A Vida Feliz

A Vida Feliz Sêneca

Resenhas - A Vida Feliz

Madruga - Caractere 13/03/2024

Para ler com calma
[...] o Estado sempre irá desamparar os que o questionam de maneira crítica.

Livro composto por "Sobre a providência", "Sobre a vida feliz" e "Sobre o ócio"

Leia.

iszbellz 25/02/2024

Sobre a vida feliz ?
É sem dúvidas livro que te faz refletir bastante. Apesar da escrita ser meio densa, você ainda sim consegue entender o que o Sêneca quer expressar (pelo menos na maioria das vezes kkkk).
No livro tiveram muitas coisas com que eu concordei, mas também várias que descordei. No geral gostei bastante e fiz várias marcações!

?Ser sempre feliz e atravessar a vida sem tormentos é ignorar a outra face da realidade?

?Nem mesmo esse vírus com que a outros contagias e com que vos destruís não me impedirá de continuar a enaltecer não a vida que levo, mas a que sei que deveria levar?

?Terei convicção de que meu real patrimônio são as boas doações que fiz?

?É isto, sem dúvidas, que se exige de um
homem, que seja útil aos homens, se possível, a muitos, se não, a poucos, se ainda não, aos mais próximos, se nem a esses, a si próprio?

Karen612 16/01/2024

"Para o conhecimento de si é necessária a experiência."
Sim, mais um livro do Sêneca e mais uma vez volto a falar que eu estou completamente apaixonada pela escrita deste homem. Simplesmente é uma leitura fluida e que, mais uma vez, traz uma excelente reflexão estóica e HUMANA. É um livro que contém três livros: Sobre a providência (divina), Sobre a vida feliz e Sobre o ócio.
Sobre a Providência Divina trata-se do porquê pessoas boas passam por coisas ruins, o porquê é permitido para que elas sofram as misérias desse mundo enquanto as más parecem ter uma vida melhor. "Ninguém recebe mais carga do que é capaz de suportar", é o velho clichê só que tratado dentro da filosofia. Sobre a Vida Feliz, como já disse em uma resenha anterior, convoca-nos a buscar uma vida virtuosa e buscar seguir o caminho honesto para alcançar a verdadeira felicidade: uma felicidade desprendida das coisas que não nos são eternas. Já em Sobre o Ócio somos convidados a utilizar nossas vidas através da busca pela sabedoria, se afastando das coisas inúteis e largando os vícios que costumamos obter e trocar por novos.
Acredito que para quem acompanha meu perfil (não que eu seja famosa ou coisa assim, é apenas uma expressão que não sei como substituir por algo mais simples) seja repetitivo eu dizer que super indico e que é uma leitura fluida e agradável, mas é isso mesmo! Essas são minhas palavras finais: vale a pena mergulhar nessa escrita.

Camila 25/10/2023

A vida feliz
É um livro super antigo, mas que nunca deixará de ser atual, fala sobre os pilares para viver a vida de uma melhor maneira e, consequentemente, obter a felicidade com isso

David163 15/10/2023

Sobre a vida feliz
Clássico de uma dos principais filósofos estoicos.
Recomendo as obras do Sêneca para estudo sobre o tema. Cuidado com obras recentes sobre estoicismo pois o transformaram em auto ajuda corporativa.

gstvmts 16/09/2023

Só um pouco menos grandioso
Refaço o mesmo comentário que fiz em ?Sobre a brevidade da vida?. Este foi um pouquinho menos fluido para mim, mas, de igual forma, extremamente proveitoso. Importantes reflexões sobre o hedonismo que são passíveis de aplicação em todo momento.

Clodoviews 31/05/2023

Filosofia
Nunca tinha lido Seneca. Livro bastante voltado para a evolução pessoal, tanto psicológica quanto espiritual. Livro para ser lido e relido com calma, sempre fazendo anotações.

