Dracula

Resenhas - Dracula

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Erica 22/01/2024

Dracula
Livro lindíssimo, já tinha visto o filme e p livro como é óbvio não desiludiu, simplesmente é espetacular

Vitinho 31/12/2023

Um clássico que me surpreendeu por ser um terror psicológico instigante e fluido, sem todo aquele misticismo em cima dos vampiros

dallazem.m 11/12/2023

Divertido, gótico e em inglês
Foi minha primeira leitura totalmente em inglês, e confesso que não esperava uma linguagem tão fácil
quanto a história é o clássico resumido, bem divertido e rápido de ler
sem contar das ilustrações belíssimas durante todo o livro

L 22/10/2023

Este clássico foi uma surpresa agradável. Considerando que é um livro de 1897, não estava à espera de certos aspetos fantásticos do mesmo. Apreciei muito da forma como percebemos a história através dos pontos de vistas dos diferentes personagens pelos seus diários e cartas. Gostei principalmente do início, quando conhecemos o conde Drácula através dos olhos de Jonathan Harker.

Apaixonei-me pela escrita rica e detalhada dos locais e sentimentos dos personagens. Houveram momentos que achei o ritmo do livro um pouco arrastado devido a esta caraterística, contudo, num ponto de vista geral foi uma leitura muito agradável.

Neste livro são abordados imensos tópicos como o género e a religião. Gostava de saber mais como este livro foi recebido pelos cristãos na época - um insulto à sua religião ou uma homenagem?

Penso que faltou algo no final, principalmente pelos personagens descredibilizarem o Drácula e descrevendo o seu cérebro como "cérebro de criança". O mesmo Drácula que esteve sempre um passo à frente deles, que brincou com eles como um gato brinca com um rato antes de o atacar. Apesar disso, foi um bom final, onde todas as pontas soltas são fechadas e começamos o desfecho de cada personagem.

arthurzito 10/09/2023

Após a leitura de "Frankenstein" de Mary Shelley, minha motivação para explorar outros clássicos de horror e suspense estava consideravelmente abalada, principalmente devido à tendência de Hollywood de distorcer as adaptações literárias. No entanto, minha jornada literária encontrou um novo ânimo com "Drácula", a obra-prima de Bram Stoker.

"Drácula" é um romance epistolar que se desenrola entre 3 de maio e 6 de novembro. Uma experiência literária única que surgiu através do site "Drácula Daily", que enviava trechos do livro correspondentes ao dia. Esse toque de autenticidade me incentivou a mergulhar de cabeça nessa leitura.

Até meados de agosto, a trama se desenvolve de forma gradual, repleta de enigmas e pontas soltas. Isso ocorre porque Bram Stoker trabalha magistralmente no desenvolvimento da história, cuidadosamente elaborando cada arco de personagem. Os três arcos principais envolvem Mina Harker, Jonathan Harker e o Dr. Seward. Ao longo do livro, esses arcos se entrelaçam, surgem novos também, apresentando novos personagens e, no final, convergem em uma narrativa única, com várias perspectivas de narrativa. A maneira como o livro cativa o leitor é incrível. Confesso que não consegui esperar até novembro para terminá-lo, mas a experiência de receber fragmentos da história em tempo real, descobrindo o que cada personagem sabe junto com eles, é verdadeiramente única.

É importante notar que a história se desenrola de forma lenta, o que pode não agradar a todos, pois naquela época, tudo levava mais tempo, desde correspondências até viagens. No entanto, essa lentidão confere um valor especial à leitura. Destaco a construção do arco final e a oportunidade de conhecer mais sobre o Drácula. Há muitos aspectos que o cinema optou por não incorporar, o que me surpreendeu muito.

Diferentemente de "Frankenstein", não desenvolvemos empatia pelo Conde Drácula, mas o livro nos faz perceber que a zoofagia, um termo que aprendi durante a leitura e que provém de um personagem figurante fascinante que rouba a cena em vários momentos, não é natural e, de certo modo, Drácula também sofre com isso. Essa interpretação surgiu para mim com a introdução de novos vampiros na história, mas acredito que também seja aplicável ao próprio Drácula.

Além dos personagens, Londres e o castelo de Drácula emergem como protagonistas de igual peso. Eles são igualmente presentes e detalhados, cativando o leitor tanto quanto os personagens humanos. A diversidade nas vozes narrativas, devido à narrativa de várias pessoas, permite uma visão multifacetada e cativante desses locais.

