Ruínas de Gorlan

Ruínas de Gorlan John Flanagan

Resenhas - Ruínas De Gorlan

Ju 27/09/2013

Rangers - Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan
Um livro que me deixou fascinada desde a primeira página. O Will conquista a gente logo de cara. Um garoto que nunca soube quem eram seus pais. Recém-nascido, foi deixado em um cesto na escada de um prédio no castelo do barão Arald, que há tempos cultivava o costume de acolher órfãos de súditos seus. Tudo o que Will sabe de sua origem está no pequeno bilhete encontrado preso ao cobertor que o protegia:

"A sua mãe morreu no parto.
O pai morreu como herói.
Por favor, cuidem dele. Seu nome é Will."

Esses órfãos, conhecidos como "protegidos", aos 15 anos precisam passar pela cerimônia do "Dia da Escolha", em que podem ser aceitos por um dos mestres para aprender um ofício. Caso não consigam uma vaga, são enviados para trabalhar em fazendas que produzem mantimentos para o reino. E esse é o maior medo de Will.

Apesar de ser um garoto bem franzino, ele tem o sonho de pertencer à Escola de Guerra. Imagina que seu pai tenha sido um guerreiro, e deseja seguir seus passos. Mas o destino de Will é outro, e ele acaba como aprendiz de arqueiro de Halt, o que o assusta bastante, já que os arqueiros são vistos como seres muito misteriosos que, inclusive, praticam magia negra e, por isso, normalmente são temidos pelo povo.

O que Will não imagina é que ser um arqueiro é uma aventura e tanto. Eles são uma espécie de serviço de inteligência do reino, e por isso são realmente estimados pelos governantes, e precisam aprender habilidades exclusivas.

Gente, foi uma delícia embarcar nessa aventura com Will. Rangers - Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan é um livro completamente viciante. Eu sempre fui apaixonada por arqueiros, então sou até meio suspeita... rs... Mas os arqueiros dessa série são mega interessantes, é muito legal acompanhar o treinamento do Will, dá até para aprender algumas coisinhas úteis... rs... Me apaixonei pelo estilo de vida a que ele foi apresentado, principalmente porque envolve o convívio diário com um cavalo, e eu sou completamente louca por cavalos!! *-*

A edição do livro está linda demais, foi feita com muito capricho. Tem detalhes fofos no início e no fim dos capítulos, além de imagens na cor verde enfeitando o canto inferior das páginas.

A série é imensa, eu sei... Mas espero conseguir ler todos os livros, eu realmente me apaixonei pelo primeiro volume. Há pouco tempo eu divulguei o lançamento do 11º livro para vocês... fui pesquisar e descobri que a série tem 12 livros, sendo que o último está previsto para ser lançado no dia 1º de outubro (isso no exterior, acredito que deva chegar aqui no ano que vem - chute total, ok?).

Apesar de todos esses livros, o primeiro tem uma história completa (e com um final mais que surpreendente!), então acredito que todos sejam assim. A cada volume, uma nova aventura para o leitor acompanhar.

Fiquei feliz por ter descoberto a série já perto do fim, fico muito agoniada quando tenho que esperar pelas continuações. Espero que o segundo volume chegue logo às minhas mãos! =)

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-rangers-ordem-dos-arqueiros.html
Juh 27/09/2013minha estante
Parabéns pela resenha Ju e nossa você parece ter mesmo se encantada pelo livro, isso só me deixou mais curiosa por ele, amo histórias assim que falem e arqueiros e de reinos, normalmente esses livros me prendem do inicio ao fim e Ju só por curiosidade, o 2º livro é continuação do primeiro ou tipo já se segue uma nova história, fiquei em dúvida, porque tem serie que no primeiro livro a gente já sabe o final e o segundo livro já começa narrar uma outra história!!!

Narinha 28/09/2013minha estante
Parece ser um livro muito bom mesmo! Também sempre gostei de arqueiros (principalmente de Légolas GreenLeaf, :D ) e a história de Will parece ser bem interessante, ainda mais quando se acompanha todo o seu treinamento. Espero que Halt e Will virem grandes amigos e que consigam salvar o rei. Pretendo em breve fazer a leitura!!

