Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver

Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin

raissz 15/03/2024

Impactante, forte e atemporal
Que livro, meus amigos! eu já tinha ouvido muitas críticas positivas sobre este querido e confesso que estava ansiando muitíssimo por essa leitura!!
é forte, me fez pensar e me tirou o sono! ainda criando muitas teorias sobre o que levou o Kevin a fazer algo assim e sobre a rispidez da Eva, mas apenas LEIAM. me faltam palavras de tão boquiaberta que eu fiquei!!!! L E I A
Juliana 15/03/2024minha estante
Já li esse livro há anos, e penso até hj o que pode ter levado aos acontecimentos. Você já viu o filme?

raissz 15/03/2024minha estante
meu rolê de hj a noite é assitir!! estou até agora tentando digerir essa leitura ?

AliJu 15/03/2024

Precisamos falar sobre a autora deste livro ??
Já começo apontando diretamente para esta desquerida que não acredita em vacina e é abertamente transfóbica, racista, xenofóbica, etc e etc.

O fato é que eu gosto muito do filme, e por isso decidi ler este livro.
Então comecei sem saber nada sobre a Lionel, porém era tanta panfletagem estado-unidense e tanto confeito jogado em uma ideologia conservadora patriótica que eu tive que ir pesquisar sobre a mesma antes de terminar a história. E claro que eu não estava errada a respeito da bonita? Esta senhora facilmente estaria cantando hino para pneu! Ou fazendo suas necessidades em um prédio público em Brasilia em 08 de janeiro ?
Ela só não aborda a sua agenda a fundo pois a obra é de bem antes dessa onda de fake news e afins estarem em alta.

E ainda que eu coloque de lado todo o posicionamento ?? da autora, foi quase um desafio não abandonar antes mesmo da metade. Sua escrita é entediante e enrolada, parece que nunca acontece nada.
Já li livros tão grossos quanto e que fluíram bem mais, este me fazia sentir como se não importasse o quanto eu lia, eu nunca passava de 20 páginas ?

Destaque de pior personagem para o pai do Kevin, que consegue dar mais raiva que o próprio filho. Há de se ter talento para ser pior que o assassino calculista, né?
Controlador, péssimo companheiro, pai negligente, invejoso, amargo, machista, irresponsável, individualista, e a lista poderia seguir até amanhã.
Uma salva de palmas para o chernomarido! ??
Não há explicação para a Eva gostar dele, mas entendo vindo de uma escritora sexista, ela no fim panfletou também nisso e diminuiu uma mulher independente a estar apaixonadinha por um cara que certamente tomava vários drinks de Campari no happy hour.

Resumindo, meus amigos, fiquem com o filme, é 1000x melhor e ainda tem a maravilhosa Tilda rainha! ?
Obs: Infelizmente em contrapartida temos que aturar a presença do Ezra, que no fim nos revelou que não estava atuando tanto assim ?
Popsro 15/03/2024minha estante
Já não quero mais ler ?

beeresenhas 15/03/2024minha estante
Já não queria ler por causa dessa capa horrorosa, agora ainda mais, kkkk

Felipeswift 15/03/2024minha estante
Fala mesmo

AliJu 15/03/2024minha estante
Se der vontade um dia veja o filme @Popsro, por sorte e acho que também por não ser recente ele não é terrível. Mas talvez nem o filme eu visse se soubesse da autora antes. Já me basta o fantasma da JK em algo que gosto kkkkkk

AliJu 15/03/2024minha estante
Nada perde nada em passar reto, amiga @beeresenhas. Ele até tem outra capa mas com a foto do elenco, e eu particularmente detesto capas com foto da adaptação ou selo Netflix e tals kkkkk

AliJu 15/03/2024minha estante
Criticamos bem para criticarmos sempre @Felipemidnights kkkkkkkk

Malumali 15/03/2024minha estante
Tava esperando a resenha akakakakakakakakakakakka

bibi.nps 15/03/2024minha estante
Meu deus a bomba

Isabela Costa 16/03/2024minha estante
que resenha incrível kkkkkkkkkkkkkk

AliJu 16/03/2024minha estante
Eu demoro mas elas saem @Malumali kkkkkkkkkk

Obrigada amiga @Isabela Costa ? tentando salvar o tempo de vocês kkkkkk

AliJu 16/03/2024minha estante
Assim, se eu fosse 100% parcial eu não gostaria de HP já que detesto a JK. A culpa não é minha se a Lionel além de ser uma pessoa horrível é uma péssima escritora que só teve 1 grande sucesso escorada em ser controversa.
Ps: bom lembrar que notoriedade nem de longe é sinônimo de qualidade.

