As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

juliana.ost 13/05/2020

Adorei
A leitura é bem envolvente e me deixava sempre ansiosa pelos próximos acontecimentos. Não vejo a hora de ler o segundo livro.
Mistura a história do Rei Arthur com um mundo da magia. Recomendo muito para quem gosta desse gênero, como eu.

Renata CCS 12/03/2013

AS BRUMAS DE AVALON nos prende do começo ao fim, demonstrando que as mulheres são muito mais que uma mera platéia no desenvolvimento da história.
Particularmente prefiro escrever a resenha da série, ou seja, dos 4 livros, uma vez que a ligação entre eles é muito grande, tanto que foi lançada em apenas um volume nos Estados Unidos.

AS BRUMAS DE AVALON é uma obra narrada (escrita e descrita) por mulheres que fazem parte da saga do rei Artur, mas que permaneceram nos bastidores até esta nova versão surgir. É uma nova perspectiva da lenda, onde a espada Excalibur foi dada de presente a Arthur, e não estava presa em uma pedra, Merlin não é uma pessoa, mas um título dos druidas para os magos e Morgana, a meia-irmã de Arthur, não era uma perversa feiticeira. Outros detalhes foram modificados ou inseridos pela escritora e, em minha opinião, apenas deixaram a lenda mais interessante. O que mais me agradou foi o fato de Bradley mostrar mulheres fortes e determinadas, que deixaram de lado seus próprios desejos em prol de uma causa maior.

Durante toda a narrativa há um grande choque cultural e principalmente religioso. A luta entre o Cristianismo, que está se firmando na Bretanha e onde os homens são os únicos dotados de sabedoria para tomar decisões, é representado por Guinevere, e a antiga religião dos druidas, onde as mulheres são consideradas independentes e fortes, é representada por Morgana. Ambas usam da influencia do rei para proclamar a fé que cada uma acreditava ser a melhor.

O ápice da força feminina é demonstrada por Viviane, uma sacerdotisa de Avalon, e é a irmã mais velha de Igraine (mãe de Morgana e Arthur) e Morgause, e embora tenham o sangue real e druida de Avalon, vivem ambas no castelo com Gorlois, o cristão marido de Igraine. Igraine é uma mulher que vive em constante conflito a respeito de qual religião seguir, negando em diversos momentos ser adepta da religião de Avalon considerada pagã, porém nutre respeito pela deusa e, em alguns momentos segue a preceitos nada cristãos. Este conflito de interesses parece se estender a seus filhos: assim como o destino de Arthur, fruto do segundo casamento de Igraine, é tornar-se o futuro rei cristão, o de Morgana é ser uma sacerdotisa de Avalon, assim como sua tia Viviane.

Embora o foco principal seja nos personagens femininos, os homens também são bem construídos por Bradley, sentimos o que Arthur e Lancelot, por exemplo, querem nos passar, compartilhamos seus conflitos, suas fraquezas e seus pesares. Não são apresentados como figuras invencíveis, mas humanas, antes de tudo.

Gostei muito da visão de Bradley sobre a lenda do rei Arthur, mas não indico a saga aos leitores que procuram grandes batalhas ou guerras épicas, pois apesar de serem citadas, raramente são descritas. Indico a quem busca uma visão do ponto de vista feminino e a quem tem curiosidade em obter um relato mais humano e dramático da lenda. De todas as versões conhecidas, esta é, sem dúvida, a que me foi mais atraente. Marion Zimmer Bradley fez um ótimo trabalho que vale a pena ser conferido.
* Alê * 13/03/2013minha estante
Sou um grande fã de Marion Zimmer Bradley, já li diversos livros dela, mas confesso ser esta obra a minha preferida. Achei muito legal a sua resenha.

13/03/2013minha estante
Renata amei sua resenha, deu vontade de ler logo os 4 volumes, agora me diga cadê tempo?Preciso arranjar logo esse danado, beijocas!

Renata CCS 15/03/2013minha estante
Oi Sú, reserve um tempo para esta leitura sim, vc vai gostar muito. Beijos.

sonia 28/10/2013minha estante
Fiquei meses na fase celta - voce também? Os livros nos transportam para um mundo de magia, a gente quase acredita em Avalon, em Merlin...adorei o mundo celta e a visão feminina da lenda de Arthur apresentada pela autora.

Renata CCS 28/10/2013minha estante
Bradley foi tão exímia em escrever sobre as figuras femininas quanto sobre o tema medieval!

