A Queda dos Cinco

A Queda dos Cinco Pittacus Lore

Resenhas - A Queda dos Cinco

ACarolinneUs5 03/04/2020

A Queda de Cinco
Estou simplesmente sem fôlego para esse final. Revoltadíssima com o que aconteceu, mas sendo mais compreensiva pois li (na hora certa) o arquivo perdido d'Os Legados do Número Cinco.
Não há mais muito o que falar...
Amo essa série. Leiam!
Marcelo.Carvalho 14/05/2020minha estante
Puts vc me deixou curioso

ACarolinneUs5 14/05/2020minha estante
Hehehe, leia ;D

driano 07/12/2013

Isso não é real, isso não é real, isso não é real...
Antes de mais nada, declaro isso um relato sobre meu tempo com o livro, e não uma resenha da qual descreveria seu enredo e tudo o mais.
Um pensamento desesperado de John, se torna surpreendentemente apropriado para denominar meu Conceito Literário sobre A Queda dos Cinco. Perdi a conta de quantas vezes meu corpo foi bombardeado de ansiedade e uma sequencia de traquicardia.
Certamente, o que mais me marcou foi o fato de ultimamente meus sonhos de basearem no contexto da série. Algumas vezes sou parte da conspiração loriena, outras, sem nenhum sentido, luto contra a Garde. Minha obsessão com a série, está chegando a um nível onde nem mesmo meus sonhos estão mantendo a sua linha incoerente. Alguns deles são estranhamente reais, me permitindo questionar o quão longe pode chegar o poder de um livro sobre nossas vidas.
Os Legados de Lorien segue a mesma sincronia que essas super criações... criaturas exóticas, novos mundos, diversos personagens com distintas personalidades. São pontos relativamente positivo para o sucesso de um livro, o despertar de "quero mais" ao terminar sua leitura, ou até mesmo identificar-se com determinada situação. Em A Queda dos Cinco o leitor encontra esses pontos de forma abrupta, pego de surpresa com a forma que o MAGNIFICO autor desenvolve a estória.
Posso parece exagerado, ou para alguns, contratado para crescer a reputação do livro, mas estarei sendo estupido se não revelasse a vocês que quem ler a série Os Legados de Lorien não consegue pensar em outra coisa a não ser: Será que tudo isso é real?

site: https://twitter.com/drianoaraujo
Adriano 08/12/2013minha estante
Excelente resenha, xará! : )

driano 09/12/2013minha estante
Obrigado, sr. Adriano²

driano 09/12/2013minha estante
Pessoal, essa é minha primeira resenha em todo meu tempo de skoob e vida de leitor. Tinha pouca ideia do que se tratava uma "resenha", mas depois de uma breve pesquisa, vi que o que escrevi é também considerado uma resenha. Risos*
Desculpe minha impudência, e ignorem minha declaração logo no inicio.
Abraços :)

Moseley 09/12/2013minha estante
Adorei a resenha! Não consigo encontrar palavras que não soem exageradas para descrever esse livro. É simplesmente o melhor de uma série de livros perfeitos. Aí já viu né? :)

Jaqueline 23/12/2013minha estante
Nossa, como meu coração disparou com este livro. Pensei que não fosse chegar viva ao final. Alguém sabe quando sai o próximo?

driano 24/12/2013minha estante
Sem previsão Jaqueline. Provavelmente, o misterioso Pittacus estará muito ocupado enfrentando alguns mogs. Beijo!

mariana medina 08/01/2014minha estante
Sei bem como você se sente, eu só parava de ler os livros(ainda não li A Queda dos Cinco) para fazer atividades fisiológicas e mesmo assim adiava o máximo possível, por exemplo ler até de madrugada.
Acho muito interessante o autor propor a estória como história e fica ainda melhor porque o governo dos EUA(no livro) sabe da existência dos lorienos e dos mogs e escondem da população, o que seria bem provável, pois esse tipo de coisa acontece mesmo.
É um tipo de livro que prende e tira o fôlego, como se fossemos nós a viver as situações descritas nele.
Ótima resenha, conseguiu demonstrar toda sua empolgação com o livro sem parecer fanático, também, não foi cansativa, mas se me permite uma crítica gostaria de ter visto um pouco da sinopse também.
Ps. quando me empolgo muito com um livro meus sonhos são afetados por ele.