Thabi.Almeida 16/03/2024minha estante
Amg, dei um grito alto e morri rindo na parte "estaria cantando hino para pneu!"
As vezes me pego pensando nessas loucuras que vivemos: uma distopia fora dos livros, um filme de comédia pastelão.
Tenho zero vontade de ler esse livro. Vou confiar na sua leitura e ficar longe dessa bomba tóxica.

Samuel.Bitu 16/03/2024minha estante
Credo mds

Patymony 18/03/2024minha estante
Nem vou colocar na minha lista de leituras; odeio racismo, preconceito, injustiça, etc... . O que ganha uma pessoa, agindo dessa forma? Na minha humilde opinião, são pessoas pobres de espírito!
Obrigada @AliJu, por compartilhar! ?

Sinayzita 21/03/2024minha estante
Cara,resenha melhor n tem LKKKKKK

Sinayzita 21/03/2024minha estante
Cara,resenha melhor n tem LKKKKKK

cristhian.gonza 29/03/2024minha estante
Salvou o meu tempo. Obrigada ? ?. Parabéns pela resenha???

Taissza 24/04/2024minha estante
??? tá na minha lista mds achei q era bom

eupoetizo 11/03/2024

Fiquei essencialmente chocada com esse livro, não sei nem o que descrever. Que sensação de pré-julgamento terrível. Enfim, o início foi bem maçante, arrastei pela esperança que o livro era recomendado. E o final foi um pouco extremamente surpresa. Gostei.

Isadora.Valerim 10/03/2024

Precisamos falar sobre muita coisa
Tenho relações conflituosas com esse livro.

Sevei um tempão para terminar de lê-lo.

Ele é denso, e descritivo, e as vezes parecia que a história não andava, mas estava recheado de traumas, brigas e ações que levaram a quinta feira em questão.

Não me arrependo de ter lido, acho que ter ido devagar foi importante pra absorver tudo que estava acontecendo.

Ainda estou processando, palavras que precisam ser ditas, mas não saem.

Amanda3900 05/03/2024

Eu tive uma relação de animação e tédio com esse livro. A história é cruel e brutal, traz personagens complexos e um enredo muito bem trabalhado.
Mas a maneira que a autora escreve é exaustiva, prolixa e tediosa - principalmente em partes muito descritivas (como todos os pormenores de uma casa que a personagem odiava).
Por mais que eu soubesse a premissa do livro, o final mesmo assim me surpreendeu.
Mesmo tendo uma história muito boa, a escrita faz com que esse seja um livro 2,5 pra mim. Teve momentos difíceis de continuar a leitura (mas fico feliz de ter continuado).

Ali 04/03/2024

Não consigo descrever suficientemente em palavras...
...a magntitude desse livro. é de uma qualidade ímpar. apesar da escrita prolixa, de analogias confusas e descrições absurdamente longas ? lá pela página 50 esse estava sendo o único livro na vida que eu tinha certeza que abandonaria ? a história é arrebatadora, e vale muito a pena o esforço.
kevin me despertou sentimentos de repulsa que não me lembro de ter sentido por outro personagem antes. eva não fica muito pra trás, já que teve um filho mesmo sabendo que não queria ser mãe, muito menos largar sua vida habitual, mas pelo menos ela tentou, e tentou muito. não consigo imaginar a dificuldade que deve ser tentar criar vínculo com alguém tão apático.
kevin provavelmente tinha algum problema de ordem psicológica, já que pra fazer uma chacina na escola e matar a própria família não tem como ser mentalmente estável, mas o sentimento de não identificação por parte da mãe com certeza contribuiu.
sobre franklin, sinceramente é um personagem que me desperta raiva, tanto por desacreditar da própria esposa, quanto por ficar tão submerso na ideia da família perfeita ? o que certamente foi o que impediu que fosse buscada ajuda psicológica pra kevin ?, mas que ele foi perfeito como pai é inegável, pelo menos pro kevin, pra celia já é outros quinhentos.
o final foi de tirar o fôlego, porque, de alguma forma, nunca passou pela minha cabeça que franklin e celia seriam vítimas, e apesar de algumas pessoas acharem um contrassenso o questão do perdão, eu acho que em se tratando da relação mãe/filho, a atitude de eva e kevin nas páginas finais demonstra uma evolução de se tirar o chapéu.

Pâm 27/02/2024

Inexplicável (perturbador)
Vou iniciar deixando claro que nao é meu estilo, então não da pra levar minhas considerações ao pé da letra.

O livro é escrito em formato de cartas, porém sao extremamente extensas e detalhadas, normalmente gosto de coisas detalhadas mas acho que isso deixou a leitura cansativa, diversas vezes parei no meio do caminho por conta da "enrolação".

