A Queda dos Cinco

A Queda dos Cinco Pittacus Lore

Resenhas - A Queda dos Cinco

driano 07/12/2013

Isso não é real, isso não é real, isso não é real...
Antes de mais nada, declaro isso um relato sobre meu tempo com o livro, e não uma resenha da qual descreveria seu enredo e tudo o mais.
Um pensamento desesperado de John, se torna surpreendentemente apropriado para denominar meu Conceito Literário sobre A Queda dos Cinco. Perdi a conta de quantas vezes meu corpo foi bombardeado de ansiedade e uma sequencia de traquicardia.
Certamente, o que mais me marcou foi o fato de ultimamente meus sonhos de basearem no contexto da série. Algumas vezes sou parte da conspiração loriena, outras, sem nenhum sentido, luto contra a Garde. Minha obsessão com a série, está chegando a um nível onde nem mesmo meus sonhos estão mantendo a sua linha incoerente. Alguns deles são estranhamente reais, me permitindo questionar o quão longe pode chegar o poder de um livro sobre nossas vidas.
Os Legados de Lorien segue a mesma sincronia que essas super criações... criaturas exóticas, novos mundos, diversos personagens com distintas personalidades. São pontos relativamente positivo para o sucesso de um livro, o despertar de "quero mais" ao terminar sua leitura, ou até mesmo identificar-se com determinada situação. Em A Queda dos Cinco o leitor encontra esses pontos de forma abrupta, pego de surpresa com a forma que o MAGNIFICO autor desenvolve a estória.
Posso parece exagerado, ou para alguns, contratado para crescer a reputação do livro, mas estarei sendo estupido se não revelasse a vocês que quem ler a série Os Legados de Lorien não consegue pensar em outra coisa a não ser: Será que tudo isso é real?

site: https://twitter.com/drianoaraujo
Adriano 08/12/2013minha estante
Excelente resenha, xará! : )

driano 09/12/2013minha estante
Obrigado, sr. Adriano²

driano 09/12/2013minha estante
Pessoal, essa é minha primeira resenha em todo meu tempo de skoob e vida de leitor. Tinha pouca ideia do que se tratava uma "resenha", mas depois de uma breve pesquisa, vi que o que escrevi é também considerado uma resenha. Risos*
Desculpe minha impudência, e ignorem minha declaração logo no inicio.
Abraços :)

Moseley 09/12/2013minha estante
Adorei a resenha! Não consigo encontrar palavras que não soem exageradas para descrever esse livro. É simplesmente o melhor de uma série de livros perfeitos. Aí já viu né? :)

Jaqueline 23/12/2013minha estante
Nossa, como meu coração disparou com este livro. Pensei que não fosse chegar viva ao final. Alguém sabe quando sai o próximo?

driano 24/12/2013minha estante
Sem previsão Jaqueline. Provavelmente, o misterioso Pittacus estará muito ocupado enfrentando alguns mogs. Beijo!

mariana medina 08/01/2014minha estante
Sei bem como você se sente, eu só parava de ler os livros(ainda não li A Queda dos Cinco) para fazer atividades fisiológicas e mesmo assim adiava o máximo possível, por exemplo ler até de madrugada.
Acho muito interessante o autor propor a estória como história e fica ainda melhor porque o governo dos EUA(no livro) sabe da existência dos lorienos e dos mogs e escondem da população, o que seria bem provável, pois esse tipo de coisa acontece mesmo.
É um tipo de livro que prende e tira o fôlego, como se fossemos nós a viver as situações descritas nele.
Ótima resenha, conseguiu demonstrar toda sua empolgação com o livro sem parecer fanático, também, não foi cansativa, mas se me permite uma crítica gostaria de ter visto um pouco da sinopse também.
Ps. quando me empolgo muito com um livro meus sonhos são afetados por ele.

driano 16/01/2014minha estante
É minha primeira resenha... desculpa as falhas. (ignorem minha declaração logo no inicio)