driano 16/01/2014minha estante
É minha primeira resenha... desculpa as falhas. (ignorem minha declaração logo no inicio)

Pri 23/01/2014minha estante
Adriano, deu para perceber daqui a sua "aflição" (entende-se por agonia, tensão e adrenalina, tudo junto xD). Sou fã da série desde quando assistir ao filme (patético, diga-se de passagem =P). Sinto o mesmo que você. Me sentir em uma montanha-russa, nós nunca sabemos se algum deles ou qual deles ira morrer, foi assim que me sentir lendo o anterior, "A Ascensão dos Nove". "Sentir", acho que esse é o "verbo" para descrever "Os Legados de Lorien", você não está louco por conviver com um livro tão profundamente, pois sou assim também. Você, nós não estamos sós 0/ hehehe

Xiih Maria 02/02/2014minha estante
acabei de comprar o livro, tive que deixar a maioria das minhas dívidas pra comprá-lo, e seus comentários me fizeram pensar: "ainda bem que fiz isso, vai valer a pena a falta de grana e as noites sem dormir", assim como todos os livros de Os legados de Lorien. Obrigada Adriano!

Nick 17/04/2014minha estante
É com uma grande frase que eu resumo tudo isso I want to believe...

Carol 01/05/2014minha estante
Não se sinta único sonhei com o livro varias vezes, quase morri de tanta aflição,.
Bom acho que somos meio Lorienos!
P.S: adorei a sua resenha

driano 24/05/2014minha estante
É (foi) minha primeira resenha... desculpa as falhas. (ignorem minha declaração logo no inicio)

Jean 15/08/2014minha estante
Muito boa a resenha 10...comprei o livro agora e esperar a entrega #ancioso

Mayara 27/10/2014minha estante
Não sei como, mas meu irmãozinho, paralelamente a minha leitura, teve "pesadelos" com homens altos, vestidos de preto, com os olhos brancos. Isso porque em nenhum momento li, contei, ou deixei ele ter contato com o livro. Simplesmente estranho.

Sarah Olivera 08/11/2014minha estante
Cara, super compartilho seus bombardeios e sequencias de taquicardia. Cara, eu estou simplesmente surtando com os acontecimentos desse livro.

Laurinho 07/02/2015minha estante
excelente resenha Adriano, cara esta é minha serie preferida sou um lorieno, traz tantas surpresas e tristezas por perdas tão importantes durante a saga. cinco estrelas para todos.

Poly 19/09/2017minha estante
Excelente resenha, você praticamente descreveu o que senti enquanto estava lendo o livro, cheguei a ler este livro em 2 dias coisa que fazia tempo que não acontecia.

Daiane 30/11/2013

Traição!
A história de Adam foi o prenuncio do que viria a causar a queda dos cinco. Ao que parece, lorienos também podem mudar de lado, enganar e agir contra o seu próprio povo.

Aliás, porque "A queda dos cinco", e não "dos seis"? Não são John, Seis, Marina, Oito, Nove e Ella um grupo de seis gardes?

Bom... Ao que parece, um deles é um impostor, suposto herdeiro do asqueroso líder mogadoriano Setrákus Rá. Espere, mogadoriano? Como um garde poderia ser o herdeiro de um Mog? Por que esse Mog em especial pode fazer coisas extraordinárias, como metamorfosear-se, criar campos de força, invadir sonhos, criar ilusões e até mesmo desativar os legados da Garde?

Legados... Soa familiar?

O livro não responde nenhuma dessas questões. O que ele faz é exasperar o leitor. No início, o clima otimista gerado pelo retorno de Sam e Malcon do confinamento mogadoriano e o aparecimento de Cinco nos permite ter esperança de que o título seja uma piada :P Mas não, pelo menos quatro tornozelos vão queimar com a dor da perda.

Isso bastaria para nos deixar trincando os dentes e com o caração apertado, não é? Porém as circunstâncias em que isso acontece - a traição - nos faz querer atear fogo nas páginas!