Brenda 21/01/2023

Que "tistreza"
A decepção da semana. Esse é um livro que há um bom tempo desejei ler. A mitologia do rei Artur, sob o ponto de vista das mulheres dessa história. Me pareceu a premissa de uma saga incrível. O que de fato é? Uma história incrível numa linguagem adolescente, com dramas adolescentes e diálogos totalmente deslocados da realidade. A pessoa que se propôs a escrever isso não devia ter prática de comunicação com outros seres humanos, porque absolutamente ninguém fala como os personagens desse livro. Ação? Nenhuma, para a autora esse não era um espaço para mulheres (poderosas sacerdotisas, rainhas, e de certa forma estadistas), para essas são dedicadas páginas e páginas de lamentos que se assemelham aos pitis de garotas de 14 anos. Lamentável
João Pedro 21/01/2023minha estante
Achei os livros seguintes mais interessantes e profundos que o primeiro. Esse serve mais para apresentar as personagens, suas motivações e a ?profecia? da Viviane

Brenda 21/01/2023minha estante
Deus te ouça, pq tive a tristeza de comprar o segundo volume. Como gastei meu dinheiro, terei que lê-lo, nem que seja na força do ódio.

Marcelo.Silva 23/01/2023minha estante
Nossa! Eu tenho essa coleção e quero ler, mas agora estou medo de me frustrar rsrsrs

Juliana 26/01/2023minha estante
Eu ri, adorei

Júlia 12/05/2021

Estou amando saber da história do rei Artur pela visão das mulheres que o rodeia.

Rozana 05/04/2021

Brumas
As interações sociais entre os cristãos e pagãos, a conversão que uma pagã sofre ao cristianismo, o direito de escolha ou submissão a vontade do deus ou da deusa, bem como muitos dos temas podem ainda ser experimentados nos dias atuais.

Fernanda1156 29/04/2021

Texto incrível, contado na visão das bigs mulheres de Avalon
"O mundo das fadas afasta-se cada vez mais daquele que Cristo predomina."

Este é um clássico que estou relendo! Que história minha gente, recomendo demais a leitura, apaixonada pelos cavaleiros e principalmente nutrindo um amor verdadeiro e uma fé inabalável na Deusa!!!
Estes 4 livros reconta a lenda do rei Arthur através da perspectiva de suas heroínas que são as mulheres poderosas e algumas até sacerdotisas da ilha de Avalon.
A história é contada incluindo muita magia e mitologia, ela é densa e difícil, mas é também encantadora.
No decorrer da leitura vamos encontrar muitas intrigas relacionadas a política, uma constante guerra e vamos ver também como os padres representantes do cristianismo estão em conflitos constantes com os druidas de Avalon por causa dos seus deuses e dos seus cultos pagãos (rituais que acho sensacionais, diga se de passagem).
Mas desde o início da história podemos nos fascinar pelas mulheres por trás dos tronos. E quando esta mulher é da ilha de Avalon fica visível a sua força, inteligência, poder, conhecimento.
Podemos ver e nos enojar também pelo machismo daqueles tempos, sei que eram outros tempos e que evoluímos muito, mas ainda sim não consigo não sentir repulsa e aversão por estas partes da história, mas isso não foi nada para prejudicar o entusiasmo que estava sentindo a cada página, porque mesmo com estas passagens pesadas, ainda sim as mulheres de Avalon não tinham donos e eram impetuosas, corajosas mas também muito sábias e centradas e com isso conseguiam contornar todas as situações em que os homens acham que tem a última palavra hehe, na verdade tudo ocorre de acordo com a vontade da Deusa e a sacerdotisa de Avalon tem o poder de receber estas instruções e manipular a situação para que se concretize.
Toda a história é contada pelas grandes mulheres e com isso a história fica sensacional, até parecendo outra história.

Neste primeiro livro temos 3 grandes mulheres que vão dar início a história do rei Arthur. Estas três mulheres nasceran e foram criadas na ilha de Avalon e são irmãs. A Igraine que de acordo com a professia será a mãe de Arthur e também mãe da Morgana que será a futura sacerdotisa, Viviane que é a Senhora do Lago se tornando a sacerdotisa da Deusa de Avalon e que ficou no lugar da sua mãe e sua irmã mais nova a Morgause que é ambiciosa e só pensa em ser rainha.

Sério lêem esta, que para mim é uma das mais completas e lindas histórias que já li.

"Ter consciência da ignorância é o início da sabedoria."

"... um país governado por sacerdotes é um país cheio de tiranos na terra e no céu."

"Eu sou a Senhora de Avalon; não dou explicações sobre o que faço. E faço aquilo que devo, nem mais nem menos, e assim fará você também, quando chegar o seu dia."

