Ruínas de Gorlan

Ruínas de Gorlan John Flanagan

Resenhas - Ruínas De Gorlan

J. 05/06/2017

“Às vezes... a reputação de estar certo o tempo todo pode ser uma carga muito pesada.”
Antes de tudo, Ruinas de Gorlan é um livro juvenil, pode-se dizer que mais voltado para o público infantil do que para o jovem. Prova disso é que o livro foi escrito para incentivar o filho do autor na leitura e na crença de que o tamanho de uma pessoa não diz respeito a seu potencial. Também a história em si, em alguns pontos e logo no início remete muito a impressão de contos de fadas.

A história compõe uma série de 12 livros (futuramente pretendo ler todos) intitulada Rangers: A Ordem dos Arqueiros. Mesmo sendo uma história para o público mais novo, com uma narração leve e de fácil compreensão, Ruínas de Gorlan também pode ser aceita tranquilamente por um público jovem-adulto, inclusive por ter poucas páginas e não tomar muito tempo de leitura.

Dentre os pontos positivos, um aspecto da nobreza do protagonista dá uma tonalidade muito humilde a obra;

Will é um garoto de pouca estatura, que compõe um grupo de jovens denominados como "protegidos do castelo". Sendo esses, todos órfãos cujos cuidados ficaram ao encargo do castelo de Redmont até que completassem 15 anos de idade e então tivessem que no aclamado dia de escolha serem aceitos em um oficio.

Will por imaginar que seu falecido pai fora um digno e bravo soldado, sempre quis entrar para a escola de guerra, no entanto, dado o seu corpo pequeno e a pouca segurança que transmitia, foi rejeitado pelo mestre da escola e acabou, não tão por acaso, sendo escolhido como aprendiz de arqueiro. Rapidamente um afeto nasce dentro de si por seu mestre sempre quieto e assustador, e Will começa a nutrir um curioso desejo; ver o seu professor, Halt, sorrir.

Os personagens são cativantes, desde os humanos até os cavalos.
A leitura flui sem dificuldades e muito agradável, prendendo nos momentos mais cruciais e com momentos que fazem o leitor rir muito naturalmente, sem deixar transparecer se tal cena foi feita com esse intuito ou não.

Por outro lado, alguns pontos são muito sumarizados, principalmente sobre o que se refere ao antagonista da trama. E no caráter informativo, o livro deixa bastante a desejar, mostrando mais uma vez qual é o seu público alvo.

Em suma, por ser uma história curta e mais voltada pro infantil, não há como se exigir tantas informações técnicas sobre as armas, os treinamentos e batalhas, mas sente-se a falta de saber por que o vilão foi deixado com vida após a guerra passada e por que os arqueiros não pensaram em derrotar os Kalkaras usando do mesmo recurso que seu mandante usou.
Considerando tudo, a evidente promessa da grandiosa transformação dos personagens ao decorrer da saga, iniciada e transcorrida já no primeiro livro, com certeza me fará ler a continuação.

jenis 15/05/2017

Eu gostei muito do livro, o autor escreve de uma maneira que te faz se apegar aos personagens, até mesmo os cavalos kkkk. Achei um livro bem legal mas teve alguns pontos que eu não gostei, por eu estar mais acostumada a ler livros mais adultos e realistas fiquei um pouco incomodada com algumas coisas, como por exemplo, o pequeno Will estar praticando com o arco por 7 meses e já estar sabendo usa-lo, sendo que na realidade um bom arqueiro na era medieval demorava 10 anos pra aprender a usar um arco. E o fato de o barão ser muito bonzinho kkkkk. Mas mesmo com alguns pontos me incomodando eu gostei do livro, ele não tem lá grandes acontecimentos, eu acho que esse primeiro volume foi mais uma "apresentação" ao universo e aos personagens, mas creio eu que os proxímos terão mais acontecimentos e serão maravilhosos, recomendo a leitura (:

Fran 24/04/2017

Quando comecei a ler foi para pegar um menino que tinha acabado de conhecer, depois fiquei apaixonada pela serie toda.
Will um menino órfão, criado uma especie de orfanatos pros filhos de pessoas que foram importante, pensava ser filho de um grande general do exercito do Rei. Quando ele é negado na escola de guerra, fica arrasado não sabendo o que fazer nesse ponto entra o Arqueiro Halt.
A história gira em torno do treinamento de Will e suas primeiras missões, Salvar o Rei.