E, assim como os sobreviventes, não temos tempo para o luto! As perdas acontecem antes que possamos compreender o que está acontecendo. Quantos entes queridos John perderá antes de se render ao desespero? Não estão sobrando muitos...

A exemplo do que acontece em A Ascensão dos Nove, outro garde desperta um novo legado (do qual necessitava muito) num momento de crise.

Você, assim como eu, deve estar se perguntando como um lorieno poderia trair o próprio povo em pról da raça que aniquilou seu próprio planeta, junto com toda a vida nele contida.
é com tristeza e incredulidade que digo: esse não foi o primeiro traidor de Lorien e , ao que tudo indica, não será o último!
Pierre 06/12/2013minha estante
Era pra ser "A queda do Cinco", assim como "O poder de Seis" e "A ascensão do Nove". :c

Daiane 06/12/2013minha estante
Olá Pierre!
Pois é, os títulos fariam mais sentido no singular... Apesar disso, eu até gosto de como são aqui, porque assim, pra fazerem sentido, temos que incluir os humanos na conta :D

Kah 14/12/2013minha estante
é uma pegadinha, essa tradução do nome.
porque em inglês, The Fall of Five, eu já pensava que o Cinco iria ser mais do que extremamente importante para toda a história.

Leo de Jonge 27/12/2013minha estante
Cheguei a pensar que o título A Queda dos Cinco se referia ao(SPOILER) John, Seis, Marina, Oito e Nove, já que Ella como foi descoberto não faz parte do grupo, foi apenas enviada a Terra devido ao pai muito rico e excêntrico (FIM SPOILER), sei la hahaha Mas o título no singular faz mais sentido mesmo.

Manini 22/01/2014minha estante
Gostei bastante do livro, excelente, nota 10, porém fico com medo para o lado que o livro esta indo, não digo a aniquilação de um ou outro apenas com medo de como será o desfecho e a vitória que com certeza acontecerá da garde. Pitacus Lore fará Mágica para vencer essa guerra, será que tem uma resistência dentro do povo de Mog? como eles também podem trair o próprio povo?

Daiane 22/01/2014minha estante
Olá, Manini!

~~ SPOILER ~~

Depois desse livro, acredito que Strákus Ra é um antigo ancião de Lorien, aquele dado como morto durante a guerra contra Mogadore há muitos anos atrás... Acho que ele é um ancestral da Ella. Talvez isso seja revelado no prox. livro...

Gabriel 06/09/2013minha estante
onde vc leu? se foi pdf ou sei la um site passa aki pf to alucinado pra ler.

Lucas 08/09/2013minha estante
então cara,eu li em ingles em pdf,mas se quiser do mr=esmo jeito,me passa o seu e-mail que te mando.

dibs 22/11/2013minha estante
Quero muito ler!

Ellen 09/06/2020

O melhor livro da série até agora. Em a "A Queda dos Cinco", a narrativa se dá em primeira pessoa através de três personagens com características diferentes e com pontos de vista distintos, mas que se complementam.
Difícil falar mais sobre o livro sem dar spoiler. Estou apaixonada pela série e por isso recomendo que leiam.

Yasmin 24/09/2014

O ponto de virada da trama, reviravoltas, surpresas e traições. O começo do fim.

Comecei a acompanhar a série meses após o lançamento do primeiro livro com certa relutância. Já havia esperando tanto tempo pela capa normal que estava desanimada, mas depois de ler o terceiro livro acabei conquistada pelo desenrolar da história e minhas expectativas para o quarto volume eram altas. Pittacus Lore leva o leitor ao ponto crítico da trama que consegue surpreender enquanto se encaminha para o derradeiro final. Muita ação, segredos revelados e traições.

