Desvendando os Quadrinhos

Desvendando os Quadrinhos Scott McCloud

Resenhas - Desvendando os Quadrinhos

Gabi 20/03/2024

Eu amo esse livro. É uma teorias mais instigantes que já li. A metalinguagem, todo trabalho e genialidade de fazer uma história em quadrinhos sobre as técnicas, história e teoria dos quadrinhos é realmente deliciosa.

Grayson.Guilherme 31/01/2024

Sem dúvidas, incrível
Esse livro é muito bom, a forma como o Scott McCloud te ensina sobre quadrinhos fazendo quadrinhos é incrível. Meta linguagem total.

Além disso, é muito bom aprender as diferenças entre os quadrinhos americanos, japoneses e até europeu (apesar de ser o menos citado), aprender sobre os tipos de quadros existentes, de onde possivelmente começou e tudo com muito exemplo. Exemplos muito bons e fáceis de entender aliás.

Recomendo, fortemente esse livro caso você queira aprender sobre quadrinhos e se divertir enquanto aprende.

E não acho que é uma leitura demorada a não ser que a sua rotina esteja cheia de coisa, fora isso, é bem tranquilo.

tiagosmc 17/07/2022

Arrebatador
Pela capa, eu jamais tiraria da estante sequer para folhear. Para minha leiga surpresa, Scott McCloud se elevou com esse livro à condição de gênio, a abordagem que ele traz sobre os quadrinhos é genial. E posso assegurar que qualquer pessoa interessada em história da arte de um modo geral - pinturas, esculturas, desenhos na areia, caretas, o que quer que seja - vão aprender bastante com esse livro. Recomendado a todos os seres humanos que se interessam por arte, no seu entendimento mais amplo possível.

felipebrb 29/01/2022

Apesar de não gostar muito do termo "leitura obrigatória" se é que há realmente alguma, seria esse tratado histórico e minucioso sobre a arte em seus mais diversos aspectos que Scott McCloud conseguiu realizar aqui. Leitura que vai enriquecer a percepção prévia e futura de qualquer expressão artística que tivermos contato, recomendo demais!

Carlos.Bonin 27/11/2021

Um livro sobre quadrinhos... em quadrinhos
Este... quadrinho é impressionante. Scott McCloud me ensinou muito neste livro em forma de quadrinhos. De fato, após lê-lo, posso dizer que comecei a entender os quadrinhos, no sentido que os vejo por diversas perspectivas, agora.

@oneuroperegrino 17/11/2021

Pra quem ama quadrinhos
A leitura deste "manual" me deu novas perspectivas, tanto como leitor e também como criador de histórias em quadrinhos, esse é o tipo de livro a ser revistado, até mesmo como um parâmetro e um termômetro pra auto análise enquanto quadrinista. Muito bom ?

Ju 08/04/2021

Esse livro foi uma ótima 'surpresa' (já estava na minha lista de desejos há muito tempo, mas finalmente o li por estar listado na literatura complementar de uma matéria da faculdade).
Ele abrange não apenas o tema quadrinhos em si, pois, para fazê-lo, explora a arte de modo amplo e aprofundado, passando por sua história, elementos compositivos, cores, abordando-os muitas vezes de um modo muito mais filosófico que se poderia imaginar para essa hq (às vezes parecia que eu estava lendo sobre toda a minha vida até então, não apenas sobre o nicho quadrinhos).
Alguns pontos foram extremamente certeiros (como nos passos da criação da obra e os 2 principais pontos de foco - na forma ou no conteúdo), mostrando tão claramente uma dúvida que eu tenho e que apenas tangenciava a minha mente sem eu conseguir definí-la.
Se você curte livros teóricos (meu caso), provavelmente vai curtir. Se quer saber mais sobre quadrinhos, óbvio. Mas para quem quer saber mais sobre arte ou cultura, ou mesmo quem é um entusiasta da vida e de como compreendê-la melhor, indico essa que pode ser a sua próxima melhor leitura.

Joelson.Maximo 27/03/2021

Contribuiu muito para minha criatividade
Acho que foi um dos primeiros livros que estudei na vida, estava com 15 anos e lá comprei esse livro que me apresentou tantos conceitos sobre arte que mesmo após anos sem ler ele eu ainda consigo identificar os conceitos apresentados nele.