Pri 23/01/2014minha estante
Adriano, deu para perceber daqui a sua "aflição" (entende-se por agonia, tensão e adrenalina, tudo junto xD). Sou fã da série desde quando assistir ao filme (patético, diga-se de passagem =P). Sinto o mesmo que você. Me sentir em uma montanha-russa, nós nunca sabemos se algum deles ou qual deles ira morrer, foi assim que me sentir lendo o anterior, "A Ascensão dos Nove". "Sentir", acho que esse é o "verbo" para descrever "Os Legados de Lorien", você não está louco por conviver com um livro tão profundamente, pois sou assim também. Você, nós não estamos sós 0/ hehehe

Xiih Maria 02/02/2014minha estante
acabei de comprar o livro, tive que deixar a maioria das minhas dívidas pra comprá-lo, e seus comentários me fizeram pensar: "ainda bem que fiz isso, vai valer a pena a falta de grana e as noites sem dormir", assim como todos os livros de Os legados de Lorien. Obrigada Adriano!

Nick 17/04/2014minha estante
É com uma grande frase que eu resumo tudo isso I want to believe...

Carol 01/05/2014minha estante
Não se sinta único sonhei com o livro varias vezes, quase morri de tanta aflição,.
Bom acho que somos meio Lorienos!
P.S: adorei a sua resenha

driano 24/05/2014minha estante
É (foi) minha primeira resenha... desculpa as falhas. (ignorem minha declaração logo no inicio)

Jean.Kozlowski 15/08/2014minha estante
Muito boa a resenha 10...comprei o livro agora e esperar a entrega #ancioso

Mayara 27/10/2014minha estante
Não sei como, mas meu irmãozinho, paralelamente a minha leitura, teve "pesadelos" com homens altos, vestidos de preto, com os olhos brancos. Isso porque em nenhum momento li, contei, ou deixei ele ter contato com o livro. Simplesmente estranho.

Sarah Olivera 08/11/2014minha estante
Cara, super compartilho seus bombardeios e sequencias de taquicardia. Cara, eu estou simplesmente surtando com os acontecimentos desse livro.

Laurinho 07/02/2015minha estante
excelente resenha Adriano, cara esta é minha serie preferida sou um lorieno, traz tantas surpresas e tristezas por perdas tão importantes durante a saga. cinco estrelas para todos.

Poliana Borges 19/09/2017minha estante
Excelente resenha, você praticamente descreveu o que senti enquanto estava lendo o livro, cheguei a ler este livro em 2 dias coisa que fazia tempo que não acontecia.

ACarolinneUs5 03/04/2020

A Queda de Cinco
Estou simplesmente sem fôlego para esse final. Revoltadíssima com o que aconteceu, mas sendo mais compreensiva pois li (na hora certa) o arquivo perdido d'Os Legados do Número Cinco.
Não há mais muito o que falar...
Amo essa série. Leiam!
Marcelo.Carvalho 14/05/2020minha estante
Puts vc me deixou curioso

ACarolinneUs5 14/05/2020minha estante
Hehehe, leia ;D

Marcelo.Carvalho 20/09/2020minha estante
Oi então, voltei aqui depois de 4 meses ? pra falar: Terminei de ler o livro agora, to REVOLTADÍSSIMO tmb! Por mais q já esperava algo assim por conta do nome do livro e dps q conhecemos Cinco. Mas ainda assim qndo acontecem alqs outros desfechos em consequência, eu simplesmente não tenho estruturas mais! ??

ACarolinneUs5 25/09/2020minha estante
Hahahahahahaha, tipo isso mesmo, Marcelo

Yas 25/03/2022minha estante
Medo

Yas 25/03/2022minha estante
Eu tô muito oehdjfkehfj por conta do título..PITTACUS EU SOU CARDÍACA

Marcelo.Carvalho 02/04/2022minha estante
Os finais dos livros dessa série são só eita atrás de vixe?

