Puro

Puro Andrew Miller

Resenhas - Puro

Morienti 27/12/2023

As primeiras ambições são as melhores. Somos menos corajosos mais tarde.
"Pure" se passa no século XVIII, em uma França antiga e em processo de revolução. Com a preocupação sanitária acerca do "Le Cimetière des Innocents", ou "O Cemitério dos Inocentes", que enfrentava um problema de superpopulação na época, o engenheiro Jean-Baptiste Baratte enfrenta o primeiro e maior desafio da sua vida ao ser contratado para tal serviço.

Com conflitos internos acerca do contraste entre a perfeição e a desilusão, a vida no campo e a sociedade boêmia de Paris, o estado de espírito de Jean-Baptiste acompanha o projeto e própria limpeza do cemitério, sucumbindo em suas falhas, resistindo para seu aperfeiçoamento e indo além para sua melhoria.
O livro retrata principalmente o contraste entre o caos da revolução e a busca por pureza e renovação.

“As primeiras ambições são as melhores. Somos menos corajosos mais tarde.”

“A pobreza das aldeias é quase pitoresca das janelas de uma carruagem que não está parando.”

Giovani 17/06/2023

Puro, apesar da grande vida, morre
Inegável a qualidade histórica do livro e como ela parece de transportar, mesmo com a ficção, à França pré-revolução. Mas puro, como o cemitério em que passa seu enredo, morre. Digo morre porque o livro parece abrir tantas possibilidades de climax mas não escolhe, e por consequência não fecha, nenhuma. Pensei por um momento em desistir da leitura. Felizmente, ao final, o livro começa a dar uma engatada. De toda forma, não surpreende e, pior, não anima.

Thai 02/03/2023

É um livro ok. O livro é contato pelo ponto de vista do Jean Baptiste e apesar de ter ótimas descrições, bem detalhadas, fazendo com o que você seja introduzido no cenário francês, alguns personagens não tem uma coerência no seu desenvolvimento e algumas perguntas ficam sem resposta. O livro é bom, mas não me arrebatou.

Ket 13/10/2021

Purificar para o futuro. Seja ele qual for.
Uma boa ficção histórica sobre a Paris pré-revolução, que mostra o desmanche e retirada do grande cemitério Les Innocents do coração da cidade. Além de uma ameaça à saúde pública, o lugar também representa o passado; a Paris antiga e virulenta que precisa passar pela destruição para nascer de novo, dentro dos moldes higienistas.

Uma coisa curiosa sobre a história é que, apesar de haver um movimento do poder administrativo para a obra (afinal, o cheiro faz mal aos Ministros e ao Rei...), a população que vive no entorno do Les Innocents não parece desejar sua retirada. O cemitério faz parte da identidade das pessoas, algo que sempre esteve lá. Apagar o cemitério parece ser também apagar as pessoas pobres e humildes em seu entorno.

Um bom livro, cheio de metáforas sobre o passado x o futuro (a revolução que está batendo na porta).

Glauber 28/01/2021

Romance histórico
É um romance histórico, que mistura realidade e ficção para falar de um momento de eminente transição entre o mundo feudal e o mundo burguês.

O protagonista recebe a missão de destruir um cemitério e uma igreja em Paris, representantes da impureza de um tempo, e ao longo da missão percebe que ela é apenas um prenúncio de uma mudança ainda maior.

Eduardo Garcia 06/07/2020

Leia como romance sem base na revolução
Dentro do interesse sobre a Revolução Francesa, achei esse livro no meu kindle unlimited, pensando ler algo com base na pré-revolução, mas, o romance mostra o cotidiano de uma Paris imunda, com personagens enigmáticos e uma trama acerca da demolição de uma igreja e de seu cemitério, ambos, abandonados a cinco anos. Traços de uma tensão entre o partido do futuro e as tradições enraizadas no falido reino de Luis XVI são colocados em doses menores, e, num certo momento, se pensa num paralelo com a queda da Bastilha quatro anos depois, mas, não há ligações aparentes.

Tony 21/04/2020

Mal cheiro
A descrição do mal cheiro exalando dos corpos em decomposição é de assustar...

Uiara 27/08/2018

Ótimo
O enredo e as personagens são fascinantes, uma pena que o autor tenha deixado os capítulos finais escritos de uma forma apressada, sem grande desenvolvimento.
cid 21/12/2018minha estante
Concordo. O autor poderia ter se dedicado mais para finalizar a história.

Gladston Mamede 26/11/2017

Um bom mote, um bom começo, muitas informações históricas que são ótimas para formar a compreensão do contexto de Paris um pouco antes de eclodir a Revolução Francesa. Tinha tudo para ser fantástico. Mas a história se perde no meio e o final é apressado. Frustou-me por isso. Mas aprendi muito de história, o que é bom.

Dalila 27/01/2017

Achei o enredo todo muito interessante, e aleitura fácil, livro bem escrito.
A princípio a ideia de deslocar todo um cemitério incrustado no meio de Paris me pareceu totalmente inviável, mas na realidade o foco da história não é necessariamente esse, acredito que se trata mais dos conflitos pessoais do jovem engenheiro que da grande empreitada em si, ele se vê em diversos momentos tomando decisões que estão ligados a moral e ética, decisões que muitas vezes o fazem pagar com a própria inocência. Saber que o cemitério de Les Innocentis realmente existiu torna a história mais interessante.

