As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Elizabeth 30/11/2020

As Brumas De Avalon: A Senhora Da Magia.
No primeiro livro da série," a senhora da magia " somos introduzidos no prólogo por Morgana, uma Morgana  distante, narrando brevemente  acontecimentos presentes e futuros.

E logo em seguida, somos levados diretamente  para Tintagel, (um Castelo localizado na Cornualha) onde vamos conhecer e acompanhar Igraine, que foi ordenada por Viviane, A Grã-sacerdotisa De Avalon, ( irmã mais velha de Igraine, e Morgause ) a casar-se com Gorlois, Duque da Conualha, com quem se teve uma filha, Morgana.

Porém, A Grã-Sacerdotisa  Viviane ao lado do grande mago Merlim vão a seu encontro, pedirem que, realize uma profecia importante que unificará seus mundos, tanto o de Avalon como o mundo exterior. Mas para tal acontecimento, é necessário que Igraine tenha um filho com o futuro Duque da Bretanha, Uther Pendragon.  Pois será o filho dessa união que unificará seus mundos, sendo assim, o Grande Rei.

É importante ressaltar também que, ao decorrer da estória somos passados para a visão e trajetória de Morgana.E que é um livro de gênero fantasia, que reconta a famosa lenda do Rei Arthur, com grandes ligações na crença dos celtas pagãos.

Evy 04/11/2010

Fascinante!
Alguns dos grandes livros que li foram por influência de minha mãe leitora. As Brumas de Avalon é uma dessas influências maravilhosas.
A obra relançada em 2008 pela Editora Imago em 4 volumes foi presente dela inclusive.

Eu confesso que fui influênciada também pela minha paixão pelas histórias de Reis e Rainhas, em especial a lenda (ou não) de Rei Arthur, uma de minhas favoritas. Nessa obra de Marion Zimmer Bradley, a história é contada por uma outra perspectiva: a das mulheres que passaram pela vida de Arthur.

Em seu primeiro livro, A Senhora da Magia, Bradley conta a vida de Igraine, mãe de Arthur. Uma jovem nascida em Avalon, criada na fé pagã e que é dada em casamento a um Duque da Cornualha. Desse casamento, nasce Morgana, minha personagem favorita durante toda a saga e quem narra a maior parte da história.

Pouco tempo depois do nascimento de Morgana, Igraine é obrigada por sua irmã Viviane, senhora de Avalon, a se envolver com Uther, o Grande Rei da Bretanha, por quem acaba se apaixonando verdadeiramente. Dessa união nasce Arthur, o filho que segundo as crenças de Viviane e Merlin, salvará a Bretanha dos saxões.

Morgana e Arthur são criados separados. Ela em Avalon ao lado de sua tia Viviane e ele por um amigo pessoal do Grande Rei Uther, voltando a se encontrar somente muito tempo depois, durante um ritual da fé pagã que mudará a vida de ambos para sempre.

É impressionante como a narrativa de Bradley prende a atenção, muito embora em certos momentos os detalhes tornem a leitura um pouco cansativa. O livro é carregado de conhecimentos fascinantes sobre as antigas culturas da Bretanha e torna Avalon um local apaixonante, misterioso e desejável. Afora isso, o que também torna tudo fascinante é o fato das mulheres estarem em posição fundamental da trama. Pode até não ter ocorrido como Bradley conta, mas não duvido que as mulheres tenham influenciado não somente esta, como tantas outras histórias.

Leitura mais do que recomendada!
Renata CCS 27/06/2013minha estante
Gostei muito da visão de Bradley sobre a lenda do rei Arthur. Indico a quem busca uma visão do ponto de vista feminino e a quem tem curiosidade em obter um relato mais humano e dramático da lenda.

vanessamf 15/12/2014minha estante
Estou lendo agora e após um começo um pouco arrastado, tem ficado mais interessante. Porém, a meu ver, penso ser um pouco irreal a forma como os personagens são construídos. Penso que poderiam ter a mesma convicção religiosa e amorosa, mas sem este lado romântico ao excesso. Não acho que a narrativa seria menos bela se não houvesse grandes e eloquentes declarações de amor a todo momento.

isamendesrj 15/01/2022

Um clássico instigante!
A leitura teve períodos mais mornos e outros mais intensos, mas é um livro que te instiga a dar continuidade para saber como a história se desenrolará. Não chega a ser uma leitura difícil, mas tem momentos que há uma descrição maior das situações, que às vezes deixam a leitura mais arrastada. Pontos positivos pelas principais personagens serem mulheres empoderadas, mesmo numa época retratada em que havia um conservadorismo mais intenso. Também outro destaque que deve ser mencionado seria o conflito entre o cristianismo e a religião pagã, que em vários momentos entram numa balança de questionamentos interessantes. Vale a leitura!