Lore 29/09/2013minha estante
Fui apresentada ao livro ao mesmo tempo que você Ju, e lembro de não ter tido tanto interesse por ele, no entanto, estou completamente louca para lê-lo depois de ler sua resenha!! Nunca li nenhuma história que envolvesse arqueiros no enredo, não que eu me lembre agora, e cara eu fiquei muito curiosa para saber mais sobre o universo em que Will é inserido. O fato de ter 12 livros ao todo doeu um pouquinho no meu pobre bolso, no entanto, só confirmou minha tese de que só me interesso por séries askldjalksjd enfim, adorei Ju, quem sabe eu leia em breve

Cris 07/10/2013minha estante
Doze livros é muito pra mim! rsrs Esta série não me chamou muito a atenção, e sabendo que é tão grande, sei que não vou dar conta além das que já acompanho e das que pretendo acompanhar. Mas que bom que vc descobriu a série perto do fim, assim dá pra ler tudo sem ficar agoniada esperando os próximos lançamentos...

Thaís 07/10/2013minha estante
Nossa Ju, Agora até que pareceu que é um bom livro, sempre pensei que fosse horrivel por que eu tenho um colega que tem essa serie e parece ser tão complicada haha Enfim eu gostei, mas como é uma serie muito grande acho que eu não vou arriscar :/

Leilane 07/10/2013minha estante
Ohh! Arqueiros! Desde que assisti Orlando Bloom interpretar Legolas a mais de 12 anos (como o tempo passou rápido!), sou apaixonada por arqueiros! Amo quando eles aparecem em livros, mas foram poucos os livros que li com eles, principalmente como eles sendo o tema principal, mas o fato da série ter 12 livros é triste para esta leitora, não sei se vou embarcar nessas aventuras; mais livros para deixar para o futuro...

Sarah 12/10/2013minha estante
Na sinopse eu já AMEI. Sua resenha então, confirmou o que já imagino... tenho certeza que vou adorar este livro. Curto muito histórias com esse toque medieval. Mas caramba, 12 livros!! Esperam que mantenham a qualidade das histórias e edições. Vou acompanhar!

DomDom 19/02/2014minha estante
Gosto bastante de livros com essa pegada de aventura, mas confesso que séries não me agradam tanto, e se forem extensas, pior ainda. Pelo menos é o tipo de série em que os volumes são independentes. Mas a trama me chamou bastante atenção, sim! Se tiver oportunidade, lerei.

Sil 27/06/2017

Adorei!!
Olá pessoal,
Um pouco cansada de livros tristes e pesados, resolvi voltar para minha antiga paixão: os livros de aventura e fantasia. E posso afirmar, que com certeza foi uma excelente volta.
Will é órfão e devido á isso foi criado no castelo como um dos protegidos do barão, que resolveu acolher a criar aquelas crianças cujos pais morreram na grande batalha onde o mal foi vencido.
Ao atingir certa idade, essas crianças precisam escolher um ofício, elas têm esse privilégio, pois as demais crianças do povoado só podem fazer isso caso tenham destaque na escola, ou por influência de familiares, caso contrário vão todas trabalhar nas plantações.
Will sempre quis ir para a Escola de Guerra, pois acredita que seu pai foi um grande guerreiro morto na batalha. Porém quando chega o grande dia, Will é recusado por ser um garoto muito pequeno. É então, misteriosamente aceito na Ordem dos Arqueiros e o seu treinamento se inicia. Seu professor é Halt, um arqueiro muito misterioso e que quase não sorri.
Durante a estadia do castelo, Will teve um rival: o grande Horace. Um rapaz robusto e alto, que sempre fazia de Will seu saco de pancadas. Horace foi aceito na Escola de Guerra conforme sua vontade, e lá ele está provando do seu próprio veneno: virou o alvo de três valentões que pegam pesado em suas punições.
Devido á um acontecimento, Will e Horace ficam cara a cara e com isso a chance de paz surge. Horace percebe que durante toda a sua vida, Will era aliado e não um inimigo.

Com o tempo e o treinamento adequado, Will se torna um excelente aprendiz de arqueiro, mas o treinamento é interrompido por uma ameaça de guerra. O mal está novamente reunindo forças para um ataque, e uma antiga ameaça mortal ressurge: os Kalkaras. Bestas difíceis de matar, que te paralisam com o olhar, mas que tem um ponto fraco: o fogo.