Fabio Martins 07/08/2015

Puro
É bem interessante o que uma visita despretensiosa a uma livraria pode te proporcionar. Em uma dessas ocasiões em que fui apenas passear em uma livraria para dar uma “folheada” em alguns livros, me deparei com o livro Puro, de Andrew Miller. O que mais me chamou atenção foram os prêmios vencidos pelo autor e a indicação do jornal The Guardian, que elegeu a obra um dos dez melhores romances históricos de todos os tempos.

O livro baseia-se parcialmente em fatos reais. Nos anos pré-Revolução Francesa, os cemitérios de Paris representavam um grande incômodo para a população local. O maior deles, o cemitério conhecido como Les Innocents, estava entupido de corpos enterrados e as pessoas que moravam ao redor começaram a ficar doentes devido à contaminação do solo que eles corpos provocavam.

Para resolver essa situação, foi feita uma verdadeira limpa nos cemitérios de Paris, e os ossos de milhões de pessoas foram levados para túneis subterrâneos já existentes no subsolo da cidade. Atualmente, as famosas “Catacumbas de Paris” oferecem um tour fascinante e sinistro ao longo de quilômetros de corredores banhados de ossos.

No livro, o jovem engenheiro Jean-Baptiste Baratte é contratado diretamente pelo Ministro do rei para realizar tal tarefa. Em princípio, é um trabalho excelente e uma grande oportunidade de tornar-se famoso. Ao chegar a Paris e hospedar-se na casa da acolhedora família Monnard, algumas coisas parecem estranhas. O sabor da comida local é diferente, ruim. O hálito das pessoas é cadavérico, e elas parecem não perceber isso. O cemitério incomoda, mas está tão incrustado às vidas dos habitantes, que eles até criaram certa afeição pelo lugar.

Aos poucos o trabalho é iniciado. Mineiros funcionários de um amigo de Baratte da Normandia são contratados para realizar a obra. Dentro do cemitério, alguns percalços e acidentes de trabalho. Fora dele, confusão na casa dos Monnard, olhos voltados para Helöise, uma conhecida prostituta austríaca, olhares atravessados da população local e uma cidade fervilhante de ideias revolucionárias.

O livro é muito bem escrito por Andrew Miller, pois retrata uma Paris pré-Revolução Francesa de forma muito clara e nítida. A população vivendo em um esgoto a céu aberto, suja, esfomeada e insatisfeita com os gastos astronômicos de seus governantes. Para quem gosta de história, Puro é um retrato muito fiel daquela época, resultado de grande pesquisa por parte do autor.

Entretanto, ao terminar o livro senti certa frustração. Durante toda a leitura, você fica imaginando que algo diferente irá acontecer e a história terá uma reviravolta, mas ela segue normal – até certo ponto – até o final. Fora alguns acontecimentos no meio da história, que não têm tanto grau de relevância, toda a obra contempla “apenas” a demolição do cemitério e a igreja ao lado, sem muitas novidades. A narrativa é boa e atraente, mas não apresenta muitas novidades.

site: lisobreisso.wordpress.com

Valério 24/10/2014

Potencial mal aproveitado
O livro tem um grande tema a ser explorado, o real esvaziamento do cemitério Les Innocents, em Paris.
Mas me pareceu que o autor se perde. Muitos acontecimentos parecem ter sido colocados na trama para um desdobramento, mas nada acontece.
As consequências de ações tomadas pelo protagonistas poderia render brilhantes diálogos e acontecimentos marcantes. Mas nada acontece.
No final, há aquela sensação que faltou algo.
Bom livro pelo seu valor histórico.
Mas falta paixão, falta acontecimento, falta muita coisa.

Márcio_MX 22/08/2013

A MORTE DE UM CEMITÉRIO
Gosto de livros que fazem essa mistura de realidade histórica com ficção. Trazem cultura com diversão, além de sempre povoar nossas mentes do que realmente é realidade ou não.

Em “Puro” vivemos na época da pré-revolução francesa, quando o cemitério de Lês Innocents, torna-se um problema para a população, pois com o crescimento da cidade, este acumulou gerações e mais gerações de despojos funerários tornando o ar “pesado”, o solo e a água contaminados com o excesso de matéria orgânica.

Até o filósofo Voltaire descreveu a situação: “Os cachorros vêm aqui para cavoucar os ossos; um vapor grosso exala dali”.

A população adoecia. Para resolver o problema o governo contrata o engenheiro Jean-Baptiste Baratte para retirar o cemitério tornando o lugar novamente habitável. Uma tarefa difícil tanto na execução prática, quanto na parte psicológica dos envolvidos direta e indiretamente.

A tradução é ótima, usando uma linguagem rebuscada nos traz ainda mais perto de 1785. O tema é interessantíssimo, os personagens marcantes, mas ainda sim não é um livro daqueles inesquecíveis, apenas bom e que esquenta mesmo só no seu final. Está muito longe de ser uns dos 10 melhores romances históricos de todos os tempos como diz o the Guardian logo na capa do livro.
De qualquer forma vale à pena ler, ainda mais quando se faz uma pesquisa na internet, visualizando desenhos da época ou fotos das atuais catacumbas parisienses.

Só Sobre Livros 14/08/2013

Purificando Les Innocents
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/08/purificando-les-innocents-carla.html