Glauber 05/06/2020

Muito bom!
Conta a lenda do rei Arthur sob o ponto de vista das mulheres da história. Sendo protagonistas nesse primeiro volume: Igraine, Viviane, Morgause e Morgana.

A narrativa é dinâmica, com traços poéticos. Algumas cenas de plasticidade incrível.

A tensão se dá no embate entre a religião nova (cristã) dominando a religião (druida) local da Bretanha. E é dessa tensão que se desenrola toda uma história de intrigas, dramas, paixões e tragédias muito bem tecidas pela autora.

Fantástico! Lerei, sem dúvida, as continuações.

Para quem gosta de fantasia, é recomendadíssimo.

Isac 29/07/2020

Ponto de vista diferente
Mostra uma história muito rica em detalhes da clássica história do rei Artur, que também é diferente em muitos aspectos comparado com a história original.

Brenda.Balk 11/12/2020

Mágico e inspirador
A obra "A Senhora da Magia", o primeiro volume que compõe As Brumas de Avalon, da autora Marion Zimmer Bradley, publicado pela primeira vez em 1930, narra a história que reconta a lenda do Rei Artur da Távola Redonda, por meio da perspectiva de suas heroínas. Algumas das personagens icônicas são Igraine, Viviane e Morgana, que dão um brilho todo especial à narrativa. É uma história de fadas e de bruxas, de personagens mágicos e ao mesmo tempo humanos, e muito reais, que fazem você se sentir extasiado a cada capítulo finalizado. A força das personagens, sua vontade de viver e de não se curvar ao que era instituído na época são uma inspiração para as mulheres de hoje. São inúmeras as emoções despertadas ao longo do livro. Mal posso esperar para ler os demais volumes! Recomendo a leitura.

ametista 15/04/2021

Interessante
Valeu a pena a leitura. É notória a importância e a contribuição que a obra trouxe para o gênero da fantasia, aborda temas importantes que trazem questionamentos, principalmente sobre mulheres.
Gostei da ambiguidade presente nos personagens e suas linhas de pensamentos distintas, foi interessante ler sobre os rituas e costumes das sarcesotizas.
Mas apesar de tudo isso, foi um livro que sofri um pouco pra lê, não me prendeu. Em alguns momentos foi maçante e cansativo, e isso porquê é só o primeiro que li.
Talvez um dia mas não por agora eu dê continuidade na série.

Andréia 11/01/2023

A lenda de Artur contada pela "visão feminina" de Morgana.
Eu já conhecia a um pouquinho da história de Artur, mas confesso que a história sendo contata pela Morgana deixou os fatos muito mais interessantes.
Com a história contada por ela, temos não apenas a lenda de Artur, mas também o desenvolvimento de outros fatos que só aumentaram ainda mais a lenda.
Estou gostando muito, vamos ao livro 2.

Maira 26/04/2020

A Senhora da Magia (Bradley, M. Z.)
Da primeira vez em que li A Senhora da Magia, adolescente, não dei muita importância. Agora foi possível me identificar e perceber toda a força das mulheres envolvidas na lenda de Artur, qual o papel dessas mulheres, a consequência dos casamentos arranjados e o choque de culturas entre os rituais "pagãos" e as crenças cristãs.

Gabriela 09/03/2022

Beautifully written
É um livro descritivo, com poucos diálogos, pouca ação, e que mesmo assim me cativou e fez ler do início ao fim em poucos dias.
A história de Artur e seus cavaleiros, mas dessa vez sem o foco nos homens - pra variar. Quem conta a história são as mulheres: Igraine, mãe de Artur e Morgana; Morgause, irmã de Igraine e Viviane; Viviane, a Senhora do Lago, Senhora da Magia e de Avalon; e a própria Morgana das Fadas.
Comecei a história tentando me apegar à Igraine, mas não consegui. De todas as mulheres, ela é a mais sem sal.
A Morgause não tem destaque no primeiro livro, mas aparece aqui e ali, só pra mostrar que é foda e que faz o que quer. Gostei dela. Primeira feminista do mundo?
Viviane é aquela que fica pendendo pros dois lados. Gostava muito dela, mas essa obsessão cega pela tal Deusa irrita demais. Sem contar o desfecho dela com a Morgana...
E, bom, a Morgana... Ela foi o que me prendeu nesse livro, e por causa dessa personagem vou ler o Livro 2. Uma mulher forte, mas que tem seus momentos de fraqueza, tristeza, humanidade. Alguém que explora a magia, mas sempre questionando o porquê das coisas serem como são (!!!). O final dela foi ótimo.

!Spoiler alert!
Espero que ela tire esse filho do ventre, pelamor!