Fui sem grandes expectativas e confesso que me diverti muito com a leitura desse livro. Pretendo pegar o segundo volume em breve. Uma aventura jovem, muito bem escrita e sem enrolações.
Abraços.

site: www.revelandosentimentos.com.br
alissonferreira.c1 30/06/2017minha estante
Me indica uns livros, Sil?! Ultimamente estou buscando leituras mais calmas, com histórias tocantes, que nos façam refletir de alguma maneira.

Oie, tudo bem?
Te indico passarinha da Katryn Erskine, que apesar da temática pesada é escrito de uma forma muito leve e bonita. Também tem o um menino em um milhao da monica wood, lançado em maio pela arqueiro, fofo e delicado. As cordas mágicas do Mitch Albom é um livro que me surpreendi muito, mesmo. Não imaginava que fosse gostar tanto (a historia de um cantor que morre, e dai nos ficamos sabendo da vida dele, lindooo)
Te indico tambem o livro de memórias da Lara Avery, fofo apesar da temática triste (doença sem cura).

Sil 30/06/2017minha estante
Tem o Pax da Sara Penypacker, que é sobre amizade e lealdade.
Tem tambem o claros sinais de loucura da Karen Harrington, tema pesado, escrita leve, fofa e delicada.
Cotoco, o diario bem divertido de um garoto

Sil 30/06/2017minha estante
Todos esses tem temas tristes e mais pesados. Mas foram escritos de uma forma leve e bonita. Não foram os melhores da minha vida, pois eu gosto de livro destruidor kkkkk mas todos eles receberam 4 estrelas (o passarinha recebeu 5). Leia algumas resenhas pra ver qual combina mais com você. E por favor, me conte qual escolheu, to curiosa :) beijos e boas leituras (desculpe e demora em responder).

Sil 30/06/2017minha estante
Esqueci de falar do o sol também e uma estrela da nicola yoon, adorei o jeito que essa mulher escreve. Livro rapido, bonito e com uma baita licao. Diagramacao do livro: excelente.

alissonferreira.c1 01/07/2017minha estante
Vou escolher o que você deu cinco estrelas e O Sol Também É Uma Estrela. ?

Sil 03/07/2017minha estante
Depois me conta o que você achou :) boa leitura

gtraxx 07/02/2011

Medieval Juvenil
Caro(a) Leitor(a)

Se o seu objetivo é uma leitura densa, envolvente, repleta de descrições empolgantes e de personagens ricos psicologica e emocionalmente... fique longe deste livro.

Uma vez deixado isso claro, vale à pena destacar os pontos positivos da série Rangers:

O livro é leve. Perfeito para uma leitura descompromissada e que não exige muito do leitor.
Os personagens são previsíveis e típicos.
Tudo ocorre de forma fluida, sem grandes traumas. Os personagens são apresentados, recebem pinceladas de conflitos internos (que são rapidamente resolvidos) e partem imediatamente para a ação, sem se prolongar em desvios. Não há surpresas na trama.
O cenário é um mundo medieval com toques fantásticos, genérico, mas com algumas menções a culturas reais (escandinavos, celtas).

O autor não apresenta muita criatividade ao popular a parte fantástica... e, aliás, se repete. Neste livro ele apresenta duas criaturas:
1) Animalesca, um misto de homem e urso. Pelo rígido protegendo o corpo. Mente fraca. Existe em grande número. Só tem um medo: Cavalos.
2) Animalesca, um misto de homem e urso. Pelo rígido protegendo o corpo. Inteligente, mas ingênuo(!). Raríssimo. Só tem um medo: Fogo.

Seria um trauma gerado por Ursos?

Mas, de forma geral, é uma leitura leve e descompromissada.
Marcos Carvalho 22/11/2011minha estante
O livro é bem fraco, sobretudo pela previsibilidade.

Irthos Valeth 09/01/2012minha estante
O que gostei na série foi justamente essa leitura descompromissada. Ele é um livro bom se tu ler sem expectativas.

