Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver

Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin

Vivian24 30/01/2024

Eu já havia assistido ao filme algumas vezes, porém a experiência de ler o livro (por mais que o filme seja em grande parte bem fiel) foi muito mais impactante. Confesso que algumas partes foram um pouco cansativas pela demasia de detalhes que, em minha opinião, nem sempre precisavam estar lá. Mesmo assim é uma obra muito bem escrita. Se eu já detestava o Franklin no filme, no livro ele é muito mais insuportável e babaca.

SArgio87 28/01/2024

?Em poucas palavras ?Precisamos falar sobre o Kevin?, foi a forma mais barata dela ter feito terapia?

- minha última anotação logo após ter terminado o livro

Zemgabs 27/01/2024

Me decepcionei
Fui com expectativas bem neutras, uma vez que não entre no meu gênero favorito, mas mesmo assim me decepcionei ... Sinceramente não gostei da forma que essa história foi escrita, não gostei do desfecho e nem da "romantização" da situação principal nesse final.
Previ o "plot" logo de início (se é que era pra ser plot mesmo), além de ter achado muito enrolado tudo, e entendo que a intenção era ser mais lento, mas as discussões que pegavam mais de 20 paginas eram, em minha opinião, totalmente fora do contexto que rodeia o tema principal. Em resumo: infelizmente não gostei do livro

luiza2938 27/01/2024

Definitivamente um dos livros ja escritos
agr falando sério, acho q é impossível nao ficar arrepiada com pelo menos uma das páginas. justamente por ser um terror tão cru e pela maior vítima ser a única que ainda está viva

fransand 27/01/2024

Pisicopata ou falta de amor?
Muitas emoções no decorrer do livro e a principal é raiva.
Quando você se depara com Franklin não acreditando e não ficando do lado de Eva, quando essa testemunhava e compartilhava as travessuras e CRUELDADES de Kevin, o único sentimento é raiva.
Talvez se tivesse procurado um psiquiatra no primeiro evento de frieza dele, não teria acontecido tudo isso..
Para quem é mãe acho que esse livro pode despertar varios gatilhos.
paolapw 27/01/2024minha estante
sempre quis ler mas não tenho coragem. deve ser agonizante ler esse livro e saber de toda a história real.

haruurane 18/01/2024

Pela primeira vez, não deixei o início de um livro atrapalhar minha nota final.
embora o começo tenha sido maçante, entendo que seja pela casualidade e pela progressão entre as conversas (se é que podemos chamar assim) de eva e franklin.
quanto ao resto, só posso dizer que é impecável, eu amo como a forma que a eva enxerga a situação(sendo uma mulher com uma possível depressão pós-parto) transforma cenas cotidianas na vida de uma criança em coisas monstruosas. o final do livro é sem dúvidas impecável, não traz aquela clássica moral de mudança total ou reconstrução de família perfeita, mas sim na aceitação, na correção dos erros e na mudança de perspectiva. sensacional, recomendo a leitura.

Myllene Felix 17/01/2024

Até nunca mais Kevin
Talvez tenha encontrado o personagem que eu mais odiei na história literária aqui. Meu deus, como eu não suporto esse Kevin. Intragável esse moleque.
Confesso que minha expectativa era altíssima e por isso eu me frustrei um pouco. Pra começar o formato do livro não me agradou, ele é em cartas, sou mais fã de narrativa em terceira pessoa.
Além disso, a protagonista (mãe do Kevin) é tão prolixa que deixa a leitura muito arrastada. Uma chuva de detalhes da rotina do Kevin que ao meu ver poderia ser descartada. Esse excesso de informação me deixou muito esgotada na leitura.
Acredito que se essa obra fosse mais enxuta, teria me ganhado totalmente.
De qualquer forma, a trama é muito boa, de verdade. O final é chocante, mas zero me surpreendeu, eu esperava por isso, acho que catei as migalhas pelo caminho, mesmo assim não tirou o brilho de todo ocorrido.
Pra quem gosta de leitura rica em detalhes, esse é um prato cheio. Se você como eu, gosta de mais objetividade, vai se arrastar um pouco, mas no final vale a pena.