É um livro que me auxiliou bastante na minha criatividade

@kuroikibo 22/02/2021

Scott McCloud é um Gênio
? Esse é o primeiro livro de uma trilogia mega didática, onde o autor aborda desde os primórdios do começar a fazer quadrinhos, até experimentar e inovar com as suas próprias técnicas e maneiras mais atuais!

CarsMatheus 28/06/2020

Genial
McCloud é genial! Preciso na viagem através da história dos quadrinhos e brilhante na metalinguagem, amplia os conceitos de Eisner e defende abertamente o caráter artístico das HQ.

Anderson Luiz 01/06/2020

Um exercício de metalinguagem surpreendente
Os quadrinhos possuem uma linguagem própria e talvez a melhor forma de compreendê-la seja utilizando-se da mesma para explicá-la.

Aqui, Scott MacLoud apresenta um estudo detalhado e bastante acessível, trabalhando a definição de quadrinhos (se é que podemos chegar à uma), bem como as principais características dessa linguagem que ao longo dos anos foi (e ainda é) subestimada, estereotipada e, por vezes, vista com desaprovação e como uma arte menor (quando considerada) pelo senso comum, geralmente por desconhecimento da linguagem

Em Desvendando os Quadrinhos, McLoud se desenha conversando com o leitor e explica a linguagem através do próprio quadrinho que se apresenta. Um exercício de metalinguagem surpreendente!

Cabe ressaltar que a discussão sobre Quadrinhos avançou bastante desde que MacLoud se propôs a discuti-la nos anos 90, mas sem dúvidas, é o trabalho mais divertido que já li que busca discutir a linguagem dos quadrinhos e o que mais indico para quem quer começar a conhecer um pouco mais sobre essa arte.

rogerio.acioli 17/02/2017

O melhor quadrinho é sobre quadrinhos
Um dos melhores quadrinhos que já li na minha vida é justamente um compedium técnico sobre quadrinhos. De forma genial e demonstrando controle e eficiência, McCloud narra a história da Arte Sequencial, ou , Histórias em Quadrinhos, desde da sua base rupestre na sociedade até o fim do século XX. Cada capítulo lido, era como passeio em cada tarde ou madrugada que passei lendo quadrinhos e pude rever cada conceito que aprendi com esse livro sendo aplicado de forma subliminar. É obra para entender um quadrinho por completo, mas também para aprender sobre arte, suas influências e como ela é, uma força de renovação e invenção, uma filosofia pela inovação, a tradução da arte como vontade que nos leva à frente.
E nós quadrinhos não é diferente para aqueles que buscam transformá-lá numa forma de comunicação. E se você ainda acha que quadrinho é uma arte menor, releia. Ótima obra!

Alexandre.Lavorenti 10/01/2017

Recomendadíssimo
Uma obra indíspensável pra quem gosta de quadrinhos ou quem quer entender mais sobre o assunto. O narrador se desenha e vai contando sobre elementos dos quadrinhos de uma forma que eu nunca tinha visto antes. Da pra perceber que foi feita uma baita pesqquisa em cima

Andreluizdsg 29/08/2016

Mergulhando de cabeça na Nona Arte
Nesse livro o Autor e Quadrinista Scott Mcloud usa toda sua experiência em quadrinhos, para falar de forma prática e divertida sobre o mundo dos quadrinhos, seus gêneros,discurso, formas de criação, como surgiu e como evoluiu essa industria de entretenimento que hoje é uma base de roteiros para Hollywwod.
Leitura fácil e inteligente que pode ser lida por fãs ou leitores experientes de quadrinhos, como também por aqueles que estão começando a se interessar por quadrinhos

Ed 07/06/2014

Desvendando os Quadrinhos
QUE TALENTO, SCOTT McLOUD!!!!
Fiquei impressionado. Ele dá um tapa naqueles que vêem os quadrinhos como um "gibi" qualquer. História, cultura, arte, efeitos visuais, tudo isso se mostra importante na obra de Scott e faz desse livro uma Bíblia dos quadrinhos. Pra quem gosta, é indispensável. Pra quem não gosta é bem provável que passe a gostar.