Graça por graça (reflexões)

Graça por graça (reflexões) Pri de Luz

Resenhas - Graça por graça (reflexões)

Beatriz2871 03/10/2017

Resenha do blog Oásis Literário
Há uma frase muito conhecida entre os leitores que diz o seguinte: a leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde. Concordo plenamente, mas na maioria das vezes esse é um processo inconsciente. Felizmente, por outro lado, algumas experiências literárias evidenciam o diálogo existente dentro de uma leitura. Este é o caso de Graça por Graça, um livro bom que me exortou a viver uma conversa leve e gostosa com ele mesmo.
A capa do livro nos adianta que este é a compilação de uma série de reflexões da escritora Priscilla Rocha Chaves (Pri de Luz). E realmente o livro segue essa linha, não há algo que costure os capítulos, mas há muito coração em que cada um deles. Aliás, ouso dizer que em Graça por Graça a jovem teóloga escreveu de coração para corações. É como ler um diário de pensamentos, nos quais os registros enfatizam os aprendizados. Logo, o caráter pessoal é uma característica extremamente marcante e se apresenta de capa a capa. Podemos ver claramente muito da autora em cada página.
Começando pela reflexão que deu origem ao título do livro, Pri de Luz leva-nos a refletir sobre uma série de aspectos relativos à vida cristã. Cada capítulo uma nova reflexão. São diversos os temas que criam identificação ao leitor. Por exemplo, o amor de Deus por nós, a ansiedade pelas providências e manifestações divinas, relacionamento íntimo com o Senhor, entre outros. Em geral, as abordagens ligam o nosso emocional ao espiritual e vice e versa.
“Nossos pensamentos podem não mudar instantaneamente, as circunstâncias podem permanecer as mesmas, a vitória pode parecer impossível, a demora pode parecer longa demais. Contudo em Deus e com Deus em nós e por nós teremos forças na fraqueza, esperança além da incerteza, poderemos prosseguir”.
Assim sendo, um traço importante de Graça por Graça são as pinceladas de motivação, conforto e exortação para buscarmos a Deus. Por conta disso eu me lembrei dos livros do Max Lucado. Para mim, Pri de Luz tem muita semelhança em seu estilo de escrita quando comparada a esse grande nome da literatura cristã. Além disso, seu livro é recheado de passagens bíblicas, o que dá credibilidade às suas exposições e argumentos.
“A música ouvida, os textos lidos, o alimento ingerido e digerido podem não definir nosso caráter, todavia assim que penetram em nosso ser, adentrando por nossos ouvidos, olhos, boca, mente e coração, começam a circular por nosso corpo, alma e espírito, afetando a totalidade do nosso ser”.
Porém, infelizmente, creio que mesmo contendo menção à Bíblia, a autora abordou de forma muito rasa alguns temas. A média de páginas por capítulo é aproximadamente duas, o que foi pouco para assuntos como crença em Deus, masturbação e a indústria gospel. Mas, isso não prejudica a leitura como um todo, pois os demais capítulos compensam. No entanto, tal falta de argumentação e aprofundamento, segundo a minha humilde opinião, pode tornar a obra não muito indicada aos não evangélicos, pois os temas citados são polêmicos até mesmo dentro do meio cristão, que dirá então entre os descrentes.
O ponto alto desse livro é certamente as pérolas da autora. Pensamentos que calam fundo em nós, vão de encontro à nossa alma e contribuem com a nossa espiritualidade. Desse modo, como em conversa com uma amiga, não vemos o tempo passar durante a leitura. Pois, a linguagem coloquial em primeira pessoa é fluida e leve. Suas menções diretas ao leitor contribuem para o estabelecimento dessa conversa incessante que se resume a ler Graça por Graça.
“Quem ou o quê mede o seu amor e o nível do seu relacionamento com Deus? A religião? Outras pessoas? A comparação? Seus sentimentos? As aparências?”
Gostei muito e Indico Graça por Graça a todos aqueles que percebem que o mais difícil na vida cristã não é fazer ou deixar de fazer determinadas coisas, mas sim crer, em meio às adversidades, no amor de Deus e nas promessas bíblicas. Assim como eu fui motivada e ajudada com essa leitura, creio fortemente que outros amigos na fé também o serão. Penso ainda que este é o livro ideal para aqueles que não têm o hábito de ler, pois seus capítulos pequenos podem ser lidos a cada manhã ou a cada noite num momento devocional. Há ainda o grupo das pessoas despidas de esperança e afligidas pela depressão, para essas, Graça por Graça pode vir bem a calhar. Enfim, uma boa dica de leitura leve e bem vinda a qualquer cristão.

site: www.oasisliterario.com
Pri de Luz 04/10/2017minha estante
Primeira resenha que fazem sobre o Graça por graça.
Que privilégio!
Me senti realmente honrada, Beatriz.
Gostei de suas considerações.
Realmente meus livros não tem o estilo "explanação" e sim "resumo, essência".
Fico feliz em saber que recomenda a leitura.