Yas 03/04/2022minha estante
Simm, toda hora é porrada

Dai 30/11/2013

Traição!
A história de Adam foi o prenuncio do que viria a causar a queda dos cinco. Ao que parece, lorienos também podem mudar de lado, enganar e agir contra o seu próprio povo.

Aliás, porque "A queda dos cinco", e não "dos seis"? Não são John, Seis, Marina, Oito, Nove e Ella um grupo de seis gardes?

Bom... Ao que parece, um deles é um impostor, suposto herdeiro do asqueroso líder mogadoriano Setrákus Rá. Espere, mogadoriano? Como um garde poderia ser o herdeiro de um Mog? Por que esse Mog em especial pode fazer coisas extraordinárias, como metamorfosear-se, criar campos de força, invadir sonhos, criar ilusões e até mesmo desativar os legados da Garde?

Legados... Soa familiar?

O livro não responde nenhuma dessas questões. O que ele faz é exasperar o leitor. No início, o clima otimista gerado pelo retorno de Sam e Malcon do confinamento mogadoriano e o aparecimento de Cinco nos permite ter esperança de que o título seja uma piada :P Mas não, pelo menos quatro tornozelos vão queimar com a dor da perda.

Isso bastaria para nos deixar trincando os dentes e com o caração apertado, não é? Porém as circunstâncias em que isso acontece - a traição - nos faz querer atear fogo nas páginas!

E, assim como os sobreviventes, não temos tempo para o luto! As perdas acontecem antes que possamos compreender o que está acontecendo. Quantos entes queridos John perderá antes de se render ao desespero? Não estão sobrando muitos...

A exemplo do que acontece em A Ascensão dos Nove, outro garde desperta um novo legado (do qual necessitava muito) num momento de crise.

Você, assim como eu, deve estar se perguntando como um lorieno poderia trair o próprio povo em pról da raça que aniquilou seu próprio planeta, junto com toda a vida nele contida.
é com tristeza e incredulidade que digo: esse não foi o primeiro traidor de Lorien e , ao que tudo indica, não será o último!
Pierre 06/12/2013minha estante
Era pra ser "A queda do Cinco", assim como "O poder de Seis" e "A ascensão do Nove". :c

Dai 06/12/2013minha estante
Olá Pierre!
Pois é, os títulos fariam mais sentido no singular... Apesar disso, eu até gosto de como são aqui, porque assim, pra fazerem sentido, temos que incluir os humanos na conta :D

Kah 14/12/2013minha estante
é uma pegadinha, essa tradução do nome.
porque em inglês, The Fall of Five, eu já pensava que o Cinco iria ser mais do que extremamente importante para toda a história.

Leo de Jonge 27/12/2013minha estante
Cheguei a pensar que o título A Queda dos Cinco se referia ao(SPOILER) John, Seis, Marina, Oito e Nove, já que Ella como foi descoberto não faz parte do grupo, foi apenas enviada a Terra devido ao pai muito rico e excêntrico (FIM SPOILER), sei la hahaha Mas o título no singular faz mais sentido mesmo.

Manini 22/01/2014minha estante
Gostei bastante do livro, excelente, nota 10, porém fico com medo para o lado que o livro esta indo, não digo a aniquilação de um ou outro apenas com medo de como será o desfecho e a vitória que com certeza acontecerá da garde. Pitacus Lore fará Mágica para vencer essa guerra, será que tem uma resistência dentro do povo de Mog? como eles também podem trair o próprio povo?

Dai 22/01/2014minha estante
Olá, Manini!

~~ SPOILER ~~

Depois desse livro, acredito que Strákus Ra é um antigo ancião de Lorien, aquele dado como morto durante a guerra contra Mogadore há muitos anos atrás... Acho que ele é um ancestral da Ella. Talvez isso seja revelado no prox. livro...