Daiki 14/03/2017

Altura e Força, não significam nada perto da bravura!
A história se passa em torno do personagem Will que era fraco, magro e baixo (comparando com os outros personagens) que nem chegou a conhecer o seu pai, mas ouvia histórias de que ele foi um grande guerreiro. Por isso quando atingiu a adolescência ele tentou ingressar na Escola de Guerra, sua felicidade durou pouco quando o Mestre da Guerra Rodney disse ao garoto que sua estrutura física não era adequada para se ingressar na Escola de Guerra.
Foi quando Will conheceu Halt, um homem baixo e sério, que faz parte da Ordem dos Arqueiros (que apesar de existir quase nunca era vista). Halt escolheu Will porque ele tinha as habilidades bascas de um arqueiro que levava se depender anos para serem aprendidas: a facilidade de se camuflar (que é muito importante para eles), observador a ponto de conseguir passar pelas defesas e guardas depois de estudadas e por último a agilidade que ele possuía.
Os Aprendizes tinham um prazo para se adaptarem com as Escolas, e quem não atingia as metas era obrigado a se retirar da escola que estava e servir como um agricultor em um feudo. Daí inicia-se a aventura de Will com seu mestre Halt, que pouco a pouco vai ensinando tudo sobre os arqueiros: suas armas e como manipulá-las, como sobreviver a situações difíceis, como se deve agir perante aos perigos, como usar um pônei (sim por incrível que pareça a “grande” montaria dos arqueiros eram os pôneis!).
Em Rangers Ordem dos Arqueiros o autor John Flanagan escreve esta serie para seu filho, que não gostava muito de ler. O interessante é que o autor cria o personagem principal Will usando seu filho como modelo (poxa quem usa o filho como modelo para criar um personagem? Genial!).
Percebe-se também a mudança nos personagens principalmente em Will que se torna um homem mais corajoso a ponto de conseguir mostrar suas habilidades para aqueles que duvidavam de seu potencial a se tornar alguém.
O livro é muito interessante, pois você fica ansioso pela próxima pagina querendo saber o que irá acontecer ou como isso vai terminar, posso dizer que este livro prende o leitor a ponto dele perder totalmente a noção do tempo de tão vidrado que fica na leitura (pelo menos comigo foi assim rsrs).
Excelente obra 5 estrelas, recomendo este livro para todas as idades!
Evelyn Ruani 15/03/2017minha estante
Muito boa resenha Daiki ;)

JR 02/03/2017

John escreveu o primeiro livro da série para estimular seu filho de 12 anos a apreciar a leitura.
Quem nesse universo está em busca de uma nova aventura eu recomendaria esse fragmento. Uma de minhas séries prediletas, onde você começa a ler e não consegue mais parar. Também é uma leitura muito leve e gostosa, não te cansa e quando acorda o livro já acabou e você se vê ansioso para o volume seguinte.

Rangers - Ordem dos Arqueiros vai agradar grandes e pequenos. O enredo se desenvolve ao redor do pequeno Will (pequeno mesmo!) que descobre que seus dons podem ser bastante úteis e valiosos para quem souber observar. Enfrentando a rejeição, Will aprende a valorizar os seus dons e vai ganhando confiança em si mesmo no decorrer da história. É interessante comentar que o autor ainda explora o Bullyng através do aspirante à guerreiro: Horace.

Neste volume, nós conhecemos Will, um jovem magro e franzino, órfão, que é criado no castelo de Barão Arald, entre os protegidos do Reino. Eles eram criados como serviçais e, ao entrarem na adolescência, se tornavam aprendizes em determinadas áreas do feudo. O sonho de Will era fazer parte da Escola de Guerra, pois achava que seu pai, que nunca havia conhecido, teria sido um grande guerreiro.

Mas, para sua surpresa, ele acaba por ser tornar o aprendiz de Halt, o misterioso membro da Ordem dos Arqueiros. Um homem baixo, franzino e de poucos sorrisos, mas com uma mira certeira e coragem sem igual. Em seu treinamento, o jovem se transformará em homem e se verá em meio a uma guerra secreta e misteriosa, conta um mal que parece infindável e invencível.

Testado a cada segundo, o jovem Will passará por aventuras e perigos que nunca imaginou...

O bom dessa série é a simplicidade que ela nos envolve. Sentimos-nos como se voltássemos a ser crianças, deitados na cama, ouvindo aquela boa de história de aventura que não deve terminar nunca. Valores como amizade, lealdade, diversidade e amor próprio, são pregados em cada página, nos trazendo sensações boas demais. Impossível não se apaixonar pelos personagens, tanto por Will quanto seus amigos, que são criados juntos com ele. Mesmo tão diferentes entre si, com seus defeitos e qualidades, nos dão no decorrer da trama um exemplo de companheirismo e civilidade.

Exemplos como esse livro estão faltando no mercado. Uma verdadeira aventura, sem cenas massacrantes ou mortes horrendas. Nada de paixões mirabolantes. São simples jovens aprendendo com a vida que lhes é imposta, com aquele ritmo gostoso daqueles filmes de capa e espada de quando éramos pequenos.

Também temos o nosso vilão, é claro. Morgarath, o senhor das Montanhas da Chuva e da Noite quase não aparece, mas já demonstra que vai dar muito trabalho aos nossos heróis. Tenho certeza de que vou ver suas ações colocarem o nosso jovem arqueiro em provar várias vezes no decorrer da série.

Halt, em si, é um caso a parte. O pequeno homem nos mostra em cada aparição que, o que nos transforma em heróis não é tamanho ou músculos, mas sim coragem e bravura.