John estava de volta a cobertura de Nove em Chicago com todo o grupo. Pela primeira vez reunidos, John, Seis, Marina, Oito, Ella e Nove, não sabem o que fazer. A batalha contra Setrákus Ra mostrou que estão ridiculamente despreparados para agir e que se não começarem a treinar seus legados com afinco tudo estará perdido. Todos contam com John para encontrar respostas, mas ele não sabe o que fazer. Ir atrás dos mogadorianos é loucura, mas Nove não vai aguentar ficar parado e ir atrás do Cinco também é uma questão difícil, afinal eles não sabem nada sobre o Cinco, nem mesmo se ele é confiável. Passando o tempo se recuperando o grupo mal acredita quando surge no noticiário a imagem de um símbolo em uma plantação, um que conhecem bem, o símbolo lorieno do Cinco. John, Seis e Sarah partem para encontrá-lo e a situação não sai como o esperado. De volta a cobertura trazendo também Sam e o pai dele, John precisa lidar com o Cinco, um garoto estranho, com tiradas de duplo sentido que coloca um clima de tensão no ar. Com a ajuda de Sam e de seu pai, o grupo começa a treinar enquanto tentam entender o Cinco, porém quando os pesadelos de Ella pioram e surpreendem John de forma assustadora, o grupo precisa enfrentar uma situação inesperada. Traições, mentiras e revelações chocantes vão abalar a Garde e transformar mais uma vez tudo o que John conhece e ama.

É a partir dessa premissa que a trama se desenvolve, dando sequência pouco após os acontecimentos do livro anterior Lore avança a história trazendo pela primeira vez todo o grupo junto em uma narrativa fluida, marcada por um ritmo mais cadenciado do que os anteriores, que investe no desenvolvimento dos personagens e da trama por trás da batalha dos lorienos com os mogadorianos. Ao invés de ação sem parar as descrições compõe um cenário conhecido, que leva o leitor através daquele clima de tensão e sufoco que sempre precede grandes choques e batalhas. Chegando a um ponto crítico da história o autor surpreende o leitor não com uma grande virada, mas com vários detalhes, elementos e surpresas na trama.

Ao trazer tantos personagens para o quadro central o autor arriscou, mas acertou ao equilibrar apenas alguns pontos narrativos. Dessa vez temos John na maior parte da narração, com alternância entre Sam e Marina. Cada parte é importante para equilibrar o momento que a trama se encontra. De um lado John luta para fazer o que é certo para o grupo e agradar a todos em suas decisões, de outro Marina lida com os pesadelos de Ella e fechando temos o lado humano da história com Sam, que por ver de fora a situação dos gardes consegue entender melhor. O amadurecimento e as novas facetas dos personagens também marcam a trama. Outro ponto que merece destaque é que o autor finalmente traz Adam, o mogadoriano que aparece nos contos, para a trama e com papel importante pelo que fica no final. Final esse que foi explosivo, com reviravoltas drásticas e de cortar o coração. O ponto de virada e o ponto final chegou e de forma violenta Pittacus Lore dá início ao fim. Ação, choque, surpresas e tensão marcam o final deste quarto livro.

Leitura rápida e que mesmo com menos ação no começo é instigante do princípio ao fim. Pittacus Lore mostra que sua série tem mais força do que o imaginado, criativa e inovadora o autor procura a cada desdobramento da trama apresentar novos elementos e nuances para seu universo, mostrando-se um autor perspicaz e inteligente. A edição da (...)

Termine de ler o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/02/resenha-queda-dos-cinco.html

Rayssa 05/07/2020

Meu Deus?????
Eu não tenho mais palavras pra essa saga, de verdade, li esse livro em menos de 24 horas, já nem ligo mais pra escrita, a ansiedade de saber o que vai acontecer é maior que tudo. Os livros são perfeitos, quando você acha que o livro pode acabar um pouco melhor para os personagens, ele te surpreende nas últimas folhas.

Caio Mário 02/04/2020

Esse foi o livro mais triste até agora. Eu realmente consegui ficar chocado pela reviravolta que o autor criou, realmente me surpreendeu.

mths 05/06/2020

estou completamente fora de mim
mais um livro dessa saga incrivelmente perfeita e eu me pergunto como ela pode ser tão injustiçada, nesse livro começa com tudo aparentemente dando certo e aí derrepente tudo vai por água a baixo mais uma vez pois nossos queridos Gardes não tem paz, esse até agora foi o livro que mais mexeu com meus sentimentos, tem uma das cenas mais tristes até agora e o que te faz criar um ódio gigantesco por um personagem, só de lembrar dele o ódio já vem e mais uma vez aqui estou morrendo de ansieadade para saber o desfecho dessa história. LEIAM LEGADOS DE LORIEN!!!!!

