Dracula

Resenhas - Dracula

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@aprendilendo_ 08/11/2020

Resenha de Drácula
Popular na cultura moderna, o vampiro, ser sobrenatural caracterizado pela macabra sede por sangue, existe há séculos nos contos da humanidade, sendo a mitologia eslava aquela responsável por criar os elementos presentes nos seres descritos em livros e filmes do séc. XXI. No entanto, apesar de seus primórdios serem tão antigos, a verdadeira ascensão do mito teve seu real início com a publicação do grande clássico, Drácula, escrito por Bram Stoker e divulgado em 1897. Nesse contexto, por meio de relatos e cartas dos protagonistas, a história conta como um grupo de pessoas lidará com o rei Nosferatu quando, de forma abrupta, suas vidas passam a ser afetadas diretamente pelo monstro imortal.

Com um início devagar e muito descritivo, a obra começa com um intuito certo, causar sensação de estranheza e incompreensão no leitor. Sinal disso é a criação aqui de um Drácula, diferentemente do que se possa pensar, muito mais macabro do que realmente imponente. Tal característica é aprofundada por dois pontos essenciais, a forma ponderada pela qual os fatos são revelados, e o elemento da narrativa feita por meio das cartas e diários dos personagens, pois com esse fator, nos tornamos presos à ignorância de cada sujeito sobre os acontecimentos estranhos e à temporalidade do ocorrido. Assim, como as epístolas descrevem apenas o passado e ficam restritas aos saberes do indivíduo, o leitor, após cada capítulo, deixa de se perguntar apenas “o que vai acontecer? ”, e passa a igualmente questionar “o que aconteceu? ”. Como consequência, o ambiente excêntrico e as dúvidas sobre alguns ocorridos tornam a obra algo extremamente instigante e contagioso, nos aproximando da sensação de desamparo e incerteza dos personagens em cada cena.

No decorrer do livro, a característica vagarosa perde a vez para um desenvolvimento acelerado, permitindo cada vez mais lacunas para o leitor imaginar por si os ambientes góticos dos capítulos. Aqui, aquela prisão aos conhecimentos temporais de cada personagem é utilizada de forma inteligente quando, por meio de uma intercalação crescente entre os relatos de cada um, o autor começa a dar uma sensação de ação e caçada enquanto, de forma sútil, cria no leitor um sentimento de presságio, como se a todo momento algo estivesse prestes a acontecer. Sobre os personagens, novamente a escolha da narrativa em formato de relatos traz consigo um acerto fundamental para a obra. Por meio das cartas, a relação de empatia com os sujeitos tende a aumentar e torna-se difícil não nos apegarmos a nenhum, afinal, com cerca de nove indivíduos recorrentes, Bram apresenta uma multiplicidade cativante de personalidades para todos os gostos.

Com uma charmosa ambientação gótica e um bom uso do sobrenatural, Drácula impressiona em sua diversidade, seja narrativa, seja de personagens. Afinal, consegue, ao mesmo tempo, entregar um belo romance, um tenso suspense, um macabro terror e uma bela aventura. Ótimo livro, vale a pena a leitura.

Nota: 8,5

Siga-me no Instagram: @aprendilendo_
Leticia.Fonseca 15/11/2020minha estante
essa é uma das melhores versões,constrói o dracula de uma maneira mais abrangente e menos romantizada,eu gostei bastante

@aprendilendo_ 16/11/2020minha estante
Eu também adorei!

Regina 14/12/2020minha estante
Amei sua resenha. Me motivou a continuar, como vc disse; o início é meio lento e isso dá uma preguiça.