A leitura do prólogo, uma história à parte retirada do livro e incorporada de uma nova maneira na narrativa, "O Hospedeiro de Drácula", acrescenta muito à história e despertou meu interesse desde o início também.

Ge... 23/08/2023

Me senti bilíngue kkkkkk
Por ser meu primeiro contato com um livro em inglês posso dizer que achei meio estranho mas, acho que é normal (não sou fluente).
A história é muito boa e divertida, tem a escrita bem fluida e eu realmente achei a história interessante, por mais que essa foi uma versão reduzida, consegui pegar a essência da história original.

Alana413 22/08/2023

Resumo
Sabendo que o livro faz parte da coleção de livros de Oxford para estudo do inglês torna-se um bom resumo do livro. Mas para deleite da história tem-se muitos furos.

@fannykytabooks 14/04/2023

Primeira leitura em inglês!
Por mais que tenha sido uma versão resumida, o livro enriqueceu muito meu vocabulário em inglês. Sei que o livro original foi escrito a base de cartas e diários, o que acaba sendo um pouco mais longo e descritivo. Mas a essência da história é a mesma, em que os homens lutam para salvarem suas mulheres das garras do vampiro. O final eu achei que poderia ter sido melhor desenvolvido, mas a história te prende. Meu personagem favorito, de longe, foi o médico Van Helsing.

Mithren 05/03/2023

Achei o livro divertido, mas cara, que chatisse cansativa foi a leitura. A pessoa lê, lê e lê e não sai do lugar.

InAs.Faleiro 05/02/2023

AHHHH MT BOM
Adorei toda a leitura, um clássico que deve ser lido e para aqueles que não apreciam este género, nem se vão aperceber disso ao longo da leitura. No entanto, esperava haver mais alturas em que a leitura me deixasse horrorizada.

Victoria 24/01/2023

Terminei sem saber se gostei ou não
Por mais que algumas partes da narrativa tenham sido interessantes e o livro ser considerado um clássico, para o meu gosto pessoal achei os personagens bem planos, sem nada de interessante ou alguma complexidade que me fizesse me importar com eles.
Aline Obnesorg 24/01/2023minha estante
É isso! Também achei bemmm mais ou menos kkk

Victoria 24/01/2023minha estante
Aí que alívio, porque fiquei lendo e pensando "será que o problema sou eu?" XD

Aline Obnesorg 25/01/2023minha estante
Sempre penso o mesmo quando leio clássicos lkkk

Gaua 24/01/2023

Muito bom!
Esse é um clássico maravilhoso do terror gótico e uma leitura muito rápida e contínua.
A história é contada, principalmente, através das leituras dos diários dos personagens e vai alternando, o que torna a leitura dinâmica e mantém o interesse.

Karyn 05/01/2023

Drácula
Esse livro faz parte da coleção The Oxford Bookworms Library. São livros para quem está começando a ler em Inglês divididos em níveis de dificuldade. São livros bem pequenos, acredito que eles devem resumir os clássicos e simplificar as palavras usadas conforme o nível que o livro está localizado. Esse foi meu primeiro livro em inglês e o que me incentivou a me jogar de cabeça na leitura em outro idioma. Fora que foi bem legal ter contato com essa história clássica, mesmo que de forma resumida.

deborah 22/12/2022

Drácula
Livro magnífico, perfeito, incrível
A escrita é feita por base de cartas e diários mas isso só dá um ar de mistério a mais na história, não é um livro de plot mas a história continua sendo MUITO boa, é um mistério com terror muito bom.
Quatro homens lutando por duas mulheres que todos eles amam.

Lissa 14/12/2022

Que livro massante da 🤬 #$%!&
Sério. Talvez o problema seja eu.
Foi EXTREMAMENTE cansativo ler isso. Provavelmente péla linguagem e eu ne arrependo demais. O livro é bonito pelo menos.
Em relação as histórias, Dracula segue sendo minha favorita não pela narrativa ou a criação em si, mas pela forma de ter sido escrita em primeira pessoa, através de recados/diarios e etc. Isso é bem fora da caixa e acho incrível esse homem ter decidido explorar esse mecanismo em uma época tão antiga.
Os outros dois contos principais foram bons mas achei relativamente confusos. O segundo realmente me bateu como uma história de terror e o terceiro foi dificil de desvendar.
Acredito que boa parte se da também pelo contexto da escrita. Sua época e a forma com que as histórias eram redigidas. Queria ter... Visto mais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5