Desvendando os Quadrinhos Scott McCloud

Resenhas - Desvendando os Quadrinhos

tiagosmc 17/07/2022

Arrebatador
Pela capa, eu jamais tiraria da estante sequer para folhear. Para minha leiga surpresa, Scott McCloud se elevou com esse livro à condição de gênio, a abordagem que ele traz sobre os quadrinhos é genial. E posso assegurar que qualquer pessoa interessada em história da arte de um modo geral - pinturas, esculturas, desenhos na areia, caretas, o que quer que seja - vão aprender bastante com esse livro. Recomendado a todos os seres humanos que se interessam por arte, no seu entendimento mais amplo possível.

Vinícius 26/08/2010

Cheguei a este livro após ter lido "Quadrinhos e Arte Sequencial", de Will Eisner. Eu não imaginava encontrar nada tão abrangente quanto o que o mestre Eisner havia feito em seu livro. Qual não foi minha surpresa ao ver que Scott McCloud foi muito mais fundo na teorização dos quadrinos, traçando paralelos históricos interessantíssimos, que qualificam e valorizam a arte sequencial. O interessante é que comecei a ler o livro justamente quando tive meu primeiro contato com semiologia e semiótica, Flusser e tudo o mais, e o livro aborda muito as questões de siginifcado e significante, símbolos e etc. E não se pode deixar de ressaltar que a narrativa do livroo é toda feita sequencialmente, o que confere outra dinâmica.

Sem dúvida é um livro não só para amantes de quadrinhos, mas para todos que desejam ler sobre arte, semiótia e semiologia.

Khêder Henrique 08/10/2010

Desvendando os Quadrinhos
Uma história em quadrinhos para explicar as propriedades dos próprios quadrinhos é uma idéia tão genial que instiga a pergunta: por que não pensaram nisso antes? Não há resposta para esta questão. O que interessa é que Scott McCloud pensou e, no princípio da década de 90, criou uma obra magnífica que reina entre as mais importantes do gênero.

O autor se transforma em um personagem de quadrinhos para teorizar sobre a arte seqüencial em diversos sentidos. Tentando desvencilhar o leitor de possíveis preconceitos, McCloud busca, na história da arte, semelhanças e diferenças entre os quadrinhos e as demais formas de arte. Até mesmo elege definições para arte.

Nada escapa ao olhar do autor. O complexo tempo dos quadrinhos é destrinchado, a importância das cores é mencionada, há dicas sobre o desenvolvimento de personagens, o uso dos diferentes tipos de linhas e traços é revelado, o valor de uma boa diagramação (disposição e formato dos quadros em uma página) é apresentado e até a sarjeta (o espaço em branco entre um quadro e outro) é abordada.

O interessante é notar que ao estudarmos determinadas propriedades dos quadrinhos somos capazes de perceber como existem tantos profissionais por aí que simplesmente não exploram nem 50% do que podem oferecer com o uso conjunto de palavras e imagens. Ou, simplesmente, não sabem como fazer isso.

Depois de ler uma obra tão eficaz em sua metalinguagem, dá vontade de ter a mesma experiência com as outras artes que utilizem suas próprias propriedades para se auto explicarem, ou seja, ler um livro que explane sobre a literatura, ou assistir a um filme que disseque o cinema ou ainda apreciar uma obra de arte que desvende alguns mistérios das artes plásticas.

Desvendando os Quadrinhos é uma obra obrigatória para qualquer um. Agrada facilmente a um leitor de HQs, é de grande utilidade para um desenhista ou roteirista de quadrinhos e até para um empresário do ramo. Mas quem, de fato, deveria ler a obra são aqueles que consideram os quadrinhos algo infantil. Na obra, estão registrados praticamente todos os argumentos que justifiquem o valor dos quadrinhos como forma de arte e expressão, um meio de comunicação ou mídia poderosa como o cinema ou a literatura.

É daquelas obras que depois de lidas nos fazem enxergar seu objeto de estudo com outros olhos. Trata-se de um livro para entender que apenas os quadrinhos são capazes de criar uma magia tão singular ao mesclar imagens e figuras, que os quadrinhos são muito mais que quadros justapostos, que podem ser bem inteligentes e, acima de tudo, muito divertidos.

Ed 07/06/2014

Desvendando os Quadrinhos
QUE TALENTO, SCOTT McLOUD!!!!
Fiquei impressionado. Ele dá um tapa naqueles que vêem os quadrinhos como um "gibi" qualquer. História, cultura, arte, efeitos visuais, tudo isso se mostra importante na obra de Scott e faz desse livro uma Bíblia dos quadrinhos. Pra quem gosta, é indispensável. Pra quem não gosta é bem provável que passe a gostar.