Daiana 18/06/2023

A Senhora da Magia
Sempre namorei essa coleção, porém acho que esperava mais dela, mas estou no primeiro livro, espero muito que melhore.
O livro conta a história do rei Arthur vista de outro ângulo, com muita magia e de dois mundos separados.
É bem parado no começo, da uma melhorada do meio para frente, porém não fica tão bom assim.
Espero que os outros livros sejam mais emocionantes

Max 11/04/2023

Brumas...
Nesse famoso romance fantasia o tema gira em torno das lendas do Rei Arthur. A narrativa é toda feita pela perspectiva das mulheres, do feminino, que dá a versão um toque todo peculiar. Não há aqui nesse primeiro volume as batalhas e o sangue como o haveria na perspectiva tradicional. O que brilha é a abordagem da historicidade, com pesquisa caprichosa da autora, sobre a tradição da religião "pagã" de Avalon, com suas feitiçarias e seus reinos encantados, mais antiga do que a fé cristã. Neste contexto, se dá uma constante batalha entre as duas crenças. Neil Gaiman em seu livro "Deuses Americanos" diz com muita propriedade que um Deus só morre quando o último humano deixa de invocá-lo, quando deixa de ser lembrado.
A fluidez espantosa do texto garante uma leveza na leitura que faz jus as brumas presente no título da obra.
O primeiro volume da tetralogia cumpriu seu feitiço, digo, missão, fui fisgado!
@_leandropaixao 11/04/2023minha estante
Excelente resenha, estou no capítulo 4 de quarto livro e simplesmente apaixonado por essa obra.

Regis 11/04/2023minha estante
Maravilhosa sua resenha, Max. ???

Obrigado, Leandro!?
Devo ler um por mês, minha lista tá enorme... aff

Max 11/04/2023minha estante
Ah, e obrigado pela dica Leandro!

Obrigado, Regis!?

Débora 12/04/2023minha estante
Suas resenhas sempre perfeitas!!!???

Max 12/04/2023minha estante
Obrigado, Débora! ?

Dai Benevides 25/05/2021

As brumas de Avalon
O livro traz uma história bem legal que apresenta mulheres fortes e diferentes num tempo em qua as mulheres não tinham tanta voz. Também trata de forma bem interessante a questão da religião e do cristianismo...

Gabriela 27/08/2023

Que livro incrível!!! Eu gostaria de ter lido esse livro ainda no ensino médio, há quase 20 anos atrás. Mas fui deixando, deixando e decidi iniciar a saga este ano! Que leitura prazeirosa, rápida, fluida! Vou dar um tempo para iniciar o segundo, mas não irá tardar. Conhecer a história do Rei Artur, ainda só um rapaz comum neste livro, através dos relatos de Morgana, Viviane e tantas mulheres fortes dá um ar a mais a esta narrativa. As reflexões de cunho espiritual e humanitário, a meu ver, são muito mais compreensíveis a mim agora, com 36 anos que seriam com 17 ou 18. Fico feliz de ter lido agora e ansio pelos próximos capítulos, desbravando a história de Avalon!

Ariela.Soares 05/05/2020

Pensei que ia terminar o livro apaixonada, mas não aconteceu. O livro é muito bom, porém esperava um pouco mais.

Gostei de que o livro é narrado apenas do ponto de vista das mulheres, muda um pouco como a história do rei Artur é vista. As personagens principais, apesar de seus defeitos, são muito boas. Outra coisa interessante é a ?disputa? entre as religiões, com o cristianismo da época sempre querendo se sobressair e as outras religiões tendo que lutar para sobreviver.

Fiquei bem curiosa para ler os outros livros e espero me surpreender

Jenifer Tertuliano 06/03/2021

Mais um resumo de orientação do que uma resenha
Talvez essa não seja bem uma resenha, mas um pequeno resumo para me auxiliar durante essa leitura.

Acompanahr a história pelo ponto de vista destas personagens foi fantástico.
Nesse livro conhecemos a história de Igraine que será a futura mãe do Rei Arthur, e toda a sua jornada para chegar a esse destino.
Também conhecermos a Viviane que é a grande Senhora de Avalon, e suas abdicações para manter esse cargo e seu povo a salvo.
Morgause, irmã de ambas, acompanhamos sua ambição, mas ainda não foi uma personagem tão explorada quanto as outras mas creio que será mais visada no próximo livro.
E Morgana, filha do primeiro casamento de Igraine e irmã do grande Rei Arthur, que é submetida a um ritual para a Deusa e precisa lidar com as consequências que ele lhe causou.

Mendonça 29/05/2023

Gostei..
A história é bem interessante, só que os personagens são bem chatinhos Kkkkk

Comecei a ler porque queria saber mais sobre a história do Rei Arthur, e apesar dele aparecer mesmo só mais pro final, valeu a pena saber sobre o que acontecia antes, para entender o contexto da história.