Tipo, eu espero uma obra-prima quando na contra-capa diz "cinco vezes ganhador de x premio", afora isso, tem que ser ruim mesmo :)

Kassio 13/05/2013minha estante
Vou considerar sua resenha amigo, pois foi a melhor que vi até agora, mas mesmo assim vou ler, quero ver isso de "perto".

Fer 20/09/2013minha estante
Ao meu ponto de vista o melhor do livro é que ele te proporciona uma leitura descompromissada. Sem perceber você já esta envolvido na história, com os personagens, e é um livro bom e leve para se ler. Eu achei perfeito, em todos os sentidos.

Juninho 02/05/2010

Caraca, esse livro me surpreendeu! Muito Bom!
Esse livro entrou na lista dos meus favoritos num piscar de olhos!

Pensa num livro que vc começa a ler e não quer mais soltar! Pensou? Pois é esse livro é assim!
Eu li ele em um dia, e queria logo a continuação ( mas tenho que esperar até o outro mês pra comprar ¬¬'), o livro é perfeito.
A história do livro é muito interessaNte, pois fala de ARQUEIROS como uma classe bastante misteriosa e surpreendente!

Sempre tive uma tendência a gostar de ARQUEIROS (as) e MAGOS (as) (mas isso nao vem ao caso) eles (as) são bem mais interessantes e graciosos (as) que cavaleiros! (Não vão pensar besteira ¬¬')

Um livro que recomendo com grande convicção de quem ler vai gostar bastante!

;D
julia 09/02/2011minha estante
rsrs...concordo vale a pena ser lido,já cheguei ao vol.9 e nunca perde o encanto!a serie é muito boa.

Lucia.Ferreira 15/08/2022minha estante
Fantasia não é minha praia, mas que livro gostoso de ler. Os personagens são bem desenvolvidos e a trama prende muito a gente.

FIRE 24/10/2022minha estante
Concordo,fantasia é incrível,mas ALTA FANTASIA....

Daniel.Costa 28/02/2024minha estante
Adorei

Maira.Brigitte 31/03/2024

O livro é do meu irmão. Sou completamente apaixonada na saga até hoje. Tenho uma folha de carvalho de pingente por calsa do Will e Halt.
Gabyz.z 31/03/2024minha estante
Faz tanto tempo que li. Mas lembro que gostava muito

Maira.Brigitte 01/04/2024minha estante
Eu li no ensino medio, faz muito tempo tbm, mas eu amava

Urah 04/04/2024minha estante
Que legal ?

Laryssa.Rabelo 13/02/2024

Ruínas de Gorlan
Terminei este livro com uma sensação incrível, ansiosa para explorar mais sobre os personagens. Descobri que a série é composta por 12 volumes, ideal para um público mais jovem. A escrita é boa, a fantasia leve, comparável à de Percy Jackson, embora não se assemelhe em história. Já assinei o termo de compromisso para continuar a serie kkk e estou animada, especialmente por serem curtinhos.
Fabio 13/02/2024minha estante
Essa serie eu li há tempos, mas tenho uma memória afetiga gigantesca!
Vale muito apena, e vou adiantar, que o primeiro, é o que menos, gostei! kkkk

Laryssa.Rabelo 13/02/2024minha estante
kkkk, se não gostou do primeiro e curtiu os outros, já me sinto mais tranquila em continuar essa pequena saga hahaha

Fabio 15/02/2024minha estante
Acho, que me expressei errado, Laryssa... eu gostei demais , mas de todos foi o que menos gostei!!!

JR 02/03/2017

John escreveu o primeiro livro da série para estimular seu filho de 12 anos a apreciar a leitura.
Quem nesse universo está em busca de uma nova aventura eu recomendaria esse fragmento. Uma de minhas séries prediletas, onde você começa a ler e não consegue mais parar. Também é uma leitura muito leve e gostosa, não te cansa e quando acorda o livro já acabou e você se vê ansioso para o volume seguinte.

Rangers - Ordem dos Arqueiros vai agradar grandes e pequenos. O enredo se desenvolve ao redor do pequeno Will (pequeno mesmo!) que descobre que seus dons podem ser bastante úteis e valiosos para quem souber observar. Enfrentando a rejeição, Will aprende a valorizar os seus dons e vai ganhando confiança em si mesmo no decorrer da história. É interessante comentar que o autor ainda explora o Bullyng através do aspirante à guerreiro: Horace.

