Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver

Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin

Lily114 07/01/2024

Terminei de ler e só consigo sentir a angústia e o desconforto, justamente aquilo que o Kevin gerava. Foi uma leitura muito interessante e pesada. Quando li, achei um pouco desconcertante como desde criança, ou se considerarmos a experiência da Eva, desde recém nascido, Kevin era alguém indecifrável, com um mundo na cabeça. Não conseguimos saber realmente se Kevin nasceu com a maldade, se esta foi aparecendo aos poucos, ou se sua mãe influenciou a narração com seu ponto de vista. No final do livro também ficamos sem algumas respostas, coisa que é natural, já que nunca saberemos os reais motivos do Kevin ou o que ele pensava. Recomendo muito e é um livro que vale muito a pena, já que, sim, precisamos falar sobre o Kevin.

NickBiel 05/01/2024

Difícil, Porém Válido.
Uma leitura difícil, com um tema angustiante. É sofrível a cada página. Tangível, seria a palavra certa para definir o ódio que Eva sentia por sua vida na maternidade.

Eva é a personagem mais intrigante do livro, consigo enxergá-la como a grande e estrela, e Kevin como coadjuvante. Franklin é no máximo um personagem completo. "O panaca sr Plástico" como diria Kevin.

As nuances do livro te faz querer entender aonde tudo vai dar, decepciona por ser arrastado e difícil de ler. Lionel adota uma escrita complexa, com bastantes detalhes (desinteressantes, eu diria.)

O livro te traz um certo desconforto, e uma reflexão bizarra. Ao todo, me sinto satisfeito.

deborat 04/01/2024

Incrível
Sério, Eva tem o meu respeito e também a minha raiva. Li o livro inteiro com base nessas duas emoções. A relação entre marido e esposa e depois, mãe e filho, pai e filho retratada no livro me deixa indignada como, em muitos casos, a falta de diálogo pode causar um estrago tão grande em uma família.

bibia 03/01/2024

Intrigante
Acompanhar o crescimento do Kevin e sua relação com a mãe foi no mínimo, intrigante. Posso dizer que é um relacionamento complexo e muito difícil de se entender, mas também muito boa de refletir e de se fazer uma análise psicológica.

sophia1527 01/01/2024

Nao precisamos falar sobre filhos
Esse livro me fez nunca querer ter filhos na vida. nunca. por ironia do acaso eu vi o filme antes de terminar o livro mas mesmo assim, o final Conseguiu me surpreender mesmo sabendo o que ia acontecer. do 🤬 #$%!&

isaazm_ 28/12/2023

[...] Quem entesoura segredos culpados acaba inevitavelmente fascinado pelas aparências [...]
Esse livro é um relato visceral, absolutamente distante do politicamente correto, onde Eva, mãe de um adolescente sociopata, destrincha sua vida em correspondências para Franklin, seu ex-marido e pai de seu filho, como uma forma de tentar superar seus traumas. É um pouco chocante ler as coisas que ela diz, é quase sufocante na verdade.
Não esquecendo de que é um relato unilateral, acredito que independente dos erros deles na criação de Kevin, nada teria mudado esse destino trágico e é muito doido pensar que existem pessoas inerentemente más.
Acho que Lionel Shriver trás uma perspectiva pouco abordada sobre a maternidade, a rejeição de uma mãe a sua criança, mas ao contrário, a paternidade é retratada com perfeição. Enquanto Eva é massacrada pelo marido por não amar seu filho e todos os seus esforços são invalidados, Franklin é um excelente pai por fazer todas as vontades do filho e levá-lo a passeios.
Para mim, o autor capturou perfeitamente o inexplicável nas relações, o incoerente, o que torna se relacionar com outras pessoas um desafio, ao mesmo tempo assustador e belo.
Eu adoro livros nesse formato epistolar e gosto desses monólogos existenciais, mas tinha horas que eram exageradamente longas e não importava quantas horas eu lesse não rendia, mas foi em geral um excelente livro e me trouxe algumas reflexões bacanas sobre nossa cultura ocidental.

lenabeel 26/12/2023

Me destruiu (e foi um belo anticoncepcional)
Eu tava muito animada pra ler e confesso que desanimei no início, é bem arrastado e incessante,
mas conforme você vai lendo, vai ficando melhor (pra mim, comecei a me interessar de fato lá pela página 200)
valeu a pena, recomendo - principalmente pra quem tem força de vontade e não abandona facilmente livros com início chatinho. não tenho muito mais o que falar, foi realmente uma experiência ler esse livro.

Alicemara 25/12/2023

Kevin virou um tópico sensível
É um livro perturbador. São tantas camadas nesse livro, é o que deixa ele fascinante sem sombra de dúvidas. É lento e chatinho no começo, voce tá ansioso pra entender e parece que não é necessário tantos detalhes, mas depois você entende que a história não poderia ser contada de uma forma diferente. Em resumo, é uma família trágica, mas adorei saber sobre o Kevin, apesar do choque de quanta maldade ele foi capaz de realizar.

lipelimma 19/12/2023

⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Marcações

Tayná Orem 13/12/2023

PERFEITO!!!!
Quem tiver dúvida sobre ler ou não, eu digo: LEIA! Em alguns momentos realmente fica lento por ser em carta e ela relata coisas "desnecessárias" mas é final vale tanto a pena, tem um plot twist que você cria na sua cabeça e no final vê que não teve nada a ver. Enfim, amei amei amei!!!!