Entre as sagas que já li, essa está entre
minhas favoritas sem sombra de dúvida.

Minha Classificação: ► ♥♥♥♥♥ ◄

site: http://coliseunerd.blogspot.com/2017/03/rangers-ordem-dos-arqueiros-livro-1.html

Zero Luiz 27/02/2017

Não desista no primeiro
Essa série é minha favorita. O estilo de escrita do Flanagan é sensacional. Mas como o primeiro livro ele escreveu pro filho dele, tem um tom um pouco mais infantil (mas não deixa de ser excelente, é claro).
O restante da série adquiri um tom mais sério. Então vá em frente e leia toda a série que você não vai se arrepender.

Wilson Junior 02/01/2017

Um livro sensacional de aventura onde tudo é resolvido estrategicamente sem qualquer tipo de poder ou truques
Lembro perfeitamente quando comprei o livro, fui na livraria a procura de um livro infanto juvenil para o meu irmão, com o objetivo de incentivá-lo a ter o hábito de leitura desde pequeno. Foi então que resolvi ler esse livro sem compromisso, e acabou se tornando um dos meus livros preferidos de aventura. Um livro incrível que se passa no período da idade medieval, tendo como protagonista um pequeno aprendiz de arqueiro, o jovem Will, um livro com ótima história, com humor, superação e bastante aventura. Um ponto muito positivo e interessante do livro é que diferente de muitos outros livros, os personagens não têm qualquer tipo de poder ou truques, tudo é resolvido estrategicamente e inteligentemente. Um dos personagens dessa séria, chamado Halt, se tornou o meu personagem preferido de todos os tempos, seja comparando com outros personagens de livros, séries, filmes e afins. O autor John Flanagan é sensacional, consegue tornar toda a leitura interessante do início ao fim, de tal modo que fica até difícil de parar a leitura depois que começa. Recomendo a todos que gostam de livros de aventura.

multiversonews 19/09/2016

Heeeey Arqueiros !
PODE PARECER FRACO E INFANTIL, MAS ELE VIRA A SUA HISTÓRIA EM MINUTOS!

E nesse primeiro livro, As Ruínas de Gorlan, John Flamagan com uma narrativa que não poupa detalhes de acontecimentos e de personalidades, nos apresenta os jovens protegidos. Que são os jovens órfãos de pais que estavam lutando na guerra servindo ao reino, e para recompensar, o Barão Arald toma conta dos jovens até os seus 15 anos de idade. Ano em que vão para o Dia da Escolha (que é muito melhor que o Dia da Colheita de Jogos Vorazes) em que escolhem as Escolas que querem ir. Tem a Escola de Guerra, com seu mestre de Ofício Sir Rodney, onde os aprendizes se tornam guerreiros (se aptos à isso); Dos cozinheiros; Escribas, que são os caras que cuidam de toda a burocracia do Reino; Cavalaria; Diplomacia; Armeiro; Ferreiro; e dos Arqueiros, com seu mestre de Ofício, Halt.

Os cinco jovens – Alyss, Jenny, George, Horace e Will estavam lá e quase todos decididos. Horace, que sempre arrumava briga com Will, foi para a Escola de Guerra, aonde aprendeu o significado da palavra Bulling. Alyss foi para o serviço diplomático. George para a escola de Escribas. Jenny para a cozinha e Will queria Escola de Guerra pois acreditava que seu pai era um guerreiro e morreu na guerra. Acreditava nisso. Mas depois de um teste sacana acabou indo para a Escola dos Arqueiros.
CONTINUE AQUI:

site: http://multiversonews.com/review-rangers-ordem-dos-arqueiros-de/

Natiiii 30/08/2016

Rangers ordem dos Aqueiros livro 01 aventura
ótimo livro que conta a historia wil e a ordem, inicio da uma saga divertida com bastante humor, luta e aventura, com cenas de lutas épicas e problemas que morremos de anciadade para saber o final. uma leitura leve e fácil e a historia não fica estagnada vai melhorando ao longo dos livros.
super recomendado, amo a serie

Jefferson.Seno 30/08/2016

Não tem como não se divertir.
Livro gostoso de ler torcer pelo atrapalhado Will e Walt.

victoria.caroli 29/08/2016

Ruínas de Gorlan
Ah, Rangers!!
Graças a esse livro me apaixonei pela leitura. Tenho toda a coleção, e posso dizer, que com certeza são os 12 livros mais incríveis que já li.
Claro, é uma leitura fácil e rápida, e quase infantil. Mas não deixa de ser uma aventura e tanto.
Simplesmente leiam, só leiam.
Vão entender do que estou falando!

NatA.Diedrichs 28/08/2016

Fantástico
Esse livros é simplesmente demais, um dos melhores que eu já li.
Ele fala sobre uma aventura épica que Will vai ter que enfrentar aos 15 anos, Nesse livro tem arqueiros, guerreiros, saqueadores e criaturas horripilantes.
Sem sombra de dúvidas recomendo.

Eliel 26/08/2016

Recomendo !!!
Foi uma leitura bastante agradável e divertida !