@aprendilendo_ 14/12/2020minha estante
Muito obrigado! Realmente, o início e o final tem suas diversas críticas, mas acredito que o meio faz valer a pena

Kamilla.Silva 20/02/2022

Primeiro Vampiro (First Vampire)
Eu estava bem animada em ler Drácula, pois foi o primeiro livro sobre vampiros escrito. Muitas informações sobre vampiros que temos até hoje veio desse livro. A história tem momentos bons e ruins. Me vi devorando o livro em algumas partes e em outras achava tediosa e lia devagar. É um clássico, então não é tão fácil de ler, mas é interessante. Meu personagem favorito foi o doutor Van Helsing, ele é muito inteligente e sabe muitas coisas não só sobre medicina, mas também sobre vampiros. Se você gosta de vampiros, Drácula tem que estar na sua lista de livros para ler.

I was really excited to read this book, as Dracula was the first vampire book written. Most of the information of vampires we have until today, came from this book. The book itself has good and bad parts. I saw myself getting addicted in some parts and very bored and reading slow in others. It?s a classic, so it?s not that easy to read, but it?s definitely interesting. My favourite character was Dr Van Helsing. He is very knowledgeable not just about medicine, but in general subjects, even about vampires. If you like vampires, Dracula must be in your book list to read.
Ri :) 20/02/2022minha estante
Com certeza está na minha lista de favoritos.

Thais 20/02/2022minha estante
Amo Drácula, tbm está na minha lista de favoritos e para mim foi uma leitura super fácil e fluida.

dallazem.m 11/12/2023

Divertido, gótico e em inglês
Foi minha primeira leitura totalmente em inglês, e confesso que não esperava uma linguagem tão fácil
quanto a história é o clássico resumido, bem divertido e rápido de ler
sem contar das ilustrações belíssimas durante todo o livro

Karyn 05/01/2023

Drácula
Esse livro faz parte da coleção The Oxford Bookworms Library. São livros para quem está começando a ler em Inglês divididos em níveis de dificuldade. São livros bem pequenos, acredito que eles devem resumir os clássicos e simplificar as palavras usadas conforme o nível que o livro está localizado. Esse foi meu primeiro livro em inglês e o que me incentivou a me jogar de cabeça na leitura em outro idioma. Fora que foi bem legal ter contato com essa história clássica, mesmo que de forma resumida.

Adriana.Machado 20/08/2020

4/5 ?
Livro escrito em 1897 por Bram Stoker e que vai contar a história do Conde Drácula através do formato de diário e cartas, entre os diversos personagens da história.
A história é incrível, prendendo-nos do início ao fim.
Apenas tive pena que o Drácula não aparecesse muito, estava à espera que fosse uma presença constante.
É um livro que vale muito a pena ler, sendo um clássico de terror ótimo e que nos vai acrescentar sempre qualquer coisa.
Não dá medo, mas eu amo histórias de vampiros, principalmente se incluir terror.
Aconselho muito ?

Juliana.Radosavac 02/06/2020

Surpreendente
Ler Drácula pode parecer algo que trará poucas surpresas, afinal, tanto se ouve falar dessa figura (mesmo na cultura pop). Ainda assim, o livro contém muitas surpresas. O maior mistério e talvez o que eu esperasse ter visto mais (apesar de não ser defeito) é uma participação maior do próprio Drácula. No entanto é algo que condiz com o romance epistolar.

jonathan.franci 10/09/2015

Apaixonado por Mina Harker
Como descrever em poucas palavras um romance como esse?
Simplesmente incrível e arrebatador. Bram Stoker narra essa história de forma magistral. Sendo um clássico nos dias de hoje!

Como não admirar a coragem de Jonathan Harker?
Como não admirar a inteligencia do Dr. Van Helsing?
Ou não ter medo do próprio Conde! Que é personagem central dessa história!
Como também não admirar Renfield, Dr. Seward. Lucy e Quincey Morris.
Mas como não se apaixonar por Mina Harker! A encantadora esposa de Jonathan.
Mina que fez tudo de coração e alma! Oh Mina, mesmo depois de acabar o livro, Mina Harker não sai da cabeça. Que Todos possam aproveitar este livro incrível. E que todos tenham uma Mina Harker em suas vidas!

Edson Sokabe 19/08/2021

Excelente leitura
Confesso que no começo estava resistente à leitura, no entanto com o passar da leitura, a história ficou cada vez mais fluída, achei que o final poderia ter sido melhor, mas já entrou no me top 10.