Nandinh4 17/01/2024

O começo foi difícil. A história era lenta e muito descritiva, porém depois da página 150 a narrativa se torna mais dinâmica e fluída e aí conhecemos mais o Kevin.
Por outro lado, Eva conta muito bem os fatos da história, sempre trazendo os dois pontos de vista e isso deixa o desdobramento do livro muito interessante.

Mary 16/01/2024

Uau.
O livro é sensacional. Uma narrativa fluida, dinâmica e envolvente.
a Eva conta muito bem os fatos da história, sempre trazendo tanto do lado dela quanto o lado do Franklin, como ele enxergava e tal. A forma que ela se desdobra no livro para tentar compreender as partes e segurar as pontas ali é surreal.
Lê esse livro é definitivamente uma experiência.

maary 13/01/2024

Realmente, Precisamos falar sobre o Kevin
Esse é o meu livro favorito da vida e releio ele todo ano, o modo que a história é construída e os seus paralelos, a leitura fluida, e de fato com a narração você se sente como Eva, e aprende sobre o Kevin, apesar de ser um livro com temas fortes a autora aborda de forma fenomenal como parte do dia a dia de Eva, e o final me pega toda vez, definitivamente recomendo.

Palomitos 12/01/2024

Necessário paciência
Só consegui engatar na leitura lá para as 100 primeiras páginas. A escrita no início é bem lenta e repetitiva (até as paredes da minha casa já tinham entendido que Franklin era patriota).
Mas depois a escrita começa a te prender bastante e a te impressionar, por mais que alguns momentos ainda fossem bem repetitivos?

Yasumi 12/01/2024

Não era assim que eu esperava
Terminei o livro a uns dias, porém em momento nenhum tive cabeça e muito menos estabilidade para vim falar dele, sinceramente fiquei de cara o livro todo.
Sejamos verdadeiros, não é em hipótese alguma uma leitura fácil(pelo menos não pra mim), a autora conseguiu passar com uma qualidade ótima o cansaço e a melancolia de Eva, ficou de uma forma tão forte que isso passa até para o leitor.
Os temas abordados são bem pesados, principalmente sobre a criação de Kevin e o relacionamento de Eva com o Franklin, durante todo o livro a gente vê o desenrolar e a criação do Kevin enquanto nos dividimos com o presente de Eva. Durante quase todo o livro tive uma raiva imensa do Franklin e de sua passividade em relação a tudo que o Kevin fazia, tudo era normal e coisa de garoto e nada era culpa do seu filho (Kevin) e sim das outras crianças/pessoas.
Já avia visto o filme antes mesmo de comprar o livro então já sabia o final, porém a forma como Eva descreveu e contou me dilacerou por dentro, não esperava isso, chorei muito lendo e desenvolvi uma empatia fora do comum por Eva, reconheço que ela tinha seus erros e negligências perante o filho, mas ainda sim não acho que ela merecia o fim que levou. Ao final do livro conseguir me por no lugar da Eva e sentir pelo menos 1% da dor que ela estava sentindo, me pus no lugar dela e assim acabei chorando muito com o final.
Não acho que seja o tipo de leitura obrigatoria mas acho que é uma livro que tem que ser lido em algum momento da vida, pois pelo menos pra mim ele me trouxe uma perspectiva diferente sobre o mundo a minha volta e sobre a minha família, recomendo o livro pois além da história incrível a escrita da autora é ótima.

ass:yasmim

Sebastian19 12/01/2024

Chocado
O livro é bem grande (a versão que eu tenho tem 512 páginas) mas assim que eu li percebi porque ele é reconhecido como um dos clássicos da literatura estadunidense moderna. A temática meio que me lembra a "I'm Glad My Mom Died" porque ele desromantiza totalmente a ideia da família e do amor incondicional que supostamente todo mundo deve sentir por seus parentes, só que dessa vez focado na perspectiva de uma mãe e seu filho... Problemático (meio difícil resumir em um adjetivo só aquele filho do capeta).

Se você estiver prestes a ganhar um bebê, NÃO LEIA ESSE LIVRO. É sério. Eu sempre quis ter filhos, mas já no início da leitura eu estava me arrependendo da ideia, e fica bem pior quanto mais você avança na história. Quanto ao tamanho do livro, a escrita é tão fluida que você nem percebe. Enfim, recomendo demais, só não sei se leria de novo porque fiquei com medo do Kevin, kkkkk. Tô juntando coragem pra assistir o filme um dia desses.