Pedro 14/08/2021minha estante
Concordo com você. Eu também estava achando o livro um tanto quanto lento em relação aos anteriores, mas os capítulos finais deste... nossa.... São de tirar o folego! Eu não fui com a cara de Cinco desde o primeiro momento em que ele apareceu, e suas atitudes muito suspeitas. Enfim, eu amei o plot, e é claro, estou inteiramente revoltado com Cinco, só esperando que ele morra logo kkkkkk, mas as visões, de um possível futuro, de John me preocupam.

Laura Laura 14/08/2021minha estante
Devo admitir que por mais que eu não simpatizasse com o 5 eu 0% previ a traição. Oq é engraçado pq nos primeiros livros eu suspeitava de TODO MUNDO, principalmente do Héctor no segundo livro. Ai no único momento em que eu não suspeitei de alguém a pessoa era traidora ?. Também estou com um ódio muito grande do 5 mas não consigo não ficar com dó dele por ter perdido o cepan tão jovem, e q as únicas pessoas q acolheram ele a sua vida toda foram mogadorianos, seria muito difícil pra ele não sair do jeito que saiu. Mas de qualquer forma quero que ele morra logo tmb, e não apenas isso, espero que seja uma cena dele morrendo e se arrependendo de tudo oq fez, bem pique Adelina no Poder dos 6

Pedro 14/08/2021minha estante
No momento em que ele não demonstrou nenhuma empolgação ao ver outro membro da Garde, eu ja desconfiei dele. E teve outras atitudes suspeitas dele tbm!
Eu não consigo sentir pena nenhuma dele, só odiooooo... kkkkkkkkkkk

Laura Laura 15/08/2021minha estante
Realmente isso foi suspeito, mas nem me toquei disso na hora, fui desatenta kkkkk

Pedro 15/08/2021minha estante
Quando ele abriu a porta do quarto e deu de cara com Sam, Quando ele apareceu voando no meio da noite... muito suspeito, mas faz parte... kkkkkkk

Laura Laura 15/08/2021minha estante
Tava na minha cara o tempo todo e eu nao vi, decepcionada comigo kkkkkk

Leitor Dois 27/10/2023minha estante
Leu o Arquivo Perdido?

vicniro 28/10/2023minha estante
Ainda não! Vale a pena?

Leitor Dois 29/10/2023minha estante
Demais... os arquivos perdidos e os extras ajudam a preencher alguns buracos que não são preenchidos nos livros.

Leitor Dois 29/10/2023minha estante
Se quiser te passo a ordem para ler os arquivos perdidos

vicniro 30/10/2023minha estante
Opa, pode me passar, sim! Obrigada :)

João Victor 18/02/2023

O melhor livro da série, tanta coisa acontece, eu amo cada detalhe desse livro e só me dá mais vontade de continuar a saga. Meu Deus o que vem pela frente?
Andre 18/02/2023minha estante
vem muita coisa por aí hehe

João Victor 19/02/2023minha estante
Eu tô muito chocado com o que aconteceu

Andre 19/02/2023minha estante
aí menino tem mais sofrimento pela frente viu

João Victor 19/02/2023minha estante
Não me conte mentirinhas dói demais

Andre 19/02/2023minha estante
/quietinho

Day 05/01/2021

Maravilhoso
é incrível como os livros dessa série consegue fazer você ter 10 sentimentos opostos ao mesmo tempo, eu amei esse livro porém estou TÃO revoltada, espero me recuperar logo para começar o próximo!!!
Thalita @desabafoliterarioo 05/01/2021minha estante
Também estou kskskks

Day 05/01/2021minha estante
estou ansiosa pra ver como essa série vai acabar, estou amando

Thalita @desabafoliterarioo 05/01/2021minha estante
Também. Já criei várias teorias kkkkk