Carlos.Bonin 27/11/2021

Um livro sobre quadrinhos... em quadrinhos
Este... quadrinho é impressionante. Scott McCloud me ensinou muito neste livro em forma de quadrinhos. De fato, após lê-lo, posso dizer que comecei a entender os quadrinhos, no sentido que os vejo por diversas perspectivas, agora.

Rafael Rosa 07/01/2009

O cara explica muito bem o que é quadrinhos pra qualquer um. Não tem como terminar de ler esse livro e não ter a visão do mundo da arte sequencial totalmente ampliado.

Gabi 20/03/2024

Eu amo esse livro. É uma teorias mais instigantes que já li. A metalinguagem, todo trabalho e genialidade de fazer uma história em quadrinhos sobre as técnicas, história e teoria dos quadrinhos é realmente deliciosa.

CarsMatheus 28/06/2020

Genial
McCloud é genial! Preciso na viagem através da história dos quadrinhos e brilhante na metalinguagem, amplia os conceitos de Eisner e defende abertamente o caráter artístico das HQ.

@kuroikibo 22/02/2021

Scott McCloud é um Gênio
? Esse é o primeiro livro de uma trilogia mega didática, onde o autor aborda desde os primórdios do começar a fazer quadrinhos, até experimentar e inovar com as suas próprias técnicas e maneiras mais atuais!

felipebrb 29/01/2022

Apesar de não gostar muito do termo "leitura obrigatória" se é que há realmente alguma, seria esse tratado histórico e minucioso sobre a arte em seus mais diversos aspectos que Scott McCloud conseguiu realizar aqui. Leitura que vai enriquecer a percepção prévia e futura de qualquer expressão artística que tivermos contato, recomendo demais!

Bandin 17/02/2010

Show
Explica de uma maneira didática e inteligente como a mente absorve as HQs. Recomendado para quem quer seguir carreira na nona arte.

carlosmrocha 13/03/2012

Genial!
Esse é um livro muito bom para quem está interessado em produzir quadrinhos, ou apenas ter um melhor entendimento deles como leitor.

O autor usa a própria linguagem dos quadrinhos, ou melhor Arte Sequencial, combinando humor, teoria e história. É muito didático! Você lê em um instante a aprende se divertindo.

Para se ter uma ideia da linguagem utilizada pelo autor, veja o capítulo "cinco e meio" de do livro "continuação": Desenhando Quadrinhos. http://www.scottmccloud.com/makingcomics/

O autor ainda escreveu mais tarde, seguindo o mesmo estilo o livro, Reinventando os Quadrinhos. Simplesmente genial!

Site do autor: http://www.scottmccloud.com

Andreluizdsg 29/08/2016

Mergulhando de cabeça na Nona Arte
Nesse livro o Autor e Quadrinista Scott Mcloud usa toda sua experiência em quadrinhos, para falar de forma prática e divertida sobre o mundo dos quadrinhos, seus gêneros,discurso, formas de criação, como surgiu e como evoluiu essa industria de entretenimento que hoje é uma base de roteiros para Hollywwod.
Leitura fácil e inteligente que pode ser lida por fãs ou leitores experientes de quadrinhos, como também por aqueles que estão começando a se interessar por quadrinhos

Alexandre.Lavorenti 10/01/2017

Recomendadíssimo
Uma obra indíspensável pra quem gosta de quadrinhos ou quem quer entender mais sobre o assunto. O narrador se desenha e vai contando sobre elementos dos quadrinhos de uma forma que eu nunca tinha visto antes. Da pra perceber que foi feita uma baita pesqquisa em cima

Anderson Luiz 01/06/2020

Um exercício de metalinguagem surpreendente
Os quadrinhos possuem uma linguagem própria e talvez a melhor forma de compreendê-la seja utilizando-se da mesma para explicá-la.

Aqui, Scott MacLoud apresenta um estudo detalhado e bastante acessível, trabalhando a definição de quadrinhos (se é que podemos chegar à uma), bem como as principais características dessa linguagem que ao longo dos anos foi (e ainda é) subestimada, estereotipada e, por vezes, vista com desaprovação e como uma arte menor (quando considerada) pelo senso comum, geralmente por desconhecimento da linguagem

Em Desvendando os Quadrinhos, McLoud se desenha conversando com o leitor e explica a linguagem através do próprio quadrinho que se apresenta. Um exercício de metalinguagem surpreendente!

Cabe ressaltar que a discussão sobre Quadrinhos avançou bastante desde que MacLoud se propôs a discuti-la nos anos 90, mas sem dúvidas, é o trabalho mais divertido que já li que busca discutir a linguagem dos quadrinhos e o que mais indico para quem quer começar a conhecer um pouco mais sobre essa arte.