Emmily 15/05/2023

Amei, muito bom. A capacidade de como o livro se expressa para definir a verdadeira "vida feliz" é surreal. O livro em si é ótimo, botei expectativas e saí satisfeita. Valeu cada minuto do meu tempo.

Guinho 05/05/2023

Mais uma leitura de Senêca
Segundo livro de cartas do Sêneca que estou lendo. Eu já estava querendo ler este fazia um tempo.

Nessa coletânea estão presentes três textos: "Sobre a providência", "Sobre a vida feliz", e "Sobre o Ócio".

Comentando rapidamente sobre cada um dos textos, "Sobre a providência" foi o que eu mais gostei. Me surpreende como o Sêneca conseguiu conceber uma ideia de um único Deus, em meio as religiões politeístas da Roma Antiga. Os argumentos que ele usa para defender essa ideia de Deus, e a forma como ele o descreve também é muito interessante. O texto se propõe a responder a pergunta "Por quê coisas ruins acontecem a homens bons".

O segundo texto, "Sobre a vida feliz", não foi tão bom quanto o primeiro ao meu ver. Esperava mais desse texto, achei que ele falou pouco a respeito do tema felicidade, o Senêca se ocupa de rebater as críticas aos estoicos e em refutar certas idéias epicuristas na maior parte do texto.

O terceiro texto, "Sobre o Ócio", está incompleto. Pelo que eu entendi, parte do texto foi perdida. Uma pena, parecia interessante. Quando ele começa a desenvolver o assunto o texto acaba.

Ainda lerei mais livros dele. Esse autor foi responsável por me fazer entrar nesse mundo da filosofia antiga, antes dele eu tinha receio por achar que eu não conseguiria compreender livros escritos a tanto tempo.

pirocadeperuca 02/03/2023

Até agora foi o melhor livro de sêneca que já li; demonstra-se mais atual do que seus outros. é de leitura curta, rápida e fluida, mas por conta do assunto acaba se tornando enjoativo - demorei muito mais do que devia pra ler.
enfim, muito bom

Deza 28/01/2023

Único!
Com certeza, é um dos livros mais impactantes que já li. Não esperava menos desse autor. Recomendo demais.

Lucas Lobo 26/12/2022

Jesus/Sêneca
Alguns ensinamentos contidos aqui nesse livro se parecem muito com ensinamentos que tem na Bíblia. Vou deixar uns trechos abaixo para vocês terem noção do que falo.

"Ame seu próximo como a ti mesmo."
Jesus

"Onde quer que haja um ser humano, há uma oportunidade para o benefício."
Sêneca

"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão"
Jesus

"Você olha as espinhas de outras pessoas enquanto você mesmo está coberto de incontáveis úlceras."

Fernanda.Lopes 03/12/2022

A edição reúne, ainda, dois outros livros: Sobre a providência e Sobre o ócio. Os três são textos curtos (até porque alguns trechos se perderam), mas trazem o olhar apurado e o ótimo texto de Sêneca sobre temas como riqueza, generosidade, críticas e o que queremos da vida.

Como outros livros de Sêneca, é possível ler em muitas camadas: como os textos são bem acessíveis, um iniciante em Filosofia pode se interessar em ler. Mas, quem já tem algum conhecimento do Estoicismo, consegue mergulhar ainda mais na leitura original que Sêneca faz dessa filosofia.

Marcos774 16/08/2022

Leitura simples e agradável
De todos os livros de Sêneca que li até então, esse é meu preferido. Uma leitura apesar de pequena mas muito agradável e de fácil entendimento. E que toca em alguns assuntos de forma bastante atual mesmo pra um livro escrito alguns anos antes de Cristo.

Errante aprendiz 26/03/2021

Sêneca
Aqui aprendi que Ética é imprescindível para ser feliz. E que, apesar disso, é preciso ter cuidado em se deixar levar pelo senso comum, não o desprezando, mas sempre verificando.