Neste volume, nós conhecemos Will, um jovem magro e franzino, órfão, que é criado no castelo de Barão Arald, entre os protegidos do Reino. Eles eram criados como serviçais e, ao entrarem na adolescência, se tornavam aprendizes em determinadas áreas do feudo. O sonho de Will era fazer parte da Escola de Guerra, pois achava que seu pai, que nunca havia conhecido, teria sido um grande guerreiro.

Mas, para sua surpresa, ele acaba por ser tornar o aprendiz de Halt, o misterioso membro da Ordem dos Arqueiros. Um homem baixo, franzino e de poucos sorrisos, mas com uma mira certeira e coragem sem igual. Em seu treinamento, o jovem se transformará em homem e se verá em meio a uma guerra secreta e misteriosa, conta um mal que parece infindável e invencível.

Testado a cada segundo, o jovem Will passará por aventuras e perigos que nunca imaginou...

O bom dessa série é a simplicidade que ela nos envolve. Sentimos-nos como se voltássemos a ser crianças, deitados na cama, ouvindo aquela boa de história de aventura que não deve terminar nunca. Valores como amizade, lealdade, diversidade e amor próprio, são pregados em cada página, nos trazendo sensações boas demais. Impossível não se apaixonar pelos personagens, tanto por Will quanto seus amigos, que são criados juntos com ele. Mesmo tão diferentes entre si, com seus defeitos e qualidades, nos dão no decorrer da trama um exemplo de companheirismo e civilidade.

Exemplos como esse livro estão faltando no mercado. Uma verdadeira aventura, sem cenas massacrantes ou mortes horrendas. Nada de paixões mirabolantes. São simples jovens aprendendo com a vida que lhes é imposta, com aquele ritmo gostoso daqueles filmes de capa e espada de quando éramos pequenos.

Também temos o nosso vilão, é claro. Morgarath, o senhor das Montanhas da Chuva e da Noite quase não aparece, mas já demonstra que vai dar muito trabalho aos nossos heróis. Tenho certeza de que vou ver suas ações colocarem o nosso jovem arqueiro em provar várias vezes no decorrer da série.

Halt, em si, é um caso a parte. O pequeno homem nos mostra em cada aparição que, o que nos transforma em heróis não é tamanho ou músculos, mas sim coragem e bravura.

Entre as sagas que já li, essa está entre
minhas favoritas sem sombra de dúvida.

Minha Classificação: ► ♥♥♥♥♥ ◄

site: http://coliseunerd.blogspot.com/2017/03/rangers-ordem-dos-arqueiros-livro-1.html
Marcelo.Antonio 20/09/2017minha estante

Autora: John Flanagan
Editora: Fundamento
Páginas: 239
Classificação: 4/5 estrelas

Rangers: A Ordem dos Arqueiros – Ruínas de Gorlan conta a história de Will que, em razão de algumas limitações físicas, como o fato de ser pequeno, foi impedido de entrar na Escola de Guerra e as chances de torna-se um guerreiro como seu pai, que sequer conheceu, acabam ficando quase nulas. Até que ele é escolhido como aprendiz de Halt, famoso arqueiro e começa a aprender mais sobre os Rangers.

E essa é a premissa de uma ótima saga. Sabe aquele livro que você não tem muitas expectativas e acaba totalmente surpreendido? Bem, foi exatamente assim que eu me senti com Ruínas de Gorlan, o autor soube me fazer apaixonar pela história e por todos os personagens, além de que a escrita dele é muito envolvente, logo fiquei presa ao livro.

Flanagan consegue escrever personagens cativantes e muito interessantes, mesmo quem inicialmente não passou uma imagem muito boa, pouco a pouco, acaba se mostrando um personagem interessante, fácil de gostar. Além disso, foi uma ótima e diferente adaptação da época medieval, onde algumas garotas podem e tem diferentes papéis, algo diferente do que costumamos a ver como mulheres submissas, com a sempre necessidade de ser resgatada.

O livro é recheado de aventura e mesmo as cenas onde o Will teve que aprender e treinar com Halt são uma delícia de se ler, há também o ponto mais interessante quando o papel que os Arqueiros possuem no reino ser revelado, e com Will tornando-se um grande herói, tudo se constrói para um ótimo livro para jovens, mas que facilmente conquista outras idades.