O meu problema foi com os personagens (principalmente as mulheres da família do Rei Arthur), além de chatos, muda de opinião do nada, o que deixa as coisas meio confusas.

Mas a história em si é bem legal.

É isso. Vou ler o segundo, mas em um futuro um pouco distante kkkk

Roberta Nunes 18/04/2010

Sacerdotisas, reis e tramas...
Fiquei interessada nesta série desde que uma amiga me indicou e me falou muito bem sobre a história. Assim, comprei os 4 livros e agora acabei o primeiro deles, A Senhora da Magia.

Inicialmente o que posso dizer é que não é muito o meu tipo de leitura, visto que não sou muito empolgada com cavaleiros, batalhas, reis, etc. e tal. Por outro lado, a parte "mágica" da história é fascinante. É super interessante conhecer as lendas sob a perspectiva das mulheres e depois de ler este primeiro volume, já posso afirmar que a Morgana com certeza é a minha personagem favorita. Não sei bem o motivo. Talvez por ser ela uma sacerdotisa, uma figura feminina forte e decidida, mas ainda assim com um lado humano e vulnerável...

Guinevere ainda não deu o ar da graça neste primeiro volume, mas creio que ela com seu cristianismo fanático e hipócrita será uma personagem que só me fará raiva e não será do meu agrado... Quanto aos outros personagens, não tenho muito a acrescentar: Igraine se tornou uma fraca e dependente do marido, uma escrava do amor; Morgause é ambiciosa, mas acho que ainda terá grande participação futuramente; Viviane e Merlin são figuras centrais, desempenharam tudo o que podiam para colocar Artur no poder; Artur me parece doce e um líder nato, mas ainda vi muito pouco dele; Lancelote é um galã...

O livro é bom e a série parece merecer o sucesso conquistado. Estou curiosa sobre o futuro de Avalon, Camelot e de todos esses heróis, então certamente continuarei a leitura dos próximos volumes.
Aline Duarte 14/03/2011minha estante
Nooossa! A Morgana é a sua personagem preferias e a de tds nós!!! Ela é simplesmente d+! Sou apaixonada pela saga, e acredite, vc nao vai se arrepender de ler tds os volumes!
Boa leitura!

Mathésley ou Wesleus 01/05/2012minha estante
Concordo com a Aline!

Andy Lima 13/05/2013minha estante
Na verdade Guinevere aparece sim, mas nada que deva se dar muita importância!

RAMON SOUZA 16/07/2020

As brumas de Avalon
Lançado no ano de 1979 da autora norte americana Marion Zimmer Bradley, chegando aqui no Brasil pela editora Imago e mais recentemente foi relançado pela Editora Planeta que compilou os 4 livros em um único volume em capa dura.

No livro vamos esta situados na Bretanha medieval, onde vamos ser inserindo no contexto de uma possível guerra entre a Inglaterra e os saxões. O livro é dividido em três grandes partes, cada uma encabeçada por uma personagem importante, sendo ela: Igrine, Viviane e Morgana, o número 3 é bem recorrente, uma vez que a Deusa possui 3 faces. No contexto inicial vamos acompanhar os dilemas de Igrine que é casada e é submetida a ter que se deitar com outro homem por influencias da irmã, um pouco mais adiante no desenrolar da história vamos ver como Viviane manipula as pessoas a seu redor para conseguir seus objetivos e por fim vamos acompanhar os passos de Morgana em sua trajetória para se tornar uma sacerdotisa de Avalon e quanto isso é grandioso. Vemos um forte atrito entre a religião cristã e a religião da Deusa, onde o cristianismo a todo momento é difundido se sobrepondo as demais religiões e as sacerdotisa ainda tentam manter seus velhos ritos, mas a cada momento estão sendo suprimidos e a ilha de Avalon a cada momento afasta-se do plano físico.

A narrativa do livro é meio lenta e cheia de detalhes, a leitura as vezes se torna complicada com um português pouco usual, a construção de personagem é feita de forma primorosa, vemos cada personagem de forma única, a ambientação do livro é clara e o leitor embarca e consegue acompanhar de forma clara e nos vemos nos tempos de castelos e reinados. O livro levanta diversas reflexões sobre religião, sobre preceitos do que é certo ou errado e do destino do homem.

site: https://www.instagram.com/p/CCuIXBPDRQO/

Fernanda 22/07/2021

Da primeira vez que li As Brumas de Avalon, tinha uns 12 anos. É maravilhoso descobrir que mesmo depois de tanto tempo continuo achando a história maravilhosa!
Morgana é foda demais, sempre será!
Faffys 22/07/2021minha estante
Amo ? quero reler.