Day 05/01/2021minha estante
kkkkkkk o surto vem

Edimilson 16/12/2014minha estante
É eu li essa semana e fiquei indignado também, mas logo vou comprar a sequência e espero que o 5 seja esmagado rsrsrs

Ane 21/12/2014minha estante
Edimilson, eu já li o quinto livro...... Vai na fé, cara

Vittor.Andrade 14/02/2016minha estante
VOCÊ SIMPLESMENTE É EU, eu ainda não cheguei nessa parte mas sei que Oito morre e Cinco quem o mata, a falsiane. E estou com muito trauma de chegar na parte da morte dele, ele é o melhor, espero que sla.... não quero pensar que Oito morreu pra sempre

Ane 23/02/2016minha estante
Vittor, espera até ler A Vingança dos Sete... hahahahahaha

Ir.Vivian.CMES 14/07/2020

Saga de Lorien
Até o fim dos livros eu vou ter um treco, super envolvente, vamos para outro,saber que louca deu no número 5.
Betons Liguer 14/07/2020minha estante
Meu Deus, eu amo essa saga, fico besta como ela não é tão hytada quanto as demais, HP, PJ, jv, enfim, espero que não pare de ler, vc não vai se arrepender.

Ir.Vivian.CMES 23/07/2020minha estante
Estou amando

Marcelo.Carvalho 20/09/2020minha estante
Tmb nao sei como ela n ficou tão em alta! Super boa! To loco aq c esse final

Betons Liguer 24/09/2020minha estante
Ksksksksksks que bom!!!

Nanda 22/02/2014

Depois de quase serem aniquilados,os Gardes voltam a morar no apartamento de Nove.
Treinando e procurando por Cinco,eles se veem mais preparados para a batalha contra Setrakus Ra.
Logo eles estarão separados e traídos.Essa batalha eles irão vencer ?

Estou em choque.Chorando muito e sem entender o final.Tipo acaba depois de uma invasão dos mogs e quando um Mog (do bem) ajuda John (Numero Quatro),mas não diz se eles ganharam a batalha.
Nick 18/04/2014minha estante
Fiquei muito intrigado com o final também, fiquei muito triste... Na verdade os mogs já tinha sido derrotados e John estava fugindo e encontrou o Adam (Mog do bem). Leia os arquivos perdidos que são bastante interessantes também.

Nanda 18/04/2014minha estante
Eu li e agora estou esperando ansiosamente ''A Vingança de Sete'' que será lançado em Novembro,se não me engano.
Marina tem que fazer picadinho do Cinco.

Nick 19/04/2014minha estante
Marina vai ficar um 9 versão feminina kkkkkk' Vai quebrar tudo, espero que saia logo este livro!

Nanda 20/04/2014minha estante
To contando os dias para o lançamento.E sim kkkk ela vai virar um 9 feminina kkkkkk e com um pouco de 6.

Gabriel 06/09/2013minha estante
onde vc leu? se foi pdf ou sei la um site passa aki pf to alucinado pra ler.

Lucas 08/09/2013minha estante
então cara,eu li em ingles em pdf,mas se quiser do mr=esmo jeito,me passa o seu e-mail que te mando.

dibs 22/11/2013minha estante
Quero muito ler!

Gui.Marques 20/03/2021

Meeeeu... Que final! É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e pelo jeito os próximos livros prometem ser ainda mais surpreendentes.
Thalita @desabafoliterarioo 11/04/2021minha estante
A vingança dos sete é o meu favorito. Ainda tenho que ler os dois últimos da série

Gui.Marques 11/04/2021minha estante
Aah, eu pretendo começar esse nessa semana. É uma série muito boa né ? Pena que os livros são curtinhos

Thalita @desabafoliterarioo 11/04/2021minha estante
É sim. Uma pena mesmo. Tem um spin-off dela, só que não foi traduzida

Marcelo.Carvalho 20/09/2020minha estante
CONCORDO COM TUDO AHHH. Não entendi tmb o pq da Marina não conseguir curar ele sendo q ela msm fla q dessa vez, por mais que fosse no coração, o ferimento era menor q antes, mas, como disse Seis: alguém tem que morrer né?