@Estantedelivrosdamylla 12/12/2020

Incrível!
A primeira coisa que me vem à cabeça quando falo sobre essa obra é: imersão. Já estamos carecas de saber sobre quem é o Conde Drácula, o que são vampiros, o que eles são capazes de fazer, entre outras coisas. Então, no instante em que comecei a ler essa obra, eu tentei ao máximo abstrair todos os conceitos que eu tinha previamente sobre essas criaturas e mergulhar de vez na visão dos personagens.

Os primeiros capítulos que são compostos pelos diários de Jonathan Harker são extremamente empolgantes e sinistros. A ideia de estar dentro de um castelo com uma criatura obscura, maligna e totalmente desconhecida é muito macabra. E foi com essa sensação que passei os primeiros capítulos.

Outra característica marcante dessa obra foi a maneira como tudo aconteceu. O autor foi extraordinário ao escrever cada detalhe, pois ele nos mostrou um desenvolvimento incrível da história. As coisas não acontecem "do nada", todos os passos dos personagens são explicados, a forma como eles obtiveram certas respostas, a relação entre eles, a personalidade de cada um, tudo isso é bem detalhado, provocando uma forte sensação de "começo, meio e fim".

É uma história e tanto! Recomendo muito, e principalmente que ao iniciar, você se desapegue de todos os seus conceitos e mergulhe na história de maneira a viver cada detalhe de forma intensa.
Andressa 13/12/2020minha estante
Que resenha maravilhosa! Vou com certeza adicionar a minha lista de leitura ;)

@Estantedelivrosdamylla 14/12/2020minha estante
Muito obrigada!! Esse livro vale muito a pena mesmo.

Charmssss 02/04/2021

Não é só uma história sobre Drácula
Me surpreendi com esse livro! A história é cosntruída por meio de relatos, cartas e diários e cada personagem dá seu toque especial na história. Me arrepiei em alguns momentos do livro, senti pena em outros e também fiquei de saco cheio em em algumas partes. Porém me surpreendi bastante com o final da história e com a união de todos os personagens para salvar aqueles que amam.

Raphaella 25/06/2012

18 de maio, noite. – Já faz tempo que li "Dracula", de Bram Stoker. Minha edição é da Penguim, em inglês (por isso a falta de acento), até colei uma cópia dela aqui, para não ter dúvidas em eventuais consultas futuras.

Esse livro me persegue, então resolvi deixar a preguiça de lado e desenterrar este diário (o que é meio irônico, na verdade) para fazer algumas observações sobre ele - e o que falam dele por aí...

Continue lendo em: http://bit.ly/LwgVGn
(este texto só faz sentido lá)

Fabiana 13/01/2021

Posso afirmar que estou gostando cada vez mais de histórias contadas através de cartas e entradas em diários. É muito interessante ler um livro dessa maneira, e com Drácula não foi diferente.

Conhecer a história original de Drácula, e ver a construção da figura do vampiro como uma criatura que não suporta a luz, tem medo da cruz e de alho... foi incrível. O livro em si não tem muita ação, porém a leitura não foi monótona em nenhum momento. É um livro clássico que não é muito complicado de ler (digo isso devido ao fato de ter sido publicado em 1897). Simplesmente único. Recomendo demais.

Alana413 22/08/2023

Resumo
Sabendo que o livro faz parte da coleção de livros de Oxford para estudo do inglês torna-se um bom resumo do livro. Mas para deleite da história tem-se muitos furos.

Le 18/03/2021

Eu achei o livro interessante e foi bom pro meu aprendizado. Mas pra ser sincera a história não me cativou muito kkkkk

Jubiii 29/04/2021

um belo final
O começo é beeeem enrolado, parece que as histórias não vão se cruzar nunca, mas depois que tudo se entrelaça, a coisa engata.
Gostei bastante do fim do fim hehe.

1 | 2 | 3 | 4 | 5