E sim, quando eu digo juvenil, é que realmente não há uma trama super bem elaborada, nada que pode ser classificado de épico, mas vale destacar também que Rangers: A Ordem dos Arqueiros possui seu próprio charme especial, é uma leitura gostosa e que merece uma chance, desde que você entenda e aceite que não é nenhuma Guerra dos Tronos, claro.

Resenha por: Débora

site: http://www.livrosecitacoes.com/
Janaína Hanna 25/01/2016minha estante
Amor eterno por essa série

Pamela Martins 09/11/2023minha estante
Eu achei a série completa na biblioteca da minha cidade,nunca ouvi falar,mais a sinopse,eu já gostei.

Danielle | @dani.lianne 16/02/2022

Eu amei esse livro quando adolescente e mantive esse amor adulta
E um livro introdutório, de personagens, dinâmicas, reinos e isso se faz notar uma vez que não acontece um grande arco nele, mas as coisas acontecem de forma muito orgânica sem que vc precise bater a cabeça para entender a direção que o autor está te levando
As cenas de luta/ação são curtas e isso poderia ser um problema levando em conta a natureza do livro, mas acho que funciona muito bem aqui, já que os personagens centrais não são guerreiros grandes, fortes e musculosos, mas que se apoiam em técnicas e estratégia para chegar onde precisa e fazem isso com muito exímio
Amei
Will e um lindinho e Halt é carismático demais (do jeito dele)
t1berio 16/02/2022minha estante
vc desbloqueou uma memória minha muito antiga.... li esse livro em 2012, não lembro muito da história mas lembro que amei esse primeiro livro

Rafael Kerr 16/02/2022minha estante

Carla.Maciel 09/02/2021

Livro divertido, leve, e com uma dupla perfeita
Nesse primeiro livro, somos introduzidos ao universo dos personagens e a Terra de Araluen que é um reino. Três personagens recebem destaque O will, e o Halt são a dupla perfeita adoro a personalidade de Will que está em processo de ser moldada mas o garoto faz inúmeras perguntas além de ser honrado, Halt é seu mestre rabugento, o típico quietão. Outro personagem de destaque é Horace que evolui no livro o leitor torce por ele.
Aqui os personagens ou são bons ou são vilões, e embora não seja a mesma coisa na realidade é incrível sair dela por algumas horas durante a leitura e torcer para o mocinho, enfrentar monstros, etc.
Gostaria que os outros livros mostrassem um pouco do treinamento dos outros protegidos do castelo. Mas não parece ser esse o caminho escolhido pelo autor, que escreveu esse livro para que seu filho sentisse vontade de ler então É UM LIVRO PARA AMAR LER, realmente não lemos Rangers porque é uma fantasia clássica, mas porque é uma leitura de qualidade, para relaxar a mente de tanto livro cabeça mas sem idiotizar-se.
Para finalizar: Um adulto volta a ser criança lendo, e uma criança vê que alguns adultos são legais como o autor o Halt, o barão, entre outros.
Joseapferres 09/02/2021minha estante
Amei sua resenha

Carla.Maciel 09/02/2021minha estante
Muito obrigada, vou resenhar os 12 livros

Maria, lua do Lucy 30/08/2022minha estante
Puxão melhor pônei e Halt melhor mestre.

CirAaco 30/08/2022minha estante
Concordo

Vick 18/03/2021

O livro fala sobre Will que é um dos protegidos do castelo Redmont e precisa escolher qual caminho irá seguir.
Os capítulos são curtos e a leitura muito rápida, desde o começo te prende e em nenhum momento fica chata.
A amizade que Will e Halt criaram foi o que mais me agradou na leitura, mal posso esperar para ler os próximos livros.
Gabriel.Freire 18/03/2021minha estante
É muito bom!!! Li até o 7

Vick 18/03/2021minha estante
Quero comecar logo as continuações ?

Nathi 09/06/2015

Muito divertido
Bom, hoje se inicia uma sequência de posts semanais sobre a incrível série Rangers - Ordem dos Arqueiros (John Flanagan).