A história foi bem construída, os personagens são muito reais com seus defeitos e qualidades (que qualidades? Kkkk), a trama em si, eu por diversas vezes fiquei aflita lendo. A família do personagem principal já nao é normal, e os ocorridos citados ao longo do livro vão deixando a historia mais rica em detalhes.

Não leria novamente, isso nao quer dizer que nao gostei, apenas por meu estilo ser outro. Para quem gosta de terror psicológico super indico, é inexplicavelmente perturbador.

Tati.Santos 26/02/2024

Experiencia fantástica
È um livro muito complexo e não digo em questão de entendimento mas sim em questões de relacionamento, de um lado Kevin rejeitado o filho que não foi amado de verdade pela mãe, desde bebe havia uma barreira entre ele e sua mãe, kevin nunca foi desejado e isso è bem explicito no livro de modo que è até penoso de se ler. Do outro lado a mae sobrecarrega que se ve encurralada na decisão de ter um filho, nao posso dizer que Eva nao se esforçou para parecer uma boa mãe, pois ela se esforçou e fez o maximo que pode mas para mim o que adianta comer uma comida da qual você nao gosta verdadeiramente? A experiência è completamente diferente quando estamos saboreando um prato pelo qual desejamos nao è mesmo ? e aqui esta o ponto para Eva kevin era um prato que ela enfia goela baixo para mostrar ao mundo que conseguia ser mae e isso è triste, houveram muitos diálogos e pensamentos que mostravam que Eva nao gostava de Kevin. Por mais que não houvesse um momento em que estivéssemos na cabeça de Kevin eu muitos momentos eu o entendi e senti suas dores. È dificil chegar a uma conclusão final ja que o livro è narrado pela visao de Eva o que posso dizer è que o livro me pegou e me fez refletir muito e me deixou em muitos momentos angustiada triste e até mesmo irritada, o livro è perfeito e recomendo.

Brenda.Narf 25/02/2024

Uma história impactante. Não é para qualquer um.
Finalizei o livro e estou impactada, não sei se consiga superar essa história e como terminou.

Durante a leitura nos questionamos se de fato Kevin sempre foi ruim ou se foi alguma coisa durante a gravidez de Eva ou durante a infância de Kevin com seus pais que o tornou assim.
Será que tudo isso poderia ser evitado?

Bom, na minha perspectiva acho que talvez psicólogos ou psiquiatras poderiam ter ajudado Eva durante seu puerperio, consigo enxergar uma possível depressão pós parto.
Acredito que durante a infância de Kevin, ao perceber essas características diferentes em sua personalidade, poderiam ter levado ele à consultas com profissionais. Toda criança precisa de acompanhamento psicológico para sabermos como a criança está se desenvolvendo mentalmente.

Na minha experiência a narrativa não resultou fluída e fácil de ler, isso por conta de várias questões agregadas, fora do contexto da história que tornaram-se longas páginas de descrição de coisas que não tinham nada a ver com a situação. E é por isso não irei pontuar o livro com 5 estrelas. Eu quase perdi a paciência para finalizar a leitura, mas me alegro de não ter desistido porque valeu a pena.

Recomendo a leitura, e aviso que é necessário paciência, o início do livro é cansativo e não vai direto ao assunto. Mas é uma história impactante que vale a pena ser conhecida.

raystar 19/02/2024

Esse livro não é para fracos.
Se pra quem assistiu ao filme essa história é uma bomba, o livro supera.
É um livro denso que aborda algo muito sério, a maternidade indesejada, que nos faz questionar "Até onde a mãe é responsável pelas atitudes do filho?", sobretudo a pergunta que alugou um triplex na minha cabeça "Kevin é do jeito que é pela rejeição da mãe antes mesmo de nascer?". E mesmo assim depois de tudo quem estava ao seu lado foi sua mãe, Eva, que acolheu o filho assustado com seu destino.

Fernanda.Navarro 17/02/2024

Não é sobre Kevin e, sim, sobre Eva
A mídia e o julgamento das pessoas envolvidas transformam a mãe de Kevin, Eva, em culpada. São descritas tantas questões para avaliar o que foi que Eva fez de errado pra Kevin ter feito o que fez. Diante desse sentimento de culpa, ela escreve cartas ao seu marido tentando encontrar onde foi que ela errou. É fato que Kevin desde criança foi um perverso. Aparentemente todas as maldades eram para afetar a própria mãe. Ele até se certificou de não usar armas de fogo já que sua mãe achava que o fácil acesso à armas era o que incentivava jovens a matar em massa em escolas. Apesar de todas as crueldades, esse livro aborda principalmente o quão insensível as pessoas são, não só com as famílias da vítimas, mas também com a família de um assassino, que raramente recebe apoio.