Um criador de histórias

Um criador de histórias Vanraz

Resenhas - Um Criador de Histórias

Renêe 28/07/2013

Rael: a incerteza se seremos iguais a ele no futuro.
Duvido que esse livro não mexa com qualquer um. Adorei conhecer o narrador "Rael". Quantas pessoas existem por aí iguaizinhas a ele? Quantos de nós seremos um dia iguais a ele? Isso mexeu comigo. A história é linda. O narrador faz questão de dizer que é verdadeira, vai saber!!! Como saber se é verdadeira ou se é só mais uma bela história de amor? Tenho minhas dúvidas, mas tudo é possível neste mundo místico. Adorei a histórias e amei o narrador.

lazarorenatinho 12/07/2013

Um criador de Histórias - Vanraz
Oi, eu sou o Lazaro Renatinho, e hoje vim para fazer minha resenha, do livro, "Um criador de histórias - Vanraz".

O livro chegou em minhas mãos, por uma maneira inesperada... Depois de ter visto esse livro, fiquei com muita vontade de lê-lo, mas eu também estava doido para conhecer o autor, e conversar com ele , sobre seu livro. Depois dele ter mandado para 2 (dois) autores do blog, tomei coragem, e escrevi a mensagem , mesmo achando que receberia uma resposta , "NÃO POSSO MANDAR OUTRO EXEMPLAR PARA O MESMO BLOG!", tomei mais coragem e a enviei. Como o autor é SUPER LEGAL, me mandou uma resposta, falando que poderia mandar um exemplar do seu livro, e mesmo sem ele saber, dei vários pulinhos de felicidade - Risos.
Toda conversa que tive com o autor, foi em uma noite de sexta-feira, e como ele falou que iria mandar seu livro para mim, imaginei que seria enviado Segunda-feira... Bom, eu estava errado. Como o Vanraz, estava na minha cidade(Recife), e estava passando pela minha casa, pediu para sua mulher, que é muito gentil, entregar na minha casa, com um envelope , que tinha um desenho do "Pica Pau", que ele desenhou, e estava muito fofo, e o livro ainda veio autógrafado.

Resenha:
O livro é muito fácil de ser lido, e ele faz um ótimo tipo de comunicação com o leitor. De tão bom, que o livro é, irá fazer você sorrir, várias vezes, mas também iriá fazer se debulhar em lágrimas, e vai lhe mostrar um pouco da nossa vida...
Israel( conhecido como Rael), é um idoso que conta muuuitas histórias, mas todos sabem que nem todas as histórias são realmente reais. Com essas histórias, que ele inventa, faz muitos inimigos, e faz com que algumas pessoas o chamem, contra sua vontade, de "Um criador de histórias", "Inventor de causos" , ou Rael: o mentiroso.
Israel tem que suportar esses apelidos contra as suas histórias. Até que quando ele está com seu amigo João, com um barco ancorado em Santa Maria da Boa Vista, no interior de Pernambuco, a margens do rio São Francisco. Um homem aparentemente normal chega perdido, perguntando como ele poderia conseguir um barco, e os amigos Israel e João toparam em dar uma carona para ele.
Durante a viagem logicamente qualquer um perguntaria de onde seu hospede vem, quem ele é, etc... É essa parte que a história fica boa. O estranho de nome Moya também é "Um contador de histórias", isso deixa Israel bastante feliz, que quer rapidamente saber de todas as suas histórias. Segundo Israel, naquelas noites que passou com Moya dentro do barco, ele ouviu a história mas bonita de toda a sua vida.
E é daqui que entra a história de Reyon , que é ÓTIMA, e me fez ficar sem querer ler outro livro, por uns 2 dias, e para você saber da história, vai ter que comprar o livro e devorá-lo.

John 21/06/2013

Resenha - Um criador de Histórias.
Um livro fácil de ser lido pela sua cumplicidade entre o narrador e o leitor. Narrativa leve, sem detalhes absurdamente grandes, um livro para passar o tempo rindo das partes engraçadas, olha que são muitas. Chorar nas partes tristes, isso é o que não falta. E parar, para pensar e meditar nas reflexões que o livro trás para o nós.

Israel é um idoso solitário e cheio de saudades, como o próprio Israel diz que a rotina dele é saudade. Ele adora contar histórias, e ele faz questão de dizer que são todas verídicas, mas tem um porem, nem todas as histórias que ele conta são totalmente acreditáveis. Duvidas e pessoas que não creem que as histórias de Israel são verídicas, fizeram com que ele ficasse conhecido como “Um criador de histórias” “O inventor de causos” e Rael: “O mentiroso”.

“Ao se pôr, o sol deixa as escuras as partes que iluminou.”

Confira a resenha completa no meu blog:

Jonh Austin 22/04/2013

É uma leitura leve. Gostei. Não apresenta muita novidade. Não quero com isso dizer que é uma trama previsível, são temas já conhecidos do mundo literário. Traz um personagem já conhecido, a "morte. Dá um significado a ela mais humano, ou seja, suaviza essa questão da finitude da vida. No geral, eu gostei. Não é nada de extraordinário, mas é bom.

Carla 12/04/2013

Bom, finalizei. Minha análise é: que pena que só tem 269 páginas. O autor está de parabéns!! Adorei e indico.

Vanraz 08/04/2013

O Autor
Foram anos de dedicação e esforço para aprender e apreender essa maravilhosa língua portuguesa. Se consegui, não sei. Mas foi depois de outros tantos anos que compus essa obra conforme ouvi relatos do próprio narrador. No silêncio do meu quarto azul, iniciei as primeiras frases. Na verdade são paráfrases dos contos de Israel Bento. Nas batalhas dessa minha jornada terminei cada capítulo. Todas as minhas mais sinceras emoções estão contidas nas páginas de "Um Criador de Histórias". Se vale a pena ler, também não sei. Depois de ler inúmeras vezes esse livro perdi a característica mais importante para este momento: o senso crítico. Descobri que sou incapaz de fazer uma análise crítica sobre meu próprio trabalho. Por fim, peço que vocês me ajudem nessa tarefa árdua.

Que fique claro, não inventei nada do que escrevi. Muitos que leram afirmam se tratar de uma ficção. Eu afirmo que se trata de uma história VERÍDICA contada pelo próprio narrador, Israel Bento.

Boa leitura
Vanraz

Nedja 13/05/2014minha estante

ADRI 07/04/2013

Um rei glutão
Adorei esse livro. Umas das passagens do livro que chamou bastante atenção foi o rei Ramon. Um rei glutão que ama o poder e por ele faz qualquer coisa. Mas em certo momento ele reflete sbre o poder que acreditava ter e reconhece que sem seu povo ele não é nada. Seu poder vem realmente do povo. O desfecho do romance é incrível. As surpresas surgem o tempo todo. Eu recomendo. É uma boa leitura.