Começaremos então pelo Ruínas de Gorlan. Para quem já leu Eragon, não sei se fui somente eu, mas achei a relação de Eragon e Brom – Will e Halt, muito parecidas! Não somente por ser relação aprendiz e mestre, e sim pelo fato dos mestres serem mal humorados e sem paciência com seus alunos questionadores. Mas nada de plágio, longe disso, afinal enquanto na história de Eragon ele está treinando para ser um Cavaleiro de Dragão, Will foi escolhido para ser um Arqueiro.

Will é um garoto órfão pequeno e magrelo, que vive sobre cuidados de um importante feudo (Redmont) no reino de Araluen. Lá ele mantem amizade com outros órfãos, (Allys, George, Jenny) e principalmente Horace, por quem mantém uma relação de amor e ódio, pois apesar do garoto ser seu melhor amigo, ele é fisicamente o que Will sempre quis ser, grande e forte.

Mesmo querendo ir para a Escola de Guerra, após ser rejeitado devido a sua estrutura física, Will aceita ser aprendiz de Halt, um Arqueiro experiente e admirado. Os Arqueiros do país de Araluen não são arqueiros comuns. Com sua precisão perfeita, destreza acentuada e inteligência singular, eles são convocados as mais importantes missões em nome do Rei.

Então Will, acompanhado de Halt e Gilan, um antigo aprendiz de Halt, começa seu treinamento já enfrentando perigos do passado e vários desafios (Morgarath). O aprendiz de arqueiro então vê como é extraordinário e cheio adrenalina seu trabalho, e toma gosto pela Ordem dos Arqueiros.

É um livro que você não espera muito, mas é muito divertido e bem escrito. Ótima escolha para entretenimento todos os livros dessa série.

site: feitico-literario.blogspot.com
Patrícia | @lendocomapaaty 09/06/2015minha estante
Sou viciada nesses livros! Não tem como não se apaixonar pelo Will ?

Nathi 10/06/2015minha estante
Muito bom mesmo, adoro também!

O Leitor 02/05/2016

Resenha Objetiva: Rangers Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan
Com o protagonista sendo Will, um menino órfão que a princípio sem habilidades relevantes, mostra uma história simples, com uma leitura fácil e fluente, claramente destinada aos públicos infanto-juvenis e novatos no mundo literário. Com personagens pouco profundos (pelo menos até o primeiro livro) a narrativa ganha destaque pela nova perspectiva dada pelo autor a cerca dos arqueiros, uma ordem secreta de grande importância para o reino que vai muita mais além de atirar flechas.
Antagonismo cai nas costas de Morgarath, um vilão novamente sem aprofundamento e uma motivação sutil, que fica sem maiores explicações até o fim do livro. Em diversos momentos há fatos revelados sem o autor dar maior atenção a eles, que se foi usado para causar suspense ou até mesmo mistério, não funciona, fazendo o leitor muitas vezes engolir e digerir o fato sem tempero.
Segundo o escritor, tal livro foi escrito para seu filho. Sendo assim, o enredo trata de questões como bullying (cenas que ocupam grande parte da história), avanço nos estudos e personalidade.
O ápice do livro, que acontece após as 80 páginas, é bem fraco sem apego emocional relevante e cenas previsíveis. Confronto final tem um terreno tão bem preparo que acaba ficando explícito os acontecimentos que iriam se seguir.
Com narrativa simples e dinâmica, Ordem dos Arqueiros de John Flanagan é uma ótima sugestão para leitores iniciantes, porem pode decepcionar aqueles que já obtêm uma bagagem literária.
Alexandre.Matte 20/02/2017minha estante
Pensei iguaizinho...

Marcos Carvalho 22/11/2011

2,5 estrelas
O Livro possui pontos positivos que são o bom desenvolvimento durante toda o enredo e bastantes ensinamentos morais de lições vida, do tipo pai para filho (aliás, foi a proposta do autor). Assim, fica de bom agrado ao público infanto-juvenil. Os pontos negativos são um enredo bem simples, com detalhes e ações muitos previsíveis e batidas por obras anteriorees e alguns "clichês" típicos do tema fantástico. Não deve chamar a atenção aos leitores mais veteranos da literatura fantástica. Está mais para 2,5 estrelas!
Brendom M. 09/03/2016minha estante
Exatamente o que eu pensei.