LuaTeresa 21/01/2023

O livro é uma boa coletânea de mensagens e reflexões.
É meu segundo contato com a escrita da autora.
Devo dizer que tem textos que me ajudaram a meditar e orar. Dois em específicos foram de grande auxilio para mim pois orei com a passagem e Deus disse algo para a minha vida, tanto que anotei no meu caderno de oração.
Recomendo a leitura.
Pri de Luz 22/01/2023minha estante
Obrigada por ter lido e recomendado. Fico feliz em saber que a leitura lhe foi útil e ajudou.

LuaTeresa 22/01/2023minha estante
Obrigada pelo livro. Bendito seja Deus

Resenhas Cristãs 20/12/2017

Graça para sua vida. Todo dia!
** Esse será apenas um trecho da resenha. 50% dela. Se você quiser ler a resenha completa, entre no link no final do texto."

O livro "Graça por Graça" é basicamente o volume 1 da trilogia escrita pela Pri de Luz a respeito da graça de Deus. Em capítulos simples, porém profundos, a escritora nos traz aproximadamente 90 capítulos curtos, de no máximo 3 páginas, contendo reflexões sobre a vida diária do cristão. Através de exemplos da sua vida particular e de personagens bíblicos, a autora consegue prender a nossa atenção e, ao mesmo tempo, nos fazer refletir sobre aspectos da graça e do cuidado de Deus em nossas vidas.

Os capítulos foram escritos para serem lidos sem pressa. São perfeitos para aquele seu momento devocional diário onde você - espero eu - pega sua bíblia todos os dias e reserva um tempo para lê-la e meditar no que acabou de ler. Para aqueles que estão com o coração partido, preenchido pela tristeza das circunstâncias da vida, eu tenho certeza que esse livro será um belo alimento espiritual.

Há também alguns capítulos bastante cômicos. Quero dizer, aqueles que nos fazem dar uma gargalha vez ou outra. A Priscilla tem um jeito de escrever peculiar a ela. Às vezes sério, às vezes irônico, às vezes uma união dos dois. Um dos capítulos que achei mais interessante foi um intitulado "O relógio e o crente". Não sei de onde ela tirou essa comparação, mas que foi bacana, foi.

Fazendo uma comparação entre o crente e o relógio, podemos afirmar que assim como existem vários tipos de relógio (de pulso, de parede, despertadores, com luzes que brilham à noite, caros, baratos, resistentes à pressão e água..) há também vários tipos de crentes, mas o que realmente importa no relógio (e em um crente) é que ele esteja funcionando e trabalhando.

Que tipo de relógio você é?

Antigamente eu era um relógio de dar cordas. Você é um relógio de dar cordas? Tem que ficar lhe visitando, orando por você, pregando de modo incentivador, emprestando livros, CDs, colocando "comidinha na sua boca para você funcionar?

Precisamos ser crentes modernos, que têm bateria durável e que se recarregam sempre na fonte. (Jesus/a Palavra).

Em seguida, a autora vai fazer uma bela comparação entre o rei Joás e o sacerdote Joiada.

Tinha Joás sete anos de idade quando começou a reinar, e quarenta anos reinou em Jerusalém; e era o nome da sua mãe Zíbia, de Berseba.
E fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor, todos os dias do sacerdote Joiada.
2 Crônicas 24:1,2

Porém, depois da morte de Joiada vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu. E deixaram a casa do Senhor Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos. Então, por causa desta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém.
2 Crônicas 24:17,18

Joás foi um bom rei enquanto tinha alguém dando-lhe suporte. Quando esse alguém morreu, o rei logo se desviou.

Era uma relógio que precisa que lhe puxassem a corda constantemente.

Que bela comparação, não acham?

Se vocês gostaram do livro, fiquem atentos pois em 2018 haverá sorteio de todos os livros da Pri aqui no blog e lá no canal do youtube. Basta estar inscrito em ambas as redes sociais.

Fiquem com Deus. :)

Não se esqueçam de se inscreverem no nosso canal e no nosso blog para participarem do sorteio desse livro. :)

Link para resenha completa abaixo:

site: http://resenhascristas.blogspot.com.br/2017/12/resenha-0048-de-graca-em-graca-pri-de.html
Pri de Luz 20/12/2017minha estante
Obrigada por sua resenha, Bruno!
Deu pra conhecer bastante do livro pela forma como você o apresentou, mostrando trechos que achou interessante, comentando.
E você gostou mesmo da comparação com os relógios, hein? hehehehe