Tavares 17/12/2013

Sinceramente? A decepção de 2013!
Sei que muitos vão me achar louco por dizer isso, mas, na boa? A Queda dos Cinco tinha tudo pra ser um livro grandioso e espetacular, só que Pittacus Lore elaborou um livro comercial e decepcionante.

Bom. Tudo parece promissor com o gancho que foi deixado pelo Livro 3. Aquela ansiedade dolorosa para saber o que aconteceu e o que acontecerá parece ser um dos poucos pontos positivos desse Livro 4. Confesso que, apesar de não ter gostado nenhum pouco da obra, devorei cada página para conhecer mais um pouco dos segredos de Lórien. E BAM! Mais uma tristeza: nada de novo foi acrescentado, ou seja, uma mesmice perigosa está tomando conta da série.

Falando um pouco dos personagens. Eu senti que aconteceu uma retração na desenvoltura crítica deles. O autor caiu na armadilha de toda história: personagens demais, diálogos demais, números demais, cenas demais e amadurecimento de menos. Tipo, é como se Pittacus tivesse adicionado ingredientes demais na receita de um bolo, entendem? E, no final, tanto os ingredientes quanto o bolo foram desperdiçados. Seria incrível ver 4, 6, Sarah, Sam e tantos outros desenvolverem seus aspectos morais e físicos. Entretanto, o enredo está congelado desde o Livro 2.

Tudo bem que se trata de uma coleção YA. Tudo bem que o mercado exige vendas e que pra vender é necessário alimentar os monstrinhos americanos com um romance adocicado quase que diabético. Tudo bem. Até aí é possível aceitar. Porém, A Queda dos Cinco exagerou feio nessa dose. Cadê as lutas, batalhas e guerras alucinantes dos livros anteriores? Cadê tudo? No final das contas, para ser franco, eu achei que todos iriam para um baile de formatura e não para a maior guerra de todos os tempos.

Dói dizer que A Queda dos Cinco foi dispensável. Dói mesmo. Infelizmente, é a realidade. Assim como toda série (Harry Potter, Jogos Vorazes, Nárnia, Percy Jackson, O Senhor dos Aneis, Maze Runner etc.) tem sua ovelha negra, os Legados de Lórien conseguiu criar a sua. Como fã, espero um quinto volume bem diferente dos outros. Diferente pra melhor, é claro, pois não sei se meu legado da esperança vai durar muito tempo. Certo, James Frey e Jobie Hughes?
Marcelly 22/01/2014minha estante
O livro só fica bom faltando cinco capítulos para acabar.

Tavares 01/02/2014minha estante
Exatamente. Uma pena, né? 30 páginas boas, mas o restante... Dispensável.

Ana Paula 01/12/2014minha estante
O que mais me doeu, foi a obviabilidade dele. A queda do cinco? Por favor né, você já começa lendo sabendo o final.

Bianca.Fernandez 23/04/2020

"John Smith, o Número Quatro, achou que tudo seria diferente quando os lorienos se juntassem. Eles parariam de fugir. Lutariam contra os mogadorianos. E venceriam.
Mas Quatro estava errado. Depois de enfrentarem Setrákus Ra e quase serem dizimados, os membros da Garde reconhecem que estão despreparados e em minoria. Escondidos na cobertura de Nove, em Chicago, eles planejam os próximos passos.
Os seis são poderosos, porém não são fortes o suficiente para vencer um exército inteiro, mesmo com a ajuda de um antigo aliado. Para derrotar os mogadorianos, cada um deles precisará dominar seus Legados e aprender a trabalhar em equipe. O futuro incerto faz com que eles busquem a verdade sobre os Anciões e seu plano para os nove lorienos escolhidos.
O tempo está se esgotando, e quando a Garde recebe uma mensagem do Número Cinco ? um símbolo lórico em uma plantação ? a única certeza dos sobreviventes é que é preciso encontrar Cinco antes que seja tarde demais"
Que livro maravilhoso, não conseguia parar de ler, precisava saber o que ia acontecer. Ansiosa para ler o próximo.

Julioocss 25/02/2020

Mais um integrante da garde surge, infelizmente um traidor ?