Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver

Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin

Tatiana.Rondelli 10/01/2024

Não sei nem o que dizer, só sentir
Coloquei esse livro na tbr desse mês para participar da maratona literaria de verão do Geek Freak, como parte do desafio de ler um livro com temática de relações familiares. Sempre tive uma curiosidade (talvez mórbida) de ler esse livro exatamente porque tratava do assunto de massacres escolares nos EUA (sou fortemente contra a posse de armas então esse tipo de coisa meio que atrai a atenção).
É bem da verdade que senti muita coisa por essa mãe, dó, pena, receio e até raiva (a parte do bichinho de estimação até agora me deixa com os cabelos em pé) mas ao final da leitura eu só consegui sentir uma dor muito forte por ela. Mesmo rotulando o Kevin como o próprio capeta muitas vezes ainda sim não pude deixar de sentir muita tristeza com o final. Com saber exatamente quantas vítimas ele fez. Foi uma baita leitura. Provavelmente vou entrar numa ressaca de leitura (o que não é conveniente porque estou participando da maratona) mas sei que esse livro ainda vai ficar comigo por muito tempo. Definitivamente um 5 estrelas.

Isabella1690 10/01/2024

Recomendo, mas é necessário ter paciência
O começo foi difícil. A história era lenta e muito descritiva, porém depois da página 120 a narrativa se torna mais dinâmica e passamos a acompanhar o crescimento de Kevin.

Em resumo, talvez dê uma vontade de abandonar a leitura no início, mas sinceramente vale muito a pena continuar porque esse livro é viciante.

Mel 07/01/2024

Perturbador
É um livro angustiante e perturbador, porém é muito fácil se colocar na história e sentir todas as emoções que a mãe do Kevin sentiu.

Lily114 07/01/2024

Terminei de ler e só consigo sentir a angústia e o desconforto, justamente aquilo que o Kevin gerava. Foi uma leitura muito interessante e pesada. Quando li, achei um pouco desconcertante como desde criança, ou se considerarmos a experiência da Eva, desde recém nascido, Kevin era alguém indecifrável, com um mundo na cabeça. Não conseguimos saber realmente se Kevin nasceu com a maldade, se esta foi aparecendo aos poucos, ou se sua mãe influenciou a narração com seu ponto de vista. No final do livro também ficamos sem algumas respostas, coisa que é natural, já que nunca saberemos os reais motivos do Kevin ou o que ele pensava. Recomendo muito e é um livro que vale muito a pena, já que, sim, precisamos falar sobre o Kevin.

NickBiel 05/01/2024

Difícil, Porém Válido.
Uma leitura difícil, com um tema angustiante. É sofrível a cada página. Tangível, seria a palavra certa para definir o ódio que Eva sentia por sua vida na maternidade.

Eva é a personagem mais intrigante do livro, consigo enxergá-la como a grande e estrela, e Kevin como coadjuvante. Franklin é no máximo um personagem completo. "O panaca sr Plástico" como diria Kevin.

As nuances do livro te faz querer entender aonde tudo vai dar, decepciona por ser arrastado e difícil de ler. Lionel adota uma escrita complexa, com bastantes detalhes (desinteressantes, eu diria.)

O livro te traz um certo desconforto, e uma reflexão bizarra. Ao todo, me sinto satisfeito.

deborat 04/01/2024

Incrível
Sério, Eva tem o meu respeito e também a minha raiva. Li o livro inteiro com base nessas duas emoções. A relação entre marido e esposa e depois, mãe e filho, pai e filho retratada no livro me deixa indignada como, em muitos casos, a falta de diálogo pode causar um estrago tão grande em uma família.

bibia 03/01/2024

Intrigante
Acompanhar o crescimento do Kevin e sua relação com a mãe foi no mínimo, intrigante. Posso dizer que é um relacionamento complexo e muito difícil de se entender, mas também muito boa de refletir e de se fazer uma análise psicológica.

sophia1527 01/01/2024

Nao precisamos falar sobre filhos
Esse livro me fez nunca querer ter filhos na vida. nunca. por ironia do acaso eu vi o filme antes de terminar o livro mas mesmo assim, o final Conseguiu me surpreender mesmo sabendo o que ia acontecer. do 🤬 #$%!&

isaazm_ 28/12/2023

[...] Quem entesoura segredos culpados acaba inevitavelmente fascinado pelas aparências [...]
Esse livro é um relato visceral, absolutamente distante do politicamente correto, onde Eva, mãe de um adolescente sociopata, destrincha sua vida em correspondências para Franklin, seu ex-marido e pai de seu filho, como uma forma de tentar superar seus traumas. É um pouco chocante ler as coisas que ela diz, é quase sufocante na verdade.
Não esquecendo de que é um relato unilateral, acredito que independente dos erros deles na criação de Kevin, nada teria mudado esse destino trágico e é muito doido pensar que existem pessoas inerentemente más.
Acho que Lionel Shriver trás uma perspectiva pouco abordada sobre a maternidade, a rejeição de uma mãe a sua criança, mas ao contrário, a paternidade é retratada com perfeição. Enquanto Eva é massacrada pelo marido por não amar seu filho e todos os seus esforços são invalidados, Franklin é um excelente pai por fazer todas as vontades do filho e levá-lo a passeios.
Para mim, o autor capturou perfeitamente o inexplicável nas relações, o incoerente, o que torna se relacionar com outras pessoas um desafio, ao mesmo tempo assustador e belo.
Eu adoro livros nesse formato epistolar e gosto desses monólogos existenciais, mas tinha horas que eram exageradamente longas e não importava quantas horas eu lesse não rendia, mas foi em geral um excelente livro e me trouxe algumas reflexões bacanas sobre nossa cultura ocidental.

lenabeel 26/12/2023

Me destruiu (e foi um belo anticoncepcional)
Eu tava muito animada pra ler e confesso que desanimei no início, é bem arrastado e incessante,
mas conforme você vai lendo, vai ficando melhor (pra mim, comecei a me interessar de fato lá pela página 200)
valeu a pena, recomendo - principalmente pra quem tem força de vontade e não abandona facilmente livros com início chatinho. não tenho muito mais o que falar, foi realmente uma experiência ler esse livro.