faz jus as brumas presente no título da obra.
O primeiro volume da tetralogia cumpriu seu feitiço, digo, missão, fui fisgado!
@_leandropaixao 11/04/2023minha estante
Excelente resenha, estou no capítulo 4 de quarto livro e simplesmente apaixonado por essa obra.

Regis 11/04/2023minha estante
Maravilhosa sua resenha, Max. ???

Obrigado, Leandro!?
Devo ler um por mês, minha lista tá enorme... aff

Max 11/04/2023minha estante
Ah, e obrigado pela dica Leandro!

Obrigado, Regis!?

Débora 12/04/2023minha estante
Suas resenhas sempre perfeitas!!!???

Max 12/04/2023minha estante
Obrigado, Débora! ?

Bia 01/04/2023

Esse é um livro que eu gostaria de esquecer o que li só para ler de novo e ter o prazer de ler essa obra maravilhosa! Fiquei completamente apaixonada e devorei o livro. Recomendo demais.

Tefis 28/03/2023

É excelente ver uma história tão conhecida sobre o enfoque das mulheres, que normalmente são secundárias nos contos. Assim, vale muito a leitura, e a forma como as crenças e costumes são tratados de forma natural e não como um sinal de "não civilizados"

Geovana188 27/03/2023

Bom de um jeito surpreendente
De fato comecei o livro sem muitas expectativas, só pra passar o tédio de um dia que não queria ler outro livro, e foi fluindo de uma forma orgânica e interessante.
A escrita é diferente do que estou acostumada e acho que por isso demorei tanto para terminar. A narrativa me fez amar personagens no início e odiá-los no final e personagens que odiava no início terem meu carinho no final.
Amei as alterações de POV no decorrer do livro. Isso mostra o quanto o ponto de vista de um personagem é único e que uma mesma situação pode ter entendimentos totalmente diferente entre um personagem e outro. Os detalhes são muito bem pensados, tem coisa que até agora estão fervendo minha mente e são só detalhes.
No final eu já estava num misto que queria que o livro terminasse logo, pois mesmo se tratando de um livro de fantasia ele é bem parado, mas que também não terminasse pois as revelações e plots estavam muito intrigantes kkk.
Recomendo sim a leitura para quem procura um livro mais diferenciado e esteja com paciência para um leitura lenta. E principalmente com protagonistas fortes de uma maneira feminina e humana!
Morgana é soberana e não nada que mude isso!!!

Ana Lívia Mourão 14/03/2023

Há anos que queria ler ?As brumas de Avalon?, mas sempre recuei por conta do tamanho do livro kkkkkk achei que iria detestar! Achei a coleção, com os 4 volumes, na escola em que trabalho e desde a primeira página me pergunto: ?pq demorei tanto?!? Kkkkkk Que obra prima! ??

Luizacastrods 10/03/2023

Demora mas vai
Como é um livro mais introdutório, demora para realmente entrar na história e gostar. Então do começo até uns 40% foi bem difícil, mas depois ficou ótimo. Achei que mais coisas aconteceriam nesse livro mas acho que vão ficar pros próximos

Marina516 09/03/2023

Um livro que aborda a história do Rei Arthur pela visão das personagens femininas, um embate de religiões/culturas, desenvolvimento incrível de personagens, foi um dos melhores, se não o melhor livro que já li!