Senpai 27/09/2020minha estante
MDS eu fiquei tão triste, sim alguma das crianças tinha que morrer mas tinha que ser logo eleeee aaaah?

Marcelo.Carvalho 28/09/2020minha estante
Nee aff! Como disseram tmb e eu não podia concordar mais: Tem Garde q se morresse, n ia nem fazer falta.
E msm assim escolhem logo ele! Kkk ai nao superarei

Tavares 17/12/2013

Sinceramente? A decepção de 2013!
Sei que muitos vão me achar louco por dizer isso, mas, na boa? A Queda dos Cinco tinha tudo pra ser um livro grandioso e espetacular, só que Pittacus Lore elaborou um livro comercial e decepcionante.

Bom. Tudo parece promissor com o gancho que foi deixado pelo Livro 3. Aquela ansiedade dolorosa para saber o que aconteceu e o que acontecerá parece ser um dos poucos pontos positivos desse Livro 4. Confesso que, apesar de não ter gostado nenhum pouco da obra, devorei cada página para conhecer mais um pouco dos segredos de Lórien. E BAM! Mais uma tristeza: nada de novo foi acrescentado, ou seja, uma mesmice perigosa está tomando conta da série.

Falando um pouco dos personagens. Eu senti que aconteceu uma retração na desenvoltura crítica deles. O autor caiu na armadilha de toda história: personagens demais, diálogos demais, números demais, cenas demais e amadurecimento de menos. Tipo, é como se Pittacus tivesse adicionado ingredientes demais na receita de um bolo, entendem? E, no final, tanto os ingredientes quanto o bolo foram desperdiçados. Seria incrível ver 4, 6, Sarah, Sam e tantos outros desenvolverem seus aspectos morais e físicos. Entretanto, o enredo está congelado desde o Livro 2.

Tudo bem que se trata de uma coleção YA. Tudo bem que o mercado exige vendas e que pra vender é necessário alimentar os monstrinhos americanos com um romance adocicado quase que diabético. Tudo bem. Até aí é possível aceitar. Porém, A Queda dos Cinco exagerou feio nessa dose. Cadê as lutas, batalhas e guerras alucinantes dos livros anteriores? Cadê tudo? No final das contas, para ser franco, eu achei que todos iriam para um baile de formatura e não para a maior guerra de todos os tempos.

Dói dizer que A Queda dos Cinco foi dispensável. Dói mesmo. Infelizmente, é a realidade. Assim como toda série (Harry Potter, Jogos Vorazes, Nárnia, Percy Jackson, O Senhor dos Aneis, Maze Runner etc.) tem sua ovelha negra, os Legados de Lórien conseguiu criar a sua. Como fã, espero um quinto volume bem diferente dos outros. Diferente pra melhor, é claro, pois não sei se meu legado da esperança vai durar muito tempo. Certo, James Frey e Jobie Hughes?
Marcelly 22/01/2014minha estante
O livro só fica bom faltando cinco capítulos para acabar.

Tavares 01/02/2014minha estante
Exatamente. Uma pena, né? 30 páginas boas, mas o restante... Dispensável.

Ana Paula 01/12/2014minha estante
O que mais me doeu, foi a obviabilidade dele. A queda do cinco? Por favor né, você já começa lendo sabendo o final.

Aninha_1260 09/08/2020

Sem chão
Pittacus já tinha me surpreendido positivamente nos livros anteriores, mas esse livro simplesmente acabou comigo, narrativa incrível, final SURPREENDENTE, personagens interessantes e, claro, muita ação.
Marcelo.Carvalho 20/09/2020minha estante
Nossa senhora nesses últimos capítulos eu to sem fôlego

Aninha_1260 20/09/2020minha estante
O tombo sai caroo kkkj